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Victor Gomes Pinto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Espa?o e forma |
- Compreender a condi??o de exist?ncia de um tri?ngulo;
- Classificar tri?ngulos quanto aos lados e quanto aos ?ngulos;
- Determinar a ?rea de um tri?ngulo.
- Medidas de comprimento;
- No??o de desigualdade;
- Medidas de ?ngulos com transferidor.
AMBIENTE 1:Sala de aula
ATIVIDADE 1
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Os recursos utilizados nesta atividade ser?o: cartolina, barbante, tesoura, fita adesiva, r?gua e canudinhos.
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Ap?s dividir a turma em equipes com at? quatro alunos, o professor dever? propor a seguinte atividade:
1) Recortar nove canudos em diferentes tamanhos;
2) Organizar os nove canudos em grupos com tr?s canudos cada um;
3) Medir os lados dos canudos e registrar as medidas numa cartolina da seguinte forma:
?
GRUPO DE CANUDOS |
MEDIDA DO CANUDO 1 |
MEDIDA DO CANUDO 2 |
MEDIDA DO CANUDO 3 |
FORMOU UM TRI?NGULO? |
1 |
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? |
? |
? |
2 |
? |
? |
? |
? |
3 |
? |
? |
? |
? |
?
4) Procurar fazer um tri?ngulo com cada um dos tr?s grupos de canudos.
5) Registrar na ?ltima coluna da cartolina os grupos de canudos que formaram tri?ngulos.
?
Obs: Para montar os tri?ngulos, basta ir passando o barbante por dentro dos tr?s canudos e dar um n? no final.
Fonte: http://www.facil.webs.com/canudos/canudos.htm
MOMENTO DO ALUNO:
Este ? o momento em que os alunos buscar?o desenvolver a atividade.
DISCUSS?O:
Os alunos dever?o fixar no quadro branco a cartolina em que foram registradas as medidas dos canudos e apresent?-las para o restante da turma, como tamb?m os tri?ngulos que conseguiram obter. Professor e alunos discutir?o sobre as dificuldades encontradas pelos alunos na realiza??o dessa atividade. Em seguida, o professor dever? propor os seguintes questionamentos: Para construir um tri?ngulo podemos utilizar qualquer medida nos seus lados? O que se pode observar, quanto ?s medidas dos canudos, nos tri?ngulos que voc?s formaram? E analisando tamb?m os grupos de canudos que n?o formaram tri?ngulos, o que se pode afirmar quanto ?s suas medidas?
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/matematica/condicao-de-existencia-do-triangulo.html
SISTEMATIZA??O:
Neste momento, o professor dever? formalizar, juntamente com os alunos, a condi??o de exist?ncia de um tri?ngulo, estimulando-os a construir no quadro branco a seguinte assertiva: ?Para se ter um tri?ngulo, ? necess?rio que ele tenha em cada um dos seus lados, uma medida menor que a soma das medidas dos outros dois.?
Fonte:http://www.colegioweb.com.br/matematica/condicao-de-existencia-do-triangulo.html
?
AMBIENTE 1: Sala de aula
ATIVIDADE 2
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Os recursos utilizados nesta aula ser?o: cartolina, barbante, transferidor, tesoura, r?gua e canudinhos.
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Com a turma dividida em quatro equipes, o professor dever? propor aos alunos a seguinte atividade:
Grupo 1 e Grupo 2
Utilizando nove canudos, cada grupo, executar? o que se pede:
Construir tr?s tri?ngulos com as seguintes caracter?sticas:
- Tri?ngulo 1: os tr?s lados com o mesmo tamanho;
- Tri?ngulo 2: apenas dois lados com o mesmo tamanho;
- Tri?ngulo 3: os tr?s lados com tamanhos diferentes.
Grupo 3 e Grupo 4
Utilizando nove canudos, cada grupo, executar? o que se pede:
1) Construir tr?s tri?ngulos;
2) Utilizando um transferidor medir os ?ngulos de cada tri?ngulo.
MOMENTO DO ALUNO:
Este ? o momento em que os alunos desenvolver?o a atividade proposta.
DISCUSS?O:
Os alunos dever?o apresentar para o restante da turma os tri?ngulos e dados obtidos. Professor e alunos discutir?o sobre as dificuldades encontradas durante a realiza??o da atividade.
SISTEMATIZA??O:
Nesse momento, o professor dever? formalizar com os alunos a classifica??o dos tri?ngulos quanto aos lados e quanto aos ?ngulos, para isso sugere-se que o professor indique as caracter?sticas do tri?ngulo equil?tero, por exemplo, e solicite aos alunos que escolha entre os tri?ngulos formados por eles, um que esteja de acordo com a caracteriza??o do professor, e assim preencham as tabelas abaixo numa cartolina:
Sugere-se que o professor anexe esta cartolina na sala de aula, pois a mesma poder? ser uma fonte de consulta para os alunos.
AMBIENTE 2: Laborat?rio de Inform?tica
ATIVIDADE 3:
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Os recursos utilizados nesta aula ser?o: o computador, a anima??o ?Tri?ngulo?, que est? dispon?vel no Banco Internacional de Objetos Educacionais com o seguinte endere?o:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10634, r?gua e os tri?ngulos constru?dos nas atividades 1 e 2.
?
?
?
Fonte: Imagem do autor
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Com a turma dividida em duplas, inicialmente o professor dever? solicitar aos alunos que d?em in?cio a anima??o, em seguida, utilizem as medidas dos tri?ngulos constru?dos nas atividades anteriores e calculem as ?reas desses tri?ngulos a partir do que observaram na anima??o exibida.
MOMENTO DO ALUNO
Nesse momento, os alunos desenvolver?o a atividade proposta.
DISCUSS?O:
Os alunos dever?o apresentar ao restante da turma os tri?ngulos escolhidos e suas respectivas ?reas, como tamb?m o c?lculo efetuado para obt?-las. Al?m da discuss?o sobre as solu??es desenvolvidas pelos alunos, o professor dever? estimul?-los a compartilhar as dificuldades encontradas durante a realiza??o da atividade.
SISTEMATIZA??O:
Nesta etapa, professor e alunos devem sistematizar o c?lculo da ?rea de um tri?ngulo, sugere-se que o professor proponha o seguinte questionamento: Se voc?s tivessem escolhido uma altura diferente da que escolheram anteriormente, teriam obtido o mesmo resultado da ?rea do tri?ngulo?
Ap?s os alunos exporem suas respostas ao questionamento proposto, o professor dever? solicitar que eles realizem o c?lculo da ?rea dos tri?ngulos utilizando uma altura diferente daquela que foi considerada no momento do aluno.
Assim, espera-se que os alunos compreendam que independente da altura utilizada a f?rmula exibida na anima??o ? v?lida.
Nome | Tipo |
---|---|
Tri?ngulo | Anima??o/simula??o |
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/area-de-figuras-planas/area-de-figuras-planas.php - Neste site s?o encontrados materiais que podem ser utilizados numa revis?o de geometria plana, como tamb?m estudos complementares sobre ?reas de figuras planas.
Sugere-se que o professor verifique na primeira atividade se os alunos conseguiram montar os tri?ngulos e formular a condi??o de exist?ncia para essa forma geom?trica. e aplic?-la. Na segunda atividade, poder? ser averiguado se os alunos classificaram os tri?ngulos quanto aos lados e quanto aos ?ngulos. J? na atividade 3, o docente poder? identificar se os alunos compreenderam o c?lculo da ?rea de um tri?ngulo.