Camila Nunes Vieira Gon?alves; L?gia Beatriz de Paula Germano
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Migra??es, cultura e identidades |
| Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
| Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
| Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
| Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
| Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Introdu??o
O professor dever? abordar as popula??es que aqui se encontravam ? ?poca da chegada dos portugueses e franceses. Apesar de dispersos pelo territ?rio, dizemos ser o conjunto tupi-guarani, dadas as semelhan?as culturais e lingu?sticas, e os tapuias (palavra tupi), povos que n?o falavam o tupi.
Em sua experi?ncia no Brasil, os franceses estiveram entre os tupis, tamb?m conhecidos como tupinamb?s. Desta experi?ncia, resultou um dos mais importantes relatos sobre os povos ind?genas ? ?poca do descobrimento: o livro Viagem ? terra do Brasil, do mission?rio calvinista Jean de L?ry. O documento ser? trabalhado na sexta aula.
Com a finalidade de introduzir o tema das primeiras aulas, o professor dever? apontar o fato de que, mesmo ap?s o per?odo colonial (at? o s?culo XIX) e a despeito do exclusivo metropolitano portugu?s, h? registros de incurs?es francesas no territ?rio brasileiro.
Desenvolvimento
Aula 1
Expondo as caracter?sticas do per?odo Pr?-Colonial, mas j? ap?s o descobrimento, o professor dever? destacar o fato de que, somente trinta anos ap?s a chegada ? Am?rica, os portugueses empreenderam um esfor?o sistem?tico de coloniza??o, uma vez que a princ?pio n?o foram identificados bens materiais que pudessem ser comercializados em larga escala na Europa. Dever? apontar que, neste per?odo, as bases portuguesas instaladas na costa brasileira eram importantes como uma ?escala? na viagem de Portugal at? a ?ndia, onde se encontravam seus interesses mercantis.
Em 1557, uma expedi??o francesa aportou nas terras conhecidas como ?ndia Ocidental. Instalaram-se na ba?a de Guanabara, no atual Estado do Rio de Janeiro. Esta expedi??o tinha car?ter colonizador, a despeito do corso j? praticado pelos franceses para burlar o exclusivismo portugu?s no escambo do pau-brasil.
O professor poder? ilustrar a exposi??o com o seguinte mapa: ?Invas?es francesas e holandesas?, dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/franca-holanda-brasil-colonia-invasoes-621818.shtml
Atividade
Nesta atividade, os alunos dever?o compreender as circunst?ncias em que se deram as empresas mar?timas em dire??o ? Am?rica: as portuguesas, que visavam ? ?ndia, mas que acabaram por fixar entrepostos comerciais no Brasil, e as francesas, que contestavam os tratados fixados para a explora??o de recursos da por??o sul do continente, os quais privilegiavam a Uni?o Ib?rica.
Os alunos dever?o dividir-se em grupos. Cada grupo dever? pesquisar um aspecto relacionado abaixo.
GRUPO 1: ?Bula Inter Coetera e Tratado de Tordesilhas?
(site http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/bula-inter-coetera-tratado-tordesilhas.htm).
GRUPO 2: ?Tratado de Tordesilhas?
(site http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tratado-de-tordesilhas/tratado-de-tordesilhas-1.php).
GRUPO 3: ?As consequ?ncias do Tratado de Tordesilhas?
(site http://www.gforum.tv/board/1277/228196/tratado-de-tordesilhas.html).
GRUPO 4: ?Raz?es e motiva??es para a expans?o mar?tima europeia?
(site http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=897).
Ap?s a pesquisa, os alunos dever?o avaliar os motivos pelos quais os europeus se lan?aram em uma viagem pelo Atl?ntico. Dever?o identificar as caracter?sticas de portugueses e franceses e tentar explicitar as raz?es que motivaram os franceses a promoverem incurs?es em territ?rio sul-americano. A an?lise dever? ser sintetizada em um pequeno texto, o qual ser? apresentado para a turma por um representante do grupo.
O registro da atividade poder? ser utilizado na segunda aula.
