Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo a tabela peri?dica.

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luciane Mara Cardoso Freitas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Larisse Carvalho de Oliveira

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

LIS DE MARIA MARTINS

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Herm?nio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Marylia Albuquerque Braga

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Qu?mica Propriedades das subst?ncias e dos materiais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar os compostos qu?micos.

  • Conhecer as caracter?sticas e propriedades dos elementos da tabela peri?dica, como por exemplo: a fam?lia e o per?odo do elemento, eletronegatividade, raio i?nico, metal; n?o-metal.

Duração das atividades

3 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno dever? ter conhecimentos b?sicos sobre os elementos qu?micos presentes na natureza.

Estratégias e recursos da aula

Veja abaixo exemplo de tabela peri?dica:

imagem 1

Fonte: http://quimicaelementar.files.wordpress.com/2010/09/tabela1.png ? acesso: 20/05/2011

?

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento os discentes dever?o levantar suas d?vidas, expor os seus questionamentos e suas formas de avalia??o quanto a an?lise das caracter?sticas apresentadas.

?

DISCUSS?O:

Para se entender melhor como est?o dispostos os elementos na tabela analisando a ordem crescente de cada propriedade, ? interessante que o professor fa?a alguns questionamentos aos alunos objetivando apresentar os principais elementos mais representativos de cada grupo, avaliando suas propriedades e aplica??es. Ent?o, o docente levantar? quest?es como exemplo: ?A que elemento a senten?a X se refere??, ? Quais outros elementos fazem parte deste grupo e que assumem as mesmas caracter?sticas??.

?

SISTEMATIZA??O:

Sugere-se ao professor que formalize o conte?do estudado analisando cada grupo de elementos da tabela peri?dica, relembrando as caracter?sticas apresentadas.

?

ATIVIDADE 2: Sala de aula

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Para a realiza??o da atividade 2 dever? ser proposta pelo professor uma pesquisa em grupo de tr?s alunos cada. Ser? necess?rio a utiliza??o de cartolina, pincel e uma tabela peri?dica.

?

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

O professor dar? orienta??es para que cada grupo pesquise sobre um elemento da tabela peri?dica, fazendo um detalhamento de suas caracter?sticas e suas fun??es na natureza e na sociedade e na economia como fonte para produ??o industrial em forma de apresenta??o. Sugere-se ao docente que determine um tempo estimado de apresenta??o de cada equipe.

?

MOMENTO DO ALUNO:

Nesta etapa, os alunos dever?o apresentar suas respectivas pesquisas para os demais colegas e os mesmos dever?o participar da apresenta??o fazendo perguntas ?s equipes.

?

DISCUSS?O:

Sugere-se neste momento que o docente indague aos alunos sobre as caracter?sticas apresentadas e ainda complemente as informa??es expostas.

?

SISTEMATIZA??O:

Recomenda-se que o professor ratifique as informa??es apresentadas, se corretas, e corrija o que foi apresentado de forma incorreta ou indefinida. Al?m disso, podem ser acrescidas importantes informa??es complementares ao conte?do did?tico estudado como a distribui??o eletr?nica dos elementos.

?

ATIVIDADE 3: Laborat?rio de inform?tica

PREPARA??O DO AMBIENTE:

A atividade1 ser? realizada no laborat?rio de inform?tica com a utiliza??o de computadores com o software Jogo das coisas (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11463).

?

?

?

?

?

O professor deve orientar os alunos, estabelecendo algumas regras para que haja um bom desenvolvimento das atividades, tais como:

  • Participa??o ativa das atividades;

  • Organiza??o da turma em duplas;

  • Acesso apenas de recursos direcionados ? atividade.

?

ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:

Para o desenvolvimento desta atividade, ser? utilizado o software JOGO DAS COISAS .

? necess?rio a instala??o do plugin que possibilite a descompacta??o do arquivo, dispon?vel para download no endere?o: http://www.winzip.com/prod_down.htm

Para a visualiza??o do recurso, ser? necess?rio a instala??o do Adobe flash player 10.3.181.14, o download poder? ser realizado atrav?s do endere?o: http://www.baixaki.com.br/download/adobe-flash-player.htm

Ao clicar no endere?o acima, siga as instru?oes abaixo:

1. Clique no ?cone "clique para baixar" (localizado ? esquerda).

2. Aparecer? uma janela na tela install flash player, clique em download.

3. Ao baixar o programa, v? a pasta de download e clique em cima do arquivo.

4. Em seguida, aparecer? uma janela na tela Executar um aplicativo, clique em "OK"

5. Logo ap?s, abrir? uma janela na tela Deseja execultar este arquivo?, clique em "Executar"

6. Ao fim desse procedimento, basta seguir as instru??es de instala??o do programa que surgir? na tela.

O software Jogo das coisas possibilita que o aluno conhe?a as caracter?sticas da tabela peri?dica, pois trata-se de um jogo de adivinha??o, no qual s?o lan?adas perguntas pelo pr?prio software para que o usu?rio descubra qual elemento qu?mico em quest?o.

