Cl?udia Regina M. G. Fernandes, L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Tecnologia e sociedade |
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
Recursos do laptop utilizados nesta aula:
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multim?dia -> WxCam
Professor, promova um debate em sala de aula, principalmente em car?ter interdisciplinar, a respeito da import?ncia dos processos qu?micos que ocorrem em nosso cotidiano. Apesar do t?tulo da aula informar sobre a qu?mica que acontece no p?o, ? importante deixar claro que existem muitos outros exemplos em nosso cotidiano que tenha a presen?a da qu?mica. Esta aula poder? ser trabalhada em v?rios locais da escola. Primeiramente, o professor poder? utilizar a pr?pria sala de aula para iniciar o debate sobre o assunto. Em um segundo momento, o professor necessitar? que os alunos utilizem o laptop para realizar as atividades propostas para esta aula. Para o terceiro momento, o professor poder? reservar uma sala apropriada para projetar o trabalho dos alunos com o aux?lio de um data show e quem sabe convidar alunos de outros anos de ensino para saber um pouco mais da qu?mica do p?o. Todas as atividades propostas para esta aula t?m como finalidade demonstrar aos alunos a grande import?ncia da qu?mica em nossa alimenta??o e principalmente em nossa vida. Com isso, vamos nos deliciar neste aprendizado e saber um pouco mais sobre a import?ncia da qu?mica.
Professor, utilizando o laptop para acessar a anima??o relacionada abaixo, pe?a a cada aluno que acesse e discuta o conte?do da anima??o com os colegas. Para realizar esta atividade, os alunos poder?o formar grupos com dois ou mais colegas e ap?s assistir a anima??o, o grupo dever? propor a elabora??o de um v?deo demonstrando a a??o da qu?mica no processo de fabrica??o do p?o. Nesta atividade o professor poder? avaliar a criatividade dos alunos em propor uma demonstra??o explicando a a??o qu?mica que ocorre no processo de fabrica??o do p?o.
?
?
?
?
Para a elabora??o do v?deo, os alunos poder?o utilizar os aplicativos de ?udio e v?deo de seu laptop, mas para isso o laptop dever? ser configurado antes de come?ar a grava??o.
Caminhos para configura??o
Ap?s a configura??o do som, podemos utilizar o ?cone da c?mera na ?rea de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multim?dia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam ser? exibida e para come?ar a gravar ? s? clicar no bot?o vermelho. A grava??o de um arquivo no formato de v?deo se iniciar? por meio da webcam.
Para finalizar, cada aluno dever? enviar seu v?deo para o endere?o eletr?nico do professor ou, se o mesmo preferir, gravar em um pendrive para transferir todos os v?deos para um ?nico s? ambiente de apresenta??o, com o intuito de serem socializados em sala de aula.
Professor, pe?a aos alunos que acessem em seu laptop a internet. Por meio do Mozilla Firefox e seguindo o comando: Iniciar -> Aplicativos -> Internet ou se preferir os alunos poder?o clicar no ?cone abaixo. Logo ap?s a conex?o, os alunos dever?o assistir ao v?deo "De onde vem o p?o?", em seguida o professor dever? propor uma discuss?o a respeito do assunto abordado no v?deo. ? importante que ao iniciar esta aula, o professor consiga transpor aos alunos a import?ncia da qu?mica em nosso cotidiano e principalmente como ela pode ser explicada de uma forma simples e interessante.
?
?
?
Ap?s assistir ao v?deo, ? importante escutar os alunos e fazer uma reflex?o a respeito de suas opini?es sobre o assunto, pois por meio delas o professor poder? tra?ar algumas estrat?gias que poder? favorecer a aprendizagem. Outra op??o para introduzir esta aula ? utilizar o texto dispon?vel em http://www.tequedasacenar.com/pdf/dograoaopao.pdf . O texto "A cozinha ? um laborat?rio" ? um material interessante para discutir a import?ncia da Qu?mica em nossos dias. Talvez seja interessante o professor associar o v?deo ao texto e estabelecer um ponto de partida para este estudo. Para este primeiro momento, esta atividade poder? ser realizada individualmente ou em grupo, sendo assim, discuta com os alunos sobre outros acontecimentos em nosso cotidiano aos quais nos deparamos com o uso da qu?mica. Professor, em seguida pe?a aos alunos que elaborem uma lista informando situa??es onde podemos observar o emprego da qu?mica no nosso cotidiano.
