Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA - Tirinha versus charge

Autor e Co-autor(es)

Lazuita Goretti de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar tirinha e charge como g?nero.
  • Comparar dois g?neros discursivos da ordem do narrar ? tirinha e charge - identificando semelhan?as e diferen?as ? quanto ?s  caracter?sticas formais e funcionais.
  • Ler e analisar tirinhas e charges, atentando para a estrutura composicional desses g?neros.
  • Produzir charges ou tirinhas, considerando as especificidades desses g?neros.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Estrutura b?sica da narrativa.
  • Par?dia  - mecanismo de intertextualidade.

Estratégias e recursos da aula

  • utiliza??o do laptop UCA;
  • utiliza??o de v?deos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos.
  • utiliza??o de textos, imagens e v?deos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

O tema dessa aula trata-se de um estudo comparativo entre dois g?neros discursivos da ordem do narrar ? tirinha e charge.

A tirinha surgiu da ideia de se fazer hist?rias curtas, de forma que a leitura do texto fosse r?pida, eficiente e bem-humorada. Pode ser considerada uma adapta??o da HQ impressa. Mas ? bastante comum, em gibis, termos hist?rias curtas, de uma p?gina, geralmente, com os personagens principais das revistas.

A charge relata um fato ocorrido em uma ?poca definida, dentro de um determinado contexto cultural, econ?mico e social espec?fico e que depende do conhecimento desses fatores para ser entendida. Fora desse contexto, ela provavelmente perder? sua for?a comunicativa, portanto ? perec?vel. Justamente por conta desta caracter?stica, a charge tem um papel important?ssimo como registro hist?rico.

Observa??o:

Essa aula poder? ser ministrada, ap?s outras  de minha autoria j? publicadas no portal ? ?Leitura e produ??o de charges? e " Leitura e produ??o de tiras".

Aula 01 (50 minutos)

Atividade

1. O professor dever? reproduzir para os alunos a c?pia da  tirinha da Mafalda:

mafaldaefelipe  

Dispon?vel em:

http://www.desventura.org/2008/11/tirinhas-parte-5-mafalda.html

?

2.Tomando como ponto de partida a tirinha da Mafalda, o professor dever? conversar com os alunos para ativar o conhecimento pr?vio deles a respeito desse g?nero.

a. Voc? tem o h?bito de ler tirinhas? Quais?

b. Voc? j? conhecia a personagem Mafalda? Como ela pode ser caracterizada?

c. Por que Mafalda se assusta com a resposta de Felipe?

d. Voc? acha que ? poss?vel aprender a ler em um dia?

e. Pode-se dizer que essa tirinha da Mafalda demonstra bem a ansiedade que existe tanto por parte dos pais, como por parte das crian?as, em rela??o ao ensino aprendizagem da escrita. Comente.

f. Voc? sabe o que significa burocrata?

Aula 02 ( 50 minutos)

Atividade

1. O professor dever? solicitar aos alunos que, em grupo, respondam ?s quest?es propostas sobre tirinhas da Mafalda, dispon?veis na p?gina:

http://www.megaupload.com/?d=8W93JZE7

Observa??o:

Os alunos dever?o digitar as respostas no Kword e salvar o texto em seus pendrives.

?

Aula 03 (50 minutos)

Atividade

1. Para apresentar o g?nero charge  aos alunos, o professor dever? reproduzir para eles a c?pia da charge abaixo. E, a seguir, analis?-la oralmente juntamente com os alunos.

violencianasesc 

Dispon?vel em:

http://artigosdehistoria.blogspot.com/2011/01/cade-o-menino.html

a. Quem tem o h?bito de ler Charges? Onde elas s?o veiculadas?

b. A charge ? uma ilustra??o c?mica que  satiriza de forma cr?tica os acontecimentos sociais e pol?ticos.

O que est? sendo criticado nessa charge?

c. A charge ? um texto constitu?do por linguagem verbo-visual, mas principalmente por imagens. No caso da charge lida, a imagem ? importante para a constru??o do sentido?  Por qu??

d. A tirinha, tamb?m conhecida tira di?ria, ? uma sequ?ncia de imagens. Esse g?nero surgiu da ideia de se fazer hist?rias curtas, de forma que a leitura do texto fosse r?pida, eficiente e bem-humorada.

As charges se assemelham ?s tirinhas?  Em que sentido?

e. Voc? conhece algum chargista? Quais?

 2.  A seguir, os alunos, em grupo, dever?o analisar as charges dispon?veis na p?gina:

http://www.megaupload.com/?d=AQ8N9BRW

?

Aula 04 (50 minutos)

?

Atividade

Produ??o Textual

1. O professor dever? solicitar aos alunos que acessem a p?gina abaixo e, em dupla, assistam ao v?deo de charges animadas de Maur?cio Ricardo.

Dispon?vel em:

Charges de Dilma, Lula, o PT e o Brasil - imperd?vel 2

http://www.youtube.com/watch?v=37rahtai7jE

2. Depois de os alunos  assistirem ao v?deo, o professor dever? apresentar a  eles a seguinte proposta de produ??o textual:

Produzam, em grupo, uma charge animada, baseando nas charges de Maur?cio Ricardo, apresentadas no v?deo.

O tema da Charge dever? ser viol?ncia nas escolas, parodiando a can??o  ?Cora??o de Estudante?, de Milton nascimento.

Letra e  v?deo dispon?veis em:

http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/47421/

A can??o parodiada dever? ser filmada  para a montagem de um v?deo que ser? apresentado na sala para os colegas e professores.

Observa??o:

Caso prefiram, os alunos poder?o escolher qualquer outra can??o utilizada nas charges de Maur?cio Ricardo presentes no v?deo assistido.

?

Recursos Complementares

1. Para que os alunos possam conhecer um grande chargista, cronista e humorista brasileiro - Millor Fernandes -, falando sobre a diferen?a entre charge e cartum, o professor poder? solicitar a eles que assistam ao v?deo seguinte:

Dispon?vel em:

http://mais.uol.com.br/view/1xu2xa5tnz3h/entrevista-com-millr-fernandes-04029C346AD8B97366?types=A

2. Os alunos poder?o tamb?m assistir ao v?deo com o chargista Maur?cio Ricardo no V?deo Show.

Dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=Vw3Mupf9r4U

Avaliação

A partir do trabalho desenvolvido, os alunos  poder?o ser avaliados pontualmente. Para isso, o professor dever? observar a participa??o deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente  se eles conseguiram perceber as semelhan?as e diferen?as entre  os  dois g?neros da ordem do narrar - Tirinha e Charge.

A  produ??o de uma charge animada sobre a viol?ncia nas escolas,  baseando-se nas charges animadas de Maur?cio Ricardo,  por meio de par?dias musicais, constitui  material  para a avalia??o formal dos alunos.