Selecione os itens abaixo:

  • L?ngua- Portugu?s

  • ?rea- QU?MICA

  • Tema- ELEMENTOS

  • Jogos- ELEMENTOS I e ELEMENTOS II.

Veja interface do software abaixo:

imagem 2

Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11463

O aluno finalizar? o jogo acertando o elemento que o software escolheu; a pontua??o obtida ser? mostrada. A pontua??o ? calculada a partir do menor n?mero de perguntas que os estudantes selecionaram para saber as caracter?sticas do elemento e do menor n?mero de tentativas de selecionar o elemento que possa ser o correto. Sugere-se que o professor n?o utilize o tempo como um fator para obten??o de uma melhor pontua??o, pois o aluno poder? querer jogar em um menor tempo poss?vel e n?o observar as caracter?sticas corretas do elemento.

?

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Para introduzir os conceitos sobre a tabela peri?dica desde a sua cria??o at? a sua utiliza??o na atualidade, ? interessante que o professor relembre os elementos da tabela peri?dica j? apresentados, mostrando a disposi??o sistem?tica desses elementos como os grupos ?fam?lias? a que cada elemento pertence, exemplo: 1A, 2A, 3A...

Em seguida, o professor deve pedir aos alunos que, em uma folha de papel, escreva caracter?sticas de cada elemento qu?mico de acordo com suas propriedades f?sicas e qu?micas como: a eletronegatividade, energia de ioniza??o e raio at?mico, isso ajudar? na descoberta do elemento correspondente ? pergunta.

?

MOMENTO DO ALUNO:

Este ? o momento em que os alunos analisar?o a tabela peri?dica para a solu??o da situa??o exposta, levantando hip?teses para a investiga??o das senten?as propostas. Eles poder?o ter dificuldade em representar ordenadamente os elementos qu?micos a que pertence cada grupo, e assim poder? haver dificuldades em rela??o ?s caracter?sticas apresentadas ao grupo pelo objeto utilizado. No decorrer desse momento, sugere-se ao professor indag?-los: est?o no mesmo grupo elementos que apresentam o mesmo n?mero de? Cite dois elementos que pertencem ao grupo dos metais alcalinos?

?

DISCUSS?O:

O professor dever? pedir ?s duplas que cada aluno exponha as poss?veis solu??es avaliando cada senten?a exposta no software utilizado para que haja uma avalia??o de cada afirmativa, analisando os poss?veis erros, al?m de expor as principais dificuldades em solucion?-las. Recomenda-se ao professor que ajude aos discentes a localizar as poss?veis informa??es que levar?o ao erro.

?

SISTEMATIZA??O:

O docente dever? mostrar as senten?as corretas de cada problem?tica lan?ada e o elemento correspondente para que o aluno vizualize e saiba as caracter?sticas de cada um dos elementos para que seja formalizado o conte?do.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Jogo das Coisas Software Educacional

Recursos Complementares

Sugere-se ao conte?do, o recurso que est? dispon?vel no endere?o eletr?nico: (http://www.cdcc.usp.br/quimica/tabela_apres.html) onde apresenta informa??es de cada elemento qu?mico, a tabela dos elementos em vers?o online e a hist?ria do surgimento da tabela peri?dica.

Avaliação

O professor deve avaliar o aluno quanto ? sua participa??o tanto no momento da discuss?o quanto durante o desenvolvimento das atividades e quanto a sua forma de observar e identificar as caracter?sticas de cada elemento ou restritamente de cada grupo da tabela peri?dica. Na atividade 1 deve ser avaliado atrav?s das caracter?sticas apresentadas por cada grupo no desenvolvimento da atividade. Na atividade 2, a avalia??o deve ser feita observando os conhecimentos e informa??es expostas pelos grupos sobre cada elemento. J? na atividade 3, deve ser verificado de forma oral a cada dupla se houve ou n?o dificuldades em descobrir os elementos correspondentes a cada senten?a e quantos e quais elementos foram descobertos.