Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados |
Aula 01 (50 minutos)
O tema dessa aula trata-se de um estudo comparativo entre dois g?neros discursivos da ordem do narrar ? tirinha e charge.
A tirinha surgiu da ideia de se fazer hist?rias curtas, de forma que a leitura do texto fosse r?pida, eficiente e bem-humorada. Pode ser considerada uma adapta??o da HQ impressa. Mas ? bastante comum, em gibis, termos hist?rias curtas, de uma p?gina, geralmente, com os personagens principais das revistas.
A charge relata um fato ocorrido em uma ?poca definida, dentro de um determinado contexto cultural, econ?mico e social espec?fico e que depende do conhecimento desses fatores para ser entendida. Fora desse contexto, ela provavelmente perder? sua for?a comunicativa, portanto ? perec?vel. Justamente por conta desta caracter?stica, a charge tem um papel important?ssimo como registro hist?rico.
Observa??o:
Essa aula poder? ser ministrada, ap?s outras de minha autoria j? publicadas no portal ? ?Leitura e produ??o de charges? e " Leitura e produ??o de tiras".
Aula 01 (50 minutos)
Atividade
1. O professor dever? reproduzir para os alunos a c?pia da tirinha da Mafalda:
Dispon?vel em:
http://www.desventura.org/2008/11/tirinhas-parte-5-mafalda.html
?
2.Tomando como ponto de partida a tirinha da Mafalda, o professor dever? conversar com os alunos para ativar o conhecimento pr?vio deles a respeito desse g?nero.
a. Voc? tem o h?bito de ler tirinhas? Quais?
b. Voc? j? conhecia a personagem Mafalda? Como ela pode ser caracterizada?
c. Por que Mafalda se assusta com a resposta de Felipe?
d. Voc? acha que ? poss?vel aprender a ler em um dia?
e. Pode-se dizer que essa tirinha da Mafalda demonstra bem a ansiedade que existe tanto por parte dos pais, como por parte das crian?as, em rela??o ao ensino aprendizagem da escrita. Comente.
f. Voc? sabe o que significa burocrata?
Aula 02 ( 50 minutos)
Atividade
1. O professor dever? solicitar aos alunos que, em grupo, respondam ?s quest?es propostas sobre tirinhas da Mafalda, dispon?veis na p?gina:
http://www.megaupload.com/?d=8W93JZE7
Observa??o:
Os alunos dever?o digitar as respostas no Kword e salvar o texto em seus pendrives.
?
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
1. Para apresentar o g?nero charge aos alunos, o professor dever? reproduzir para eles a c?pia da charge abaixo. E, a seguir, analis?-la oralmente juntamente com os alunos.
Dispon?vel em:
http://artigosdehistoria.blogspot.com/2011/01/cade-o-menino.html
a. Quem tem o h?bito de ler Charges? Onde elas s?o veiculadas?
b. A charge ? uma ilustra??o c?mica que satiriza de forma cr?tica os acontecimentos sociais e pol?ticos.
O que est? sendo criticado nessa charge?
c. A charge ? um texto constitu?do por linguagem verbo-visual, mas principalmente por imagens. No caso da charge lida, a imagem ? importante para a constru??o do sentido? Por qu??
d. A tirinha, tamb?m conhecida tira di?ria, ? uma sequ?ncia de imagens. Esse g?nero surgiu da ideia de se fazer hist?rias curtas, de forma que a leitura do texto fosse r?pida, eficiente e bem-humorada.
As charges se assemelham ?s tirinhas? Em que sentido?
e. Voc? conhece algum chargista? Quais?
2. A seguir, os alunos, em grupo, dever?o analisar as charges dispon?veis na p?gina:
http://www.megaupload.com/?d=AQ8N9BRW
?
Aula 04 (50 minutos)
?
Atividade
Produ??o Textual
1. O professor dever? solicitar aos alunos que acessem a p?gina abaixo e, em dupla, assistam ao v?deo de charges animadas de Maur?cio Ricardo.
Dispon?vel em:
Charges de Dilma, Lula, o PT e o Brasil - imperd?vel 2
http://www.youtube.com/watch?v=37rahtai7jE
2. Depois de os alunos assistirem ao v?deo, o professor dever? apresentar a eles a seguinte proposta de produ??o textual:
Produzam, em grupo, uma charge animada, baseando nas charges de Maur?cio Ricardo, apresentadas no v?deo.
O tema da Charge dever? ser viol?ncia nas escolas, parodiando a can??o ?Cora??o de Estudante?, de Milton nascimento.
Letra e v?deo dispon?veis em:
http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/47421/
A can??o parodiada dever? ser filmada para a montagem de um v?deo que ser? apresentado na sala para os colegas e professores.
Observa??o:
Caso prefiram, os alunos poder?o escolher qualquer outra can??o utilizada nas charges de Maur?cio Ricardo presentes no v?deo assistido.
?
1. Para que os alunos possam conhecer um grande chargista, cronista e humorista brasileiro - Millor Fernandes -, falando sobre a diferen?a entre charge e cartum, o professor poder? solicitar a eles que assistam ao v?deo seguinte:
Dispon?vel em:
http://mais.uol.com.br/view/1xu2xa5tnz3h/entrevista-com-millr-fernandes-04029C346AD8B97366?types=A
2. Os alunos poder?o tamb?m assistir ao v?deo com o chargista Maur?cio Ricardo no V?deo Show.
Dispon?vel em:
A partir do trabalho desenvolvido, os alunos poder?o ser avaliados pontualmente. Para isso, o professor dever? observar a participa??o deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram perceber as semelhan?as e diferen?as entre os dois g?neros da ordem do narrar - Tirinha e Charge.
A produ??o de uma charge animada sobre a viol?ncia nas escolas, baseando-se nas charges animadas de Maur?cio Ricardo, por meio de par?dias musicais, constitui material para a avalia??o formal dos alunos.