Portal do Professor

Início do Conteúdo

Pensando sobre a conviv?ncia na escola-UCA

Autor e Co-autor(es)

Luciana Xavier de Castro imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Aprender? sobre algumas das v?rias diferen?as existentes na escola: de classe social, de idade, de ano de ensino, f?sicas, psicol?gicas, de necessidade especiais, de sexo, de religi?o, dentre outras.

?

  • Al?m disso, entender que devemos respeitar a todos, mesmo sendo diferentes de n?s.

?

?

?

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber o que significa conviver bem com os outros, o respeito ao pr?ximo e o di?logo.

Estratégias e recursos da aula

 Aula 1:

?

  • Para iniciar a aula, pe?a para os alunos acessarem e assistirem ao v?deo abaixo:

?

convivencia

(Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ESC1IGiqPT4&feature=related, acesso em 15 de junho de 2011)

  • Em seguida, converse com os alunos acerca do v?deo, destaque a mensagem principal do v?deo que ? o respeito e a conviv?ncia com todos, independente das diferen?as existentes. Incentive os alunos a darem exemplos do ?dia a dia? que evidenciam situa??es de preconceitos para com os ?diferentes?.

?

?

Atividade para casa:

?

Solicite aos alunos que fa?am uma entrevista com seus familiares sobre o desrespeito as diferen?as, que ? t?o constante em nossa sociedade. Auxilie os alunos a  produzirem as perguntas e estabele?a o m?nimo de 3 perguntas. Eles devem filmar os entrevistados, gravar em pen drive e trazer para a pr?xima aula. Para essa atividade os alunos devem acessar o ?cone c?mera da ?rea de trabalho.

Sugest?es de perguntas:

  • Voc? j? vivenciou situa??es de desrespeito ao pr?ximo?
  • Como voc? reagiu a essa situa??o?
  • O que devemos fazer para incentivar as pessoas que est?o em nossa volta a respeitar a todos?

?

Aula 2 e 3:

?

  • No in?cio da aula pe?a aos alunos que apresentem seus v?deos, para facilitar esse momento, conecte cada laptop ao data show. Posteriormente deixe que os alunos dialoguem sobre as repostas dadas pelos entrevistados e depois comente sobre elas.

?

Aula 4:         

  • Ap?s esse primeiro momento, apresente aos alunos algumas das v?rias diferen?as que podem existir entre as pessoas, por meio das imagens abaixo. Cada aluno pode acessar o link das imagens no momento da exposi??o.

?

?

DIFEREN?A DE CLASSES SOCIAIS

?

O Pobre

10

(Dispon?vel em: http://www.24horasnewspaper.com/mostranews.php?l=9063, acesso em 15 de junho de 2011)

?

O Rico

?

11

(Dispon?vel em: http://www.domtotal.com/especiais/artigo_detalhes.php?espId=776&espId_art=783, acesso em 15 de junho de 2011)

?

DIFEREN?AS DE IDADE

?

2

(Dispon?vel em: http://www.fotolog.com.br/mirous/86298796, acesso em: 15 de junho de 2011)

?

DIFEREN?A DE ANO DE ENSINO

?

8

(Dispon?vel em: http://escolaireneszukala.blogspot.com/2009/06/momento-da-leitura-no-pre-escolar.html, acesso em: 15 de junho de 2011)

?

9

(Dispon?vel em: http://silveiraroccha.blogspot.com/2011/05/cne-aprova-mudancas-no-ensino-medio.html, acesso em: 15 de junho de 2011)

?

DIFEREN?A DE SEXO:

?

Menina:

6

(Dispon?vel em: http://poesiasinfantisdeursulaavner.blogspot.com/, acesso em 15 de junho de 2011)

?

?

Meninos:

?

7

Dispon?vel em: http://www.brasilcultura.com.br/antropologia/brincadeiras-folcloricas/, acesso em: 15 de junho de 2011)

?

DIFEREN?AS RELIGIOSAS:

?

Isl?micos

?

5

?

(Dispon?vel em: http://www.blogativo.net/2009/02/conheca-o-islamismo.html, acesso em: 15 de junho de 2011)

Cat?licos

?

1 

?

(Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Girl_at_catholic_christening.jpg, acesso em: 15 de junho de 2011)

?

?