Aula 2
Os homens que embarcaram rumo ao desconhecido eram filhos da Reforma Protestante. Almejavam um lugar onde sua f? poderia ser praticada livremente sem que houvesse persegui??es ou dificuldades na vida cotidiana. Os franceses que aqui vieram eram adeptos, principalmente, do Calvinismo. Vislumbravam uma terra que, convertendo-se futuramente em seu pa?s, serviria de abrigo a todos os que quisessem viver sob a Palavra do Evangelho reformado. A esta terra dariam o nome de Fran?a Ant?rtica.
Sabia-se, ent?o, que, nesta parte da Am?rica chamada Brasil, a terra era f?rtil e bela; n?o havia invernos rigorosos e os rios eram abundantes. Nela se encontrava um povo que, perceberam, ignoravam a exist?ncia do Deus ?nico crist?o, entre outros fatores que tanto os diferenciavam dos colonos. Para os mission?rios calvinistas, era a possibilidade de alargar a f? crist?.
Para ilustrar a exposi??o acima, o professor poder? utilizar as imagens abaixo.
Mapa da Fran?a Ant?rtica (Rio de Janeiro)
Fonte: https://lh4.googleusercontent.com/-Q2ZnAAyk0Ro/TY52nd0MBqI/AAAAAAAABwc/jkipLdV2450/s1600/041026p.jpg
Atividade
? comum ouvirmos as express?es ?col?nia de explora??o? e ?col?nia de povoamento?.
Sobre as express?es supracitadas, ver:
http://exploracaocolonial3000.blogspot.com/2007/08/colnias-de-explorao-e-colnias-de.html
Tamb?m ? comum a associa??o feita entre o grau atual de desenvolvimento dos pa?ses colonizados, como os pa?ses da Am?rica Latina e da ?frica, e o tipo de empreitada colonizadora empreendida nesses pa?ses.
Nesta atividade, os alunos dever?o analisar o hist?rico das invas?es francesas no Brasil, avaliando como se deu a tentativa de coloniza??o (conte?do auxiliar dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u49.jhtm).
A atividade poder? ser feita a partir da distin??o dos itens abaixo e com o aux?lio do registro da atividade proposta na primeira aula:
-Motiva??es (conte?do auxiliar dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/invasoes-francesas-no-brasil/invasoes-francesas-1.php);
-Caracter?sticas das instala??es francesas (conte?do auxiliar dispon?vel em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/invasao-francesa.htm).
A partir da pesquisa sobre os itens acima, os alunos dever?o dividir-se em grupos e, debatendo entre si, dever?o responder ? seguinte pergunta: ?Se o Brasil fosse colonizado pela Fran?a, ter?amos alcan?ado um elevado grau de desenvolvimento econ?mico, pol?tico, social e cultural?? (Conte?do auxiliar dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/historiag/colonizacao-francesa.htm.)
Para responder ? pergunta, os alunos poder?o tamb?m pesquisar sobre os pa?ses que foram colonizados pela Fran?a (conte?do auxiliar dispon?vel em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=602).
As respostas dever?o ser socializadas em um semin?rio e comparadas com o registro da atividade proposta na primeira aula.
Aula 3
Quando chegaram ? Am?rica, os europeus encontraram habitantes muito distintos dos que at? ent?o eram conhecidos pelo Velho Mundo: a Europa, a ?frica e a ?sia.
Imagem ilustrativa:
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_HwRFRHvFwVg/TLJUh2003gI/AAAAAAAAATA/GKeBcuROwlg/s1600/am.jpg
Ao chegarem ao Brasil, os franceses travaram contato com o povo tupinamb?, tamb?m conhecido como tupi-guarani. Estas popula??es, localizadas ao longo da costa e na bacia dos rios Paran? e Paraguai, caracterizavam-se por uma homogeneidade no que diz respeito ? cultura e ? l?ngua. Os tupis encontravam-se em maior n?mero ao longo da faixa litor?nea; os guaranis localizavam-se na bacia Paran?-Paraguai e no litoral do sul do atual Estado de S?o Paulo at? o extremo sul do Brasil. Ao longo do territ?rio, as ?reas de predomin?ncia tupi eram interrompidas por grupos lingu?sticos diferentes, como os dos aimor?s, goitacazes e charruas.
