Portal do Professor

Início do Conteúdo

Tic Tac – Parte 1 - UCA

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Luciana Soares Muniz

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades linguísticas, lógicas e corporais.
  • Ampliar as competências relativas à noção do tempo, sendo capaz de comparar os acontecimentos de distintas épocas.
  • Enriquecer o vocabulário por meio da expressão oral.
  • Vivenciar atividade significativa sobre medida de tempo, a partir do relógio analógico e digital.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a realização das atividades propostas é importante que o aluno tenha noção de tempo como: acontecimentos passados, presentes e futuros. Faz-se necessário uma conversa inicial com a turma visando resgatar a ideia de tempo de cada aluno.  

Estratégias e recursos da aula

Para a realização das atividades propostas é necessário a utilização do laptop Classmate e de um Globo Terrestre.

Primeira Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, utilize a própria sala de aula para organizar os alunos em uma roda de conversa. Dialogue com a turma sobre a temática “Tempo”, fazendo perguntas como: o que significa a palavra tempo? Como organizamos nosso tempo? Com uma cartolina registre as diferentes respostas dos alunos e exponha em uma parede da sala de aula. Depois da participação efetiva de todos, converse com a turma sobre o tempo que passam na escola, horários de: aula, entrada e saída, lanche, recreio, dentre outros. Aproveite o momento para dialogar sobre o que fizeram antes de vir para a escola, o que estão fazendo e o que pretendem fazer ao retornarem da escola para casa. Se achar interessante, solicite que cada aluno faça um registro destes diferentes momentos, utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto, estruturado a partir das três partes sugeridas abaixo:

1 - O que fizeram antes de vir para a escola.

2 - O que estão fazendo.

3 - O que pretendem fazer ao retornarem da escola para casa. 


Após todos terminarem os registros, imprima cada atividade e construa um mural com a turma. Explore o mural, de forma que percebam a questão do tempo passado, presente e futuro. Professor, solicite que os alunos tragam para a próxima aula, fotos de quando eram menores, com o objetivo de organizar um painel.

Ainda nesta aula brinque com a turma com o trava língua abaixo, explore a oralidade dos alunos. Você também poderá utilizar outros textos do próprio livro sugerido abaixo para trabalhar com a turma:

undefined

Fonte: http://www.ricardoazevedo.com.br/sinopse15.htm


O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem.
O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo de dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.


Fonte: AZEVEDO, Ricardo. Armazém do Folclore. Editora: Ática, 2000.

 

Segunda Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize uma caixa surpresa colocando dentro da mesma, um relógio analógico e um relógio digital. Em uma roda de conversa incentive os alunos a descobrirem o que há dentro da caixa. Para isso, dê dicas tais como:

  • Utilizado para marcar o tempo.
  • Pode ser usado no braço, na parede e outros lugares.
  • O que tem na caixa?


Quando os alunos descobrirem a surpresa, trabalhe com a turma a diferença entre um relógio digital e um relógio analógico apresentando as diferenças a partir da visualização dos dois modelos de relógio. Verifique com os alunos da turma a noção que têm de horas, minutos e segundos. O que já sabem sobre isso? Faça as explicações e tente trabalhar atividades que envolvam unidades de tempo, como por exemplo: ficar um minuto em forma de estátua, medir o tempo gasto para sair da sala de aula e chegar à cantina para lanchar, medir a duração de cada aula, dentre outras.

Faça em uma cartolina, um jogo de adivinhação “O que é o que é?” para ser exposto na sala de aula como desafio e deixe que os alunos descubram a resposta. Veja o exemplo abaixo:

 

O que o ponteiro grande do relógio disse para o ponteiro pequeno?


Resposta: Um minuto, por favor. 

Providencie uma cópia da letra da música "O Relógio" de Walter Franco, sugerida abaixo e disponibilize para cada aluno. Amplie uma cópia para ser trabalhada na lousa. A partir da letra da música, você professor, poderá trabalhar com a turma a função do relógio, o tempo do dia e da noite dentre outras questões. Com um relógio na sala de aula, peça para o grupo fechar os olhos e fazer silêncio para tentar ouvir o som que o relógio faz que na letra da música é tic-tac.

 

O Relógio

Walter Franco


Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
E já perdi toda alegria
De fazer meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia


Fonte: http://www.muitamusica.com.br/12188-walter-franco/507065-o-relogio/letra/


Após o trabalho com a letra da música, auxilie os alunos a acessarem no Laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido abaixo para assistirem ao vídeo:

Musical a Arca de Noé - "O Relógio" Walter Franco

undefined

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kpjn6SRFts0&feature=related

 

Professor, após o vídeo, trabalhe as palavras da letra da música relacionadas à temática “Tempo”. Para isso veja o exemplo abaixo: 

Muito bem! Hoje cantamos com alegria a música “O Relógio” de Walter Franco. Agora é com você! Utilize bem o seu tempo para responder o que se pede:

1- Escreva uma situação, vivida na escola, em que você teve que fazer bem depressa.


