![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Ellis Batista Paiva Brito, Diana Di?genes G?is
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Identificar as horas em um rel?gio;
Conhecer as fun??es dos ponteiros de um rel?gio.
No??es sobre o calend?rio e medidas de tempo dos seguintes per?odos: dia, semana, m?s e ano.
AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1: Sala de aula
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Nesta aula ser?o utilizados os seguintes recursos did?ticos:
Atividade impressa para cada aluno;
Rel?gio anal?gico com ponteiros indicando hora, minuto e segundo;
Rel?gio anal?gico com ponteiros indicando hora e minuto;
Rel?gio digital.
Observa??o: O professor poder? utilizar imagens ao inv?s dos rel?gios acima citados.
?
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Inicialmente, sugere-se que o professor apresente aos alunos um rel?gio com tr?s ponteiros, um rel?gio com dois ponteiros e um rel?gio digital. Recomenda-se questionar os alunos sobre as diferen?as que encontram em cada rel?gio. Na medida em que os alunos responderem, o docente dever? registrar as respostas na lousa. Terminada esta etapa, o professor deve entregar uma folha para cada aluno com a seguinte atividade:
?
1. Qual ? a hora que cada rel?gio apresenta?
__________
__________
__________
__________
?
2. Marque no rel?gio ?s horas indicadas nas frases:
a) Alana acordou ?s 6:00 horas para ir a escola.
b) A aula de desenho de George inicia ?s 7:15 horas.
c) O recreio acontece sempre ?s 9:00 horas.
d) Ivaneide e Michelle combinaram de almo?ar juntas ?s 11:45 horas.
e) Ricardo e David ir?o participar de um campeonato de futebol ?s 18:30 horas.
f) ?s 23:00 horas, Cristina e Mara ir?o assistir a ?ltima sess?o do cinema.
?
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos estar?o realizando a atividade proposta. Os alunos poder?o ter dificuldade em realizar a leitura das horas no rel?gio de ponteiros devido que os n?meros representarem ao mesmo tempo as horas e os minutos.
?
DISCUSS?O
Nesse momento os alunos estar?o apresentando para a turma suas solu??es da atividade proposta. Sugere-se que alunos e professor discutam sobre as dificuldades surgidas durante a realiza??o da atividade. Prop?e-se alguns questionamentos para o docente iniciar o debate, como ?Qual o ponteiro marca as horas??, ?E qual marca os minutos??, ?Todos os rel?gios de ponteiros possuem tr?s ponteiros??, ?Qual ? o outro nome que o rel?gio de ponteiros recebe??.
?
SISTEMATIZA??O:
Nesse momento o professor dever? formalizar sobre as medidas de tempo (horas, minutos e segundos). Prop?e-se apresentar que o primeiro rel?gio inventado foi o rel?gio de sol, onde tamb?m foram criados outros, como: rel?gio de areia ou ampulheta, rel?gio de ?gua ou clepsidra, sendo que os mais utilizados s?o o rel?gio de ponteiros ou anal?gico e digital. Sugere-se nesse momento que o docente solicite aos alunos para verificarem as horas nos seus rel?gios, onde depois poder? explicar que as horas n?o s?o iguais em todos os rel?gios, por?m temos o hor?rio de Bras?lia como oficial. Recomenda-se que explique que o ponteiro menor indica as horas, o maior os minutos e o bem fininho indica os segundos. Prop?e-se explicar ainda que cada tracinho corresponde a um minuto e quando o ponteiro parte de um n?mero qualquer, a cada cinco tracinhos, ele estar? no pr?ximo n?mero. Para isso o docente dever? imprimir o rel?gio (figura 1) em tamanho grande para que seja visualizado por todos no quadro branco, onde possa est? fazendo essa demonstra??o.
?
Figura 1
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_Judjcy_i3pU/TOWSShwWfII/AAAAAAAAAJM/3oYzxcHMeLI/s400/Relogio1.png (Acesso 6/06/2011)?
?
AMBIENTE 1/ATIVIDADE 2: Sala de aula
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Os recursos did?ticos utilizados ser?o:
Canetinhas coloridas;
Pratos de papel?o para cada grupo;
Cartolina para fazer os ponteiros;
Cartolinas para cada grupo;
Tachinha;
Massa de modelar para revestir a ponta da tachinha;
Tesoura sem ponta.
?
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Recomenda-se iniciar a aula perguntando aos alunos sobre o hor?rio de suas atividades di?rias como: acordar, almo?ar, jantar, estudar entre outras. Sugere-se que o docente anote na lousa os hor?rios apresentados por cada aluno. Terminada essa etapa o professor dever? solicitar que os alunos se organizem em 06 (seis) grupos para realiza??o das seguintes atividades:
Criar um rel?gio de ponteiros;
Desenhar rel?gios de ponteiros na cartolina para representar as horas conforme os hor?rios apresentados pelo professor e depois fazer essa representa??o das horas usando o rel?gio digital.
?
