Luciana Soares Muniz, ELIANA APARECIDA CARLETO, PATRICIA CARVALHO PACHECO, DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO, Ana Maria Ferola da Silva Nunes
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
O SUDOKU ? um jogo de l?gica e racioc?nio que pode ser trabalhado em qualquer ano do Ensino Fundamental, pois tem diversificados n?veis de dificuldades: f?cil, m?dio e dif?cil, bem como variadas formas de aplicativos com: numerais, formas geom?tricas, animais, plantas, letras, dentre outros.
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Atividade 1: aproximadamente 60 minutos.
Um pouco de hist?ria
Professor, inicie a aula com os alunos organizados em uma roda de conversa e pergunte ? turma quem j? jogou e/ou conhece o jogo SUDOKU. Pergunte aos alunos se gostariam de se aventurarem com este jogo e desafie-os a fazerem novas descobertas. Ap?s a conversa inicial, aproveite este momento para explicar e apresentar ? turma a regra do jogo. A regra ?:
Para tornar o jogo mais f?cil para os alunos da fase inicial do Ensino Fundamental propomos que fa?a a substitui??o dos numerais por figuras, ou seja, que utilize imagens de animais, plantas, formas geom?tricas, dentre outras.
Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o s?tio sugerido abaixo, para conhecerem a hist?ria do SUDOKU:
http://www.abril.com.br/noticia/diversao/no_168200.shtml
Depois da leitura do texto online, possibilite um momento para que cada aluno expresse oralmente, o que compreendeu da hist?ria do SUDOKU.
Nesta aula professor, tamb?m ? importante apresentar ? turma a forma como se joga o SUDOKU. Para isso, sugerimos a constru??o de um SUDOKU em uma cartolina, em tamanho ampliado e as pe?as com imagens, para que possa ser visualizado com mais facilidade.
Para confeccionar o jogo abaixo, por exemplo, precisaremos ter quatro pe?as/imagens da personagem Magali, quatro melancias, quatro sorvetes e quatro gatinhos, num total de 16 pe?as. ? importante que voc? professor, explore as imagens do jogo, neste caso, perguntando quem ? a personagem Magali o que ela gosta de comer e o seu gatinho Mingau. Deixe que os alunos procurem fazer estas rela??es. Aproveite este momento para dialogar com a turma sobre import?ncia da leitura levando para a sala de aula gibis da Turma da M?nica para leituras individuais ou em duplas.
Fonte: SUDOKIDS: Turma da M?nica. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. 2008. 33 p.
Com o jogo preparado encaixe algumas pe?as como sugere o modelo acima e convide um aluno para exemplificar, demonstrando com uma jogada para toda a turma. Para o jogo com mais pe?as, veja a explica??o das regras a seguir:
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Fonte: SUDOKIDS: Turma da M?nica. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. 2008. 33 p.
Depois da demonstra??o, possibilite um momento de di?logo com a turma para descobrir o que compreenderam do jogo.
Atividade 2: aproximadamente 60 minutos.
Jogando em sala de aula
Para este momento, voc? professor, precisa organizar um material impresso para que os alunos possam jogar. Veja as sugest?es abaixo.
De acordo com o n?vel turma, escolha o material a ser utilizado e m?os ? obra! Neste primeiro momento sugerimos que os alunos estejam organizados em duplas para trocarem ideias sobre as poss?veis jogadas.
Fonte: SUDOKIDS: Turma da M?nica. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. 2008. 33 p.
Ap?s o jogo, organize uma roda de conversa com a turma explorando as facilidades e as poss?veis dificuldades encontradas por cada dupla no momento do jogo.
Atividade 3: aproximadamente 60 minutos.
Confeccionando um SUDOKU
Professor, chegou o momento de confeccionar um SUDOKU com a turma. Voc? professor, pode perguntar qual imagem os alunos preferem e providenciar o material necess?rio. A grade pode ser desenhada em uma folha de papel cart?o com o seu aux?lio. As imagens escolhidas podem ser xerocadas ou mesmo desenhadas pelos alunos e depois reproduzidas.
