Portal do Professor

Início do Conteúdo

Construindo e analisando um tri?ngulo

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Ivaneide Ferreira Farias

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Alana Souza de Oliveira

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Francisco Arton Barroso de Oliveira

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Centro Federal de Educa??o Tecnol?gica do Cear?

Elzon Cezar Bezerra Junior

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Victor Gomes Pinto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Herm?nio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

LIS DE MARIA MARTINS

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Magalli Germano Sampaio

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Victor Gomes Pinto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica Espa?o e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a condi??o de exist?ncia de um tri?ngulo;

- Classificar tri?ngulos quanto aos lados e quanto aos ?ngulos;

- Determinar a ?rea de um tri?ngulo.

Duração das atividades

3 horas - aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Medidas de comprimento;

- No??o de desigualdade;

- Medidas de ?ngulos com transferidor.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1:Sala de aula

ATIVIDADE 1

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Os recursos utilizados nesta atividade ser?o: cartolina, barbante, tesoura, fita adesiva, r?gua e canudinhos.


DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Ap?s dividir a turma em equipes com at? quatro alunos, o professor dever? propor a seguinte atividade:

    1)  Recortar nove canudos em diferentes tamanhos;

2)  Organizar os nove canudos em grupos com tr?s canudos cada um;

3)  Medir os lados dos canudos e registrar as medidas numa cartolina da seguinte forma:

?

GRUPO DE CANUDOS

MEDIDA DO CANUDO 1

MEDIDA DO CANUDO 2

MEDIDA DO CANUDO 3

FORMOU UM TRI?NGULO?

1

?

?

?

?

2

?

?

?

?

3

?

?

?

?

?

4)  Procurar fazer um tri?ngulo com cada um dos tr?s grupos de canudos.

5)  Registrar na ?ltima coluna da cartolina os grupos de canudos que formaram tri?ngulos.

?

Obs: Para montar os tri?ngulos, basta ir passando o barbante por dentro dos tr?s canudos e dar um n? no final.

 tri??ngulos

   Fonte:   http://www.facil.webs.com/canudos/canudos.htm

MOMENTO DO ALUNO:

Este ? o momento em que os alunos buscar?o desenvolver a atividade.

DISCUSS?O:

Os alunos dever?o fixar no quadro branco a cartolina em que foram registradas as medidas dos canudos e apresent?-las para o restante da turma, como tamb?m os tri?ngulos que conseguiram obter. Professor e alunos discutir?o sobre as dificuldades encontradas pelos alunos na realiza??o dessa atividade. Em seguida, o professor dever? propor os seguintes questionamentos: Para construir um tri?ngulo podemos utilizar qualquer medida nos seus lados? O que se pode observar, quanto ?s medidas dos canudos, nos tri?ngulos que voc?s formaram?  E analisando tamb?m os grupos de canudos que n?o formaram tri?ngulos, o que se pode afirmar quanto ?s suas medidas? 

tri??ngulos

Fonte:  http://www.colegioweb.com.br/matematica/condicao-de-existencia-do-triangulo.html

SISTEMATIZA??O:

Neste momento, o professor dever? formalizar, juntamente com os alunos, a condi??o de exist?ncia de um tri?ngulo, estimulando-os a construir no quadro branco a seguinte assertiva: ?Para se ter um tri?ngulo, ? necess?rio que ele tenha em cada um dos seus lados, uma medida menor que a soma das medidas dos outros dois.?

Fonte:http://www.colegioweb.com.br/matematica/condicao-de-existencia-do-triangulo.html

?

AMBIENTE 1: Sala de aula

ATIVIDADE 2

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Os recursos utilizados nesta aula ser?o: cartolina, barbante, transferidor, tesoura, r?gua e canudinhos.

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Com a turma dividida em quatro equipes, o professor dever? propor aos alunos a seguinte atividade:

Grupo 1 e Grupo 2

Utilizando nove canudos, cada grupo, executar? o que se pede:

Construir tr?s tri?ngulos com as seguintes caracter?sticas:

- Tri?ngulo 1: os tr?s lados com o mesmo tamanho;

- Tri?ngulo 2: apenas dois lados com o mesmo tamanho;

- Tri?ngulo 3: os tr?s lados com tamanhos diferentes. 

