Mariane ?llen da Silva
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gerv?sio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Formas de organiza??o dos conte?dos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Professor, ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Dever? tamb?m ser capaz de expor seu pensamento atrav?s da linguagem oral. Os alunos tamb?m precisam ter desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox e utilizar o programa: Tux Paint.
?
Professor, nesse primeiro momento, organize a turma em roda de conversa e providencie piadas infantis ou casos engra?ados para contar. ? importante que elabore piadas de acordo com o n?vel dos alunos, isto implica em n?o relatar piadas picantes ou grosseiras ?pesadas?. Em seguida, pergunte se algum aluno sabe contar piada e solicite que conte.
Nos s?tios abaixo voc? encontrar? algumas piadas, ent?o utilize a internet do laptop Classmate Mozila Firefox (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) para acessar os s?tios:
http://criancas.uol.com.br/piadas/
http://boaspiadas.blogspot.com/2007/07/piada-infantil.html
?
Em seguida, explique que uma piada ? uma breve hist?ria, de final engra?ado e ?s vezes surpreendente, cujo objetivo ? provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou l?.
Por?m, existem outras maneiras de expressar o humor. Indague: o que seria ent?o, humor? Voc? poder? anotar na lousa as hip?teses dos alunos.
Humor ? um estado que a pessoa manifesta sendo uma forma de comunica??o humana. Mal humor quando a pessoa n?o est? para brincadeira. E o humor que estamos tratando ? quando a pessoa em determinadas situa??es como (piadas, hist?rias, charges, dentre outras) acham engra?adas.
Logo ap?s, pergunte: voc?s conhecem outras maneiras de expressar o humor? Ser? que podemos express?-lo apenas atrav?s da fala ou teria alguma forma escrita? Voc?s sabem o que ? um cartum?
Mostre ? turma que existem outras formas de expressar o humor por meio da fala ou da escrita e que cartum ? uma forma mais ou menos moderna de express?o. Atrav?s de imagens impressas, ou seja, escrita, o cartum prop?e pequenas hist?rias.
H? cartuns que usam poucas palavras, s?o legais justamente pelos di?logos, que s?o muito divertidos. Observe:
?
http://www.elcabron.net/category/tirinhas/page/2/
?
?
Professor, providencie v?rias tirinhas e distribua para cada aluno ler e compreender a mensagem. Em seguida, solicite que os alunos as colem no caderno de L?ngua Portuguesa e elabore quest?es para auxiliar na compreens?o.Tomando como exemplo a tirinha do Gato Garfield acima, veja algumas quest?es:
?
1 - De acordo com o primeiro quadrinho, o que voc? acha que o gato ir? fazer com o rato?
2 - O que significa a palavra f?ria?
3 ? O gato est? com cara de furioso? Por qu??
4 - Por que ser? que o gato disse a frase ? n?o veja se voc? tem est?mago fraco??
5 ? O que o gato armou para pegar o rato?
6 ? Na sua opini?o por que essa tirinha ficou engra?ada?
?
Professor, em seguida fa?a uma tira em branco para cada aluno montar uma tirinha engra?ada. Auxilie sempre que poss?vel. A media??o nesse momento ? fundamental.
?
?
Fonte: Acervo da autora
?
Logo ap?s, exponha os trabalhos no mural da sala de aula.
Professor, se preferir solicite que os alunos fa?am a tirinha utilizando o programa Tux Paint do laptop Classmate. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Mestasys > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).
A pintura digital oferece v?rios recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade.
Fonte: Acervo da autora
?
?
Professor, retome com os alunos que os cartuns, em sua maioria, exploram o humor. Explique que os desenhos animados s?o um tipo de cartum. S?o feitos de quadrinhos desenhados um a um, usando a m?o ou direto no computador. N?o ? por acaso, portanto, que as crian?as norte americanas chamam desenho animado de cartum.
Informe aos alunos que o primeiro desenho animado de longa metragem foi Branca de Neve, de Walt Disney, o criador do camundongo Mickey, Pato Donald e Pateta, entre outros personagens.
?
http://sketchtrash.blogspot.com/2009_04_01_archive.html
?
?
Dialogue com os alunos sobre esses desenhos. Pergunte quem conhece, se j? assistiram desenhos animados, qual o preferido da turma e por que, qual o assunto que os desenhos animados trazem, dentre outras perguntas. Anote as respostas da turma em uma cartolina e afixe no mural da sala de aula.
?
Professor, entendendo o desenho como uma das formas de cartum e tamb?m como forma de express?o, leve os alunos ao laborat?rio de multim?dia, ou providencie DVDs, ou utilize o laptop Classmate com internet a partir do programa Mozila Firefox (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) em sala de aula, para assistirem alguns desenhos. Sugerimos:
?
http://www.youtube.com/watch?v=XyZmggafMzY
http://www.youtube.com/watch?v=2sj4MbPaBvc
http://www.youtube.com/watch?v=Mda6n4G7tMk
http://www.youtube.com/watch?v=zIzAFPbbdtY
?
?
Professor, entre os cartunistas brasileiros, destaca-se Maur?cio de Souza com seus personagens: M?nica, Cebolinha, Casc?o, Magali, dentre outros.
?
http://www.webix.com.br/fotos/1412-foto-turma-da-monica.html
?
Para melhor compreens?o sobre a hist?ria de vida de Maur?cio de Souza e da turma da M?nica, leve os alunos ao laborat?rio de multim?dia ou se preferir, utilize o laptop Classmate em sala de aula e apresente alguns v?deos sobre a tem?tica. Acesse a internet a partir do programa Mozila Firefox ( ?rea de Trabalho > Navegador de Internet ) e pe?a para os alunos digitarem os seguintes s?tios:
?
?
http://www.youtube.com/watch?v=14JSPbxTnF0
http://www.youtube.com/watch?v=gXI6aoiXcho
?
O s?tio abaixo poder? ajud?-lo a entender melhor a biografia de Mauricio de Souza.
?
http://www.monica.com.br/mauricio/historic.htm
?
Em seguida, providencie v?rios gibis e organize na sala de aula um cantinho da leitura. Voc? poder? organizar a ?Ciranda do Gibi? da seguinte forma:
?
?
?
Professor, nessa atividade proponha a montagem de um livrinho de tirinhas com a turma, intitulado, por exemplo: ?Se??o de Humor?.
Organize 5 folhas de papel branco para cada aluno e encaderne. Se preferir, fa?a a ?Se??o de Humor? no pr?prio caderno dos alunos.
Solicite a turma para investigar, pesquisar e recortar imagens de pessoas e de objetos em revistas ou livros usados para montar tirinhas com colagens.
?
Fonte: Acervo da autora
Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, voc? dever? destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com rela??o ao entendimento sobre cartuns e programas do laptop.