Mariane ?llen da Silva
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gerv?sio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Formas de organiza??o dos conte?dos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Professor, ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Dever? tamb?m ser capaz de expor seu pensamento atrav?s da linguagem oral. Os alunos tamb?m precisam ter desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox e utilizar os programas: KWord e o KRecord.
?
Professor, disponha a turma em roda de conversa e dialogue com os alunos sobre os v?rios tipos de aves existentes. Voc?s conhecem alguma ave? Qual? J? viram pessoalmente?
Organize um gr?fico na lousa sobre as principais aves relatadas pelos alunos. Se preferir, utilize o programa KWord do laptop Classmate ( ?rea de Trabalho > Processador de Textos) para construir o gr?fico com os alunos. Se optar pelo uso do KWord, oriente os alunos a criarem uma tabela, com 10 linhas e 10 colunas.
Imprima as tabelas, e pe?a para os alunos colorirem os quadrinhos de acordo com a ave conhecida.
?
IMAGEM DO GR?FICO NA LOUSA
?
Fonte: Acervo da autora
?
IMAGEM DO GR?FICO NO PROGRAMA KWORD
?
?
Logo ap?s a constru??o do gr?fico pergunte aos alunos: Quais s?o as caracter?sticas das aves? Anote na lousa e solicite que registrem no caderno de Ci?ncias.
?
?
?
Em seguida, proponha aos alunos, que fa?am uma pesquisa utilizando o laptop Classmate. Eles dever?o pesquisar a anatomia das aves, pe?a que pesquisem as fun??es de cada membro das aves citadas. Se preferir, providencie livros espec?ficos que falam sobre essa tem?tica.
Sugerimos abaixo, alguns s?tios sobre esses temas, para acess?-los entre na internet do laptop Classmate, no programa Mozilla Firefox (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).
Organize a pesquisa em duplas, mas solicite que todos registrem suas descobertas no caderno de Ci?ncias ou por meio do programa Kword ( ?rea de Trabalho > Trocessador de Textos). Ao finalizar a digitaliza??o ? necess?rio fazer a impress?o do texto para que os alunos colem no caderno de Ci?ncias.
?
?
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-876-4362-,00.html
?
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/caracteristicas-gerais-das-aves.php
?
http://educacao.uol.com.br/ciencias/aves-penas.jhtm
?
http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_oviparos.htm
?
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioaves.php
?
?
Professor, para esse momento, sugerimos o estudo de p?ssaros, devido a grande quantidade existente em nosso pa?s. Para tanto, disponibilize uma c?pia do texto abaixo para cada aluno. Se preferir, utilizando o laptop acesse a internet a partir do programa Mozilla Firefox (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) e pe?a para os alunos digitarem o seguinte s?tio: http://leituraescritaalunos.blogspot.com/2009/06/abc-da-passarada.html. Nele encontrar?o o texto:
?
ABC da passarada
?
Andorinha
Bem ? te ? vi
Coleirinha
Dorminhoco
Ema
Falc?o
Gra?na
Harpia
Inhambu
Jacutinga
Lindo ? azul
Main?
Noivinha
Oitib?
Pintassilgo
Quiriri
Rolinha
Sabi?
Tico ? tico
Uirapuru
Viuvinha
Xex?u
Zabel?
?
LALAU E LAURA BEATRIZ. Fora da gaiola e outras poesias. S?o Paulo: Companhia das letrinhas, 1995, p.28.
?
?
Pe?a que os alunos leiam o poema, em seguida, indague-os: Voc?s conhecem os p?ssaros brasileiros? Circulem no texto, com l?pis de escrever, o nome de alguns deles. Pe?a aos alunos, que falem os nomes dos p?ssaros destacados no poema, sem repetir.
?
Logo ap?s, solicite que os alunos colem a folha com o poema no caderno, em seguida proponha que cada aluno fa?a as seguintes atividades sobre o texto. Registre-as na lousa, pe?a que os alunos as copiem e resolvam.
?
1 ? Pinte de uma mesma cor a letra inicial do nome de cada p?ssaro.
2 ? Observe as letras que voc? pintou. O que descobriu?
Espera-se que o aluno responda: que as letras iniciais, na ordem em que aparecem, formam o alfabeto.
3 ? Por que o poema se chama ?ABC da passarada??
Espera-se que o aluno responda: porque ele forma um abeced?rio com as letras iniciais de p?ssaros brasileiros.
4 ? Quais desses p?ssaros voc? conhece? Desenhe e escreva o nome de cada um.
?
?
Professor, para que seus alunos conhe?am um pouco sobre as aves aqu?ticas disponibilize a letra da m?sica abaixo. Cante-a com com eles e depois fa?a a leitura coletiva da mesma. Se preferir, utilize o laptop Classmate, acesse com os alunos o v?deo sobre essa m?sica utilizando a internet a partir do programa Mozilla Firefox (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) e digite o endere?o: http://www.youtube.com/watch?v=z8-yWOXXJ4Y
?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=z8-yWOXXJ4Y
?
O Pato
Composi??o: Vinicius de Moraes / Toquinho / Paulo Soledade
?
Q??n! Q?en! Q??n! Q?en!
Q??n! Q?en! Q??n! Q?en!
Q??n! Q?en! Q??n! Q?en!
Q??n! Q?en! Q??n! Q?en!
?
L? vem o Pato
Pata aqui, pata acol?
L? vem o Pato
Para ver o que ? que h?...(2x)
?
O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No p? do cavalo
Levou um coice
Criou um galo...
?
Comeu um peda?o
De genipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no po?o
Quebrou a tigela
Tantas fez o mo?o
Que foi pr? panela...
