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Francisco Arton Barroso de Oliveira ![]() FORTALEZA - CE Centro Federal de Educa??o Tecnol?gica do Cear? |
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Elzon Cezar Bezerra Junior
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Matem?tica | N?meros e opera??es |
- Utilizar uma combina??o de crit?rios de divisibilidade para solucionar um problema.
- Compreender o conceito de n?meros primos a partir de crit?rios de divisibilidade.
- Identificar o conceito de n?meros amigos.
- Quatro opera??es com n?meros inteiros;
- Crit?rios de divisibilidade entre n?meros inteiros;
- Teorema fundamental da aritm?tica.
AMBIENTE 1: SALA DE AULA
ATIVIDADE 1
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Com a turma organizada em dois grupos, o professor dever? propor a seguinte atividade, escrevendo-a no quadro branco:
Complete o quadro ? N?meros Cruzados ?, preenchendo os espa?os em branco com algarismos, de modo que os n?meros formados estejam de acordo com as instru??es indicadas.
N?MEROS CRUZADOS
? |
? A |
? B |
? C |
? A |
? ? |
? |
? |
? B |
? ? |
? |
? |
? C |
? ? |
? |
? |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Horizontal
A ? Um n?mero em que cada algarismo ? o sucessor do algarismo anterior.
B ? O maior n?mero de tr?s algarismos que seja divis?vel por 2.
C ? Um n?mero menor que 300.
Vertical
A ? Um n?mero que n?o ? divis?vel por 2.
B ? Um n?mero divis?vel por 3, mas n?o por 2.
C ? Um n?mero de tr?s algarismos iguais.
MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, os alunos buscar?o realizar a atividade proposta.
DISCUSS?O:
Os grupos dever?o expor ao restante da turma as solu??es obtidas, e o modo como as obtiveram
? |
? A |
? B |
? C |
A |
6 ? |
7 |
8 |
B |
9 |
9 |
? 8 ? |
C |
1 |
5 |
8 ? |
Ap?s ou durante essa exposi??o, recomenda-se que o docente discuta com os alunos suas solu??es, como tamb?m as dificuldades encontradas durante a realiza??o da atividade.
SISTEMATIZA??O:
Com o intuito de formalizar o uso associado dos crit?rios de divisibilidade, o professor dever? propor que cada um dos grupos formule um quadro (este poder? ter mais linhas e colunas do que aquele que foi proposto no in?cio dessa atividade), como tamb?m as instru??es para preench?-lo objetivando a sua solu??o pelo outro grupo.
AMBIENTE 2: SALA DE AULA
ATIVIDADE 2:
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Nesta atividade ser?o utilizados os seguintes recursos: cartolina, fita adesiva e canetas coloridas.
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Com a turma ainda dividida em grupos com at? quatro alunos, objetivando a troca de opini?es entre todos os membros do grupo, o professor dever? propor a seguinte situa??o-problema, escrevendo-a no quadro: Construa numa cartolina uma tabela com 11 linhas e 11 colunas e escreva a sequ?ncia de n?meros naturais de 1 at? 121.
Agora siga as seguintes instru??es:
Proceda da mesma forma at? n?o restar mais n?meros (ap?s o n?mero 2) que sejam divis?veis um pelo outro.
MOMENTO DO ALUNO:
Este ? o momento que os alunos buscar?o realizar a atividade proposta.
DISCUSS?O:
Os alunos dever?o expor para o restante da turma as suas solu??es. Ap?s ou durante essa exposi??o, recomenda-se que o professor discuta com a turma quais as dificuldades encontradas para a forma??o da tabela proposta.
Fonte: http://cadernosdematematica.blogspot.com/2011/02/quem-foi-erastotenes.html
SISTEMATIZA??O:
Com o intuito de formalizar os conceitos ressaltados no momento anterior (discuss?o), recomenda-se que o docente denomine as tabelas constru?das pelos alunos de Crivo de Erat?stenes. Em seguida, o professor dever? propor o seguinte questionamento: Quais seriam as duas caracter?sticas que podem ser atribu?das a todos os n?meros que n?o foram riscados no que diz respeito ? divisibilidade?
Espera-se que os alunos respondam: cada n?mero s? possui dois divisores naturais, o n?mero 1 e ele mesmo.
O professor dever? ent?o denominar esses n?meros de ?N?meros primos?, e os n?meros que foram riscados de n?meros compostos.
E em seguida, o professor dever? propor o seguinte questionamento: e o n?mero 1, porque n?o foi considerado no processo de constru??o do crivo.
Espera-se que os alunos concluam que o n?mero 1 n?o participou do processo, pois do contr?rio todos os n?meros teriam sido riscados, j? que todos os n?meros da tabela s?o divis?veis por 1.
AMBIENTE 3: Laborat?rio de inform?tica
ATIVIDADE 3:
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Os recursos utilizados nesta atividade ser?o o computador e a anima??o "N?meros Amigos", dispon?vel no banco internacional de objetos educacionais:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14637
?
?
Fonte:Imagem da anima??o N?meros amigos
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Com os alunos organizados em duplas, o docente dever? propor a seguinte atividade:
Descubra qual ? a condi??o para que dois n?meros sejam chamados N?MEROS AMIGOS utilizando a anima??o N?meros Amigos.
MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, os alunos buscar?o realizar a atividade proposta pelo docente.
DISCUSS?O:
Os alunos dever?o expor para o restante da turma quais as observa??es que realizaram ao longo da manipula??o do aplicativo, como tamb?m a sua solu??o, ou seja, qual a condi??o para que dois n?meros sejam chamados n?meros amigos. Recomenda-se que o professor discuta com a turma quais as dificuldades encontradas durante a elabora??o das solu??es obtidas.
SISTEMATIZA??O:
Com o objetivo de formalizar o conceito de n?meros amigos, ou seja, dois n?meros s?o chamados de n?meros amigos quando a soma dos divisores de um deles resultar no outro n?mero, o professor dever? propor que sejam formados grupos a partir da jun??o de tr?s duplas, onde cada um deles ir? escolher um outro grupo e propor tr?s n?meros que podem ser considerados n?meros amigos, objetivando que este grupo escolhido realize seus c?lculos e responda quais s?o os dois n?meros que podem ser chamados amigos entre os tr?s que foram propostos.
Nome | Tipo |
---|---|
N?meros Amigos | Anima??o/simula??o |
RECURSOS COMPLEMENTARES:
?
http://pt.wikilingue.com/gl/N%C3%BAmeros_amigos - Este site traz mais informa??es sobre o conte?do abordado.
Na atividade 1, o professor poder? averiguar se os alunos souberam utilizar os crit?rios de divisibilidade para preencher o quadro ?N?meros Cruzados?. Na atividade 2, sugere-se verificar se os alunos conseguiram compreender o conceito de n?meros primos a partir de crit?rios de divisibilidade. Na atividade 3, o docente poder? averiguar se o aluno conseguiu identificar o conceito de n?meros amigos.