Exemplo:
O emprego da Qu?mica | Explica??o do emprego da qu?mica nesta situa??o | Dispon?vel em |
O crescimento do p?o | O p?o cresce porque ? massa ? acrescentado fermento. Normalmente, em massas de p?es ? adicionado fermento biol?gico. A levedura, fungos unicelulares que se utilizam da glicose resultante da hidr?lise do amido, existente em abund?ncia em cereais, para crescer. Por rea??o enzim?tica, a levedura age sobre as mol?culas de a??car liberando CO2 (g?s carb?nico). Ao ser liberada, essa mol?cula fica retida na malha do gl?ten. A malha, por sua vez, se estica, formando pequenas bolhas. O g?s carb?nico tamb?m tem a tend?ncia de se juntar ?s bolhas de ar que se formaram no momento em que o padeiro est? sovando a massa. S?o essas bolhas de ar e g?s carb?nico que, ao se expandirem quando o p?o est? assando no forno, tornam poss?vel o crescimento do p?o. | http://quymicanocotidiano.blogspot.com/ |
? | ? | ? |
? | ? | ? |
?
Professor, para desenvolver esta atividade que poder? ser em grupo, os alunos dever? revisar todo material utilizado nesta aula, pois a proposta desta atividade ? listar os termos abordados nos material utilizados que relacionam com a qu?mica do p?o e disponibilizar em uma tabela desenvolvida para esta aula. Ap?s a listagem dos termos, o professor dever? propor aos alunos que fa?am uma pesquisa na internet, utilizando o laptop como ferramenta de pesquisa. Por meio do programa Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet], os alunos poder?o entrar em um mundo virtual onde ter?o uma variedade de op??es para pesquisar os termos que eles mesmos disponibilizaram em sua lista. O grande objetivo desta atividade est? no reconhecimento do aluno com a import?ncia da qu?mica em nosso cotidiano, pode acontecer do grupo listar um termo que n?o esteja envolvendo o conhecimento da qu?mica, assim, ao pesquisar na internet sobre aquela refer?ncia o grupo poder? detectar que o termo escolhido por ele n?o est? ligado ? qu?mica. Com isso, neste jogo de buscar informa??es, os alunos poder?o desenvolver uma maior autonomia em suas pesquisas, bem como, ser mais independentes para as realiza??es das tarefas e trabalhos para casa.
Obs.: Professor ? importante para o primeiro momento, auxiliar ao grupo em algumas informa??es como: onde pesquisar, o cuidado com a veracidade dos fatos, respeitarem os direitos autorais, procurar comprovar as informa??es em outros sites, etc.
?
Exemplo de uma tabela para esta atividade
N? |
? Termos selecionados pelo grupo envolvendo a qu?mica do p?o
|
Significado de cada termo
|
Dispon?vel em
|
1 |
|
? | ? |
2 | ? | ? | ? |
3 | ? | ? | ? |
4 | ? | ? | ? |
Ap?s o preenchimento da tabela, o grupo dever? enviar para o endere?o eletr?nico do professor para fazer as devidas corre??es e avaliar o trabalho do grupo. Em outra aula, o grupo poder? apresentar sua pesquisa para toda a sala.
?
?
Sugest?o de leitura
P?o Arte e Ci?ncia - Sandra Canella-Rawls
Nome | Tipo |
---|---|
O milagre das massas | Anima??o/simula??o |
De onde vem o p?o? | V?deo |
http://www.cienciaviva.pt/divulgacao/Cozinha/pao2.pdf
http://balzaca.info/biologia/downloads/A%20quimica%20do%20pao.pdf
http://juninhostefanelli.blogspot.com/2008/03/dicionrio-da-qumica.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1601
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13592
http://qumicosdofuturo.blogspot.com/2011/05/quimica-do-pao-nosso-de-cada-dia.html
http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_grad2004/panificacao/etapas.htm
A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participa??o e o envolvimento dos alunos nos debates e nas realiza??es das atividades solicitadas. ? importante que a avalia??o seja processual, e n?o apenas no desenvolvimento de uma ?nica atividade.