Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo sobre os meios de transportes

Hermínio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Ellis Batista Paiva Brito

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Nara Luiza de Almeida Cunha

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

LIS DE MARIA MARTINS

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Luzia Michelle Nunes da Silva

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar os meios de transportes terrestres, aquáticos e aéreos;

  • Distinguir os sons produzidos por cada meio de transporte;

  • Construir alguns meios de transportes em forma de brinquedo.

Duração das atividades

3 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre os meios de transportes.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta atividade serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Revistas;

  • Cartolinas;      

  • Fita crepe;

  • Tesouras sem ponta.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente sugere-se que o professor combine com os alunos algumas regras, além de informá-los que a atividade será sobre os meios de transportes. Sugere-se ao professor que, terminada a conversa inicial, divida a turma em pequenos grupos, onde as crianças irão procurar em revistas imagens referentes aos meios de transportes e conversarem sobre o ambiente de locomoção de cada meio de transporte. Terminada está atividade os alunos devem anexar no mural (Figura 1) as imagens de acordo com o meio de locomoção.

imagem 1

Fonte: http://ceisantoantonio.blogspot.com/2010/04/trabalhando-as-tics-convencionais-na.html (Acesso: 10/06/2011)

 

                           MEIOS DE TRANSPORTES

AÉREO MARITIMO TERRESTRE
     

                       Figura 1 - Fonte da autora

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento os grupos buscarão nas revistas imagens dos meios de transportes. Em seguida, realizaram a colagem das imagens no mural. Propõe-se que na roda, os grupos exponham as imagens encontradas, digam sobre o ambiente de locomoção e colem em um dos locais indicados no mural.

 

DISCUSSÃO:

Sugere-se que o professor esteja conversando com os alunos sobre possíveis erros no momento da classificação. Utilizando o cartaz com a classificação dos meios de transportes em terrestres, aéreos e marítimos, o professor pode questionar os alunos sobre "O que são transportes?", "Quais são de uso coletivo e individual?", "Será que os transportes sempre foram da mesma forma de hoje?".

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Recomenda-se que o professor explique que por muito tempo era comum o uso de animais para ajudar no transportes das pessoas e cargas, depois eles ficaram limitados apenas nas áreas rurais, porém atualmente esses animais vêm sendo substituídos por motos e carros. Sugere-se que o professor apresente que existem outros animais que são usados para o transporte, tais como: cavalo, boi, camelo e elefante.

 

 

AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2: Laboratório de Informática Educativa - LIE

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula será utilizado o seguinte recurso:

  • O computador com o software “Actividades de discriminación auditiva”: Transportes.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:

O software Actividades de discriminación auditiva: Transportes apresenta as seguintes atividades: escutar (escoitar), imitar,  xogar (jogar), onde será utilizado apenas as atividades relacionadas a escutar o som e o jogar com os meios de transportes.

 

 

 

 

imagem 2      imagem 3

Fonte: Imagem do software

 

PARA INSTALAÇÃO DO SOFTWARE:

1. Fazer o download do software Actividades de discriminación auditiva: Transportes através do site do BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11490

Observação:  O plugin Java é necessário para  a utilização do software proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos sobre “Como é o som produzido pelo carro?”, “O som do navio?”, “Do avião?”. O professor deverá a divisão da turma em duplas. Sugere-se que o docente explique aos alunos que, primeiramente eles irão ouvir o som produzido por alguns meios de transportes, para depois associarem o som produzido ao meio de transporte equivalente. Caso no LIE tenha projetor, o professor pode projetar o software e explicar as etapas da atividade. Terminada a atividade com os softwares, os alunos irão conversar sobre os meios de transportes e o som que produzem.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Propõe-se ao professor que acompanhe a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos poderão ter em relação a associar o som a imagem do transporte.

 

DISCUSSÃO:

Sugere-se que terminada a atividade com o software o professor faça uma roda de conversa, onde os alunos irão expor suas observações, as dificuldades e o que aprenderam, como também, conversarem sobre a intensidade do som (fraco ou forte), sua duração (curto ou longo), altura (grave ou agudo) e seu timbre (o que distingue dos outros sons).

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Durante a sistematização propõe-se ao professor apresentar como os sons dos transportes se diferenciam dos instrumentos musicais. Portanto, sugere-se que o professor utilize de alguns instrumentos musicais para fazer uma banda, onde os alunos devem tocar seguindo os comandos do professor.

 

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 3: Sala de aula

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta atividade serão utilizados os seguintes recursos:

  • Caixas de leite;

  • Garrafa PET;

  • Rolos de papel higiênico;

  • Palitos de picolé;

  • Caixas de fósforo;

  • Tinta guache;

  • Tesoura sem ponta;

  • Cola;

  • Fita crepe;

  • Pincéis.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor na roda de conversa explique para a turma que eles irão produzir alguns meios de transportes, onde serão formados grupos para construírem os meios de transportes. Terminada a construção dos meios de transportes, o professor propõe novamente a roda de conversa onde os grupos devem realizar a apresentação do seu meio de transporte para a turma.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Recomenda-se que o professor deixe os alunos trabalharem na produção do meio de transporte, onde o professor deve circular pelos grupos, orientando os alunos com relação a fabricação.O professor deve deixar os materiais a disposição dos grupos para que estes venham a selecionar os materiais necessários para a construção do meio de transporte. Os componentes dos grupos devem conversar entre si para verificarem os materiais necessários, como também, sobre a produção do meio de transporte.

 

DISCUSSÃO:

Os alunos apresentam as dificuldades e soluções encontradas nos momentos: a escolha dos materiais e fabricação dos meios de transporte. O professor conversa com os alunos perguntando sobre outros materiais que poderiam ter sido utilizados na fabricação dos transportes, fazendo com que os grupos dêem prováveis soluções. O professor pode explicar sobre as maneiras de se produzirem brinquedos de meios de transportes utilizando materiais diversos. Terminada a fabricação dos transportes, o professor faz uma roda onde os alunos deverão apresentá-los para a turma falando sobre o seu nome, suas características, o som que produz e o ambiente por qual se locomove.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Sugere-se que o docente explique que os transportes criados pelos grupos fará parte dos brinquedos da sala, onde o professor poderá solicitar que os grupos troquem  de transportes para brincarem. Propõe-se também que os grupos reproduzam o som e imitem o transporte.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Actividades de discriminación auditiva: Transportes Software Educacional

Recursos Complementares

Seguem abaixo alguns endereços e descrições de páginas na Internet que abordam diferentes aspectos sobre os meios de transportes de um modo geral:

Avaliação

Na atividade 1, o professor deve verificar se os alunos sabem diferenciar os meios de locomoção dos transportes. Na atividade 2, deve averiguar se os alunos diferenciam os sons produzidos pelos transportes. Na atividade 3, recomenda-se que verifique se os alunos realizaram uma correspondência entre o transporte real e construído.