Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vamos escrever um roteiro de teatro?

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Diana Di?genes G?is

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Ellis Batista Paiva Brito

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Nara Luiza de Almeida Cunha

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Herm?nio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luzia Michelle Nunes da Silva

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

LIS DE MARIA MARTINS

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luzia Michelle Nunes da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: g?neros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer os elementos que comp?em uma narrativa teatral;

  • Escrever uma pe?a teatral;

  • Desenvolver a criatividade atrav?s da elabora??o de um roteiro teatral.

Duração das atividades

3 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades b?sicas em leitura e escrita

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1:  Sala de aula

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Nesta aula ser?o utilizados os seguintes recursos did?ticos:

  • Texto impresso;

  • Caderno, caneta ou l?pis.

?

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor comece a aula lendo a seguinte pe?a teatral com bastante entona??o:

A P?lula Falante

Narrador ? No S?tio do Pica-Pau Amarelo mora uma senhora chamada Dona Benta, vive afastada da correria e do barulho da cidade grande.

(M?sica do S?tio / Entra Dona Benta)

Narrador - Junto com Dona Benta mora a Negra Tia Nast?cia, que adora fazer bolinhos de chuva.

(Entra Tia Nast?cia, com uma panela)

Dona Benta ? Humm! Que cheiro bom este! O que voc? est? fazendo?

Nast?cia ? Estou preparando alguns bolinhos de chuva.

Dona Benta ? Ai que delicia!

Narrador ? No s?tio mora tamb?m a neta de Dona Benta, L?cia, mais conhecida como Narizinho. Ela vive no mundo de fantasias, e n?o desgruda de sua boneca Em?lia, feita de pano pela Tia Nast?cia.

(M?sica da Narizinho - Entra a Narizinho)

Narizinho ? Vov?. Queria tanto que Em?lia falasse como n?s, para ter com quem conversar.

Dona Benta ? Hahaha, ela ? apenas uma boneca, n?o tem como ela falar.

Narizinho ? Tem sim, quando eu fui l? ao Reino das ?guas Claras, o Doutor Caramujo me deu uma de suas p?lulas, para que eu desse a Em?lia e ela come?asse a falar.

Nast?cia ? Aonde j? se viu boneca falar, p?lula falante, caramujo ser doutor, isso ? coisa da sua imagina??o.

Dona Benta para Tia Nast?cia ? Essa minha neta tem cada id?ia, hahaha.

(Dona Benta e Tia Nast?cia saem rindo)
(D? a p?lula para a boneca e a coloca dentro da caixa de costura, e senta no ch?o ao lado da caixa)
(M?sica da Em?lia ? apenas as primeiras estrofes)
(Em?lia sai aos poucos de dentro da caixa)

Narizinho ? Vov?, Tia Nast?cia, venham at? aqui, r?pido!

(Em?lia fica testando a voz)
(Narizinho da um leve tapa nas costas de Em?lia)

Narizinho ? Fala Em?lia, fala Em?lia, fala.

Em?lia ? Estou com um horr?vel gosto de sapo na boca. Eca!

Narizinho ? Uhuulll! Viu vov?, como minha boneca pode falar!

Em?lia ? Mas que caras s?o essas? Quem s?o todos esses? Pra que tanta gente? Tem festa aqui hoje, ?? E voc?s? Sabem por que elas est?o com essas caras de corujas azedas? Quem s?o voc?s? Qual seu nome? E a sua idade? Voc? estuda? Tem que estudar pra ficar t?o inteligente quanto eu! E voc? ai, gosta do S?tio?

(M?sica Em?lia ? refr?o / Todos come?am a dan?ar)

Narrador ? No s?tio do Pica-Pau Amarelo tudo ? poss?vel, a fantasia se mistura com a realidade, e assim, criando muitas aventuras com essa turminha.
Dona Benta ? E algu?m aqui sabe me dizer quem foi Monteiro Lobato?

Em?lia ? Eu sei ? claro, porque sou muito inteligente! Ele foi um grande nome da literatura brasileira, nasceu em Taubat?, na cidade de S?o Paulo, no ano de 1882.

Dona Benta ? Isso mesmo Em?lia! E Monteiro Lobato come?ou publicando seus primeiros contos em jornais e revistas.

