Edson Luis Nunes, Renan A. L. Almeida, José Higino Dias Filho, José Ângelo de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletroeletrônica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Sistemas a Gás |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Resposta Esperada: Sete, o que não está completamente correto.
Explique o conceito de “spectrum” e mostre que, na realidade, há um contínuo de cores, desde o vermelho ao violeta, formando infinitas cores, mas que em nosso dia-a-dia são resumidas em sete (violeta, anil, azul, verde , amarela, laranja e vermelha). A ideia de sete cores é uma visão limitada de uma distribuição discreta das cores, porém há uma distribuição contínua de cores, o que forma um espectro infinito de cores, pois cada uma das cores pode aparecer com diversas tonalidades.
Figura 1. Espectro visível da luz., imagem obtida do endereço:
http://luzecorisec.blogspot.com/2010/10/comprimento-de-onda-do-espectro-visivel.html
"De onde vem o arco-íris"
que pode ser acessado em: http://www.youtube.com/watch?v=oTqjzmhXHdk (Duração: 4 minutos)
Figura 2. Decomposição da luz branca pelo diamante. http://espacoterapeuticoreluz.blogspot.com/2010_11_01_archive.html
Se necessário o aluno pode recordar o fenômeno da refração, já abordado com detalhes em outras aulas. Apresente as figuras das aulas ou reveja as seguintes aulas:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33054
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26697
Figura 3. Disco de Newton, evidencia a constituição da luz branca. Imagem obtida do endereço: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bem-estar-cromoterapia/imagens/cromaterapia-12.jpg
a seguir do endereço abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=0DaXxKzQHP0
Questione e aguarde uma explicação por parte dos alunos:
recursos/mec_7870/Acordaluzeacordosobjetos.pdf
Figura 4. Sol à temperatura atual de 15,7 x 106 K. A cor alaranjada é porque o pico da distribuição espectral está sobre a faixa de comprimento de onda alaranjada. Imagem obtida do endereço: http://www.presenteparahomem.com.br/wp-content/uploads/2009/11/sol-temperatura-energia.jpg
http://www.youtube.com/watch?v=Fyys2P3HbG8
http://www.youtube.com/watch?v=qmWpbykZBBQ
http://www.youtube.com/watch?v=QHOHs1bMBhk&NR=1
Figura 5. Detalhes principais da lâmpada convencional. Fonte: Guia de Estudo. Proformação. MIII, v.5, 2.ed. Brasília: MEC. FUNDESCOLA, 2000. p.78
A seguir, mostre o espectro de emissão de uma lâmpada, que é próximo do espectro de emissão de um corpo negro.
Figura 6. Espectro de emissão de uma lâmpada gasosa. Para diferentes temperaturas do filamento.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Black_body.svg
Enfatize que a luz emitida pela lâmpada depende fortemente da temperatura alcançada pelo filamento e que, na realidade, o espectro de uma lâmpada convencional é contínuo.
Aplicativo em Java, Dispersão da Luz através de um prisma.
http://www.physics.uoguelph.ca/applets/Intro_physics/kisalev/java/dispprizm/index.html
Dispersão da luz usando um prisma triangular.
http://www.youtube.com/watch?v=gYWpjrkPT5Q
O Disco de Newton.
http://www.youtube.com/watch?v=Is-kvM9v0Hc
Thomas Edison.
http://www.youtube.com/watch?v=Ak-OyuFCpH4&feature=related
Uma explicação detalhada sobre as cores dos objetos pode ser obtida em:
Após esta aula, o aluno deve ser capaz de: