Portal do Professor

Início do Conteúdo

Estourar a boca do balão!

Autor e Co-autor(es)

Lívia Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender algumas expressões utilizadas na Língua Portuguesa, o que significam e quando devem ser utilizadas. Estas aulas poderão ser utilizadas com alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, com certeza será uma experiência muito interessante, pois os alunos deste nível de ensino devem conhecer diferentes expressões, o que deixará a aula bem rica!

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas, porém é importante conhecer o que os alunos já sabem sobre o tema das aulas, que neste caso, são as expressões populares de nossa língua.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o Recurso pode ser salvo em DVD e transmitido em aparelho de DVD!

Motivação:

Para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, que são as expressões utilizadas na Língua Portuguesa, o professor deverá dizer que estas aulas têm o título: “Estourar a boca do balão”, para despertar a curiosidade dos alunos, e, em seguida, deverá mostrar uma imagem que expresse isso (Fig 1).

Figura 1 – Imagem de balões
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_9acWgJ59QC0/SFWCBy7DsVI/AAAAAAAAA7I/uv66zXrTyjU/s400/bal%C3%A3o.JPG  
Acesso em: 30. Jun. 2009.

O professor poderá perguntar aos alunos o que eles acham que significa esta expressão e se a figura 1 representa seu significado.
Após ouvir a opinião dos alunos, e não dar a resposta definitiva sobre o significado da expressão e sua ligação com a figura apresentada, o professor deverá apresentar o Recurso a eles.


Atividade 1

Estando os alunos organizados em duplas no Laboratório de Informática ou na Sala de Vídeo, o professor deverá apresentar o recurso, que tem a duração de seis minutos, postado abaixo aos alunos.

Recurso:


Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18655

O Recurso (Fig. 2) é um episódio do programa “Sua língua”, da TV Escola que aborda o uso das expressões populares da língua portuguesa e seus usos e significados.

Figura 2 – Imagem do Recurso


Atividade 2

Após assistirem o Recurso, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles acharam do vídeo e sobre o tema dele - se acharam interessante, se conheciam algumas expressões que foram ali apresentadas etc.

Neste momento o professor deverá apresentar aos alunos outras expressões utilizadas em nossa língua, para que o conteúdo estudado seja mais enriquecido e aprofundado.
Visando que, neste momento, que o conteúdo estudado seja mais enriquecido e aprofundado, sugerimos que o professor pergunte aos alunos se há entre eles algum tipo de expressão, que eles usam, que queiram comentar, para que a aula tenha ainda mais sentido aos alunos e, que eles se sintam valorizados. O professor poderá anotar na lousa as expressões e seus significados.
O professor poderá anotar na lousa as expressões e seus significados.
Como nosso país é muito rico e diverso, os alunos poderiam fazer pesquisas relacionadas com as expressões utilizadas em diferentes regiões ou estados do país, como, por exemplo, construir um Verbete (em duplas) com expressões utilizadas no Sul, Norte, Nordeste do país, entre outras mais conhecidas pelos alunos.
Para efetuar esta atividade, estão elencados abaixo alguns sites que os alunos poderão visitar para construir seus Verbetes. Porém é importante que o professor disponibilize outros materiais didáticos para enriquecer ainda mais as buscas:

http://www.servicospelainternet.blog.br/entenda-algumas-palavras-e-expressoes-utilizadas-no-sul-do-pais.aspx  
http://www.nataltrip.com/termos_regionais/  (Fig. 3)
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=200905 10090649AA6pHAr

Figura 3- Imagem de um dos sites


Para exemplificar estas expressões utilizadas em alguns lugares do país, sugerimos que o professor mostre aos alunos os dois vídeos postados abaixo.

Vídeo sobre o “Mineirês” (Fig. 4): http://www.youtube.com/watch?v=BJhFdX3im2o&feature=related

Figura 4 – Imagem do vídeo sobre o “Mineirês”


Vídeo sobre o “Baianês” (Fig. 5): http://www.youtube.com/watch?v=jLyS_86Ynsw&feature=related

Figura 5 – Imagem do vídeo sobre o “Baianês”


Atividade 3

Com o objetivo de finalizar e concluir estas aulas, o professor deverá propor aos alunos que façam uma atividade individual (Fig. 6) sobre o tema das aulas, que poderá ser: uma redação sobre as expressões que mais gostou de conhecer, um cartaz com algumas expressões e seus significados, imagens que traduzam algumas expressões, construção de histórias ou poemas que tenham expressões e etc. Ou seja, é importante que o professor deixe que cada aluno escolha a atividade a ser feita para que o resultado seja mais produtivo, pois uma vez que o aluno escolhe o tipo de atividade que mais tem afinidade a aprendizagem torna-se mais significativa.

Figura 6- Imagem de alunos fazendo atividades individuais
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_jOSx2tnixxc/ScYzNcL3RlI/AAAAAAAAEM4/yaB1XPyfpO4/s400/alunos_estudando.jpg  
Acesso em: 06. Jul. 2009.


Sugestão:

O site abaixo pode ser visitado pelo professor antes da efetuação destas aulas, para que ele possa relembrar algumas expressões de nossa língua para apresentar aos alunos.

http://falabonito.wordpress.com/category/expressoes-da-lingua-portuguesa/

Recursos Complementares

Internet.

Avaliação

Os alunos devem ser avaliados em todos os momentos das aulas, desde o início em que os conhecimentos prévios devem ser apontados até o momento de finalização das atividades para que a avaliação formativa seja priorizada.