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Decomposi??o em a??o: um processo permanentemente presente. UCA.

Autor e Co-autor(es)

Selma Gonzaga Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Cl?udia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer a decomposi??o como um processo natural permanentemente presente no cotidiano.
  • Identificar fen?menos qu?micos envolvidos no processo de apodrecimento de alimentos.
  • Avaliar os riscos ? sa?de decorrentes dos processos de decomposi??o no ambiente

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Rea??es qu?micas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Discuss?o a partir de um v?deo

Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem um v?deo que mostra a decomposi??o dos alimentos, por meio de uma sucess?o de fotos feitas ao longo de 74 dias, sendo que uma foto foi tirada a cada 40 minutos.

Para isso, dever?o seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox.  No campo de "endere?o" dever?o digitar o s?tio:http://www.youtube.com/watch?v=c0En-_BVbGc&feature=player_embedded#at=78.Acessado em 13/06/2011.

decomposi????o v??deo

Imagem do v?deo.

Ap?s esse primeiro momento de acesso individual, os alunos dever?o ser organizados em grupos de tr?s, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.

Quest?es para discuss?o

  • O que acontece com esses alimentos no decorrer dos 74 dias de observa??o e registro das imagens?
  • Por que isso acontece?
  • H? participa??o de seres vivos nesse processo? Explique.
  • Quando um alimento se estraga, que modifica??es podem ser percebidas nele? Cheiro, cor, sabor, aspecto.
  • O fen?meno apresentado ? f?sico ou qu?mico? Explique.
  • Por que nascem plantas sobre os restos dos alimentos no decorrer do tempo?
  • O que mais chama a aten??o no v?deo?
  • Voc? j? visualizou alguma cena parecida com as apresentadas no v?deo no seu cotidiano? Descreva essa(s) experi?ncia(s) vivenciada(s).
  • Quais s?o as consequ?ncias econ?micas desse processo natural?
  • Quais s?o os impactos ambientais desse processo?

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As respostas do grupo de alunos dever?o ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (?rea de Trabalho > Processador de Textos).

Ap?s a discuss?o e registros, cada grupo de alunos dever? expor aos demais as suas considera??es. O professor dever? ficar atento, nesse momento de socializa??o, aos conhecimentos pr?vios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espa?o para tecer considera??es a respeito e inserir conhecimentos cient?ficos. N?o deixar de enfatizar que quando um alimento se estraga, normalmente percebemos modifica??es em seu aspecto, cheiro cor e sabor. Essas modifica??es indicam que est?o ocorrendo rea??es qu?micas nesse alimento. As rea??es qu?micas que levam um alimento a se estragar s?o realizadas por seres vivos muito pequenos que s? podem ser vistos com o aux?lio de um microsc?pio: os microrganismos decompositores. O que ? alimento para o ser humano ?, tamb?m, alimento esses microrganismos. Enquanto os decompositores se alimentam, produzem subst?ncias que alteram a cor, o cheiro e o sabor dos alimentos. Encontrando bastante alimento, os microrganismos multiplicam-se rapidamente. Quanto maior o n?mero de microrganismos, mais r?pido o alimento se estraga. Os microrganismos decompositores s?o os respons?veis por devolver ao ambiente, ?tomos e mol?culas que ser?o utilizados pelos produtores, que iniciam as cadeias e teias alimentares nos diferentes ecossistemas da biosfera. Os decompositores est?o em toda parte: nos ambientes naturais, nas cidades, na ?gua, na terra, no ar. Enfim, s?o organismos muito diversificados e adaptados ? diversidade de condi??es ambientais. Onde houver mat?ria org?nica, haver? organismos decompositores.

tomate podre

Fonte da imagem: http://osaldalingua.files.wordpress.com/2008/07/tomate-podre.jpg. Acessado em 14/06/2011.

Ap?s o fechamento da discuss?o pelo professor, cada grupo de alunos dever? construir um texto a partir dos itens discutidos, digitando-o no computador UCA, utilizando o editor de texto  KWord.  Enviar esse texto para o professor, por e-mail, para avalia??o.