Sugere-se a seguinte organiza??o para os grupos estarem realizando a atividade:
1? grupo: (1:30/ 7:59/ 13:30/ 19:59/ 1:03/ 7:08/ 13:03/ 19:08)
2? grupo: (2:15/ 8:36/ 14:15/ 20:36/ 2:33/ 8:47/ 14:33/ 20:47)
3? grupo: (3:18/ 9:40/ 15:18/ 21:40/ 3:02/ 9:25/ 15:02/ 21:25)
4? grupo: (6:05/ 10:50/ 18:05/ 22:50/ 6:21/ 10:38/ 18:21/ 22:38)
5? grupo: (5:22/ 11:00/ 17:22/ 23:00/ 5:01/ 11:56/ 17:01/ 23:56)
6? grupo: (4:45/ 12:10/ 16:45/ 00:10/ 4:23/ 12:34/ 16:23/ 00:34)
?
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos estar?o organizados em grupos para realizar a atividade proposta. Sugere-se que o professor circule pelos grupos durante a atividade para est? verificando as dificuldades dos alunos. O professor pode propor alguns questionamentos para ajudar nas dificuldades dos alunos, tais como: ?O mesmo posicionamento dos ponteiros para hor?rios diferentes quer dizer que representam a mesma hora??.
?
DISCUSS?O:
Nesse momento os grupos estar?o apresentando para a turma seus cartazes. Durante a apresenta??o dos cartazes, o professor pode questionar os alunos sobre: ?Qual ? a forma mais f?cil de representar ?s horas? Por qu???.
?
SISTEMATIZA??O:
Nesse momento o professor dever? formalizar utilizando os cartazes dos grupos. Prop?e-se explicar que a Terra realiza um movimento em torno de si mesma que ? conhecido como rota??o. Esse movimento indica um dia ou 24 horas, dessa forma, ap?s do meio-dia contamos as horas nessa sequ?ncia 13:00, 14:00, 15:00 horas em diante. Prop?e-se que o professor desenhe uma tabela (Figura 1) na lousa para os alunos estarem organizando sua rotina apresentada no in?cio da atividade.
Aluno | Atividade | Antes do meio-dia | Depois do meio-dia |
? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? |
Figura 1
?
?
AMBIENTE 2/ATIVIDADE 3: Laborat?rio de Inform?tica Educativa ? LIE
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Recursos utilizados nesta atividade:
Lousa;
Giz ou pincel;
Observa??o: Caso o Laborat?rio de Inform?tica Educativa (LIE) n?o tenha lousa, o professor poder? escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.
O computador com o software ?Acertar o rel?gio para...?;
Caderno, l?pis ou caneta.
?
ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:
O software ?Acertar o rel?gio para...? consiste em um jogo no qual o aluno precisar? realizar as marca??es dos ponteiros no rel?gio anal?gico (de ponteiros) de acordo com o hor?rio apresentado no rel?gio digital. O software apresenta dois bot?es com as letras H e M que representam horas e minutos, onde os alunos dever?o clicar nesses bot?es para realizar o movimento dos ponteiros. Terminado o posicionamento dos ponteiros, o aluno dever? clicar no V para ir para o pr?ximo rel?gio. Por conseguinte ir? aparecer uma carinha azul ou vermelha dependendo do posicionamento dos ponteiros apresentado pelo aluno. Caso a carinha seja azul o aluno dever? clicar sobre a palavra continuar para ter acesso ao pr?ximo rel?gio, no entanto se a carinha for vermelha o aluno ter? que realizar o posicionamento dos ponteiros de acordo com a hora apresentada anteriormente.
?
?
PARA INSTALA??O DO SOFTWARE:
1. Fazer o download do software ?Acertar o rel?gio para...? atrav?s do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12164
Observa??o: O plugin Adobe Shockwave Player ? necess?rio para a utiliza??o do software proposto. Caso o computador n?o tenha, ? poss?vel fazer o download no link disponibilizado no item 1.
?
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Nessa atividade ser? utilizado o software ?Acertar as horas para...?. Esta atividade ser? desenvolvida em duplas, a forma??o das mesmas ficar? a crit?rio do professor. Caso no LIE tenha projetor, o professor pode projetar o software ?Acertar o rel?gio para...?dando para a turma as instru??es e mostrando a imagem do rel?gio. Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que anotem individualmente as horas que acertaram e erraram.
?
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento, os alunos buscar?o realizar a atividade proposta.
?
DISCUSS?O:
Nesse momento as duplas apresentar?o suas observa??es, dificuldades e solu??es referentes ao software.Prop?e que o professor convide as duplas para exporem suas anota??es e depois promova um debate.
?
SISTEMATIZA??O:
Recomenda-se que o professor apresente que a leitura das horas ? feita atrav?s dos ponteiros do rel?gio. Prop?e-se o professor demonstre que uma volta completa do ponteiro dos minutos corresponde a uma hora, onde poder? fazer isso utilizando o rel?gio da atividade 1.
Passeio virtual pelo Museu do Rel?gio - http://www.dimep.com.br/passeio_virtual.php
Apresenta??o e explica??o sobre os tipos de rel?gios - http://www.relogioantigo.com.br/curiosidades.html
Sugere-se que o professor observe se os alunos conseguiram compreender os conceitos trabalhados em cada atividade. Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos compreenderam a fun??o de cada ponteiro. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos conseguiram representar as horas no rel?gio de ponteiros e digital. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conseguiram realizar a leitura das horas apresentadas no software.