![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Diana Di?genes G?is
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Identificar as diferentes formas que pode ser ilustrado o Saci;
Conhecer algumas lendas das regi?es brasileiras;
Confeccionar um teatro de fantoches;
Contar uma lenda atrav?s do teatro de fantoches.
Conhecimento b?sico dos tipos de linguagem (verbal e n?o-verbal).
AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1: Sala de aula
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Nesta aula ser? utilizado o seguinte recurso did?tico: aparelho de ?udio.
?
ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO ?UDIO:
Para esta atividade, o professor utilizar? o ?udio ?Saci? do autor Ricardo Azevedo, que tem dura??o de 5 minutos e 43 segundos. O ?udio conta a lenda do Saci onde apresenta suas caracter?sticas, brincadeiras, os nomes que recebe em cada lugar e tamb?m como prender o Saci.
?
?
?
PARA INSTALA??O DO ?UDIO:
1. Fazer o download do ?udio ?Saci? atrav?s do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9506
Observa??es: O plugin Windows Media Player ? necess?rio para a utiliza??o do ?udio proposto. Caso o computador n?o tenha, ? poss?vel fazer o download no link disponibilizado no item 1;
2. O professor pode fazer o download da ferramenta, grav?-la em um CD e utiliz?-la na sala de aula atrav?s de um aparelho de ?udio.
?
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos sobre ?Quem ? o Saci??. Em seguida, o docente dever? convidar os alunos a escutarem o ?udio da lenda ?Saci". Nesse momento, ? importante que os alunos fa?am suas anota??es sobre as caracter?sticas do Saci, os nomes que recebe, processo para captura de um Saci. Ao final da atividade, os discentes devem se organizarem em duplas para fazerem uma ilustra??o de como acham que era o Saci e tamb?m as etapas de prend?-lo.
?
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos estar?o ouvindo atentamente o ?udio da hist?ria, fazendo suas anota??es e depois produzindo a ilustra??o da lenda em dupla.
?
DISCUSS?O:
Nesse momento as duplas estar?o apresentando para a turma suas ilustra??es sobre o ?udio. Prop?e-se alguns questionamentos para iniciar o debate: ?As ilustra??es s?o parecidas??, ?Voc?s conhecem o Saci por qual nome??, ?Ser? que ? f?cil pegar o Saci seguindo o processo apresentado no ?udio??.
?
SISTEMATIZA??O:
Nesse momento o professor dever? explicar que a lenda do Saci ? muito antiga e que j? foi retratada em v?rios livros. Prop?e que o professor apresente imagens de livros que contenham a figura lend?ria ?Saci? para os alunos verificarem as formas que j? foi representado.
?
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_P2NJAaxl_gs/TIkvDTyvInI/AAAAAAAAC-Q/-b0-9v9o47Y/s1600/Um+saci+no+meu+quintal.jpg (Acesso: 11/06/2011)
?
Fonte: http://img.americanas.com.br/produtos/01/02/item/6598/6/6598628G1.jpg (Acesso: 11/06/2011)
?
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_OSYvqfJ0cvc/TDXhzNBw7sI/AAAAAAAAAKc/TjqZSwVz2wM/s1600/2269285.jpg (Acesso: 11/06/2011)
?
AMBIENTE 2/ ATIVIDADE 2: Laborat?rio de Inform?tica Educativa - LIE
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Nesta aula ser?o utilizados os seguintes recursos did?ticos: caderno, l?pis ou caneta, canetinhas e cartolinas.
?
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor questione aos alunos sobre que lendas eles conhecem. O docente deve anotar as respostas dos alunos na lousa. Terminada esta etapa, o professor deve explicar que a turma ser? dividida em cinco grupos, onde cada grupo ficar? respons?vel por pesquisar as lendas de uma regi?o. Para isso, os grupos dever?o se dividir em duplas para estarem pesquisando, depois se reunindo novamente no grupo para estarem compartilhando suas anota??es e produzindo um cartaz que dever? ser apresentado para a turma.
Sugere-se os seguintes sites para os alunos estarem realizando a pesquisa:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-lendas-e-mitos-do-folclore/ (Acesso 11/06/2011)
http://ifolclore.vilabol.uol.com.br/lendas/mapa_todas_lendas.htm (Acesso 11/06/2011)
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/ (Acesso 11/06/2011)
?
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento os alunos estar?o realizando a pesquisa em duplas e depois compartilhando nos grupos suas anota??es para produzirem um cartaz sobre as lendas de cada regi?o que dever? ser apresentado para a turma.
