Portal do Professor

Início do Conteúdo

Esta??o de tratamento de ?gua e a presen?a da qu?mica - UCA

Autor e Co-autor(es)

Lindomar de Oliveira Untaler imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cl?udia Regina M. G. Fernandes, L?rida de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar os processos f?sicos e qu?micos que ocorrem durante o tratamento de ?gua;
  • Dimensionar o tratamento de ?gua e a preserva??o do meio ambiente;
  • Compreender a import?ncia da qu?mica no tratamento de ?gua.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Recursos do laptop utilizados nesta aula:

Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]

Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

Marcador Introdu??o

Professor, pe?a aos alunos que acessem em seu laptop a internet, por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte opera??o: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo ap?s a conex?o, os alunos dever?o ler o texto "Produtos qu?micos para tratamento de ?gua" dispon?vel em http://www.snatural.com.br/Produtos-Quimicos-tratamento-agua.html para iniciar a discuss?o do assunto proposto para esta aula. Depois da leitura do texto em sala de aula, que poder? ser individualmente ou em grupo proponha um debate com os alunos a respeito da import?ncia do tratamento de ?gua. Se poss?vel convide um especialista na ?rea de tratamento de efluentes para palestrar para toda a escola.

Esta aula poder? ser trabalhada integrada com outras ?reas do conhecimento como:

  • Geografia e Matem?tica poder?o abordar os dados da Pesquisa Nacional de Saneamento B?sico, realizada pelo IBGE, sendo que a Geografia abordar? a parte sociopol?tica e a matem?tica poder? trabalhar os dados dos gr?ficos e suas interpreta??es.
  • Portugu?s e Artes poder?o trabalhar com produ??es de textos e pe?a teatral abordando a import?ncia da esta??o de tratamento de ?gua para a sociedade.
  • A Hist?ria poder? realizar pesquisas comparativas das condi??es das cidades de antigamente sem o tratamento de ?gua  e esgoto e com o tratamento de ?gua e esgoto.

 Marcador atividade 1

Ap?s a leitura e o debate do texto proposto na introdu??o desta aula ? importante realizar algumas perguntas para a turma, at? mesmo para contribuir para um melhor entendimento do assunto. Neste caso, o professor dever? elaborar algumas quest?es que ainda n?o tenha sido respondido no debate, e a pesquisa poder? ser realizada utilizando o laptop como ferramenta de pesquisa na internet. O esquema abaixo poder? ajudar a entender e responder as quest?es sugeridas para esta atividade.

Dispon?vel em http://3.bp.blogspot.com/_czg7pXREd68/TCY1c5w_PRI/AAAAAAAABBE/z-JNymcEEEM/s1600/estacao.jpg

 1. Qual a import?ncia para a sociedade fazer o tratamento de ?gua?

2. Quais s?o as poss?veis formas de tratar a ?gua para consumo?

3. Na cidade onde voc? mora existe um sistema de tratamento de ?gua e esgoto? Explique.

4. O que significa as siglas ETA e ETE?

5. Quais s?o as etapas de uma esta??o de tratamento de ?gua?

6.  Explique resumidamente cada etapa do tratamento de uma ETA.

7. Qual a import?ncia do conhecimento da qu?mica para obten??o de ?gua pot?vel?

8.  Quais s?o as subst?ncias qu?micas utilizadas no tratamento da ?gua?

9. Por que muitas esta??es de tratamento de ?gua aplicam o Fl?or no processo final do tratamento de ?gua?

10. Por que as subst?ncias qu?micas utilizadas no processo de tratamento de ?gua devem ser dosadas?

11. Quem se beneficia com o funcionamento da ETA e ETE?

Marcador atividade 2

 Professor, esta atividade est? dispon?vel no Banco Internacional de Objetos Educacionais, para ter acesso pe?a aos alunos que acessem em seu laptop a internet, por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte opera??o: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo ap?s a conex?o, os alunos dever?o entrar no seguinte endere?o on-line http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4941 . Ap?s a realiza??o  desta atividade, cada aluno dever? elaborar o seu relat?rio utilizando o programa de processador de texto chamado KWord dispon?vel no laptop. O KWord pode ser acessado atrav?s do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Su?te de Escrit?rio -> Processador de Textos. Assim, ao fim da atividade o relat?rio poder? ser enviado para o e-mail do professor para ser avaliado

Esta atividade est? dispon?vel abaixo:

?

?

?

?

Experimento e quest?es sobre tratamento de ?gua

Dura??o: aproximadamente 30 minutos 

 

Objetivos

Promover reflex?es sobre a utiliza??o da ?gua em nosso cotidiano e o papel de cada um no uso racional deste bem de consumo. Reproduzir em pequena escala no laborat?rio o processo de coagula??o, sedimenta??o e filtra??o, envolvido no tratamento de ?gua e discutir quest?es ligadas ao uso da ?gua tratada e o ciclo da ?gua.

?

MATERIAS

  • Vidro (como os de maionese ou caf? sol?vel)
  • Colher de pl?stico de sobremesa
  • Sulfato de alum?nio (Al2(SO4)3)
  • Hidr?xido de s?dio (soda c?ustica NaOH)
  • Solo
  • Filtro de areia e carv?o preparado com garrafa pet

?

