Portal do Professor

Início do Conteúdo

Sustentabilidade hoje!

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Larisse Carvalho de Oliveira

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

LIS DE MARIA MARTINS

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Herm?nio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Marylia Albuquerque Braga

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conscientizar-se sobre a preserva??o do meio ambiente.

  • Conhecer pr?ticas simples de sustentabilidade no dia-a-dia.

Duração das atividades

3 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? necess?rio que os alunos tenham conhecimentos b?sicos sobre:

  • Economia e redu??o de ?gua e energia,

  • Explora??o de recursos naturais (?gua);

  • Preserva??o da natureza e impactos ao meio ambiente.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: Laborat?rio de inform?tica

?

PREPARA??O DO AMBIENTE:

?

Para a atividade escolhida ser? necess?rio a utiliza??o de computadores com o software ?Sustentabilidade no dia-a-dia? que est? dispon?vel no endere?o eletr?nico: http://www.ib.unicamp.br/lte/bdc/visualizarMaterial.php?idMaterial=842

?

ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:

Aten??o: para acessar o software ? preciso fazer um cadastro que necessita do preenchimento de suas informa??es pessoais, onde faz-se necess?rio possuir um e-mail e criar uma senha.

Ao executar o recurso digital ?Sustentabilidade no dia-a-dia? aparecer?o na tela inicial as instru??es necess?rias para que se finalize cada etapa.

O objeto ? dividido em tr?s etapas que consistem em:

?

  • Fase 1: Economizar energia el?trica;

  • Fase 2: Economizar ?gua;

  • Fase 3: Reduzir os res?duos e a polui??o.

?

Veja a interface do software abaixo:

imagem 1

Fonte: http://www.ib.unicamp.br/lte/bdc/visualizarMaterial.php?idMaterial=842

?

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Inicialmente o docente organizar? a turma em duplas, logo ap?s fazer uma breve explana??o sobre sustentabilidade ambiental explorando os conceitos sobre conserva??o, reciclagem, tecnologias limpas, que est?o relacionados ao tema que ser? abordado no objeto educacional. Em seguida, apresentar? o software mostrando os comandos da ferramenta que ser? utilizado. ? importante que o professor mostre passo a passo como se utiliza o aplicativo, tirando as d?vidas dos alunos e auxiliando-os no seu desempenho. No decorrer da atividade, ? importante que o professor proponha situa??es problema ao tema proposto no recurso, tais como: quais os benef?cios que a economia de nossos recursos pode trazer? quais os poss?veis erros e solu??es adequadas ao conte?do identificados em atos simples como: apagar o m?ximo  de luzes da casa e desligar a torneira?

?

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momentoos alunos devem desenvolver suas id?ias sobre como economizar ?gua e energia atrav?s das informa??es contidas no software, espera-se que eles atinjam os objetivos lan?ados, exponham suas d?vidas em rela??o ao uso do objeto quanto as formas de se encontrar as solu??es adequadas a cada problem?tica. Desta forma, ? importante que o docente proponha as seguintes perguntas:

?  Como adquirir produtos reciclados?

?  Como utilizar esses novos equipamentos para obten??o de energia limpa?   

?  Como aplicar essas pr?ticas sustent?veis em casa?

?

DISCUSS?O:

Quanto ?s prov?veis formas de resolu??o das problem?ticas apresentadas como, por exemplo: "Como utilizar essas dicas de economia na nossa casa?", "Voc? seria capaz de reduzir o seu tempo de banho?",  "Voc? utiliza papel branco ou papel reciclado?". Ser?o dispostas aos alunos diversas situa??es que podem acontecer no nosso cotidiano e que est?o diretamente ligadas ao assunto estudado para que os pr?prios alunos apresentem suas respostas, utilizando como base informa??es atuais quanto ao uso de tecnologias sustent?veis inseridas na sociedade, a exemplo da utiliza??o de placas solares para a economia de energia.

?

SISTEMATIZA??O:

Ao finalizar a atividade utilizando o software, ? necess?rio que o professor tire d?vidas sobre o assunto, apresente as solu??es mais adequadas para cada fase, colocando exposi??es, objetivando facilitar a assimila??o do conte?do. Sugere-se ao professor que solicite aos alunos que comentem sobre a utiliza??o dessas pr?ticas utilizadas em nosso dia-a-dia.

?

ATIVIDADE 2: Sala de aula

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Em sala, os conceitos ambientais ser?o trabalhados utilizando um quadro e pincel.

Para o desenvolvimento desta atividade a turma dever? ser dividida em equipes com tr?s temas distintos:

1. Sustentabilidade em casa.

2. Sustentabilidade no trabalho.

3. Sustentabilidade na rua.

?