O professor poder? ilustrar a exposi??o acima com o mapa da distribui??o dos povos ind?genas pela costa brasileira, dispon?vel em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Slide27.JPG
Atividade
Nesta atividade, os alunos tra?ar?o o perfil dos ?ndios tupinamb?s. A turma ser? dividida em grupos; cada grupo dever? pesquisar um aspecto sobre os h?bitos de vida deste povo. Para esta aula, ser?o considerados aspectos como:
-Grupo 1: ?Meios de subsist?ncia: alimenta??o e tipos de habita??o?
(link: http://www.suapesquisa.com/indios/);
-Grupo 2: ?Organiza??o da sociedade?
(link: http://entresseio.blogspot.com/2008/04/cinco-milhes-de-ndios-estavam-no-brasil.html);
-Grupo 3: ?Divis?o social do trabalho?
(link: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1787175-trabalho-na-sociedade-).
Ap?s a pesquisa, os alunos dever?o montar um mural que represente os aspectos materiais da vida dos tupinamb?s. O Mural dever? conter pequenos textos redigidos pelos grupos sobre cada um dos aspectos relacionados acima e imagens que possam ilustr?-los.
As ilustra??es poder?o ser pesquisadas em diret?rios como:
-http://www.google.com/imghp?hl=en&tab=wi
-http://www.bing.com/?scope=images&FORM=Z9LH
Aula 4
Nesta aula ser?o abordados os aspectos culturais da sociedade tupinamb?. Ser?o destacados dois aspectos: a guerra e o ritual antropof?gico.
A guerra constitu?a um aspecto central na sociedade tupinamb?. Exemplo disso ? o fato de o status ser conquistado por aquele guerreiro que provasse seu valor na batalha ao capturar o maior n?mero de inimigos que seriam devorados nos rituais antropof?gicos. O inimigo, por sua vez, seria vingado por seus parentes e membros de sua aldeia que tamb?m capturariam seus algozes. Dessa forma, a guerra se reproduzia indefinidamente pela vingan?a entre os n?cleos populacionais que praticavam a antropofagia ritual.
Atividade
Os alunos dever?o organizar-se em dois grupos, um para cada aspecto cultural.
-Grupo 1: ?A guerra?
(link: http://entresseio.blogspot.com/2008/04/cinco-milhes-de-ndios-estavam-no-brasil.html).
-Grupo 2: ?O ritual antropof?gico?
(link: http://geocities.ws/terrabrasileira/contatos/tamoio.html).
Assim como na atividade da aula anterior, os alunos dever?o montar uma mural com pequenos textos e imagens (ver diret?rios de pesquisa na terceira aula), mas desta vez sobre os aspectos culturais das sociedades tupinamb?s.
Ao final da atividade, os alunos dever?o juntar os murais feitos na terceira e quarta aulas e escolher um ?nico t?tulo para o mesmo.
Aula 5
As rela??es entre ind?genas e europeus foram marcadas desde o primeiro contato pela grande diferen?a cultural que se revelou com a chegada ? Am?rica. Com a descoberta e posterior explora??o de bens que poderiam ser comercializados na Europa, tendo em vista grandes lucros, os europeus se valeram principalmente do dom?nio da ind?stria metal?rgica para eliminar os ind?genas que oferecessem obst?culos aos seus interesses.
Com os viajantes, tamb?m chegavam doen?as contra as quais os ?ndios n?o possu?am resist?ncia f?sica. O aumento da explora??o dos recursos fez com que os ?ndios trabalhassem no corte do pau-brasil, por exemplo, a princ?pio por vontade pr?pria para praticar o escambo, mas com o aumento da demanda, os conquistadores os for?aram a trabalhar por meio da viol?ncia.
Despojados de suas terras e de sua liberdade de ir e vir, os ?ndios foram submetidos tamb?m a uma conquista espiritual. A Igreja viu nos povos rec?m-descobertos a possibilidade de arrebanhar mais almas para a f? crist?. Aqui, o professor dever? fazer uma distin??o fundamental: no Brasil, o clero regular cat?lico foi respons?vel pela convers?o dos ?ndios ? f? crist? cat?lica. Por?m, os franceses que aqui chegaram, j? em 1557, eram crist?os protestantes e tamb?m pretendiam converter os amer?ndios ? sua f?, baseada no Evangelho reformado.
