ELIANA APARECIDA CARLETO
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira.
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
| Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
| Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
| Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informa??o, comunica??o e intera??o |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
| Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
O aluno poder?:
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Al?m disto, ? preciso que esteja no n?vel alfab?tico da escrita, ou seja, compreenda o sistema de representa??o da linguagem escrita. ? importante tamb?m que o mesmo consiga expressar suas ideias atrav?s de texto escrito e tenha no??es b?sicas sobre a utiliza??o dos programas Mozilla Firefox, Webcam e KWord do Projeto UCA.
Professor, esta aula poder? ser trabalhada em diferentes anos do Ensino Fundamental, desde que planejada de acordo com o n?vel de conhecimento dos alunos. As atividades propostas ser?o realizadas com o aux?lio do laptop Classmate do Projeto UCA, conectado ? internet. Utilize os seguintes programas: KWord pelo ?cone do processador de textos da ?rea de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord], Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) e Webcam (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera).
?
1? Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, inicie a atividade apresentando aos alunos as quest?es registradas abaixo. Voc? poder? fazer os questionamentos oralmente ou atrav?s de registro, caso eleja a segunda op??o solicite que os alunos utilizem seus laptops. O aluno dever? utilizar o seguinte procedimento: KWord [Metasys> Aplicativos> Acess?rios> Novos Aplicativos> Processador de Textos]. Se necess?rio fa?a o registro em mais de uma atividade.
a- Imagine que voc? possa se transformar numa planta. Como seria essa planta?
b- Por que voc? gostaria de ser essa planta?
c- Que cuidados voc? gostaria de receber?
Ap?s o registro socialize as respostas. Pe?a que cada aluno responda as quest?es, quando todos tiverem respondido imprima as respostas e confeccione um mural com os trabalhos apresentados.
?
2? Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Retome ? atividade anterior dizendo os nomes das plantas que seus alunos gostariam de ser. Verifique os conhecimentos que eles possuem sobre as plantas:
Ap?s o di?logo solicite que os alunos fa?am uma pesquisa utilizando diferentes fontes, por exemplo: livros, internet, jornais e revistas, a fim de confrontar seus conhecimentos sobre as plantas que gostariam de ser. Depois de realizada a pesquisa socialize as respostas atrav?s de uma exposi??o oral na qual os alunos confrontar?o o que disseram anteriormente e o que conseguiram pesquisar. A pesquisa poder? ser realizada em sala de aula ou como tarefa de casa.
Para finalizar esta etapa fa?a um passeio na escola e/ou arredores para que os alunos possam identificar os diferentes tipos de plantas.
Ao retornar para sala de aula converse sobre o que foi descoberto: nomes das plantas, onde foram encontradas, como eram suas folhas, diferen?as e semelhan?as entre as plantas.
Produza um relat?rio coletivo sobre o passeio realizado, os alunos v?o falando enquanto voc? escreve o texto na lousa. Depois, juntos, fa?am a revis?o do texto e, finalmente, pe?a aos alunos que copiem a vers?o final do texto. Voc? poder? pedir que os alunos utilizem seus laptops e adotem o seguinte procedimento: KWord [Metasys> Aplicativos> Acess?rios> Novos Aplicativos> Processador de Textos].
Solicite que ilustrem o texto utilizando o programa Tux Paint do laptop Classmate. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Mestasys > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). A pintura digital oferece v?rios recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade.
Depois da finaliza??o da tarefa, imprima os textos e solicite que os alunos os colem no caderno de Ci?ncias.
?
3? Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, relembre com os alunos o trajeto feito durante o passeio da aula anterior e em quais locais viram as plantas. Aproveite para dizer que a maioria, sen?o todas as plantas que viram estavam plantadas no solo. Pergunte a eles se sabem o que ? solo.
Ap?s a conversa convide os alunos para que abram seus laptops na p?gina Google www.google.com.br, por meio do programa Mozilla Firefox [Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox]. Eles dever?o procurar por imagens que representam diferentes tipos de solos. Isto poder? ser realizado inserindo o termo de pesquisa "tipos de solos" e em seguida clicar no link imagens. Ap?s a sele??o da imagem instrua-os a copiar e colar, por exemplo, em uma tabela que ser? criada no KWord. Pe?a que os alunos fa?am uma tabela de 3 colunas e 3 linhas, por meio do ?cone do processador de textos da ?rea de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord], clicando com o bot?o direito dentro do quadradinho e depois em colar. Aparecer?o alguns quadradinhos em volta da imagem, isso significa que poder?o ajustar o tamanho desejado.
Importante: N?o se esque?a de informar que dever?o registrar a fonte da imagem.
Voc? poder? sugerir os s?tios listados abaixo:
?
?
