Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Filosofia | ?tica |
Ensino M?dio | Geografia | Organiza??o da geografia pol?tica do mundo atual, estado e organiza??o do territ?rio |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Ensino M?dio | Geografia | Produ??o e organiza??o do espa?o geogr?fico: proje??es cartogr?ficas |
Ensino M?dio | Hist?ria | Tempo: tranforma??es e mentalidades |
Entender as raz?es do conflito existente entre os palestinos e judeus, bem como a sua localiza??o.
Para que o aluno entenda o conte?do, o professor far? uma breve introdu??o sobre Segunda Guerra Mundial, localiza??o geogr?fica dos pa?ses em conflito, bem como a quest?o religiosa e cultural.
O conflito ?rabe-israelense est? na m?dia constantemente, por?m, quando se trata de aprofundamento das quest?es que determinam a condi??o de disputa, disc?rdia e viol?ncia na regi?o entre esses dois povos faltam uma s?rie de pr?-requisitos para que aqueles que se interessam pela mat?ria possam de fato entender melhor o que est? por tr?s de todo problema que afeta a regi?o da palestina. Neste caso, o professor no inicio da aula escrever? no quadro o seguinte link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conflito_israelo-palestino que ter? o conte?do que ser? a base do desenvolvimento dessa aula e que tamb?m poder? ser consultado pelo aluno posteriormente. Agora, vale lembrar que o conte?do do site em quest?o deve ser impresso ou aberto on-line no computador para que seja trabalhado nesta aula!
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/2001/meast_maps/images/2.gif
A partir do momento em que o aluno estiver com o conte?do em m?os, ser? trabalhado o texto em 3 momentos da aula: 1) respondendo o seguinte questionamento: Se o conflito ? entre Palestino (?rabe) e Judeus, O que significa ser JUDEU? Quem s?o os PALESTINOS? 2) A PALESTINA est? onde? POR QUE EXISTE O CONFLITO entre os povos nessa regi?o?
O professor ir? por meio do texto, auxiliar os alunos no esclarecimento da perguntas acima. Sobre quem ? o JUDEU, nota-se que no texto n?o se explica quem s?o os judeus, apenas faz cita??es, da?, o mestre entra em a??o.
Sugest?o de site ao professor e aluno (esclarecimento sobre quem ? o judeu):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Judeu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Juda%C3%ADsmo
JUDEU: ? um termo utilizado a um membro do grupo ?tnico e religioso originado nas Tribos de Israel ou hebreus do Antigo Oriente. Tamb?m s?o aqueles que foram convertido a religi?o chamada de juda?smo. Claro, que nesse momento, o professor dever? aprofundar sobre os termos que se apresentam no texto, pois o aluno percebendo a import?ncia do assunto, f ar? uma s?rie de perguntas, uma delas ?: O que seria HEBREUS? ANTIGO ORIENTE ? o qu?? Isso acontecendo, ?timo! Est? no caminho certo! O aluno est? interessado na sua aula! Os detalhes com rela??o ao assunto est? no conte?do no link acima sugerid o no qual se baseia no texto em que se desenvolve toda essa aula.
O professor agora, explicar? quem s?o os PALESTINOS e a PALESTINA e indicar? aos seus alunos o site abaixo para posterior aprofundamento.
Palestina: ? a denomina??o hist?rica dada pelo Imp?rio Brit?nico a uma regi?o do Oriente M?dio situada entre a costa oriental do Mediterr?neo e as margens do Rio Jord?o.
Palestino: Popula??o dispersa pelos pa?ses ?rabes ou em campos de refugiados, situad os nos territ?rios ocupados por Israel, ? estimada em 4.000.000 de pessoas.Link que cont?m o mapa que apresenta a regi?o da palestina dividida entre PALESTINOS e JUDEUS:
O mapa est? em ingl?s e ?arab state? significa estado ?rabe que ? o mesmo que o estado palestino, lembrando que os palestinos tem origem ?rabe. E ?jewish state? significa estado judeu. Esse mapa mostra a partilha que as na??es unidas fizeram em 1947 para que os dois povos judeus e palestinos pudessem habitar em paz na regi?o da palestina, coisa que n?o deu certo. Sobre o desenrolar do assunto ser? abordado como pr?ximo t?pico abaixo com o t?tulo ?partilha da ONU em 1947 forma??o do estado de Israel e palestina?.
