Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo sobre a preserva??o da ?gua

Dina Mara Pinheiro Dantas

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Diana Di?genes G?is

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Ellis Batista Paiva Brito

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Nara Luiza de Almeida Cunha

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Herm?nio Borges Neto

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Luzia Michelle Nunes da Silva

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

LIS DE MARIA MARTINS

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Viviane Silva de Andrade

imagem do usuário

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Cear?

Nara Luiza de Almeida Cunha

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender a import?ncia da preserva??o do ambiente aqu?tico;

  • Refletir sobre as conseq??ncias da polui??o das ?guas dos rios/mares;

  • Aprender o sobre o tempo de decomposi??o dos lixos na ?gua.

Duração das atividades

3 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • ? necess?rio que os alunos tenham conhecimento acerca do g?nero textual: narra??o;

  • Conhecimentos b?sicos acerca da polui??o da ?gua dos rios/mares.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1: Laborat?rio de Inform?tica Educativa - LIE

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Nesta aula ser?o utilizados os seguintes recursos:

  • O computador com o v?deo: ?Pardo sim, sujo n?o?;

  • Lousa

Observa??o: Caso o LIE n?o possua lousa, o professor poder? utilizar cartolina ou papel madeira;

  • Caderno, l?pis ou caneta.

?

ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO V?DEO

Este v?deo apresenta o tema conscientiza??o da polui??o dos rios. O v?deo tem uma dura??o de 8 min e 8 seg.

?

?

?

?

imagem 1 imagem 2

Imagens do v?deo: ?Pardo sim, sujo n?o?

?

PARA INSTALA??O DO V?DEO:

1. Fazer o download do v?deo ?Pardo sim, sujo n?o? atrav?s do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11593

Observa??o: O plugin Windows Media Player ? necess?rio para a utiliza??o do v?deo proposto. Caso o computador n?o tenha, ? poss?vel fazer o download no link disponibilizado no item 1.

?

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos sobre ?Por que a ?gua ? importante para as nossas vidas??; ?Quais formas de polui??o das ?guas que voc?s conhecem??. O professor deve anotar as respostas dos alunos na lousa ou em uma cartolina. Em seguida, o professor dever? informar aos alunos que eles ir?o assistir ao v?deo ?Pardo sim, sujo n?o?. Ap?s o t?rmino do v?deo, o professor dever? pedir que os alunos, ainda em duplas, anotem em seus cadernos quais formas de polui??o ? ?gua eles conseguiram visualizar no mesmo.

?

MOMENTO DO ALUNO:

Esse ? o momento em que os alunos estar?o assistindo ao v?deo e fazendo suas anota??es acerca de quais formas de polui??o ? ?gua eles conseguiram identificar.

Os alunos poder?o sentir d?vidas na identifica??o de algumas polui??es encontradas no v?deo, como ? o caso do assoreamento e do?leo que vaza dos navios. Desta forma, ? importante que o docente realize os devidos esclarecimentos acerca das d?vidas apresentadas pelos discentes.

?

DISCUSS?O:

Nesse momento os alunos estar?o apresentando seus apontamentos acerca do v?deo, compartilhando com a turma suas anota??es sobre as polui??es que eles conseguiram identificar. Neste sentido, sugere-se a realiza??o de um rebate como forma de socializa??o das informa??es. Para iniciar o rebate o docente poder? propor os seguintesquestionamentos:?Ser? que os homens n?o gostam de ?gua limpa?? (este foi o questionamento feito pelo Pardinho ao final do v?deo); ?Quais as conseq??ncias da polui??o das ?guas??; ?Quais atitudes podemos tomar para que isso n?o ocorra??.

?

SISTEMATIZA??O:

O professor dever? formalizar os conceitos acerca da polui??o nos rios/mares. O docente dever? explicar que a polui??o das ?guas dos rios/mares pode acarretar diversos problemas, tais como: a morte dos animais e vegetais aqu?ticos devido as subst?ncias t?xicas lan?adas nas ?guas pelas ind?strias e pelos navios; a contamina??o dos homens pelos animais e vegetais atingidos; o lan?amento nos rios, lagos e mares de seres vivos causadores de doen?as atrav?s dos esgotos das cidades.

?

AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2: Sala de Aula

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Nesta aula ser?o utilizados os seguintes recursos:

  • Folhas de papel of?cio;

  • Canetinhas e l?pis de cor.

?

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor inicie a atividade perguntando sobre a hist?ria do v?deo. O docente dever? solicitar que os alunos em duplas recriem uma nova hist?ria para a trajet?ria do peixe Pardinho pelo rio em que n?o haja polui??o, onde dever?o fazer as ilustra??es da hist?ria.

?

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento as duplas estar?o elaborando a nova hist?ria, onde as anota??es realizada na atividade 1 ser?o utilizadas nesta atividade. Os alunos poder?o sentir dificuldades na hora de escrever a narrativa. O professor poder? propor alguns questionamentos para ajudar nas dificuldades dos alunos, tais como: ?Quais dever?o ser os novos cen?rios??; ?Como deveria ser um rio??; ?Ser? que deveria haver lixo dentro dos rios??

