FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
|
Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais
FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
FORTALEZA - CE Universidade Federal do Cear? |
Luciane Mara Cardoso Freitas, Lysandra Guedes Fontenele
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as quest?es socioambientais |
| Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
| Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Entender os processos pelos quais a ?gua passa at? chegar a nossa casa;
Explicar os impactos ambientais aliando-os ?s quest?es s?cio-econ?micas;
Compreender os processos c?clicos da ?gua na natureza a partir de um experimento.
Para a realiza??o desta aula, os alunos devem ter um conhecimento geral sobre:
Estados f?sicos da ?gua (s?lido, l?quido, gasoso);
Transforma??es dos estados f?sicos da ?gua.
ATIVIDADE 1/AMBIENTE 1: Laborat?rio de Inform?tica Educativa - LIE
PREPARA??O DO AMBIENTE
Nesta atividade, os alunos necessitam de computadores com acesso ? internet, dos v?deos A turma da Clarinha e o ciclo da ?gua e Preserva??o da ?gua , cartolinas e canetinhas. Esta atividade poder? ser realizada em duplas.
?
DESCRI??O DA ATIVIDADE
Inicialmente, o professor dividir? a turma em duplas e disponibilizar? os seguintes v?deos para os alunos:
Imagens dispon?veis em:
http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws&feature=related (Acesso: 10/06/11) http://www.youtube.com/watch?v=tjuPp9AoMSo&feature=related (Acesso: 10/06/11)Em seguida, os alunos dever?o descrever o percurso da ?gua, citando por quais eventuais fases e processos este recurso passa: De onde a ?gua vem? Para onde a ?gua vai? Os alunos demonstrar?o suas percep??es atrav?s de desenhos feitos por eles nos pap?is.
?
MOMENTO DO ALUNO
Este ser? o momento em que os alunos assistir?o ao v?deo e realizar?o os desenhos. Poder?o surgir algumas d?vidas em rela??o ? diferen?a entre o tratamento da ?gua vinda do manancial e da ??gua? vinda do esgoto? Para ajudar os alunos, o professor poder? apresentar os seguintes questionamentos: "Existe alguma diferen?a entre a quantidade de sujeira encontrada nos dois tipos de ??gua??", "Ser? que o investimento financeiro ser? maior ao tratar o esgoto?".
?
DISCUSS?O
Primeiramente, os alunos ir?o expor seus desenhos, explicando-os. Em seguida, o professor poder? iniciar um debate a partir dos seguintes questionamentos: "Caso o rio que abastece minha cidade seja polu?do, quais os problemas que poder?o surgir para o tratamento desta ?gua para o nosso consumo?", "Quem sofrer? mais com isso, as pessoas mais pobres ou as mais ricas? Por qu??".
?
SISTEMATIZA??O
Para formalizar o conte?do desta atividade, o professor poder? pedir aos alunos para escreverem na lousa o caminho que a ?gua atravessa, montando um grande ciclo da ?gua.
?
?
ATIVIDADE 2/AMBIENTE 1: Laborat?rio de Inform?tica Educativa - LIE
PREPARA??O DO AMBIENTE
Nesta atividade, os alunos precisar?o de computadores com acesso ? internet, dos v?deos A turma da Clarinha e o ciclo da ?gua e Preserva??o da ?gua , pap?is (qualquer tipo) e l?pis. Esta atividade ser? realizada com as mesmas duplas da atividade anterior.
?
DESCRI??O DA ATIVIDADE
Nesta atividade, os alunos ir?o identificar nos v?deos da atividade anterior as a??es que o personagem L?o e as pessoas em geral realizam de forma que possam gerar preju?zos tanto ? sa?de quanto ao meio ambiente. Primeiramente, os alunos visualizaram novamente os v?deos, em seguida, eles ir?o listar nos pap?is todas as a??es que geram preju?zos.
?
MOMENTO DO ALUNO
Nesse momento, os alunos construir?o a lista anunciada na descri??o desta atividade. Eles poder?o ter dificuldades em identificar as atividades que podem gerar preju?zos ? sa?de das pessoas. Para ajudar os alunos, o professor poder? fazer os seguintes questionamentos: "O que voc? toma no seu caf? da manh??", "Voc? acorda na hora correta?", "Quais as doen?as que podem ser veiculadas atrav?s do lixo colocado em local inadequado?".
?
DISCUSS?O
Neste momento, os alunos apresentar?o suas listas. Objetivando um debate coletivo, o professor dever? solicitar aos alunos que expliquem como cada uma das a??es mencionadas pode danificar o meio ambiente e a sa?de das pessoas.
?
SISTEMATIZA??O
O professor deve, neste momento, dividir a sala em sete grupos. O primeiro grupo ter? que apontar uma das a??es que foram listadas e escolher outro grupo para dizer o porqu? desta atividade gerar malef?cios. E assim, prosseguir? esta din?mica at? que todos os grupos citem uma a??o e fa?am as respectivas explica??es.
