Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos no??es de: letras do alfabeto, leitura e escrita e a utiliza??o de recursos do laptop Classmate como: o uso dos programas KWord, Tux Paint e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.
Informa??o ao professor
Professor, para essa aula ? necess?rio providenciar letras m?veis do nosso alfabeto, para os alunos utilizarem durante algumas atividades. As letras podem ser confeccionadas de papel, EVA ou at? mesmo de madeira em MDF, da forma que voc? preferir.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, para isso organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, leve uma caixa com a hist?ria: ?Alfabeto dos Pingos? dos autores: Eliardo Fran?a e Mary Fran?a.
Essa hist?ria trabalha de uma forma divertida proporcionando aos alunos conhecer e familiarizar-se com as letras do alfabeto. Os Pingos s?o sete criaturinhas nascidas de uma gota de tinta, que fazem um passeio pelo alfabeto, mostrando as crian?as como ? divertido aprender cada letra. Apresentando palavras e nomes pr?prios retirados do universo infantil, escritos com letras mai?sculas e ilustrados por imagens coloridas, a hist?ria ?Alfabeto dos Pingos? prop?e um agrad?vel ingresso no mundo da leitura e da escrita.
Fonte:http://www.livrofacil.com/paradidaticos/alfabeto-dos-pingos.html
Professor, d? oportunidade para todos os alunos falarem.
Questione os alunos:
1) Quem conhece essas letras?
2) Para que voc?s acham que existem as letras?
3) Qual a import?ncia das letras do alfabeto para o nosso dia a dia?
4) Quais s?o as letras do nosso alfabeto? Quantas s?o?
5) Tem alguma letra que voc? gosta mais? Justifique sua resposta.
6) Quais s?o as vogais? E as consoantes?
Professor, utilize as letras m?veis, que voc? confeccionou, para apresentar o alfabeto aos alunos. Deixe os alunos pegarem e manusearem com tranquilidade.
Na hist?ria os Pingos descobrem que utilizamos uma mesma letra para escrever v?rias palavras. Agora ? a sua vez. Que tal brincar com as letras do alfabeto de uma maneira divertida?
Fa?a o registro das letras do nosso alfabeto no programa KolourPaint (Metasys > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > Ferramenta de Pintura) do laptop Classmate. Desafie os alunos a escreverem algumas palavras.
?
Convide alguns membros de sua fam?lia para assistirem um v?deo sobre o nosso alfabeto. Antes de come?ar a apresenta??o do v?deo, pergunte a seus convidados quais s?o as letras do nosso alfabeto, se for necess?rio diga a eles quais s?o as letras.
Apresente o v?deo e no final pergunte a eles o que acharam da atividade.
Em seguida registre no seu caderno de Atividade de Casa sua opini?o sobre a atividade e tamb?m a opini?o de seus familiares. Escreva ainda uma palavra para cada letra do alfabeto, se necess?rio, pe?a ajuda a seus familiares.
Veja abaixo as orienta??es para acessarem o s?tio, utilizando os seus laptops:
http://letras.terra.com.br/trem-da-alegria/75247/
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para que cada aluno socialize com os colegas as palavras registradas no caderno de Atividade de Casa. Fa?a o registro na lousa ou em um cartaz das palavras apresentadas de cada letra. Depois, que todos falarem proponha a constru??o de um ?Alfabet?rio?, contendo as palavras conhecidas pelos alunos.
Se preferir leve alguns modelos de Alfabet?rios para a visualiza??o e compreens?o por parte dos alunos. Segue abaixo alguns s?tios para serem pesquisados ou solicite que os alunos utilizem seu laptop por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) acessando os s?tios:
http://cantinhoemrq.blogspot.com/2011/04/alfabeto.html
https://picasaweb.google.com/guidomari76/Alfabetarios#5327319743030678354
https://picasaweb.google.com/guidomari76/Alfabetarios#5327319701637219426
Professor, organize os alunos em grupos para montarem um ?Alfabet?rio? utilizando o progaramaTux Paint seguindo os seguintes passos: ( Metasys > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital ) do laptop Classmate. Esse programa trabalha com pintura digital e oferece v?rios recursos, como: imagens prontas, letras dentre outros. Veja um exemplo:
Fonte: Acervo da autora
Professor, em seguida, salve os ?Alfabet?rios? em um pendrive e imprima para colocar no mural da sala de aula, desta forma, toda a turma poder? apreciar as produ??es art?sticas dos colegas.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Para escrever, utilize as letras que comp?em o alfabeto. Combinando as letras entre si, ? poss?vel escrever qualquer palavra ou texto na L?ngua Portuguesa. As letras abaixo est?o colocadas em ordem alfab?tica. Observe que cada letra do alfabeto pode ser representada por diferentes tipos de letras.
Professor, providencie com anteced?ncia, um cartaz com as letras do alfabeto em ordem alfab?tica e em letras mai?scula e min?scula. Veja abaixo um exemplo:
Fonte: http://oprazeremaprender.zip.net/arch2010-01-03_2010-01-09.html
Professor/a dialogue com a turma questionando:
Professor, oriente os alunos para criarem uma tabela e em dupla, escreverem em ordem alfab?tica, os nomes dos colegas da sua turma. Utilize o programa KWord ( ?rea de Trabalho > Processador de Textos).
Solicite que criem uma tabela com 5 linhas e 4 colunas. Os alunos ter?o que digitar o nome do colega que inicie com as letras em ordem alfab?tica em cada quadrinho. Quando todos terminarem imprima as tabelas e monte cartelas onde cada aluno dever? desenhar o colega no mesmo quadrinho que escreveu o seu nome.
Para finalizar a atividade pe?a aos alunos que acessem o s?tio seguindo as instru??es:Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para assistirem a um v?deo sobre as letras cursivas mai?sculas e min?sculas.
http://www.youtube.com/watch?v=-aM4_jxT0VQ&feature=related
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, pe?a aos alunos que acessem a internet, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para aprenderem brincando com o s?tio:
Fonte: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-jogo-do-alfabeto-em-portugues-I.html
Fonte: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5004
?
Fonte: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=4906
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12898
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12899
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12918
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28564
EDUAR, Gilles.Alfabeto de Hist?rias.1? ed. S?o Paulo: Ed. ?tica, 2008.
NICOLAS, Jos? de. Alfabet?rio. 2 ed. S?o Paulo: Ed. Moderna, 2002.
Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxili?-los no processo de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, nos quais dever? verificar se os alunos conseguiram: conhecer as letras do alfabeto; desenhar letras do alfabeto utilizando o programa KolourPaint; trabalhar leitura e escrita a partir de hist?ria; conhecer a ordem alfab?tica e a sua fun??o como elemento organizador; montar um ?Alfabet?rio?, contendo as principais palavras que usa no seu dia a dia, e os seus significados e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante considerar as avalia??es individuais ou grupais dos alunos.