![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará |
![]() FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará |
Diana Diógenes Góis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Conhecer alguns aspectos da vida de Monteiro Lobato;
Reconhecer elementos que constituem um livro como autor, editora, ilustrador e personagens;
Produzir uma lenda.
Conhecimento básico dos tipos de linguagem (verbal e não-verbal).
Observação: Caso o Laboratório de Informática Educativa (LIE) não tenha lousa, o professor poderá escrever em uma cartolina as respostas dos alunos.
Caderno, lápis ou caneta;
Lápis de cor e canetinhas;
Folhas de papel ofício.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomenda-se que o professor questione os alunos sobre “O que é folclore?”, “Vocês conhecem algum personagem do folclore?”, “Conhecem alguma lenda?”. O professor deve anotar na lousa as respostas dos alunos na lousa ou na cartolina. Em duplas os alunos irão procurar informações nos sites, onde devem inventar o personagem e produzir uma lenda para depois apresentarem ao restante da turma.
Para a realização da pesquisa, sugere-se os seguintes sites:
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/papao/ (Lenda do Bicho-papão) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/boitata/ (Lenda do Boitatá) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/boto/ (Lenda do Boto) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/curupira/ (Lenda do Curupira) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/iara/ (Lenda da Iara) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/lobisomen/ (Lenda do Lobisomem) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/mula/ (Lenda da mula-sem-cabeça) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/saci/ (Lenda do saci-pererê) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/cuca/ (Lenda da Cuca) - Acesso: 11/06/2011
http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/negrinho/ (Lenda do Negrinho do Pastoreiro) - Acesso: 11/06/2011
MOMENTO DO ALUNO:
Nesse momento, os alunos estarão realizando a atividade proposta. O professor pode propor alguns questionamentos para ajudar nas dificuldades dos alunos, como “Quantos personagens tem uma lenda?”, “Como é a estrutura de uma lenda?”.
DISCUSSÃO:
Nesse momento os grupos estarão apresentando para a turma sua lenda. Após a apresentação das lendas, o professor pode questionar os alunos sobre: “Existe alguma semelhança entre as lendas criadas pelos alunos?”, “Houve uma mistura entre o real e o imaginário?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento o professor deverá explicar que o folclore reúne a tradição de um povo como: lendas, superstições e festas. Propõe-se que o professor apresente que as lendas fazem parte da cultura de um povo, onde as pessoas transmitiam essas histórias oralmente e que depois foram reunidas em livros. O professor deve explicar que as lendas são resultados da mistura entre o real e o imaginário. Recomenda-se que o docente explique que a lenda possui a estrutura das narrativas, contendo: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Nome | Tipo |
---|---|
Monteiro Lobato | Vídeo |
No blog do Portal do Professor: http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/, o professor terá acesso a assuntos referentes ao Folclore.
Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos conheceram aspectos da vida do Monteiro Lobato através do gênero biografia. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos conseguiram perceber os elementos que constituem um livro. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conseguiram produzir uma lenda.