Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA ? Me and my family now and then ( Eu e minha fam?lia agora e antes)

Autor e Co-autor(es)

Leila Maris Alves Ferreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Organiza??o textual
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pron?ncia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar o uso de USED TO
  • Apresentar fotos de fam?lia 
  • Produzir v?deos

Duração das atividades

3 horas - aula ( de 50 minutos cada)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Membros da fam?lia
  • Verbos como morar, gostar, usar, estudar, ser, odiar, jogar, tocar, escrever...

Estratégias e recursos da aula

  • Uso do laptop UCA
  • datashow
  • v?deo

?

Atividade 1

1? Momento

Como motiva??o, o professor dever? levar 2 fotos suas de ?pocas diferentes, uma quando crian?a, por exemplo, e outra atual para apresentar para os alunos.

A apresenta??o dever? ser feita em data show ou caso n?o seja poss?vel, o professor poder? permitir que as fotos circulem entre os alunos.

imagem de crian??a

Imagem dispon?vel em:

 http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/crian%C3%A7a-pequena.html

Enquanto apresenta as fotos, o professor dever? fazer perguntas para os alunos:

  • Do I look the same in both pictures? ( Eu pare?o a mesma nas duas fotos?)
  • What?s different? My hair? My clothes? ( O que est? diferente? Meu cabelo? Minhas roupas?)

O professor dever? escrever no quadro as seguintes frases:

  • I used to have _______________ hair, when I was ________. But now I have _________________ hair.
  • I used to wear ________________________, when I was _________. But now I wear ___________________.
  • I used to be ____________________________, when I was __________. But now I am __________________.

?

2? Momento

O professor dever? esclarecer que usamos USED TO quando queremos falar de fatos que n?o s?o mais verdadeiros, isto ?, fatos e situa??es que costumavam acontecer, mas que n?o acontecem mais. Como por exemplo: I used to watch Xou da Xuxa when I was a child.  (Eu costumava assistir Xou da Xuxa quando eu era crian?a.) Eu n?o sou mais crian?a, nem assisto Xou da Xuxa, mesmo porque o programa n?o existe mais.

Para explorar mais as fotos, o professor dever? fazer outras perguntas:

  • Did I use to wear glasses? Yes, you did/ No, you didn?t. ( Eu costumava usar ?culos? ? Sim, voc? costumava./ N?o, voc? n?o costumava.)
  • Did I use to have blonde hair? Yes, you did/ No, you didn?t. ( Eu costumava ter cabelo loiro? - Sim, voc? costumava./ N?o, voc? n?o costumava.)
  • Did I use to be chubby? ( Eu costumava ser gordinha(o)? - Sim, voc? costumava./ N?o, voc? n?o costumava.)

 Crian??a de ??culos

 Imagem dispon?vel em:

http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/crian%C3%A7a-%C3%B3culos.html

?

Atividade 2

?

1? Momento

Com o intuito de fazer com que os alunos pratiquem a oralidade, o professor dever? propor a eles que fa?am perguntas. O professor dever? escrever algumas atividades no quadro para que, a partir delas, os alunos criem as frases. Essas atividades podem ser:

  • Go to bed early ? (Did you use to go to bed early? ? Voc? costumava dormir cedo?)
  • Like Math ? (Did you use to like Math? ? Voc? costumava gostar de matem?tica?)
  • Be scared of the dark ? (Did you use to be scared of the dark?) ? Voc? costumava ter medo do escuro?)
  • Play a sport ? (Did you use to play a sport? ? Voc? costumava praticar algum esporte?)
  • Go to school by bus ? (Did you use to go to school by bus? ? Voc? costumava ir para a escola de ?nibus?)

?

  • Professor, ? muito importante que voc? estimule seus alunos a falar em ingl?s. Crie um ambiente agrad?vel para que todos se sintam ? vontade para falar, nem que seja uma frase apenas! Ajude seus alunos a pronunciar as palavras, caso seja preciso voc? fala a frase e pe?a para que eles repitam, ou ent?o, escolha um dos alunos e fa?a com ele a atividade para que os outros possam ver.

?

2? Momento

O professor dever? fazer essas perguntas para os alunos. Ajude-os com as respostas e com a pron?ncia. Os alunos dever?o copiar essas perguntas em seus cadernos.

?

Atividade 3

1? Momento

O professor dever? apresentar no data show um v?deo sobre celebridades com fotos delas agora e da ?poca em que eram crian?as ou que n?o eram famosas. O link para o v?deo ? http://www.youtube.com/watch?v=nVXpaUUF9hA&feature=related

?

2? Momento

O professor dever? fazer algumas perguntas sobre as celebridades mostradas e fazer com o que os alunos percebam as mudan?as que ocorreram com elas.

  • Did Britney use to be chubby? (Britney costumava ser gordinha?)
  • Did Janet Jackson use to have straight hair? (Janet Jackson costumava ter cabelo liso?)
  • Did Barack Obama use to wear a suit? (Barack Obama costumava usar terno?)
  • Did Pamela Anderson use to be blonde? (Pamela Anderson costumava ser loira?)
  • Did Michael Jackson use to have afro hair? (Michael Jackson costumava ter cabelo afro?)
  • Did Marilyn Manson use to wear conventional clothes? (Marilyn Manson costumava usar roupas convencionais?)
  • Did Jean Claude Van Damme use to wear glasses? (Jean Claude Van Damme costumava usar ?culos?)

?

?

Atividade 4

?

O professor solicitar? aos alunos que levem fotos deles e das fam?lias para a escola. O objetivo ? escrever frases sobre eles e as fam?lias, como eles eram antes e agora. O professor os orientar? em rela??o a vocabul?rio e estruturas na escrita das frases. Cada aluno dever? escrever no m?nimo 10 frases sobre ele mesmo e  5 sobre 2 membros da fam?lia. As frases devem seguir a estrutura:

  • I used to ________________________, but now I ____________________.
  • My mother / sister used to _________________________, but now she ________________
  • My father / brother used to _________________________, but now he ___________________


Recursos Complementares

Professor, aproveite as informa??es do site abaixo para complementar suas aulas.

?

Avaliação

A atividade a ser avaliada ser? a elabora??o das frases e a apresenta??o em sala de aula e ser?o crit?rios de avalia??o:

  • Pron?ncia intelig?vel.
  • Relev?ncia das imagens e frases apresentadas.