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- O que você tem que fazer no seu dia a dia que não possa se atrasar?

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Relate uma situação vivida na escola que para você, não demora acontecer, ou seja, que acontece rápido:
 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Depois de todos responderem, propicie um momento para que cada um possa falar para a turma a resposta pessoal e ouvir a opinião dos colegas sobre a questão do tempo, pois para alguns, o que o colega considerou ser rápido ou demorado pode não ser para o outro.


Terceira Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, selecione uma estratégia para contar a história do surgimento da divisão do tempo (hora, minuto, segundo) pelos Sumérios. É importante que os alunos compreendam como esta civilização desenvolveu estes conceitos matemáticos que fazem parte do seu dia a dia. É necessário ressaltar que a história deverá ser adequada para a faixa etária trabalhada. Para esta aula sugerimos a consulta, por você professor, dos sítios abaixo:

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=976&sid=9
http://historia.abril.com.br/cultura/sumerios-inventores-historia-433550.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sum%C3%A9ria


Como registro da atividade produza com a turma, um texto coletivo sobre as informações da civilização Suméria. Solicite que os alunos registrem o texto coletivo utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto. Depois, auxilie os alunos a salvarem as suas atividades em uma pasta no próprio laptop.

Agora, peça para que cada aluno ilustre o texto. Para esse momento, solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint. É importante o seu auxílio com as ferramentas disponibilizadas no programa para contribuir com as possíveis dúvidas dos alunos. Ao terminarem a atividade de desenho, auxilie a turma a selecionar o desenho e colar a sua produção logo abaixo do texto coletivo.

Organize a turma em uma roda de conversa e faça um momento em que cada aluno apresente, a partir do seu laptop, a própria produção. Explore os desenhos e a forma como a temática “Tempo” foi registrada. 

Quarta Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize um painel com as fotos solicitadas na primeira aula. Explore com a turma as diferentes fotos e fases da vida dos alunos. Para esta atividade sugerimos a abordagem do tempo relacionando aos aniversários dos alunos.

Converse com a turma sobre o dia e a noite, os conhecimentos prévios sobre os aspectos e as diferenças entre o dia e a noite e as hipóteses da turma sobre como surgiu o dia e a noite. Agora, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa  Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo e assista com a turma ao vídeo “De onde vem o dia e a noite?”.

 

undefined

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1297

Após assistirem ao vídeo e observarem o painel, auxilie os alunos a elaborem um gráfico de colunas com os meses de aniversários dos integrantes da turma. Professor, você pode fazer um gráfico em cartolina para ficar exposto na sala de aula e cada aluno poderá ter o seu próprio gráfico desenhado no caderno.


Em seguida, leve para a sala de aula um Globo Terrestre e demonstre para a turma os movimentos de rotação e translação citados no vídeo. Faça experiências que envolvam dramatização, ou seja, peça para que um aluno faça o movimento da terra e outro representando o sol. Lembre-se de filmar ou fotografar este momento para ser assistido ou visto em painel pela turma posteriormente. A partir destas experiências permita que cada aluno compreenda o tempo da noite e do dia a partir dos movimentos do planeta Terra e relacione com o crescimento e desenvolvimento, a partir da data de nascimento.
Para finalizar a atividade solicite que cada aluno descreva, em casa, as atividades que realiza numa manhã ou tarde. Veja o exemplo abaixo:

 

Que legal! Estamos aprendendo muito sobre o tempo. Agora, vamos descobrir um pouco do nosso próprio tempo. Para isso, preste atenção em um relógio e registre no quadro abaixo, as atividades que você realiza e o horário dessa atividade.

HORÁRIO

ATIVIDADE REALIZADA

7 HORAS

ACORDEI

7 HORAS E 15 MINUTOS

ESCOVEI OS DENTES

   
   
   

 Fonte: Acervo da Autora.

Professor, em sala de aula, explore os hábitos dos alunos e o tempo que cada um gasta para realizar atividades do dia a dia e discuta sobre os diferentes ritmos que cada pessoa tem para realizar as atividades diárias. 

Recursos Complementares

Para outras informações sobre a temática "Tempo" acesse o sítio: http://www.somatematica.com.br/fundam/medtempo.php

Avaliação

A avaliação deverá permear toda a atividade proposta. Por isso professor, é importante que perceba o desenvolvimento de cada aluno, a partir de observações e registros realizados durante todas as atividades. Todo o material produzido pelos alunos apresenta indicativos do seu desenvolvimento e por isso, precisa ser analisado por você professor. Além do material, a participação e o envolvimento para com as atividades necessitam de sua análise visando ressignificar o planejamento.