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Ecossistemas brasileiros: a riqueza que devemos cuidar ? UCA

Autor e Co-autor(es)

L?rida de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cl?udia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conserva??o ambiental
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os principais ecossistemas brasileiros

Identificar a biodiversidade dos principais ecossistemas brasileiros

Dimensionar a degrada??o dos principais ecossistemas brasileiros

Duração das atividades

04 AULAS (50 MINUTOS CADA)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos b?sicos sobre os ecossistemas brasileiros.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a import?ncia da participa??o coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poder? ocorrer uma maior integra??o e um di?logo mais amplo sobre o tema abordado.

Ser? necess?rio, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1? momento: conhecendo os diferentes ecossistemas

Nesse primeiro momento da aula cabe ao/a professor/a dividir a turma em trios de alunos/as e orient?-los/as a, usando o software  Kword, abrir o texto ?Principais ecossistemas brasileiros?. O texto dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

O/a professor/a dever? solicitar que os/as alunos/as fa?am a leitura do texto e destaquem as palavras desconhecidas por eles/as. A seguir, eles/as ser?o orientados pelo/a professor/a a procurar o significado dessas palavras em um dicion?rio on line. Para tanto, dever?o acessar a internet por meio do software  Mozilla Firefox e consultar um dos dicion?rios on line que se encontram dispon?veis nos links abaixo:

http://michaelis.uol.com.br/ acesso feito dia 13/06/2011

http://www.bussolaescolar.com.br/dicionarios.htm acesso feito dia 13/06/2011

Os/as alunos/as devem registrar, em um novo documento do software  Kword, o significado das palavras consultadas. Cada trio ir?, ent?o, apresentar aos demais o significado de uma ou mais palavras, promovendo, dessa forma, uma socializa??o das informa??es.

TEXTO: Principais Ecossistemas Brasileiros

O Brasil possui uma grande diversidade de ecossistemas. Quase todo o seu territ?rio est? situado na zona tropical. Por isso, nosso pa?s recebe grande quantidade de calor durante todo o ano, o que favorece essa grande diversidade. Veja, no mapa a seguir, exemplos dos principais ecossistemas encontrados no Brasil.

Ecossistema 3

?

 Floresta Amaz?nica

Estende-se al?m do territ?rio nacional, com chuvas frequentes e abundantes. Apresenta flora exuberante, com esp?cies, como a seringueira, o guaran?, a vit?ria r?gia, e ? habitada por in?meras esp?cies de animais, como o peixe boi, o boto, o pirarucu, a arara. Para termos uma ideia da riqueza da biodiversidade desses ecossistemas, ele apresenta, at? o momento, 1,5 milh?es de esp?cies de vegetais identificadas por cientistas.

Mata de cocais

A mata de cocais situa-se entre a floresta amaz?nica e a caatinga. S?o matas de carna?ba, baba?u, buriti e outras palmeiras. V?rios tipos de animais habitam esse ecossistema, como a araracanga e o macaco cuxi?. 

Pantanal mato-grossense

Localizado na regi?o Centro-Oeste do Brasil, engloba parte dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. ?rea que representa a terra ?mida mais importante e conhecida do mundo (maior plan?cie alag?vel do planeta), com espantosos ?ndices de biodiversidade animal. Sofre a influ?ncia de diversos ecossistemas, como o cerrado, a floresta Amaz?nica, a mata Atl?ntica, assim como os ciclos de seca e cheia, e de temperaturas elevadas. S?o 140 mil quil?metros quadrados s? no Brasil, equivalente a 5 B?lgicas ou ao territ?rio de Portugal. ? onde vivem jacar?s - cerca de 32 milh?es -, 365 esp?cies de aves, 240 de peixes, 80 de mam?feros e 50 de r?pteis. Mais de 600.000 capivaras habitam a regi?o. O pantanal ? escolhido como pouso de milh?es de p?ssaros, entre eles o tuiui?s, a ave s?mbolo da regi?o. Os cervos do pantanal, bem mais raros, tamb?m fazem parte da fauna local.

Campos sulinos

Os campos sulinos s?o  forma??es campestres encontradas no sul do pa?s, passando do interior do Paran? e Santa Catarina at? o sul do Rio Grande do Sul. Os campos sulinos s?o conhecidos como pampas, termo de origem ind?gena que significa "regi?es planas". Em geral, h? predom?nio das gram?neas, plantas conhecidas como grama ou relva. Animais como o rat?o do banhado, pre? e v?rios tipos de cobras s?o ali encontrados.

