AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
Imprimir Imprimir

Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes:Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.

1.
Problema: Deseja-se fornecer energia elétrica a uma residência com painéis fotovoltaicos. Cada painel pode gerar 300W e se estima que no dia se dispõe de 6 horas de energia do sol para o funcionamento dos painéis. A residência emprega 1kWh no horário diurno e 0,8kWh na noite. Quantos painéis você colocaria para satisfazer as necessidades de energia elétrica da residência?

Gestão de Erros
- 1 painel
- 2 painéis
- 3 painéis



2.
Problema: Quanta energia deve armazenar a bateria para satisfazer o uso de eletricidade durante a noite na residência?

- 1kWh
- 0,8kWh
- 1,8kWh


Gestão de Erros

3.
Problema: Numa pequena cidade se constrói uma central elétrica baseada em energia eólica para substituir uma planta geradora que utiliza combustível fóssil. A central gera 1000kWh por dia. Para produzir um kWh a antiga planta consumia 250g de petróleo e rejeitava 600g de gases de efeito estufa. Considere que a planta trabalha 330 dias no ano.

a) Quanto combustível se poupa num ano por utilizar a energia eólica como fonte para a geração de eletricidade em substituição da antiga planta?
b) Quantos quilogramas de gases de efeito estufa deixam-se de expulsar ao ambiente?


Gestão de Erros

4.
Problema: Investigue e escreva um ensaio sobre a aplicação das energias renováveis na geração de eletricidade em seu município de residência.
 


DICAS

Vestibulandoweb: http://www.vestibulandoweb.com.br. (VESTIBULAR..., 2009).

Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas, fazer vestibular, etc., fica esta dica.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).