Sugest?o de site para o professor e aluno (esclarecimento sobre quem ? o palestino):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Palestino
Sugest?o de mapa que apresenta a regi?o do Oriente M?dio onde est? localizada a regi?o da palestina:
http://upl oad.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/51/MiddleEast.png/400px-MiddleEast.png
Assim como os Judeus s?o aqueles que professam o Juda?smo, os palestinos s?o aqueles que professam o Islamismo (religi?o que tem como profeta Maom?, Deus Al? e o livro Alcor?o e tem origem ?rabe.
O professor ter? que destacar para o entendimento do conflito os seguintes conceitos: DI?SPORA, SIONISMO, HOLOCAUSTO e PARTILHA DA ONU.
Todo contexto do conflito em quest?o est? no site acima j? informado: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conflito_israelo-palestino . Vale ressaltar, que ap?s a divis?o da palestina formando o Estado de Israel e Estado Palestino, estes n?o aceitaram tal divis?o, avan?ando assim Israel sobre o territ?rio palestino, criando uma zona de instabilidade pol?tica e territorial no Oriente M?dio.
Link da regi?o da palestina na atualidade e an?lise do conflito ao longo da hist?ria:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/2001/meast_maps/images/2.gif
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/2001/meast_maps/index.shtml
Como conclus?o do trabalho realizado, o professor realizar? o seg uinte exercicio para fixa??o sobre a regi?o motivo do conflito em quest?o o professor far? uma abordagem sucinta sobre o que ? o Oriente M?dio, onde est? localizado e quais s?o os pa?ses que o co nstitui. Nesse momento, o professor utilizar? de sua habilidade para despertar no aluno o interesse pelo assunto. Nesse caso, nada melhor que um mapa da regi?o para impactar visualmente os estudantes.
Sugest?o sites de mapa para se trabalhar com o aluno:
http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php
http://www.sheppardsoftware.com/middle-east_G0_Click.html
Esses sites s?o extremamente interativos. Isso, por sua vez, desperta no aluno a vontade de se informar mais sobre o pa?s e atingir o objetivo da aula: Reconhecer os pa?ses e seus aspectos s?cio-econ?micos e culturais.
Os alunos uma vez acessando os sites ou um atlas distribu?do pelo professor, os mesmo ter?o que preencher a tabela abaixo com os seguintes dados sobre o Oriente M?dio:
(clicar na tabela abaixo para total visualiza??o)
Para finalizar com sucesso o conte?do ministrado, o professor dever? solicitar aos seus alunos o preenchimento do question?rio abaixo com base no v?deo abaixo do professor Reinaldo Scalzaretto que explica de forma did?tica o conflito instalado atualmente na regi?o da palestina.
1. Israel e palestinos, quem s?o eles? Israel s?o os judeus que buscam estabelecer seu espa?o na regi?o da palestina principalmente ap?s a Segunda Guerra Mundial e palestinos s?o povos de origem ?rabe que habita a regi?o da palestina sofrendo a press?o dos judeus que t entam estabelecer sua influ?ncia na regi?o em quest?o.
2. Qual a import?ncia da 2? Guerra Mundia para o inicio dos conflitos entre palestinos e judeus?R= Na Segunda Guerra Mundial em que os judeus foram massacrados, tiveram como incentivo, a volta para a regi?o da palestina.
3. Onde est? no Oriente M?dio a regi?o da palestina?R= A denomina??o hist?rica dada pelo imp?rio brit?nico a uma regi?o do Oriente M?dio situada entre a costa oriental do Mediterr?neo e as margens do Rio Jord ?o.
4. O que foi a chamada "partilha da ONU"? R= A divis?o proposta pela inglaterra em 1947 entre Israelenses e palestinos.
5. Antes da sa?da das tropas inglesas da regi?o da palestina, o que fez Israel? R= Delatou o estado de Israel na regi?o n?o sendo aceito pelos palestinos travando asssim, um conflito na regi?o. Os palestinos ficaram sem Estado
A avalia??o ser? realizada de forma progressiva, ou seja, o professor ir? obter os resultados a cada atividade sugerida, portanto, as atividades propostas nas aulas buscam constantemente estimular os estudantes a questionar, a participar oralmente, a desenvolver a habilidade de consulta a sites de busca, bem como tamb?m apresentar seu ponto de vista, imprimindo assim, uma vis?o cr?tica de forma inteligente e empolgante.