Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
?
?
?
?
Saber o que significa conviver bem com os outros, o respeito ao pr?ximo e o di?logo.
Aula 1:
?
?
(Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ESC1IGiqPT4&feature=related, acesso em 15 de junho de 2011)
?
?
Atividade para casa:
?
Solicite aos alunos que fa?am uma entrevista com seus familiares sobre o desrespeito as diferen?as, que ? t?o constante em nossa sociedade. Auxilie os alunos a produzirem as perguntas e estabele?a o m?nimo de 3 perguntas. Eles devem filmar os entrevistados, gravar em pen drive e trazer para a pr?xima aula. Para essa atividade os alunos devem acessar o ?cone c?mera da ?rea de trabalho.
Sugest?es de perguntas:
?
Aula 2 e 3:
?
?
Aula 4:
?
?
DIFEREN?A DE CLASSES SOCIAIS
?
O Pobre
(Dispon?vel em: http://www.24horasnewspaper.com/mostranews.php?l=9063, acesso em 15 de junho de 2011)
?
O Rico
?
(Dispon?vel em: http://www.domtotal.com/especiais/artigo_detalhes.php?espId=776&espId_art=783, acesso em 15 de junho de 2011)
?
DIFEREN?AS DE IDADE
?
(Dispon?vel em: http://www.fotolog.com.br/mirous/86298796, acesso em: 15 de junho de 2011)
?
DIFEREN?A DE ANO DE ENSINO
?
(Dispon?vel em: http://escolaireneszukala.blogspot.com/2009/06/momento-da-leitura-no-pre-escolar.html, acesso em: 15 de junho de 2011)
?
(Dispon?vel em: http://silveiraroccha.blogspot.com/2011/05/cne-aprova-mudancas-no-ensino-medio.html, acesso em: 15 de junho de 2011)
?
DIFEREN?A DE SEXO:
?
Menina:
(Dispon?vel em: http://poesiasinfantisdeursulaavner.blogspot.com/, acesso em 15 de junho de 2011)
?
?
Meninos:
?
Dispon?vel em: http://www.brasilcultura.com.br/antropologia/brincadeiras-folcloricas/, acesso em: 15 de junho de 2011)
?
DIFEREN?AS RELIGIOSAS:
?
Isl?micos
?
?
(Dispon?vel em: http://www.blogativo.net/2009/02/conheca-o-islamismo.html, acesso em: 15 de junho de 2011)
Cat?licos
?
?
(Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Girl_at_catholic_christening.jpg, acesso em: 15 de junho de 2011)
?
?
Evang?licos
(Dispon?vel em:http://www.lojaevangelica.com.br/blog/tag/biblia/, acesso em: 15 de junho de 2011)
?
?
?
?
?
?
Hindu?stas
?
(Dispon?vel em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ab/Namaste1.jpg, acesso em: 15 de junho de 2011)
NECESSIDADES ESPECIAIS:
(Dispon?vel em: http://iapnes.blogspot.com/2010/12/pessoas-com-necessidades-especiais.html, acesso em: 20 de junho de 2011)
(Dispon?vel em: http://valschueler.blogspot.com/2009/01/cartilha-sobre-incluso-de-cegos-na-ufs.html, acesso em: 20 de junho de 2011)
(Dispon?vel em: http://blig.ig.com.br/pizzi/2010/03/26/quem-sabe-respeitando-as-diferencas-seremos-um-dia-todos-iguais/, acesso em: 20 de junho de 2011)
Atividade:
?
Professor (a) proponha a seguinte tarefa aos alunos:
?
?
Aula 5 e 6:
?
Inicie a aula expondo aos alunos em data show o v?deo feito na ?ltima aula, que cont?m o di?logo acerca das v?rias diferen?as existentes e da necessidade de respeitarmos e aprendemos a conviver bem com todos, para a harmonia da comunidade escolar. Em seguida, proponha a atividade abaixo:
?
Atividade
?
O professor (a) pode utilizar os sites abaixo para pesquisar acerca do tema dessa aula:
?
Sugest?o de imagens para trabalhar o respeito as diferen?as:
?
?
(Dispon?vel em: http://www.amorderebelde.blogger.com.br/, acesso em: 15 de junho de 2011)
?
(Dispon?vel em: http://marisa-shiroto.blogspot.com/2010/01/respeito-as-diferencas.html, acesso em: 15 de junho de 2011)
Para avaliar o aproveitamento dos alunos no decorrer do desenvolvimento dessa proposta observe a participa??o dos mesmos nos di?logos e nas atividades dadas.
?
Al?m disso, a atividade sugerida na aula 3 pode ser utilizada pelo professor (a) como estrat?gia de avalia??o, pois atrav?s da reda??o solicitada o educador (a) perceber? se os alunos entenderam que existem muitas diferen?as entre as pessoas, mas que devemos aprender a conviver com os outros mesmos que eles sejam diferentes de n?s.