Evang?licos

3

(Dispon?vel em:http://www.lojaevangelica.com.br/blog/tag/biblia/, acesso em: 15 de junho de 2011)

?

?

?

?

?

?

Hindu?stas

4   

?

(Dispon?vel em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ab/Namaste1.jpg, acesso em: 15 de junho de 2011)

NECESSIDADES ESPECIAIS:

(Dispon?vel em: http://iapnes.blogspot.com/2010/12/pessoas-com-necessidades-especiais.html, acesso em: 20 de junho de 2011)

(Dispon?vel em: http://valschueler.blogspot.com/2009/01/cartilha-sobre-incluso-de-cegos-na-ufs.html, acesso em: 20 de junho de 2011)

(Dispon?vel em: http://blig.ig.com.br/pizzi/2010/03/26/quem-sabe-respeitando-as-diferencas-seremos-um-dia-todos-iguais/, acesso em: 20 de junho de 2011)

Atividade:

?

Professor (a) proponha a seguinte tarefa aos alunos:

  • Ap?s a apresenta??o das imagens, pe?a aos alunos para dizerem se eles j? perceberam algumas dessas diferen?as na escola e tamb?m falarem sobre outras diferen?as que podem existir entre as pessoas que fazem parte da comunidade escolar. Leve-os a pensarem coletivamenteem formas de fazer com que as diferen?as sejam respeitadas e tamb?m a pensarem em meios de evitar conflitos por causa das diferen?as, as ideias produzidas devem ser expostas oralmente pela turma.

?

  • Observa??o: professor (a) filme e grave em seu laptop as falas dos alunos durante essa atividade.

?

Aula 5 e 6:

?

Inicie a aula expondo aos alunos em data show o v?deo feito na ?ltima aula, que cont?m o di?logo acerca das v?rias diferen?as existentes e da necessidade de respeitarmos e aprendemos a conviver bem com todos, para a harmonia da comunidade escolar. Em seguida, proponha a atividade abaixo:

?

Atividade

  • Ap?s assistirem ao v?deo que cont?m as sugest?es dadas por toda a turma para que a comunidade escolar aprenda a conviver bem com as diferen?as, pe?a aos alunos, a partir das ideias j? constru?das no v?deo, para produzirem uma reda??o que evidencie o respeito ao outro,  independente de quem ele seja e do seu modo de viver, como a base principal para a constru??o de uma sociedade harm?nica para todos, a come?ar pela escola. Os alunos devem ilustrar o seu texto. Utilize para essa atividade o sistema kword (na ?rea de trabalho clique o no ?cone ?processador de textos) e o kolour paint (acesse o menu metasys, aplicativos, aplica??es gr?ficas, ferramentas de pintura, kolour paint).

?

  • Os textos e ilustra??es devem ser divulgados para comunidade escolar e para a sociedade em geral, por meio da cria??o de um blog. Para criar o blog siga as instru??es contidas no site: http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/ (acesso em 20 de junho de 2011). Auxilie seu aluno em cada etapa dessa atividade.

Recursos Complementares

 O professor (a) pode utilizar os sites abaixo para pesquisar acerca do tema dessa aula:

?

  1. http://www.webartigos.com/articles/10581/1/O-Respeito-a-Diferenca/pagina1.html (acesso em 15 de junho de 2011)
  2.  http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1785951-toler%C3%A2ncia-respeito-%C3%A0s-diferen%C3%A7as/  (acesso em 15 de junho de 2011)

  

Sugest?o de imagens para trabalhar o respeito as diferen?as:

?

?

12

(Dispon?vel em: http://www.amorderebelde.blogger.com.br/, acesso em: 15 de junho de 2011)

?

13

(Dispon?vel em:  http://marisa-shiroto.blogspot.com/2010/01/respeito-as-diferencas.html, acesso em: 15 de junho de 2011)

Avaliação

  • Para avaliar o aproveitamento  dos alunos no decorrer do desenvolvimento dessa proposta observe a participa??o dos mesmos nos di?logos e nas atividades dadas.

    ?

  • Al?m disso, a atividade sugerida na aula 3 pode ser utilizada pelo professor (a) como estrat?gia de avalia??o, pois atrav?s da reda??o solicitada o educador (a) perceber? se os alunos entenderam que existem muitas diferen?as entre as pessoas, mas que devemos aprender a conviver com os outros mesmos que eles sejam diferentes de n?s.