Grupo 3 e Grupo 4

Utilizando nove canudos, cada grupo, executar? o que se pede:

1)    Construir tr?s tri?ngulos;

2)    Utilizando um transferidor medir os ?ngulos de cada tri?ngulo.

MOMENTO DO ALUNO:

Este ? o momento em que os alunos desenvolver?o a atividade proposta.

DISCUSS?O:

Os alunos dever?o apresentar para o restante da turma os tri?ngulos e dados obtidos. Professor e alunos discutir?o sobre as dificuldades encontradas durante a realiza??o da atividade.

SISTEMATIZA??O:

Nesse momento, o professor dever? formalizar com os alunos a classifica??o dos tri?ngulos quanto aos lados e quanto aos ?ngulos, para isso sugere-se que o professor indique as caracter?sticas do tri?ngulo equil?tero, por exemplo, e solicite aos alunos que escolha entre os tri?ngulos formados por eles, um que esteja de acordo com a caracteriza??o do professor, e assim preencham as tabelas abaixo numa cartolina:

tri??ngulos

Sugere-se que o professor anexe esta cartolina na sala de aula, pois a mesma poder? ser uma fonte de consulta para os alunos.

AMBIENTE 2: Laborat?rio de Inform?tica

ATIVIDADE 3:

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Os recursos utilizados nesta aula ser?o: o computador, a anima??o ?Tri?ngulo?, que est? dispon?vel no Banco Internacional de Objetos Educacionais com o seguinte endere?o:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10634, r?gua e os tri?ngulos constru?dos nas atividades 1 e  2.

?

?

?

tri??ngulos

Fonte: Imagem do autor

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Com a turma dividida em duplas, inicialmente o professor dever? solicitar aos alunos que d?em in?cio a anima??o, em seguida, utilizem as medidas dos tri?ngulos constru?dos nas atividades anteriores e calculem as ?reas desses tri?ngulos a partir do que observaram na anima??o exibida.

MOMENTO DO ALUNO

Nesse momento, os alunos desenvolver?o a atividade proposta.

DISCUSS?O:

Os alunos dever?o apresentar ao restante da turma os tri?ngulos escolhidos e suas respectivas ?reas, como tamb?m o c?lculo efetuado para obt?-las. Al?m da discuss?o sobre as solu??es desenvolvidas pelos alunos, o professor dever? estimul?-los a compartilhar as dificuldades encontradas durante a realiza??o da atividade.

SISTEMATIZA??O:

Nesta etapa, professor e alunos devem sistematizar o c?lculo da ?rea de um tri?ngulo, sugere-se que o professor proponha o seguinte questionamento: Se voc?s tivessem escolhido uma altura diferente da que escolheram anteriormente, teriam obtido o mesmo resultado da ?rea do tri?ngulo?

Ap?s os alunos exporem suas respostas ao questionamento proposto, o professor dever? solicitar que eles realizem o c?lculo da ?rea dos tri?ngulos utilizando uma altura diferente daquela que foi considerada no momento do aluno.

Assim, espera-se que os alunos compreendam que independente da altura utilizada a f?rmula exibida na anima??o ? v?lida.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Tri?ngulo Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/area-de-figuras-planas/area-de-figuras-planas.php  - Neste site s?o encontrados materiais que podem ser utilizados numa revis?o de geometria plana, como tamb?m estudos complementares sobre ?reas de figuras planas.

Avaliação

Sugere-se que o professor verifique na primeira atividade se os alunos conseguiram montar os tri?ngulos e formular a condi??o de exist?ncia para essa forma geom?trica. e aplic?-la. Na segunda atividade, poder? ser averiguado se os alunos classificaram os tri?ngulos quanto aos lados e quanto aos ?ngulos. J? na atividade 3, o docente poder? identificar se os alunos compreenderam o c?lculo da ?rea de um tri?ngulo.