Atividade 2- Estudo de textos

A fim de ampliar os conhecimentos a respeito do tema, o professor dever? orientar os alunos para acessarem dois textos utilizando seus computadores UCA, seguindo os passos: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox.

1- A Reciclagem da Natureza: Os Decompositores. Dispon?vel no endere?o: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Cadeiaalimentar3.php. Acessado em 14/06/2011. 

2- QUE PROBLEM?O, HEIN!  Dispon?vel no endere?o: http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?ID=4&Editoria=2&SubEditoria=2&Ver=1. Acessado em 14/06/2011.

Os alunos dever?o ler os textos e, tendo-os como refer?ncia, responder ?s quest?es propostas pelo professor, como as sugeridas a seguir. As respostas do grupo de alunos dever?o ser registradas diretamente no computador UCA, por cada aluno, utilizando o editor de texto  KWord (?rea de Trabalho > Processador de Textos).

Quest?es propostas

  • Quais seres vivos s?o respons?veis pela decomposi??o da mat?ria org?nica?
  • Por que os decompositores s?o considerados os recicladores na natureza?
  • O que aconteceria na natureza se a decomposi??o fosse interrompida?
  • Quais s?o os produtos das rea??es qu?micas de decomposi??o da mat?ria org?nica e seus impactos ambientais?

?

Ap?s esse estudo individual, o professor dever? organizar os alunos em grupos de tr?s para a discuss?o das quest?es. Terminada a discuss?o, cada grupo dever? socializar aos demais e ao professor as suas considera??es.

Atividade 3: Atividade experimental

A atividade experimental apresentada a seguir est? dispon?vel no s?tio: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/documentos/md/ef/ciencias/2010-08/md-ef-ci-05.pdf. Acessado em 14/06/2011. No entanto, est? no meio de um texto maior, o que dificulta o acesso pelos alunos. Por isso, e tamb?m pelas condi??es peculiares de uma atividade experimental, sugerimos que o professor disponibilize o roteiro da aula digitado e impresso a cada um dos alunos, que dever?o trabalhar em grupos de 5.

Os registros durante o processo dever?o ser realizados no caderno. Ao final da experi?ncia, os alunos dever?o fazer um relat?rio em grupo utilizando o KWord e enviar por e-mail ao professor, para avalia??o.

Roteiro da atividade experimental

Introdu??o

Como vimos, bact?rias e fungos est?o por toda parte, mas voc? j? deve ter percebido que os alimentos apodrecem mais rapidamente se estiverem sob calor ou que alimentos, roupas e at? m?veis mofam em lugares ?midos. Isso quer dizer que existem algumas condi??es para que os decompositores se desenvolvam mais rapidamente.

Luz, calor e umidade

Os organismos decompositores se multiplicam mais rapidamente se estiverem em ambientes escuros, quentes e ?midos. ? preciso tamb?m que estejam em contato com o ar. Ao armazenar alimentos essas condi??es devem ser observadas. Na hist?ria da humanidade encontramos muitas tentativas de conservar os alimentos, a partir das observa??es do cotidiano: azedamento, apodrecimento, crescimento de bolores que inviabilizavam a estocagem de quantidades maiores de alimento.

Objetivo

Identificar as condi??es mais favor?veis para conservar alimentos.

Material

Seis copinhos de pl?stico ou de vidro, 6 etiquetas pequenas, 1 colher de sobremesa, 1 pacote de canela em p?, 1 rolo de filme pl?stico para cobrir alimentos, geladeira e uma por??o de arroz-doce pronto ou mingau, sem canela ou cravos-da-?ndia.

Procedimentos

  • Coloque uma etiqueta numerada em cada copinho.
  • Ponha uma por??o do doce ou do mingau em cada copinho usando uma colher de sobremesa.
  • Organize os copinhos de acordo com as seguintes instru??es:
    • Copinho 1 - tampado com pl?stico, fora da geladeira.
    • Copinho 2 - tampado com pl?stico, dentro da geladeira.
    • Copinho 3 - destampado, fora da geladeira.
    • Copinho 4 - destampado, dentro da geladeira.
    • Copinho 5 - destampado e recoberto com canela, fora da geladeira.
    • Copinho 6 - destampado e recoberto com canela, dentro da geladeira.
  • Observe os copinhos durante uma semana.
  • Registre no caderno suas previs?es sobre qual sistema (copinhos) conserva o arroz-doce ou mingau por mais tempo, sem a presen?a de fungos ou de bact?rias. Justifique.