Uma sugest?o legal ? fazer um SUDOKU com as fotos dos alunos da turma e montar o jogo, para isso professor, solicite que os alunos utilizem o laptop. Auxilie-os a acessarem a WxCam, atrav?s do caminho: Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam. Depois, cada aluno poder? tirar uma foto atrav?s do programa sugerido. Imprima cada foto e depois reproduza em c?pias suficientes para compor o jogo,no qual cada aluno poder? escolher o colega que far? parte de seu jogo. ? importante observar para que todos os alunos tenham suas fotos compondo algum jogo da turma. Ap?s confeccionarem o SUDOKU ajude os alunos a montarem uma jogada para se divertirem.
Atividade 4: aproximadamente 60 minutos.
Jogo SUDOKU
O SUDOKU ? um jogo que pode ser jogado manualmente e at? online. Para possibilitar o acesso ao jogo online pela turma, solicite que cada aluno utilize o laptop Classmate e com seu auxilio acesse o Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e escolham um dos s?tios sugeridos abaixo para iniciar o trabalho. Por?m, a turma dever? acessar e jogar, a partir de cada um dos s?tios:
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Fonte: http://www.ojogos.com.br/search.html?search=sudoku&gclid=CIuhnej3kZwCFZJM5QodeXEJeg
Voc? ir? encontrar SUDOKU com as mais variadas figuras e n?veis. Deixe que os alunos explorem o jogo de acordo com o interesse de cada um.
Tamb?m sugerimos outro s?tio:
http://www.portalis.co.pt/sudoku-para-criancas/
No jogo online a seguir, s?o utilizadas imagens que atraem a curiosidade dos alunos e instigam a participa??o e empenho para conseguirem completar todas as casas do SUDOKU.
Fonte: http://www.kidleitura.com/sudoku/index.htm
A partir do jogo sugerido acima, voc? professor, pode trabalhar com letras e imagens que favorecem a participa??o e a aprendizagem dos alunos. Ap?s todos jogarem, possibilite um momento de di?logo para que cada aluno possa falar sobre as poss?veis diferen?as de se jogar SUDOKU online e com material impresso/concreto.
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Atividade 5: aproximadamente 60 minutos.
Registrando nossas descobertas
Professor, incentive a turma a pensar e refletir sobre o jogo propondo semanalmente, no m?nimo, um jogo ampliado para ser desvendado pela turma toda. Voc? pode aproveitar o jogo confeccionado anteriormente. Depois que todos os alunos vivenciarem as atividades sugeridas acima, propomos que seja feita a divulga??o do jogo SUDOKU pela escola. Uma forma interessante ? fixar cartazes com o jogo para que outros alunos joguem nos momentos de recreio. Assim, ? importante que os alunos divulguem as regras e possam tirar as poss?veis d?vidas dos colegas das outras turmas. Para isso, construa com a turma, de forma coletiva, as regras do jogo. Os alunos poder?o registrar a atividade utilizando o laptop Classmate a partir do programa KWord, acessado pelo ?cone da ?rea de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord, ou outro editor de texto. Depois, imprima as produ??es e afixe-as no mural da escola para contribuir com a aprendizagem das outras turmas sobre o jogo.
Para outras informa??es sobre o jogo SUDOKU acesse o s?tio: http://www.somatematica.com.br/curiosidades2.php
A avalia??o necessita ser feita por voc? professor, durante todas as atividades por meio da observa??o e do registro. Procure perceber as poss?veis d?vidas e at? dificuldades de cada aluno e busque compreend?-las, refletindo sobre sua pr?pria pr?tica, ou seja, pensando sobre as atividades propostas e o envolvimento da turma com a aprendizagem. Se necess?rio auxilie, individualmente, os alunos com maior dificuldade propondo-lhes alternativas do jogo.