Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo sobre o cartum: As tirinhas que encantam - UCA

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Mariane ?llen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gerv?sio Teixeira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Formas de organiza??o dos conte?dos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •   Perceber o cartum como forma de express?o;
  •   Produzir pequenos textos, por meio das tirinhas;
  •   Conhecer alguns cartunistas brasileiros;
  •   Desenvolver o gosto pela leitura e escrita;
  •   Explorar a criatividade;
  •   Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Dever? tamb?m ser capaz de expor seu pensamento atrav?s da linguagem oral. Os alunos tamb?m precisam ter desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do laptop Classmate como:  navegar com o programa Mozilla Firefox e utilizar  o programa: Tux Paint.

Estratégias e recursos da aula

uca todos

1? Atividade:

?

 Professor, nesse primeiro momento, organize a turma em roda de conversa e providencie piadas infantis ou casos engra?ados para contar. ? importante que elabore piadas de acordo com o n?vel dos alunos, isto implica em n?o relatar piadas picantes ou grosseiras ?pesadas?. Em seguida, pergunte se algum aluno sabe contar piada e solicite que conte.

 Nos s?tios abaixo voc? encontrar? algumas piadas, ent?o utilize a internet do laptop Classmate Mozila Firefox (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) para acessar os s?tios:

http://criancas.uol.com.br/piadas/

http://boaspiadas.blogspot.com/2007/07/piada-infantil.html

?

Em seguida, explique que uma  piada  ? uma breve hist?ria, de final engra?ado e ?s vezes surpreendente, cujo objetivo ? provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou l?.

Por?m, existem outras maneiras de expressar o humor. Indague: o que seria ent?o, humor? Voc? poder? anotar na lousa as hip?teses dos alunos.

Humor ? um estado que a pessoa manifesta sendo uma forma de comunica??o humana. Mal humor quando a pessoa n?o est? para brincadeira. E o humor que estamos tratando ? quando a pessoa em determinadas situa??es como (piadas, hist?rias, charges, dentre outras) acham engra?adas.

Logo ap?s, pergunte: voc?s conhecem outras maneiras de expressar o humor? Ser? que podemos express?-lo apenas atrav?s da fala ou teria alguma forma escrita? Voc?s sabem o que ? um cartum?

Mostre ? turma que existem outras formas de expressar o humor por meio da fala ou da escrita e que cartum ? uma forma mais ou menos moderna de express?o. Atrav?s de imagens impressas, ou seja, escrita, o cartum prop?e pequenas hist?rias.

H? cartuns que usam poucas palavras, s?o legais justamente pelos di?logos, que s?o muito divertidos. Observe:

?

 

http://www.elcabron.net/category/tirinhas/page/2/

?

atividades

?

Professor, providencie v?rias tirinhas e distribua para cada aluno ler e compreender a mensagem. Em seguida, solicite que os alunos as colem no caderno de L?ngua Portuguesa  e elabore quest?es para auxiliar na compreens?o.Tomando como exemplo a tirinha do Gato Garfield acima, veja algumas quest?es:

?

1 -  De acordo com o primeiro quadrinho, o que voc? acha que o gato ir? fazer com o rato?

2 - O que significa a palavra f?ria?

3 ? O gato est? com cara de furioso? Por qu??

4 -  Por que ser? que o gato disse a frase ? n?o veja se voc? tem est?mago fraco??

5 ? O que o gato armou para pegar o rato?

6 ? Na sua opini?o por que essa tirinha ficou engra?ada?

?

Professor, em seguida fa?a uma tira em branco para cada aluno montar uma tirinha engra?ada. Auxilie sempre que poss?vel. A media??o nesse momento ? fundamental.

?

?

 

Fonte: Acervo da autora

?

Logo ap?s, exponha os trabalhos no mural da sala de aula.

 Professor, se preferir solicite que os alunos fa?am a tirinha utilizando o programa Tux Paint do laptop Classmate. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Mestasys > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).

A pintura digital oferece v?rios recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade.

tux painta

Fonte: Acervo da autora

?

2? atividade:

?