Caatinga

A caatinga localiza-se na maior parte da regi?o Nordeste. No longo per?odo da seca, a vegeta??o perde as folhas e fica esbranqui?ada. Esse fato originou o nome caatinga que na l?ngua tupi, significa "mata branca". Os cactos, como o mandacaru, o xique xique e outras plantas, s?o t?picos da caatinga. A fauna inclui as cobras cascavel e jiboia, o gamb?, a gralha, o veado catingueiro etc.

Restinga

A restinga ? t?pica do litoral brasileiro. Os seres que habitam esse ecossistema vivem em solo arenoso, rico em sais. Parte desse solo fica submersa pela mar? alta. Encontramos nesse ecossistema animais como maria farinha, besourinho da praia, vi?va negra, gavi?o se coleira, coruja buraqueira, ti? sangue e perereca, entre outros. Como exemplos de plantas caracter?sticas da restinga podemos citar: sumar?, aperta go?la, a?ucena, brom?lias, cactos, coroa de frade, aroeirinha, jurema e taboa.

Manguezal

A costa brasileira apresenta, desde o Amap? at? Santa Catarina, uma estreita floresta chamada manguezal, ou mangue. Esse ecossistema desenvolve-se, principalmente, no estu?rio e na foz dos rios, onde h? ?gua salobra e local parcialmente abrigado da a??o das ondas, mas aberto para receber a ?gua do mar. Os solos s?o lodosos e ricos em nutrientes. Os manguezais s?o abrigos e ber??rios naturais de muitas esp?cies de caranguejos, peixes e aves. Apresentam um pequeno n?mero de esp?cies de ?rvores, que possuem ra?zes escoras. Essas ra?zes s?o assim chamadas por serem capazes de fixar as plantas em solo lodoso. 

Cerrado

O cerrado ocorre principalmente na regi?o Centro-Oeste. A vegeta??o ? composta de arbustos retorcidos e de pequeno porte, sendo as principais esp?cies: o ara??, o murici, o buriti e o indai?. ? o habitat do lobo guar?, do tamandu? bandeira, da on?a pintada etc.

Mata Atl?ntica

Esse ecossistema estende-se da regi?o do Rio Grande do Norte at? o sul do pa?s. Apresenta ?rvores altas e vegeta??o densa, pouco espa?o vazio. ? uma das ?reas de maior diversidade de seres vivos do planeta. Encontra-se plantas como o pau brasil, o ip? roxo, o angico, o manac? da serra e o cambuci e v?rias esp?cies de animais, como a on?a pintada, a anta, o queixada, o gavi?o e o mico le?o dourado.

A mata de arauc?ria situa-se na regi?o subtropical, no sul do Brasil, de temperaturas mais baixas. Entre outros tipos de ?rvores abriga o pinheiro do paran?, tamb?m conhecido como arauc?ria. Da sua fauna destacamos, al?m da ema, a maior ave das Am?ricas, a gralha azul, o tatu, o quati e o gato do mato.

 Fonte:  http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia5.php acesso feito dia 13/06/2011

Concluindo esse segundo momento da aula, cada um dos trios dever? ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o question?rio abaixo. O question?rio dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

atividade

Responda:

1 ? Qual o bioma predominante na regi?o nordeste do Brasil?

Resposta: Caatinga

2 ? Complete: a Mata Atl?ntica est? sendo destru?da ...

Para a urbaniza??o, constru??o de rodovias e desenvolvimento industrial.

Para o cultivo do caf?.

A Mata Atl?ntica n?o est? sendo destru?da.

Para o cultivo da cana-de-a??car.

Para o extrativismo vegetal.

3 ? O Cerrado ? predominante em qual Regi?o?

Sul

Sudeste

Norte

Nordeste

Centro Oeste

4 ? Complete: o Cerrado se caracteriza por conter...

?rvores com troncos grossos e muito altas, formando florestas.

?rvores baixas, com trocos retorcidos e de apar?ncia seca.

Cactos e palmeiras, longe uns dos outros.

Pinheiros altos e de troncos finos.

Vegeta??o de gram?neas.

5 ? Como se chama a vegeta??o do Sul do pa?s?

Resposta: Campos

6 ? Complete: a Mata de Cocais ? um pequeno bioma localizado...

No Norte brasileiro, perto da linha do Equador.

N?o existe esse bioma.

Na fronteira do Nordeste com o Norte, ?rea do estado do Maranh?o.

No Extremo Sul do Rio Grande do Sul, Regi?o Sul do Pa?s.

? uma faixa litor?nea que cobre o litoral do Sudeste e Sul.

7 ? Quantos s?o os principais biomas brasileiros?

9

3

7

5 (Amaz?nico, Campos, Cerrado, Mata Atl?ntica e Caatinga)

4

8 ? Qual alternativa apresenta as 2 palavras sin?nimas?