Atividade
A cultura dos povos ind?genas n?o s? no Brasil, mas em todo o Continente Americano, causou grande impacto no homem europeu do s?culo XVI. Ela foi identificada com a barb?rie, no sentido de se aproximar das pr?ticas utilizadas pelos j? cristianizados ?b?rbaros? europeus.
Pr?ticas como o ritual antropof?gico ou a aus?ncia de roupas (na perspectiva europeia) sinalizavam para os homens que se assustavam com os h?bitos ind?genas um menor grau de evolu??o cultural e material daqueles povos.
? ?poca, os respons?veis pelo ?mbito espiritual do homem ocidental eram os sacerdotes da Igreja. Estes tomaram para si a tarefa de cuidar dos ?assuntos da alma? e justificaram a conquista dos povos ind?genas como um ato de fraternidade crist? para com aqueles que ignoravam a ?verdadeira f??. Aqueles povos estariam livres da dana??o eterna desde que se convertessem e aceitassem a nova ordem de coisas. A f? crist? foi imposta pela for?a bruta e pela for?a das palavras.
Apesar desta tend?ncia do pensamento europeu/crist?o, houve personagens como o frei Bartolomeu de Las Casas que denunciou e combateu os crimes de viol?ncia f?sica e cultural cometido pelos espanh?is contra os ind?genas.
Nesta atividade os alunos dever?o discutir em semin?rio duas vis?es dos conquistadores sobre os povos conquistados:
-O bom selvagem, o homem sem pecado original;
-O selvagem danado pelo pecado eterno.
Os alunos dever?o caracterizar cada uma dessas duas vis?es a partir de dois autores, respectivamente:
-Claude d?Abeville (informa??es dispon?veis em:
http://en.wikipedia.org/wiki/Claude_d'Abbeville);
-Jean de L?ry (dados dispon?veis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_de_L%C3%A9ry).
Os alunos dever?o dividir-se em quatro grupos: dois grupos pesquisar?o o primeiro autor e dois pesquisar?o o segundo.
Em seguida, o professor dever? promover um semin?rio para que os alunos possam debater sobre estas duas perspectivas a partir da seguinte quest?o: ?Bem? e ?Mal? s?o conceitos historicamente constru?dos?
Aula 6
O calvinista franc?s Jean de L?ry esteve na expedi??o que fundou a Fran?a Ant?rtica. Ap?s ter convivido com os nativos tupinamb?s por quase um ano, retornou ? Fran?a e, algum tempo depois, publicou seus relatos de viagem. (Conte?do auxiliar dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_de_L%C3%A9ry.)
Compilados no livro Viagem ? Terra do Brasil, os relatos descrevem detalhadamente a cultura tupinamb? e constituem um importante documento hist?rico e etnogr?fico. ? ?poca em que fora escrito, o livro era muito popular entre os apreciadores de aventuras em terras ex?ticas. Hoje ?, para n?s, uma das mais importantes refer?ncias nos estudo dos povos ind?genas. Nele tamb?m consta a hist?ria do fracasso da Fran?a Ant?rtica.
Atividade
Nesta atividade, os alunos ir?o ler trechos do livro Viagem ? Terra do Brasil. Em seguida, o professor organizar? um debate sobre a quest?o proposta.
O professor, se poss?vel, dever? projetar os excertos abaixo utilizando retroprojetor ou datashow.
Excerto 1:
"Embora acceita universalmente como axioma a senten?a de Cicero, de que n?o ha povo t?o bruto, barbaro ou selvagem que n?o tenha a id?a da existencia de Deus, quando considero os nossos tupinamb?s sinto-me embara?ado em lhe dar raz?o. Pois al?m de n?o revelarem conhecimento nenhum do verdadeiro Deus, n?o aodram nem confessam deuses falsos, celestiaes ou terrestres, como os pag?os antigos ou como os indios do Per?, adoradores do sol e da lua.