Fontes:
Imagem 1- http://culturadabananeira.no.sapo.pt/images/solo.jpg
Imagem 2- http://ecojardim.files.wordpress.com/2008/05/solo-de-eucaliptal.jpg
Imagem 4- http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas/o-que-e-solo-vegetal165-jpg.jpg
Imagem 5- http://www.codem.org.br/investe/fotos/Agricultura1.jpg
Imagem 6- http://girleiteiro.files.wordpress.com/2009/10/lavoura-pecuaria.jpg (Acesso 31/05/2011)
?
Professor, converse com os alunos durante todo o trabalho. Indague sobre o que est?o descobrindo em cada imagem.
Ao final avalie esse momento perguntando sobre o que aprenderam e se gostaram ou n?o, justificando suas respostas. ? importante que os alunos percebam que o solo pode ser modificado pela a??o humana, por exemplo, pela agricultura e pela cria??o de gado. Deixe claro que o concreto e o asfalto n?o fazem parte do solo. S?o materiais que o homem desenvolveu e usa em seu benef?cio pr?prio para melhorar a qualidade de vida.
Se em sua escola tiver jardim, hortali?a ou mesmo outro espa?o f?sico convide seus alunos para que possam observar os diferentes tipos de solo.
Caso tenha possibilidade de encontrar terra, pe?a que coloquem em suas m?os para senti-la, se necess?rio utilize luvas. Solicite ainda que observem se encontram algum animalzinho no solo. Depois da observa??o pe?a que fa?am a higiene das m?os. Retorne para sala de aula e converse sobre a experi?ncia vivida e o que foi poss?vel aprender.
Veja algumas imagens de atividades realizadas, a fim de que os alunos observassem diferentes tipos de solos.
Foto1 Foto 2
Foto 1 e foto 2 - Imagens do trabalho de campo sobre observa??o do solo, realizado por alunos do 3? ano do Ensino Fundamental de 9 anos da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia, professora Eliana Aparecida Carleto .
Fonte: Acervo da autora.
Professor, apresente tamb?m o v?deo "Minhocas: os arados da terra". Para ver esse v?deo voc? poder? pedir que os alunos acessem o s?tio abaixo por meio do programa Mozilla Firefox [Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox]. Os alunos dever?o clicar na palavra v?deo e na tela que abre dever?o clicar na caixa 13.
http://www.leoejuju.com.br/index2.php
Depois indique o v?deo "Agrot?xico" por meio do s?tio:
http://www.youtube.com/watch?v=VR_P1zFIjvo&feature=related
Ao final da apresenta??o dos v?deos pergunte para os alunos o que foi poss?vel aprender. Durante o di?logo observe se entenderam o significado de solo e de produtos agrot?xicos. Se necess?rio retome as informa??es dadas anteriormente ou fa?a novas pesquisas para que possa haver melhor entendimento das quest?es levantadas pelos alunos.
4? Atividade: aproximadamente de 60 minutos
Professor, registre na lousa o texto abaixo e pe?a que os alunos o copiem.
A minhoca
A minhoca sai da toca e se enrosca.
O pescador quer pegar a pobre da minhoca.
A galinha quer comer a saborosa minhoca.
O moleque quer espremer pra separar terra e minhoca.
A minhoca, que n?o ? tonta, logo se estica e se enrosca.
A terra enterra a minhoca e ningu?m viu a sua toca.
L? de sua toca, toda torta, torce de rir a levada minhoca.
Fonte: JOS?, Elias. Bicho que te quero livre. 2 ed. S?o Paulo:Moderna, 2002
?
Ap?s a c?pia do texto solicite que os alunos fa?am leitura: silenciosa, coletiva e oral. Estimule os alunos a dizerem o que entenderam do poema. Informe quem ? o autor do poema, acesse o s?tio http://iceliasjose.blogspot.com/2009/02/quem-foi-elias-jose.html e ter? informa??es sobre o referido autor.
Depois da interpreta??o oral proponha que os alunos respondam as seguintes quest?es:
a- A minhoca tem uma toca. Em que lugar fica essa toca?
b- Para que voc? imagina que o pescador quer pegar a minhoca? E a galinha?
c- Voc? acha que o pescador, o moleque e a galinha conseguiram pegar a minhoca? Por qu??
d- Voc? acha que a minhoca ? ?til para o solo? Justifique sua resposta.
e- Voc? conhece ou sabe o nome de outros animais que vivem dentro do solo?
f- Ilustre o poema.
?
5? Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, fale com os alunos sobre os cuidados que devemos ter com a terra, fa?a uma retrospectiva hist?rica.
Explique que por muito tempo, no passado, a esp?cie humana conseguia alimento apenas ca?ando, pescando e colhendo gr?os, frutos e ra?zes. Mas, h? cerca de dez mil anos, nossa esp?cie passou tamb?m a plantar os vegetais. Por?m ? necess?rio que cuidemos do solo por meio da aduba??o, rota??o de culturas, aragem do solo, irriga??o e drenagem.
Estimule seus alunos a consultarem o dicion?rio para descobrirem o significado das palavras: adubar, arar, irrigar e drenar.