Amaz?nia e Amaz?nico

Caatinga e Cerrado

Mata Atl?ntica e Mata de Cocais.

Campos e Pampas.

Floresta Amaz?nica e Mata Atl?ntica.

9 ? A Amaz?nia ? uma:

Floresta

Bioma

10 ? Os Biomas seguem limites demarcados pelo homem?

Sim

N?o

2? momento: pesquisando e aprendendo

Pesquisa

Nesse segundo momento da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as, ainda divididos em trios, a acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox para fazer uma busca de imagens dos animais e das plantas citados no texto ?Principais Ecossistemas Brasileiros?.

O/a professor/a poder? sugerir que os/as alunos/as acessem o site Google Imagens (www.google.com.br/imghp). Uma vez acessado o site, os/as alunos/as devem digitar no campo de busca o nome de um animal ou de uma planta citados no texto e clicar no ?cone ?Pesquisar imagens?. Ser?o localizadas, dessa forma, in?meras imagens. Cabe ao/a professor orient?-los/as ent?o a ?copiar? a imagem da qual eles/as mais gostaram e, em seguida, ?colar? a mesma no software Kolourpaint. O procedimento para tanto ? o seguinte: posicionar o cursor do mouse sobre a imagem selecionada no site, pressionar o bot?o esquerdo do mouse  pad para a abertura de uma janela de op??es e pressionar o bot?o direito do mouse pad na op??o ?copiar?. Feito isso, j? no software Kolourpaint, deve-se pressionar o bot?o direito do mouse pad nas op??es ?editar? e ?colar?.

Com o t?rmino da pesquisa, cada trio dever? utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresenta??o de slides com as imagens selecionadas. A apresenta??o de cada trio deve conter ao menos tr?s imagens do ecossistema pesquisado.

Finalizada a montagem das apresenta??es, os grupos dever?o socializ?-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multim?dia e um data show conectados ao netbooks. A identifica??o das imagens selecionadas deve ser feita pelos/as alunos/as durante essa etapa da atividade.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumenta??o dos/as alunos/as, a maneira como cada um exp?e suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Al?m disso, ele/a deve ficar atento com poss?veis equ?vocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

3? momento: trabalhando a sensibiliza??o

atividade

Nesse terceiro momento da aula, cabe ao/a professor/a solicitar que os/as alunos/as, ainda divididos em trios, elaborem cartazes sobre os ecossistemas brasileiros. A princ?pio, os materiais necess?rios, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados. A seguir, devem ser apresentados os procedimentos.

Material

Figuras de plantas e animais dos ecossistemas brasileiros (previamente selecionadas pelo/a professor/a)

Papel pardo (para a elabora??o dos cartazes)

Fita crepe

Procedimento

Cabe ao/a professor/a expor as figuras aos alunos para que os/as mesmos/as selecionem algumas delas para serem coladas no papel pardo. Alguns espa?os devem ser preservados entre as figuras. Nesses espa?os, os/as alunos/as devem apresentar informa??es b?sicas sobre os animais ou as plantas ?s quais as figuras s?o referentes, concluindo, assim, a elabora??o dos cartazes.

Cada trio dever?, ent?o, apresentar seu cartaz aos demais. Nesse momento da aula, o/a professor/a poder? complementar a descri??o, caso exista elementos que n?o foram abordados pelos grupos.

OBSERVA??O: as figuras podem ser colocadas no quadro da sala de aula, caso o/ professor/a n?o disponha de papel pardo para a elabora??o dos cartazes.

Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-29  acesso feito dia 13/06/2011

4? momento: desfrutando do conhecimento

Videos

Nesse quarto momento da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks 2 v?deos sobre os diferentes ecossistemas brasileiros. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os v?deos em quest?o se encontram dispon?veis.

V?deo 1 ? Ecossistemas Completos

Ecossistema 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=YN-HlTHIQG4&feature=fvst acesso feito dia 13/06/2011

V?deo 2 ? Principais Biomas Brasileiro

Ecossistema 2

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=kLzrUumMQCE&feature=related           acesso feito dia 13/06/2011

Cabe ao/a professor/a executar previamente o download dos v?deos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.

Finalizada a exibi??o dos v?deos, cabe ao/a professor/a iniciar um di?logo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse di?logo pode ser norteado pelas seguintes quest?es: 

1 ? O que mais chamou a sua aten??o nos v?deos?

2 ? Dos ecossistemas brasileiros estudados, qual voc? acha mais interessante? Por qu??

3 ? Qual dos ecossistemas estudados ? caracter?stico do seu Estado?

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com poss?veis equ?vocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em rela??o ?s quest?es em pauta.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.