Nast?cia ? E estes contos foram colocados em um dos livros dele, que se chama Urup?s.

Narizinho ? Mas ele ? mais conhecido entre as crian?as por seus personagens: Em?lia, Dona Benta, Tia Nast?cia, e muitos outros que fazem parte do S?tio do Pica-Pau Amarelo.

Nast?cia ? No ano de 1948, Monteiro Lobato morreu, mas nos deixou esse grande sucesso, adorado pelas crian?as e tamb?m por muitos adultos.

Dona Benta ? E a gente vai ficando por aqui, mas daqui a pouco, vamos ter muitas mais aventuras.

(M?sica do S?tio do Pica-Pau Amarelo)

Fonte: http://www.mabilee.com/2009/06/peca-de-teatro-pilula-falante.html - acesso em 09/06/2011.

Ap?s a leitura, pergunte aos alunos onde eles encontrariam esse tipo de texto e se j? assistiram alguma encena??o teatral. Em seguida, o docente dever? instigar os alunos a falarem algo que faz parte de uma pe?a teatral, por exemplo: cortina, palco, figurino, atores, cen?rio, ato, sonoplastia, plat?ia.

?

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento, os alunos ir?o expor o que podemos encontrar em uma pe?a teatral. ? importante que cada aluno diga um elemento de forma que todos apresentem tudo que sabem. Aproveite este momento e pe?a para que um aluno anotar no quadro as palavras-chaves ditas pelos demais colegas. Faz-se necess?rio que o professor acrescente alguma palavra que tenha sido esquecida.

?

DISCUSS?O:

Recomenda-se que o professor, junto com os alunos, busquem os significados das palavras, formando um gloss?rio no quadro. Sugere-se que o professor solicite aos alunos registrarem essas palavras no caderno, para que tenham como fonte de pesquisa futura.

?

SISTEMATIZA??O:

Prop?e-se ao professor apresentar, a partir das palavras do gloss?rio, os principais elementos constitutivos do teatro: o que ? um ato, a composi??o das cenas, os personagens, os di?logos, os cen?rios, o espa?o e o roteiro teatral, podendo exemplificar a partir do texto lido no in?cio da aula.

?

?

AMBIENTE 1 / ATIVIDADE 2: Sala de aula

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Para esta aula ser?o utilizados os seguintes recursos did?ticos:

  • Projetor multim?dia;

  • Notebook ou computador;

  • CD, DVD ou pendrive com o v?deo.

?

Observa??o: A aula pode ocorrer na sala de v?deo da escola ou na pr?pria sala de aula.

?

ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO V?DEO:

O v?deo ?Teatro: parte 1 [Recreio com hist?ria]" apresenta a experi?ncia de uma aluna com teatro e dan?a, dando dicas que ajudam na criatividade e interpreta??o. O v?deo tem dura??o de 2 minutos e 30 segundos.

?

?

?

?

imagem 1  imagem 2

?

PARA INSTALA??O DO V?DEO:

1.      Fazer o download do v?deo ?Teatro: parte 1 [Recreio com hist?ria] atrav?s do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14152
Observa??o:  O plugin Windows Media Player ? necess?rio para  a utiliza??o do v?deo proposto. Caso o computador n?o tenha, ? poss?vel fazer o download no link disponibilizado no item 1.

2.      Caso n?o seja poss?vel o uso do recurso online, o professor pode fazer o download da ferramenta e exibi-lo por meio de um pendrive ou CD.

?

DESCRI??O DA ATIVIDADE: 

Sugere-se ao professor colocar o v?deo ?Teatro: parte 1 [Recreio com hist?ria]? para os alunos assistirem.  

?

MOMENTO DO ALUNO:

Ap?s a exibi??o do v?deo, orienta-se que o professor converse com os alunos sobre o que eles acharam da hist?ria da Aline, procurando fazer perguntas que explorem a experi?ncia da aluna, como por exemplo: ?O que Aline faz??, ?O gosto pelo teatro partiu de quais experi?ncias??, ?O que ela imaginava quando assistia aos filmes??, ?Quais dicas Aline cita para escrever uma pe?a teatral??.  Em seguida, proponha que os alunos se organizem em duplas para constru??o de um roteiro de pe?a teatral com no m?ximo quatro cenas, observando os personagens e suas falas, onde se passa a hist?ria, se ter? narrador, dentre outras coisas. ? importante que nesse momento o professor circule entre as duplas, intervindo na escrita das pe?as teatrais, orientando-os na elabora??o da atividade.