Professor, retome com os alunos que os cartuns, em sua maioria, exploram o humor. Explique que os desenhos animados s?o um tipo de cartum. S?o feitos de quadrinhos desenhados um a um, usando a m?o ou direto no computador. N?o ? por acaso, portanto, que as crian?as norte americanas chamam desenho animado de cartum.

Informe aos alunos que o primeiro desenho animado de longa metragem foi Branca de Neve, de Walt Disney, o criador do camundongo Mickey, Pato Donald e Pateta, entre outros personagens.

?

http://sketchtrash.blogspot.com/2009_04_01_archive.html

?

?

Dialogue com os alunos sobre esses desenhos. Pergunte quem conhece, se j? assistiram desenhos animados, qual o preferido da turma e por que, qual o assunto que os desenhos animados trazem, dentre outras perguntas. Anote as respostas da turma em uma cartolina e afixe no mural da sala de aula.

?

Professor, entendendo o desenho como uma das formas de cartum e tamb?m como forma de express?o, leve os alunos ao laborat?rio de multim?dia, ou providencie DVDs, ou utilize o laptop Classmate com internet a partir do programa Mozila Firefox  (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) em sala de aula, para assistirem alguns desenhos. Sugerimos:

 

?

http://www.youtube.com/watch?v=XyZmggafMzY

http://www.youtube.com/watch?v=2sj4MbPaBvc

http://www.youtube.com/watch?v=Mda6n4G7tMk

http://www.youtube.com/watch?v=zIzAFPbbdtY

?

3? atividade:

?

Professor, entre os cartunistas brasileiros, destaca-se Maur?cio de Souza com seus personagens: M?nica, Cebolinha, Casc?o, Magali, dentre outros.  

?

http://www.webix.com.br/fotos/1412-foto-turma-da-monica.html

?

Para melhor compreens?o sobre a hist?ria de vida de Maur?cio de Souza e da turma da M?nica, leve os alunos ao laborat?rio de multim?dia ou se preferir, utilize o laptop Classmate em sala de aula e apresente alguns v?deos sobre a tem?tica. Acesse a internet a partir do programa Mozila Firefox ( ?rea de Trabalho > Navegador de Internet ) e pe?a para os alunos digitarem os seguintes s?tios:

?

?

 http://www.youtube.com/watch?v=14JSPbxTnF0

 http://www.youtube.com/watch?v=gXI6aoiXcho

?

O s?tio abaixo poder? ajud?-lo a entender melhor a biografia de Mauricio de Souza.

?

http://www.monica.com.br/mauricio/historic.htm

?

Em seguida, providencie v?rios gibis e organize na sala de aula um cantinho da leitura. Voc? poder? organizar  a ?Ciranda do Gibi? da seguinte forma:

?

  •         Providencie alguns gibis.
  •         Escolha um aluno para come?ar a atividade.
  •         O aluno vai levar o gibi para casa, fazer a leitura, ilustrar e deixar uma pergunta para o outro colega que for levar o gibi. ? importante que o aluno registre dados sobre o gibi: t?tulo, data...
  •          Por sua vez, esse colega vai ler o gibi e responder a pergunta. Vai levar outro gibi para ler, ilustrar e deixar uma pergunta para o pr?ximo colega.
  •         Nesse sentido, a partir do segundo aluno, os mesmos levar?o dois (2) gibis: um para ler e responder e o outro para ler, ilustrar e deixar uma pergunta para o pr?ximo.

?

4? atividade:

?

Professor, nessa atividade proponha a montagem de um livrinho de tirinhas com a turma, intitulado, por exemplo: ?Se??o de Humor?.

Organize 5 folhas de papel branco para cada aluno e encaderne. Se preferir, fa?a a ?Se??o de Humor? no pr?prio caderno dos alunos.

Solicite a turma para investigar, pesquisar e recortar imagens de pessoas e de objetos em revistas ou livros usados para montar tirinhas com colagens.  

?

Fonte: Acervo da autora

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, voc? dever? destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com rela??o ao entendimento sobre cartuns e programas do laptop.