Interpretando os resultados

  • Anote em seu caderno as modifica??es observadas em cada um dos sistemas (copinhos) durante a semana.

  • Suas previs?es iniciais se confirmaram? Em caso negativo, tente explicar o que pode ter acontecido.
  • Quais condi??es voc? considera mais adequadas para conservar o arroz-doce ou o mingau?

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Experimento adaptado do livro Construindo Consci?ncias, 6? s?rie, 2003.

Atividade 4- Discuss?o a partir de v?deos

O professor dever? organizar a turma em grupos de 4 alunos que dever?o discutir os v?deos sugeridos a seguir. Para que os alunos possam assistir aos v?deos, cada um poder? acessar diretamente a internet de seu computador UCA. Outra possibilidade ? a do professor salvar previamente os v?deos em seu computador UCA, e disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Cada grupo de alunos dever? assistir aos v?deos e discuti-los a partir de quest?es ou itens norteadores propostos pelo professor, como nas sugest?es a seguir. Registrar suas considera??es em forma de texto. Ap?s a discuss?o e elabora??o dos textos, cada grupo dever? socializ?-los aos colegas de sala. Cada grupo dever? digitar o texto no "KWord" e enviar ao professor por e-mail para avalia??o.

1 - Doen?as transmitidas por alimentos

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=e8ruuIvd6vs&feature=related. Acessado em 14/06/2011.

2 - O perigo da contamina??o dos alimentos

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=zzOSljLklqU&feature=related. Acessado em 14/06/2011.

3 - 1/3 do que voc? compra vai para o lixo

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=HnppOd_RiNo. Acessado em 14/06/2011.

akatu v??deo

Imagem do v?deo 3. 

  • Em qual parte de uma casa h? maior ?ndice de contamina??o por microrganismos que podem decompor os alimentos contaminando-os?
  • Que doen?as podem ser adquiridas pelo consumo de alimentos contaminados?
  • Quais cuidados devem ser tomados para evitar a contamina??o de alimentos por microrganismos decompositores?
  • Que cuidados devemos ter ao comprar alimentos?
  • Como evitar o desperd?cio de alimentos?

Atividade 5 - Montagem de apresenta??es do conte?do estudado

Como fechamento desse estudo, sugerimos que o professor distribua os alunos em grupos de quatro componentes que dever?o montar uma apresenta??o do conte?do estudado utilizando o  programa "KPresenter" ( Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresenta??o). As imagens poder?o ser buscadas na internet, salvas no "KPaint" e utilizadas na apresenta??o.

As apresenta??es dever?o ser salvas em "pen-drives" que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho data show, para a exposi??o aos colegas e professor.

Atividade 6 - Socializa??o do trabalho em grupo

Ap?s a realiza??o da montagem das apresenta??es, o professor dever? organizar o espa?o para a socializa??o das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informa??es n?o contempladas e prestar esclarecimentos para as d?vidas apresentadas e que os grupos n?o souberem responder.

Recursos Complementares

Tempo de decomposi??o de componentes do lixo. Dispon?vel em: http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=252&id=146&option=com_content&task=view. Acessado em 14/06/2011.

Fatores que interferem na decomposi??o. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Rpcff4Onue4. Acessado em 14/06/2011.

Alimentos estragados oferecem riscos ? sa?de. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Wr4Y18ZaaN0. Acessado em 14/06/2011.

A DECOMPOSI??O DA MAT?RIA ORG?NICA NAS CONCEP??ES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ASPECTOS RELATIVOS ? EDUCA??O AMBIENTAL. Dispon?vel em: http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID97/v5_n1_a2010.pdf. Acessado em 14/06/2011.

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas.  

Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa: as produ??es escritas individuais ou em grupo, especialmente os textos e o relat?rio da atividade experimental (atividades 1, 2, 3 e 4) e as apresenta??es finais produzidas e apresentadas pelos grupos (atividades 5 e 6).