?

DISCUSS?O:

Orienta-se que o professor solicite que seja lida algumas pe?as teatrais para toda a turma, instigando-os a observarem a estrutura da pe?a e identificando o que falta para completar a mesma.

?

SISTEMATIZA??O:

Nesse momento, recomenda-se que o professor apresente a estrutura do roteiro teatral, mostrando atrav?s dos acertos e os erros das pe?as lidas o momento certo de acrescentar uma cena, o texto do narrador, a didasc?lia, bem como as falas dos personagens, procurando aproximar o m?ximo poss?vel do formato utilizado no software a ser utilizado na pr?xima aula.

?

?

AMBIENTE 2 / ATIVIDADE 3: Laborat?rio de Inform?tica Educativa ? LIE

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Nesta aula ser?o utilizados os seguintes recursos did?ticos:

  • O computador com o software ?Vamos Escrever?.

?

ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:

O software ?Vamos Escrever? apresenta cinco atividades relacionadas a produ??o de texto, onde nesta atividade ser? realizada apenas a op??o Escrever uma pe?a de teatro.

?

?

?

?

?

imagem 3

?

PARA INSTALA??O DO SOFTWARE:

1. Fazer o download do software ?Vamos Escrever? atrav?s do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11121

2. Descompactar os ficheiro .zip para uma pasta no seu computador;

3. Clicar em instalar .exe para come?ar a instala??o.

?

DESCRI??O DA ATIVIDADE: 

Na atividade ?Escrever uma pe?a de teatro? do software ?Vamos Escrever?, o professor dever? organizar a turma alunos em dupla (se poss?vel as mesmas da atividade 2). Nesse momento, os alunos dever?o transpor a pe?a escrita elaborada na aula anterior para o software, atentando para a introdu??o das cenas, do texto do narrador (caso haja), das falas dos personagens, e se necess?rio for da didasc?lia tamb?m.

?

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento os alunos ir?o compor sua pe?a teatral, com a inser??o de cada elemento, a partir do roteiro criado na aula anterior. Durante esse momento, prop?e-se que o professor esteja atento as duplas para ajudar na elabora??o das pe?as teatrais.  

?

DISCUSS?O:

Depois que os alunos escreverem toda a pe?a teatral no software, sugere-se que o professor converse com os alunos sobrea atividade realizada e escolha algumas duplas para lerem suas pe?as teatrais, buscando reconhecer nos roteiros lidos seus elementos.

?

SISTEMATIZA??O:

Nesse momento ap?s o uso do software, sugere-se que o professor sistematize todo o assunto abordado nas atividades propostas, refor?ando os elementos e a estrutura do roteiro teatral, conversando com os alunos sobre as dificuldades das atividades e/ou d?vidas acerca de pe?as teatrais.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Vamos escrever!: projectos de escrita interactiva Software Educacional
Teatro: parte 1 [Recreio com hist?ria] V?deo

Recursos Complementares

http://teatrobrasil.zip.net/arch2008-06-08_2008-06-14.html - Como escrever uma pe?a de teatro. Acesso em 09/06/2011.

?

http://blogdivertudo.blogspot.com/2010/02/como-fazer-uma-peca-de-teatro-pra.html - Como fazer uma pe?a de teatro. Acesso em 09/06/2011.

?

http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html - Teatro educativo. Acesso em 09/06/2011.

?

http://www.portugues.com.br/redacao/texto/o-texto-teatral---uma-linguagem-encenada-.html - O texto teatral: uma linguagem encenada. Acesso em 09/06/2011.

?

http://www.infopedia.pt/$didascalia ? Didasc?lia: o que ? e como utilizar. Acesso em 09/06/2011.

Avaliação

Nas duas primeiras atividades, recomenda-se que o professor verifique se os alunos conseguiram compreender quais s?o os componentes b?sicos de um roteiro teatral e se conseguiram aplic?-lo na escrita do mesmo. Na terceira atividade, prop?e-se que o professor observe a desenvoltura dos alunos com o uso do software e na adequa??o dos elementos do roteiro teatral ao mesmo.