?
DISCUSS?O:
Nesse momento os grupos estar?o apresentando para a turma as lendas da regi?o que pesquisou. O professor pode propor alguns questionamentos como: ?As lendas s?o parecidas??, ?Voc?s conheciam alguma lenda das que foram apresentadas??
?
SISTEMATIZA??O:
Nesse momento o professor dever? explicar que as lendas de cada regi?o possuem elementos caracter?sticos daquele lugar, onde existem algumas que s?o muito conhecidas. O professor deve explicar que algumas lendas foram incorporadas no folclore do Brasil de outros pa?ses como a do Lobisomem.
?
AMBIENTE 1/ATIVIDADE 3: Sala de aula
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Nesta aula ser?o utilizados os seguintes recursos did?ticos: l?pis de cor, canetinhas, giz de cera, folhas de papel of?cio, cartolina, cola, durex, tesoura, palitos de picol? ou palito de churrasco.
Observa??o: Pode-se utilizar outros recursos para criar o teatro de fantoches como:caixas de rem?dio ou creme dental, meias, dobraduras. A escolha do material fica a crit?rio do professor.
?
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor questione os alunos sobre ?O que ? um teatro de fantoches??. O docente deve explicar que cada grupo deve escolher uma lenda que pesquisou na atividade anterior (Atividade 2), onde dever?o criar os personagens e o cen?rio da sua lenda e depois apresentar essa lenda para a turma atrav?s do teatro de fantoches. Sugere-se que o docente reserve um lugar na sala para os alunos estarem apresentando para a turma sua lenda pelo teatro de fantoches, onde pode colocar uma toalha ou TNT sobre algumas cadeiras para esconder os alunos que dever?o apenas mostrar os personagens e o cen?rio.
?
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_QNFGmi52YgA/S8I2B8e3h_I/AAAAAAAAAMI/yv4GWHF0dwI/s1600/outubro+-+2007+147.JPG (Acesso: 11/06/2011)
?
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-2eAGsvF6q8w/TbV_rxKnWHI/AAAAAAAAAuk/4uBQqFYpjXU/s1600/9.JPG (Acesso: 11/06/2011)
?
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento, os alunos estar?o selecionando uma das lendas pesquisadas, criando os personagens e cen?rios, al?m de escolherem quem ir? representar os personagens, o cen?rio e ser o narrador da lenda. O professor dever? questionar os alunos sobre ?Como os seus colegas ir?o saber sobre o local que acontece essa lenda??.
?
DISCUSS?O:
Nesse momento os grupos estar?o apresentando para a turma sua lenda utilizando o teatro de fantoches. Ap?s a apresenta??o das lendas, o professor pode questionar os alunos sobre: ?Voc?s conheciam a lenda apresentada pelos seus colegas??.
?
SISTEMATIZA??O:
Nesse momento o professor dever? explicar que o teatro de fantoches recebe outros nomes como teatro de bonecos ou marionetes e que ? uma forma bem antiga de apresentar uma hist?ria, podendo ter um cen?rio fixo ou m?vel, as pessoas que est?o animando os fantoches devem ficar escondidas no qual deve aparecer apenas os bonecos e tamb?m devem interpretar cada personagem. O professor deve explicar que no caso do teatro de fantoches criados pelos alunos, o cen?rio era m?vel devido que foi disponibilizado apenas o local onde a lenda seria contada e os alunos tiveram que criar alguns elementos do cen?rio para que os outros pudessem saber sobre em que ambiente se passava a lenda.
Nome | Tipo |
---|---|
Saci | ?udio |
No blog do Portal do Professor: http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/, o professor ter? acesso ao blog Folclore. (Acesso: 11/06/2011)
Texto sobre A lenda do Saci Perer?: http://www.infoescola.com/folclore/a-lenda-do-saci-perere/ (Acesso: 11/06/2011)
Texto apresentando sobre a defini??o de folclore e algumas lendas: http://www.terra.com.br/criancas/especiais/folclore/folclore.htm (Acesso: 11/06/2011)
Texto apresentando sobre o hist?rico do teatro de fantoches e tamb?m como produzir um: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=839 (Acesso: 11/06/2011)
Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos perceberam as diversas formas de ilustrar um personagem. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos conseguiram perceber a diversidade de lendas existentes no Brasil e suas caracter?sticas. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conseguiram produzir um teatro de fantoches e contar uma lenda.