Portal do Professor

Início do Conteúdo

Direitos e Deveres - Parte 1 - UCA

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Luciana Soares Muniz

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Justi?a
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Vivenciar situa??es que possibilitem refletir sobre os direitos e os deveres das crian?as e dos adolescentes.
  • Desenvolver habilidades l?gicas e lingu?sticas.
  • Construir autonomia no espa?o escolar, a partir do conhecimento e da participa??o na constru??o dos direitos e dos deveres no interior da escola.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o professor retome com os alunos os combinados da turma com rela??o aos direitos e deveres da crian?a no interior da escola e dialogue sobre o que j? sabem sobre o ECA (Estatuto da Crian?a e do Adolescente).  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: aproximadamente 60 minutos.


?

Para esta atividade sugerimos que voc? professor, procure trabalhar com a turma o significado das palavras: direitos e deveres. Para isso, converse com os alunos e possibilite a fala de cada um sobre o tema. Registre as falas em uma cartolina e depois a afixe no mural da sala de aula, para que toda a turma possa consultar o cartaz confeccionado. 

Ap?s este momento, explique para a turma que todas as pessoas t?m direitos, mas tamb?m t?m deveres e ressalte a import?ncia de conhec?-los e compreend?-los. Questione a turma com a seguinte pergunta: por que precisamos ter direitos e deveres? Nesta discuss?o voc? estar? contribuindo para que compreendam que os direitos e deveres existem para possibilitar melhor conviv?ncia. Agora, proponha uma atividade de registro utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ?cone da ?rea de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto.Depois de acessado o KWord, auxilie os alunos a digitarem as orienta??es abaixo:

?

Direitos e Deveres

Fonte: http://edsonrodrigues.files.wordpress.com/2009/07/eca.jpg

Muito bem! Estamos descobrindo muitas coisas sobre os direitos e deveres das crian?as e dos adolescentes. Agora, que tal registrar, a sua opini?o sobre os deveres que voc? tem com...?

?

Deveres com:

Os Colegas

A Escola

A Fam?lia

Voc? mesmo

Professor, depois dos alunos terminarem a atividade, propicie um momento de discuss?o e socializa??o das suas respostas. Fa?a uma roda de conversa com a turma, e possibilite que cada aluno fa?a a leitura da sua produ??o. 

Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos.

Com esta atividade, voc? professor, proporcionar? uma reflex?o sobre os direitos e deveres das crian?as na sala de aula. ? importante destacar, que um ambiente aut?nomo ? constru?do a partir da opini?o de todos aqueles que vivenciam este espa?o. Por isso, descubra o que os alunos pensam sobre seus direitos e deveres na sala de aula, a partir de um di?logo com a turma. Organize a turma em duplas e pe?a que conversem sobre os direitos e deveres dos alunos em sala de aula.

Para consolidar o conhecimento obtido a partir da discuss?o na dupla, proponha que cada uma fa?a o registro dos direitos e deveres em sala de aula, utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ?cone da ?rea de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto.

Depois, possibilite a discuss?o com o grupo e construa um cartaz coletivo com as respostas dos alunos. Voc? poder? imprimir a resposta de cada dupla, ou mesmo escrev?-las em uma cartolina. Siga a instru??o abaixo: 

?

Combinados da Turma
? ?
Meus direitos na sala de aula Meus deveres na sala de aula
? ?
? ?
? ?
? ?
? ?
? ?
? ?
? ?

?

Este cartaz poder? ser fixado na parede da sala de aula e ter a assinatura de todos os alunos, firmando compromisso com o que foi escrito. 

Atividade 3 ? aproximadamente 60 minutos.

Nesta atividade professor, voc? trabalhar? com o ECA ? Estatuto da Crian?a e do Adolescente. Para isso, utilize a hist?ria da Turma da M?nica, criada por Maur?cio de Souza, para instigar a curiosidade dos alunos. Por meio dos quadrinhos e de seus personagens alegres e simp?ticos, a mensagem dos direitos e deveres das crian?as e dos adolescentes ? trabalhada de maneira l?dica e prazerosa.

Para organizar a atividade, solicite que cada aluno utilize o laptop Classmate. Ajude-os a acessarem o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o s?tio sugerido abaixo, para realizarem a leitura da hist?ria, em que cada aluno poder? fazer a leitura em voz alta para a turma de uma parte da hist?ria.

?

Direitos e Deveres 2

http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm

Ap?s a leitura por todos os alunos, a turma poder? ser organizada em duplas. Professor, ? importante que voc? auxilie a turma no momento da leitura e possibilite um tempo para que realizem a observa??o das imagens dos quadrinhos. Ap?s a leitura da hist?ria e das descobertas feitas, converse com a turma sobre algumas partes da hist?ria, como as sugeridas abaixo:

Direitos e Deveres 3

Direitos e Deveres 3.3

Direitos e Deveres ?nica

Fonte: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm

Ap?s o di?logo, organize a turma em duplas e solicite que cada dupla escolha uma parte da hist?ria para ler novamente e explicar o que compreendeu. ? importante que todos participem desse momento expressando oralmente a compreens?o.

Atividade 4 ? aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, possibilite que os alunos construam sua pr?pria hist?ria dos direitos e deveres criados coletivamente na turma. Para isso, sugerimos que cada aluno utilize o seu laptop Classmate e acesse o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. A hist?ria poder? ser criada atrav?s do programa dispon?vel no s?tio:  http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/.

Quadrinhos

Fonte: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/

Para criar a hist?ria, os alunos poder?o utilizar fotos da pr?pria turma, vivenciando diferentes situa??es em sala de aula. Para isso, possibilite um momento em que a turma fa?a um passeio pela escola, no qual cada aluno poder? utilizar o seu laptop Classmate, a partir do acesso ao programa WxCam, atrav?s do caminho: Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam. Os alunos poder?o fotografar imagens do cotidiano escolar para utilizar na produ??o da hist?ria a ser criada.

Professor, ap?s a cria??o das hist?rias em quadrinhos de autoria dos alunos, fa?a junto com a turma, a divulga??o das mesmas pela escola, para que outros alunos tenham acesso ?s diferentes produ??es, para isso, voc? poder? organizar um momento de apresenta??o para as outras turmas ou mesmo imprimir as hist?rias para serem distribu?das aos outros colegas.

Recursos Complementares

Para outras informa??o sobre o ECA acesse o s?tio: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm

Avaliação

A avalia??o ? fundamental durante todo o processo de aprendizagem. Nesta aula, voc? dever? avaliar se os objetivos com rela??o ? reflex?o e compreens?o dos direitos e deveres das crian?as e adolescentes foram alcan?ados pela turma. A sua observa??o e registro ao longo das atividades s?o importantes para analisar as d?vidas e at? mesmo as facilidades encontradas pelos alunos durante as mesmas. Ao ouvir as opini?es dos alunos sobre a atividade proposta, voc? professor, possibilitar? que a avalia??o contemple o direito de cidadania. A partir desse processo de avalia??o reorganize seu pr?prio planejamento.