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Nesse momento, o professor dever? relembrar os conceitos de economia e redu??o para preserva??o do meio ambiente, falar sobre quest?es ambientais atuais e seus respectivos impactos sobre a natureza. Para iniciar o trabalho com essas quest?es, o docente poder? fazer analogias aos nossos h?bitos di?rios como: tomar banho, escovar os dentes, lavar carros e cal?adas, para que os alunos visualizem as vantagens dessas novas alternativas do uso sustent?vel dos recursos necess?rios para nossa vida encontrados na natureza. Em seq??ncia, sugere-se ao professor apresentar situa??es que podem ser feitas para evitar o desperd?cio, tais como: diminuir o tempo de banho, o consumo de ?gua ao lavar a lou?a, diminuir o n?mero de l?mpadas ligadas no ambiente em que se vive e torn?-lo ecologicamente sustent?vel, ou seja, ?Como aplicar a sustentabilidade na nossa casa??. Na tentativa de facilitar a compreens?o dos alunos, ? importante que o docente escreva no quadro os exemplos de atitudes apresentadas pelos discentes.

?

MOMENTO DO ALUNO:

O aluno ser? motivado atrav?s do conhecimento dos conceitos j? estudados ? formular  suas solu??es para as problemas lan?ados e os exemplos solicitados  pelo docente. Poder? ocorrer questionamentos ao professor sobre a melhor forma de se reduzir o desperd?cio de ?gua e energia realizando diversas a??es durante o dia que s?o consideradas fora dos padr?es de sustentabilidade: como o desperd?cio e o consumo excessivo.

?

DISCUSS?O:

Sugere-se ao docente que indague aos grupos o que eles entenderam por sustentabilidade e sobre as principais tem?ticas do assunto abordado como: economia de energia el?trica; redu??o do consumo de ?gua; redu??o dos res?duos e a polui??o na natureza, entre outras alternativas sustent?veis para cada situa??o real que acontece, como por exemplo:

  • Voc? prefere que a escola utilize papel branco ou papel reciclado?

  • Ao sair da sala voc? desliga o ar condicionado ou deixa que os funcion?rios desliguem?

  • Quando utiliza a torneira do banheiro, fecha devidamente a torneira ou vai embora e deixa a torneira pingando?

?

SISTEMATIZA??O:                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Para que sejam formalizados os conte?dos estudados, ? necess?rio que o docente apresente as solu??es mais adequadas para cada situa??o problema lan?ada no quadro, atrav?s disso, cada equipe encontrar? poss?veis solu??es que se apliquem aos conceitos j? estudados.

?

 ATIVIDADE 3: Sala de aula

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Para a realiza??o dessa atividade ser?o necess?rios os seguintes materiais: garrafas pl?sticas com tampa, tesoura, uma rolha, barbante e fita crepe.

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Nesse momento, prop?e-se a realiza??o de uma oficina de reciclagem em sala de aula, onde cada equipe confeccionar? um brinquedo e apresentar os benef?cios que a reciclagem traz para o meio ambiente, bem com a variedade de brinquedos que podem ser confeccionados. O docente dar? as instru??es para a realiza??o da oficina de brinquedos utilizando material recicl?vel trazidos pelos pr?prios alunos

?

?Instru??es para a confec??o dos brinquedos:

1. Primeiramente corte as garrafas, depois amarre um barbante com uma bola de papel alum?nio amassado na ponta para fazer o bilboqu?.

imagem 2

Fonte: http://www.recicloteca.org.br/passo.asp?Ancora=14 - acesso: 01/06/2011

2. Para o jogo de garrafas , corte argolas da garrafa e passe fita crepe nelas.

imagem 3

Fonte: http://www.recicloteca.org.br/passo.asp?Ancora=14 ? acesso: 01/06/2011

?

MOMENTO DO ALUNO:

Os alunos ir?o explorar os materiais existentes na constru??o de outros brinquedos para que haja uma interatividade com os materiais afim de que se conscientizem sobre o tema proposto.

?

DISCUSS?O:

Os alunos ir?o apresentar seus brinquedos confeccionados com o material reciclado, mostrando de que forma poder? se utilizar esses materiais na confec??o de outros brinquedos ou artesanatos e os benef?cios que a reutiliza??o desses recicl?veis trar? para o meio ambiente.

?

SISTEMATIZA??O

O professor poder? mediar os discentes na conscientiza??o da preserva??o do meio ambiente utilizando a problem?tica do desperd?cio de res?duos s?lidos. O professor poder? apresentar aos alunos propostas de minimiza??o dos impactos ambientais causados pela sociedade no que diz respeito ? polui??o dos res?duos s?lidos na natureza.

Recursos Complementares

Complementando as atividades exercidas no software e nas atividades posteriores, podem ser feitas pesquisas sobre mais exemplos de oficinas de reciclagem, estando dispon?veis no endere?o eletr?nico: http://www.recicloteca.org.br/cursos.asp

Avaliação

Para a avalia??o das atividades realizadas no laborat?rio e em sala de aula ser? necess?rio que o docente fa?a observa??es quanto a dificuldade de visualiza??o das poss?veis solu??es oferecidas no software e que o mesmo fa?a uma avalia??o oralmente para saber de forma concreta tudo que foi entendido no decorrer da atividade 1. Na atividade 2, avalia-se a compreens?o da import?ncia de se agir sustentavelmente, assim como o grau de conhecimento individual e coletivo adquirido pelo grupo. Na atividade 3 ? fundamental a participa??o dos alunos na din?mica em sala, na confec??o de brinquedos recicl?veis e na exposi??o da opini?o quanto a economia dos recursos, reciclagem de materiais e redu??o dos impactos ao meio ambiente.