Ao terminar de fazer a consulta do significado de cada palavra, fa?a sua leitura e d? maiores esclarecimentos.
Voc? poder? dizer que adubar significa enriquecer o solo com elementos nutrientes, quando ele est? deficiente de minerais. Para isso, s?o utilizados adubos, subst?ncias capazes de fertilizar o solo. E que os adubos podem ser org?nicos (esterco, farinha de osso, folhas, galhos enterrados) ou minerais, que s?o inorg?nicos ( subst?ncias qu?micas s?o aplicadas, como nitrato de s?dio, um tipo de sal). H? ainda a aduba??o verde. Algumas vezes, as leguminosas tamb?m s?o utilizadas como adubos. Quando crescem s?o cortadas e enterradas no solo, enriquecendo-os com nitratos.
Por sua vez arar o solo ? outro cuidado que se deve ter para o mesmo n?o ficar compactado, "socado". Significa revolver a terra, al?m de arejar, facilita a permeabilidade do solo, permitindo que as ra?zes das plantas penetrem no solo, al?m de levar para a superf?cie o h?mus existente.
E por ?ltimo irrigar e drenar s?o alguns dos cuidados que devem ser tomados para manter o n?vel da umidade necess?rio ao solo e para garantir que ele continue f?rtil. Com a irriga??o, a ?gua chega ?s regi?es ou ?reas muito secas. J? com a drenagem, retira-se o excesso de ?gua do solo, possibilitando que ele seja arejado. Com o aumento dos poros, criam-se passagens de ar entre as part?culas do solo.
Ao final das explica??es solicite que os alunos registrem atrav?s de desenhos e/ou texto o que entenderam. Sempre que necess?rio tire as d?vidas que poder?o aparecer durante a realiza??o da atividade.
6? Atividade: aproximadamente de 60 minutos.
Professor, converse com a turma sobre a import?ncia da preserva??o do meio ambiente. Instigue os alunos para que falem sobre seus conhecimentos sobre esse tema. Ressalte a necessidade do aproveitamento dos restos de alimentos para o enriquecimento do solo e tamb?m dos preju?zos causados pelos agrot?xicos. Para isso fale sobre a compostagem, o desmatamento e os produtos agrot?xicos.
Voc? poder? pedir que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox [Iniciar > Aplicativos> Internet> Mozilla Firefox] e acessem os seguintes s?tios sobre compostagem:
http://www.youtube.com/watch?v=pZg4Fp0hnNE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=EAqcvst0U40&feature=related
Para desmatamento utilize o s?tio http://www.suapesquisa.com/desmatamento/
?
E para produtos agrot?xicos os s?tios: http://www.leoejuju.com.br/index2.php
Para ver esses v?deos voc? acessa o sitio clica na palavra v?deo e na tela que abre voc? dever? clicar na caixa 19. Se acessar o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=kWgn9eEXjW0&feature=related tamb?m ter? esse mesmo v?deo.
?
Proponha aos seus alunos, que fa?am compostagem utilizando restos de alimentos, aparas de grama, folhas, galhos, enfim, todo o material de origem animal ou vegetal pode entrar na produ??o do composto. Combine os tipos de materiais que poder?o trazer de suas casas e tamb?m coletar na escola. Defina o local onde ser?o colocados os materiais e como ser? feita a manuten??o da compostagem.Voc? poder? utilizar os s?tios abaixo para ter informa??es e/ou imagens sobre compostagem.
http://www.planetaorganico.com.br/composto.htm
http://www.youtube.com/watch?v=M-j2eAXAEts&feature=fvsr
Durante a realiza??o da compostagem fa?a observa??es constantes, converse com a turma sobre os conhecimentos adquiridos em cada etapa do processo. Solicite que os alunos fotografem utilizando a Webcam de seus laptops. Para isto instrua os alunos a se dividirem em duplas, para que um fotografe o trabalho do outro. Para fotografar utilize a c?mera dos laptops (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O bot?o ?m?quina de retrato? tira foto atrav?s da Webcam.
Informa??es sobre a composi??o do solo
http://educacao.uol.com.br/ciencias/solo-formacao-e-tipos-de-solo.jhtm
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/tipos_solo.htm
Desenvolvimento e meio ambiente http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=27&rv=Direito
Como fazer compostagem http://www.youtube.com/watch?v=FKGizjrR35U&feature=related
http://www.naturalrural.com.br/receitas_dicas/compostagem.asp (Acesso 31/05/2011)
Professor, durante as atividades realize avalia??es. ? importante que voc? observe se os alunos foram capazes de: identificar diferentes tipos de plantas; reconhecer a relev?ncia do solo para o desenvolvimento das mesmas e despertar interesse pelo cultivo do solo e pelo respeito ao meio ambiente. Avalie as hip?teses levantadas, a discuss?o em pequenos grupos, a forma de exposi??o das observa??es e ideias bem como as diferentes formas de registro e express?o, como desenho e simula??o. Observe ainda se os alunos conseguiram utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA.