Portal do Professor

Início do Conteúdo

Construindo uma lenda a partir das histórias de Monteiro Lobato

Hermínio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Ellis Batista Paiva Brito

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Nara Luiza de Almeida Cunha

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

LIS DE MARIA MARTINS

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Luzia Michelle Nunes da Silva

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer alguns aspectos da vida de Monteiro Lobato;

  • Reconhecer elementos que constituem um livro como autor, editora, ilustrador e personagens;

  • Produzir uma lenda.

Duração das atividades

4 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento básico dos tipos de linguagem (verbal e não-verbal).

Estratégias e recursos da aula

Observação: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.

  • Caderno, lápis ou caneta;

  • Lápis de cor e canetinhas;

  • Folhas de papel ofício.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor questione os alunos sobre “O que é folclore?”, “Vocês conhecem algum personagem do folclore?”, “Conhecem alguma lenda?”. O professor deve anotar na lousa as respostas dos alunos na lousa ou na cartolina. Em duplas os alunos irão procurar informações nos sites, onde devem inventar o personagem e produzir uma lenda para depois apresentarem ao restante da turma.

Para a realização da pesquisa, sugere-se os seguintes sites:

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/papao/ (Lenda do Bicho-papão) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/boitata/ (Lenda do Boitatá) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/boto/ (Lenda do Boto) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/curupira/ (Lenda do Curupira) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/iara/ (Lenda da Iara) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/lobisomen/ (Lenda do Lobisomem) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/mula/ (Lenda da mula-sem-cabeça) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/saci/ (Lenda do saci-pererê) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/cuca/ (Lenda da Cuca) - Acesso: 11/06/2011

 

http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/negrinho/ (Lenda do Negrinho do Pastoreiro) - Acesso: 11/06/2011

 

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento, os alunos estarão realizando a atividade proposta. O professor pode propor alguns questionamentos para ajudar nas dificuldades dos alunos, como “Quantos personagens tem uma lenda?”, “Como é a estrutura de uma lenda?”.

 

DISCUSSÃO:

Nesse momento os grupos estarão apresentando para a turma sua lenda. Após a apresentação das lendas, o professor pode questionar os alunos sobre: “Existe alguma semelhança entre as lendas criadas pelos alunos?”, “Houve uma mistura entre o real e o imaginário?”.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento o professor deverá explicar que o folclore reúne a tradição de um povo como: lendas, superstições e festas. Propõe-se que o professor apresente que as lendas fazem parte da cultura de um povo, onde as pessoas transmitiam essas histórias oralmente e que depois foram reunidas em livros. O professor deve explicar que as lendas são resultados da mistura entre o real e o imaginário. Recomenda-se que o docente explique que a lenda possui a estrutura das narrativas, contendo: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Monteiro Lobato Vídeo

Recursos Complementares

No blog do Portal do Professor: http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/, o professor terá acesso a assuntos referentes ao Folclore.

Avaliação

Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos conheceram aspectos da vida do Monteiro Lobato através do gênero biografia. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos conseguiram perceber os elementos que constituem um livro. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conseguiram produzir uma lenda.