?
?
ATIVIDADE 3/AMBIENTE 1: Laborat?rio de Inform?tica Educativa - LIE
PREPARA??O DO AMBIENTE
Os alunos ir?o precisar de computadores com acesso ? anima??o Ciclo da ?gua , pap?is (qualquer tipo) e l?pis. Esta atividade ser? realizada em duplas.
?
ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL
A anima??o Ciclo da ?gua est? dispon?vel para download no site http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14472
?
?
?
?
Abaixo est?o algumas imagens do objeto educacional:
Figura 1 Figura 2
Para a visualiza??o da anima??o ? necess?rio apenas que o computador tenha instalado o Microsoft Office Power Point.
?
Observa??o: Quando o aluno estiver terminado de visualizar a anima??o, ele deve apertar a tecla ESC do teclado para fech?-la.
?
DESCRI??O DA ATIVIDADE
Esta atividade ser? realizada utilizando-se a anima??o Ciclo da ?gua . Primeiramente, os alunos observaram a experi?ncia do terr?rio apresentada no objeto educacional. Em seguida, eles ter?o que utilizar os pap?is disponibilizados para fazer uma rela??o entre os acontecimentos ocorridos em rela??o ao ciclo da ?gua apresentado no ambiente criado com os que ocorrem na natureza.
?
MOMENTO DO ALUNO
Neste momento, os alunos ter?o que fazer as associa??es entre o que est? ocorrendo no terr?rio e o que ocorre na natureza. Os alunos poder?o ter algumas d?vidas como: O que ? a seiva bruta? Por que existe uma aranha no terr?rio?O professor poder? fazer os seguintes questionamentos para ajudar no racioc?nio dos alunos: Existe algum recurso do solo que serve para a sobreviv?ncia da planta?Como a ?gua pode transportar estes recursos? Al?m da aranha, que outros organismos existem no terr?rio?Juntando todos esses organismos diferentes, o que podemos concluir em rela??o ? natureza?
?
DISCUSS?O
Os alunos ter?o que apresentar a todos os fen?menos naturais que eles conseguiram identificar no terr?rio. Para que os alunos possam debater entre si, o professor poder? fazer o seguinte questionamento: O que acontece se o recipiente onde est? o terr?rio for destampado, que observa??es consider?veis podem ser levantadas?
?
SISTEMATIZA??O
Primeiramente, o professor dividir? a turma em duas equipes. Em seguida, ele dever? disponibilizar aos alunos em pap?is recortados as partes que se encontram em destaque na tabela 1 de maneira que fiquem n?tidas para todos. Cada equipe ir? construir uma tabela e, no final, o professor ir? conferir se as duas equipes constru?ram as tabelas corretamente. Os alunos colocaram as palavras na lousa com fita adesiva.
| Ambiente criado | Ambiente natural |
| A irriga??o do ambiente com ?gua | Chuva, precipita??o |
| Pl?stico tampando o ambiente | Forma??o de nuvens |
| Assimila??o da ?gua pelo solo e pelas plantas | Infiltra??o da ?gua |
| A forma??o de vapor atrav?s da ?gua que fica na superf?cie das folhas | Evapora??o |
| Forma??o de bolhas de ?gua no pl?stico | Condensa??o da ?gua evaporada em forma de vapor |
| O escorrimento da ?gua que ficou no pl?stico | Chuva, precipita??o |
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Ciclo da ?gua | Anima??o/simula??o |
Anima??o sobre a import?ncia do ciclo da ?gua
http://www.youtube.com/watch?v=dmDYgaaIdw8 - ? um v?deo que apresenta uma anima??o sobre a import?ncia da ?gua. Acesso: 11/06/11
?
Prof Aline? Ci?ncias
http://profaline-ciencias.blogspot.com/2009/04/como-fazer-um-terrario.html - Trata-se de um blog com instru??es para a cria??o de um terr?rio. Acesso: 11/06/11
?
Turma da M?nica - economizar ?gua
http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY - Este v?deo apresenta um clip da turma da M?nica sobre a economia de ?gua. Acesso: 11/06/11
A avalia??o desta aula dever? ser realizada principalmente nas discuss?es e sistematiza??es em que os alunos apresentaram o que conseguiram entender durante a realiza??o das atividades. Na atividade 1, poder? ser verificado se o aluno conseguiu entender o percurso da ?gua na natureza e o caminho percorrido at? chegar na nossa casa. Na atividade 2, o professor poder? analisar se os alunos conseguiram identificar a atua??o das pessoas na gera??o de impactos e explicar como estes impactos ocorrem. Na atividade 3, poder? ser verificado se os alunos conseguem associar os acontecimentos de um experimento aos fen?menos que ocorrem na natureza.