?

DISCUSS?O:

Objetivando socializar as hist?rias constru?das, recomenda-se que o professor convide as duplas para socializarem suas produ??es com toda a turma.

?

SISTEMATIZA??O:

Nesse momento o professor dever? ressaltar a import?ncia da ?gua em nossas vidas, pois a utilizamos praticamente em todos os momentos do nosso cotidiano, como: na higiene pessoal (ao tomarmos banho, ao escovarmos os dentes, ao lavarmos as m?os); na alimenta??o (ao prepararmos sucos, ao lavarmos frutas e verduras, ao cozinharmos alimentos); nas tarefas dom?sticas (ao lavarmos lou?as e autom?veis, ao lavarmos cal?adas/pisos, ao lavarmos roupas); na hidrata??o do corpo (ao bebermos ?gua); no lazer (ao tomarmos banho de piscina/mar), e por isso por isso devemos preserv?-la, adotando atitudes como: n?o jogar lixos em qualquer tipo de ambiente aqu?tico; n?o fazer derrubadas de ?rvores pr?ximas ?s margens de rios; n?o usar agrot?xicos nas proximidades aqu?ticas; n?o jogar esgotos nos rios; entre outros.

?

?

AMBIENTE  2/ATIVIDADE 3: Sala de aula

PREPARA??O DO AMBIENTE:

Nesta aula ser?o utilizados os seguintes recursos:

  • Canetinhas, giz de cera, l?pis de cor;

  • Duas folhas de cartolina branca;

  • 1 folha de isopor de 2cm de espessura;

  • Cola de isopor.

?

DESCRI??O DA ATIVIDADE:

Inicialmente, sugere-se que o professor questione os alunos sobre ?Voc?s sabem quanto tempo leva para que os lixos se decomponham na ?gua??. O professor deve anotar as respostas dos alunos na lousa. Em duplas, os alunos ir?o procurar informa??es nos sites. Terminada a pesquisa o professor dever? convidar os alunos para confeccionar um mural para escola com o t?tulo ?Tempo de decomposi??o do lixo na ?gua?. ? importante que conste nas cartolinas desenhos como: o mar, os peixinhos, os lixos e ao lado de cada lixo escrever o nome do mesmo e a quantidade de tempo que leva para se decompor. Sugere-se que o professor cole as cartolinas lado a lado e, em seguida, colar no isopor.

Sugere-se os seguintes sites para os alunos estarem realizando a pesquisa sobre o per?odo de decomposi??o do lixo na ?gua:

http://www.ecosulacap.com.br/modules/mastop_publish/?tac=Tempo_de_Decomposi%E7%E3o_de_Lixo_na_Terra (Acesso: 10/06/2011)

http://www.natureba.com.br/lixo.htm (Acesso: 10/06/2011)

http://www.pescacananeia.com.br/decomposicaoereciclagem.htm (Acesso: 10/06/2011)

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php (Acesso: 10/06/2011)

?

imagem 3

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php ? Acesso em:08/06/2011

?

MOMENTO DO ALUNO:

Nesse momento, os alunos buscar?o realizar a atividade proposta.

?

DISCUSS?O:

? prov?vel que os alunos apresentem dificuldades acerca da confec??o do mural. Desta forma, ? importante que o professor proponha uma discuss?o com os seguintes questionamentos: ?Por que ser? que o homem polui os rios/mares??, ?Ser? que esses lixos prejudicam os seres vivos aqu?ticos??

?

SISTEMATIZA??O:

Recomenda-se que o professor apresente sobre a import?ncia de n?o jogar lixos nos rios/oceanos, pois al?m deles polu?rem um elemento indispens?vel para as nossas vidas, a ?gua, tamb?m podem matar os seres vivos dos ambientes aqu?ticos e, alguns desses materiais levam milhares de anos para se decomporem, o que agrava ainda mais o problema.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Pardo sim, sujo n?o V?deo

Recursos Complementares

Site que fala acerca da utiliza??o da ?gua em nossas vidas - http://www.casal.al.gov.br/utilizacao-da-agua/ (Acesso: 10/06/2011)

Site que fala sobre a polui??o da ?gua - http://giordanobrunoassuncaomiranda.vilabol.uol.com.br/poluicaoagua.htm (Acesso: 10/06/2011)

Avaliação

Na atividade 1, o professor dever? averiguar se os alunos compreenderam as conseq??ncias que a polui??o das ?guas do rios/mares podem acarretar ao meio ambiente; Na atividade 2, o professor poder? verificar se os alunos conseguiram se conscientizar acerca da import?ncia da ?gua para as nossas vidas como tamb?m das atitudes que devemos adotar para preserv?-la; Na atividade 3, o professor dever? identificar se os alunos aprenderam sobre o tempo de decomposi??o dos lixos na ?gua.