PROCEDIMENTO

  1. Coloque ?gua da torneira at? cerca de 2/3 do volume do vidro.
  2. Adicione uma ?pitada? de terra (s? para a ?gua ficar turva).
  3. Adicione uma colher rasa de soda c?ustica (NaOH) e agite a solu??o cuidadosamente com a colher. Lave a colher tomando cuidado para n?o colocar os dedos na parte que tocou na solu??o de soda c?ustica e enxugue com um peda?o de papel.
  4. Em seguida, com a colher seca, adicione 2 colheres rasas de sulfato de alum?nio e misture muito bem.
  5. Deixe em repouso em torno de 10 minutos. Anote suas observa??es.
  6. Filtre o sobrenadante e recolha o filtrado. Para preparar o filtro, corte a garrafa ao meio e inverta a parte superior, encaixando-a na base. Enrole um tecido na boca da garrafa e preencha com carv?o e areia.

Filtro dagua

NO FINAL DO EXPERIMENTO

Deposite o precipitado presente no vidro (Al(OH)3) em um recipiente fornecido pelo professor. A Legisla??o Brasileira permite que a ?gua tratada tenha no m?ximo 0,1mg/L de alum?nio. O hidr?xido de alum?nio produzido no experimento poder? ser recuperado ou a solu??o poder? ser dilu?da com ?gua da torneira at? que se atinjam n?veis aceit?veis pela legisla??o. S? ent?o esta poder? ser descartada na pia. Lave todo material e organize sua bancada.

Tabela de resultados:

?

Observa??es

?gua contendo solo

?

?gua no t?rmino do experimento

?

 QUEST?ES PARA DISCUSS?O

1. Qual o nome dos processos qu?micos utilizados no experimento?

2. Por que n?o se pode adicionar Al(OH)3 diretamente na ?gua durante o tratamento?

3. Para que pud?ssemos consumir a ?gua do experimento, quais os outros tratamentos que seriam necess?rios fazer?

4. A ?gua pode acabar?

5. Por que devemos evitar o desperd?cio de ?gua? D? algumas sugest?es para evitar o desperd?cio.

6. Lavar (e varrer) a cal?ada com uma mangueira lhe parece uma boa pr?tica ambiental?

7. Quando voc? toma um banho gelado em casa, voc? gasta energia?

8. Desperdi?ar ?gua significa que voc? est? contribuindo mais para a emiss?o de CO2 na atmosfera?

Desafio 1:

Calcule seu consumo dom?stico de ?gua e veja se voc? ? um cidad?o de bem com a natureza. Pegue uma conta de ?gua de sua casa e calcule:

  • o volume, em litros, de ?gua indicado na sua conta (1 m3 = 1000 L).
  • o volume de ?gua utilizado na sua casa diariamente, levando em considera??o o per?odo de leitura.
  • o consumo di?rio por pessoa na sua casa e compare com os valores dados no item 1.4.

Veja o exemplo abaixo de uma conta de ?gua. Se voc? mora em condom?nio e n?o tem a conta de ?gua de sua resid?ncia, ent?o fa?a os c?lculos com a conta abaixo considerando que duas pessoas morem nesta resid?ncia. Gastando apenas R$ 11,43 com o valor da ?gua, estes s?o cidad?os conscientes de seu consumo?

Conta de ?gua

 Marcador atividade 3

Professor, pe?a aos alunos que acessem em seu laptop a internet seguindo a seguinte opera??o: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo ap?s a conex?o, os alunos dever?o entrar no seguinte endere?o on-line dispon?vel em http://www.sabesp.com.br/sabesp/filesmng.nsf/660DB0F559B151C88325734600527C38/$File/ciclo_saneamento.swf . Utilizando a anima??o de uma esta??o de tratamento de ?gua da Sabesp, pe?a aos alunos que discutem em grupos de 4 alunos,  cada fase da esta??o de tratamento de ?gua e ao final explique o que se pede nas quest?es abaixo:

 Esta????o de Tratamento de ??gua Imagem da anima??o

?

Outro material que poder? ajudar os alunos a responderem as quest?es propostas nesta atividade ? o material dispon?vel no Banco Internacional de Objetos Educacionais, ? s? clicar no ?cone abaixo e bom trabalho.

?

?

?

?

?

 a) Descreva o processo de capta??o de ?gua para a esta??o de tratamento.

b) O que ? flocula??o? Qual a subst?ncia qu?mica utilizada neste processo?

?

c) Como ocorre o processo de decanta??o?

?

d) Qual a import?ncia da filtra??o da ?gua na esta??o de tratamento?

?

e) No processo de tratamento de ?gua, o que significa a palavra Clarifica??o?

?

f) Por que no processo de filtra??o a ?gua tem que passar por uma estrutura contendo na primeira camada carv?o aditivado, logo em seguida um banco de areia e no final um compartimento de cascalho?

?

g) Nesta anima??o n?o foi indicado a utiliza??o de 2 subst?ncias qu?micas muito utilizado nas esta??es de tratamentos. Voc? saberia informar quais s?o essas sust?ncias e qual a fun??o de cada uma delas no processo de tratamento?

?

h) Voc? saberia dizer qual a import?ncia da qu?mica no processo de tratamento de ?gua?

?

Sugest?es de leitura

1? Sugest?o: Autor: Jos? Martiniano de Azevedo Retto e Carlos Anne Richter

?Livro - Tratamento de ?gua: Tecnologia Atualizada

2? Sugest?o: LUIZ DI BERNARDO E ?NGELA DI BERNARDO DANTAS

3? Sugest?o: Marcelo Lib?nio

Livro Fundamentos De Qualidade E Tr Atamento De ?gua 3? Edi??o da editora Al?nea e ?tomo

Livro - Tratamento de ?gua: Tecnologia Atualizada

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Tratamento de ?gua Experimento pr?tico
Como funciona uma esta??o de tratamento de ?gua? Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o de cada aluno poder? ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discuss?o na aula, a partir das contribui??es e solicita??es individuais ou do grupo como um todo, na resolu??o dos problemas e, principalmente na realiza??o das atividades bem como a experi?ncia.