?
Qu?! Qu?! Qu?! Qu? Qu?!
Qu?! Qu?! Qu?! Qu? Qu?!
Qu?! Qu?! Qu?! Qu? Qu?!
?
http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/86808/
?
Em seguida, fa?a algumas perguntas para seus alunos sobre a m?sica:
?
1 ? Quais aves s?o faladas na m?sica?
Resposta esperada: Pato, galinha, marreco.
2 ? Quais diferen?as existem entre elas?
Resposta esperada: Pato e marreco s?o aves aqu?ticas (nadam) e galinha n?o.
?
Professor, explique que a maioria das aves aqu?ticas passa grande parte do tempo em lagos, lagoas, rios, represas e mar. Os patos n?o afundam porque nas suas penas existe um ?leo que as tornam imperme?veis, ou seja, a prova d? ?gua. Al?m do mais, os p?s das aves aqu?ticas se diferenciam das outras, pois s?o achatados e os dedos dos p?s do pato, por exemplo, s?o unidos por membranas que aumentam a superf?cie. As aves aqu?ticas nadam movimentando alternadamente as duas patas.
?
Professor, em seguida solicite que os alunos acessem a internet a partir do programa Mozilla Firefox (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) utilizando o laptop Classmate e proponha um momento para fazer com seus alunos a dobradura de pato, cisne ou marreco.
?
http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-cisne/
?
Solicite que os alunos sigam corretamente as instru??es para construir a dobradura. Oriente sempre que necess?rio.
?
?
Professor, para os alunos vivenciarem um pouco sobre as v?rias esp?cies de aves, seria interessante agendar um hor?rio em zool?gico da cidade, para realizarem um trabalho de campo e conhecerem os h?bitos alimentares, o habitat, as cores dos animais, dentre outras caracter?sticas.
Professor, o laptop Classmate possui um dispositivo que permite a grava??o de sons. Utilize esse momento para juntamente com os alunos gravar os sons das aves.
Para acessar o programa, KRecord, siga as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Multim?dia > Editores de ?udio > KRecord).
Para salvar o som, clique no menu arquivo, escolha a op??o: salvar, pasta desejada, e ent?o, digite um nome para o som. Em seguida, pressione OK.
?
Fonte: Acervo da autora
?
?
Se n?o tiver como visitar um zool?gico, sugerimos que utilize a internet a partir do programa Mozilla Firefox (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) do laptop Classmate e acesse os s?tios abaixo. Esses s?tios s?o de zool?gicos de algumas cidades do Brasil e cont?m v?rias informa??es sobre as aves, bem como imagens, vale conferir!!!
?
http://www.rio.rj.gov.br/web/riozoo/listaconteudo?search-type=aves
http://bicharada.net/animais/animais.php?gid=3
http://www.zoologico.sp.gov.br/aves.htm
?
Logo ap?s, fa?a um relat?rio coletivo com a turma sobre a atividade desenvolvida.
Voc?, poder? utilizar o programa KWord ( ?rea de Trabalho > Processador de Textos) ou registrar o relat?rio no caderno de Ci?ncias.
Exemplo:
?
RELAT?RIO
?
No dia ____de _____________de 20____, n?s alunos do____ ano do Ensino Fundamental da Escola
_______________________________________________, fomos ao zool?gico _________________ para conhecermos os animais que vivem l?, principalmente as aves.
Ouvimos os sons dos animais e estes se misturaram aos sons da natureza.
Vimos as seguintes aves: __________,_________________,______________
Al?m das aves vimos outros animais, tais como:_____________________
Observamos como os animais se alimentam.
Olhamos atentamente que as aves se alimentam de sementes e de frutas.
Minha opini?o sobre este trabalho de campo ?_______________
?
Professor, ? muito importante, que voc? estimule os alunos a justificarem suas respostas.
?
?
Professor, nesse momento explique que muitas aves correm o risco de desaparecer do planeta e que isso ? denominado extin??o, isto ?, o desaparecimento irrevers?vel de esp?cies e isso acontece quando o ?ltimo animal de uma determinada esp?cie morre. Ocorre de forma natural como consequ?ncia evolutiva e de forma causal como consequ?ncia do desequil?brio no ecossistema ou no habitat provocados pelo homem. De forma natural, a extin??o de uma esp?cie pode ocorrer por transforma??es clim?ticas, mudan?as no comportamento, doen?as, parasitas e por competi??es entre esp?cies por territ?rio.
A partir dessas informa??es, sugerimos jogos sobre a extin??o de aves e de outros animais que poder?o ser utilizados pelos alunos.
Utilizando o laptop Classmate, acesse a internet a partir do programa Mozilla Firefox (?rea de Trabalho > Navegador de Internet), e junto com os alunos acesse o seguinte s?tio do IBGE:
?
http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/jogo_da_memoria/default.htm
?
?
Acompanhe a participa??o dos alunos no jogo e se necess?rio, fa?a interven??es.
http://aves-fotos-bira.blogspot.com/search/label/Sabi%C3%A1-laranjeira
http://www.infoescola.com/biologia/aves-marinhas/
http://educacao.uol.com.br/ciencias/aves-penas.jhtm
http://www.saudeanimal.com.br/aves.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31995
Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, voc? dever? destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com rela??o ao entendimento sobre as aves. Verifique se os objetivos estabelecidos foram alcan?ados e principalmente, se os alunos perceberam os diversos tipos de aves, se entenderam as caracter?sticas das aves, inclusive das aqu?ticas, bem como a utiliza??o dos programas do laptop Classmate.