Nem teem nenhum ritual, nem sitio onde se reunam para qualquer servi?o religioso, nem oram em particular. Ignorantes da crea??o do mundo, n?o distinguem os dias por denomina??es, nem os differenciam uns dos outros, nem contam semanas, mezes ou annos. Apenas calculam e assignalam o tempo pelas luna??es.
Quanto ? escripta, n?o s? a desconhecem, como n?o possuem caracteres para designar coisa nenhuma".
L?RY, Jean. Viagem ? Terra do Brasil. Cap?tulo XVI, 1?, 2? e 3? par?grafos. Obra em dom?nio p?blico. Texto digitado e editado em html, por almanaque PK. Dispon?vel em: http://www.calendario.cnt.br/jeandelery/reference/library/1575212684/ch16/ch16.htm
Excerto 2:
"Resta-me agora tocar na quest?o da origem dos selvagens.
? certo que descendem de um dos tres filhos de No?, mas decidir de qual delles, j? com base nas Escripturas, j? em doutores profanos, acho coisa difficil.
Moys?s, fazendo men??o dos filhos de Japhet, diz que as ilhas foram habitadas por elles; mas o hebreu falava das terras da Grecia, Gallia, Italia e outras regi?es separadas da Jud?a pelo mar e consideradas ilhas de Moys?s; n?o ha, pois, base para que nellsas se comprehenda a America e adjacencias.
Dizer que procedem de Sem, pae da gera??o bemdicta dos judeus, depois t?o corrompida que o Creador a regeitou, n?o creio que alguem o possa fazer. No que concerne ? beatitude eterna, constituem os selvagens um povo maldicto e desamparado de Deus, n?o obstante suas imperfeitas no??es da vida futura; e nem existe povo igual, com menos avidez pelos bens mundanos e mais isento de cuidados.
Parece-me, pois, que descende de Cham.
Diz a Escriptura que quando Josu? penetrou na terra de Chanaan os habitantes da regi?o se intimidaram e perderam o animo; pode, pois, ter acontecido que os av?s dos nossos americanos sejam esses expulsos de Chanaan, os quaes, embarcados emnavios e entregues aos caprichos do mar, viessem ter ? America.
O autor da Historia das Indias, var?o de boa sciencia, opina que os do Per? procedem de Cham e trazem o estigma da maldi??o de Deus, id?a que eu j? professava dezeseis annos antes de ter lido essa obra.
Tenho assim como resolvido que essa pobre gente vem da ra?a corrompida de Cham, sem concluir com os epicuristas que n?o existe Deus ou n?o lhe importa a elle os homens. Ao contrario, reconhe?o a differen?a que existe entre as creaturas illuminadas pelo Espirito Santo e as abandonadas ? cegueira dos seus sentidos, pelo que confio muito mais na verdade de Deus".
L?RY, Jean. Viagem ? Terra do Brasil. Cap?tulo XVI, 8 ?ltimos par?grafos. Obra em dom?nio p?blico. Texto digitado e editado em html, por almanaque PK. Dispon?vel em: http://www.calendario.cnt.br/jeandelery/reference/library/1575212684/ch16/ch16.htm
Ap?s a leitura dos excertos, o professor ir? propor ? turma a seguinte quest?o:
O autor do livro ? filho de seu tempo, bem como todos os escritores que deixaram registradas, atrav?s dos s?culos, suas impress?es sobre o mundo que conheceram. Vis?es limitadas sobre tais documentos reproduzem preconceitos e no??es equivocadas que, fora de seu tempo, permanecem at? nossos dias.
Partindo destas constata??es, como poder?amos explicar a express?o: ?Fazer um uso pobre de um documento??
Conte?do auxiliar dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/leitura-critica-fontes-historicas-526597.shtm.
?
-Cantos ind?genas registrados por Jean de L?ry, em Viagem ? Terra do Brasil, dispon?veis em:
http://www.jangadabrasil.com.br/realejo/categorias/indigenas.asp.
-L?nguas tupis-guaranis, dispon?veis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADnguas_tupis-guaranis.
A avalia??o dever? ser feita ? medida que as atividades forem executadas e conclu?das. As atividades em grupo t?m por finalidade promover o debate entre os alunos, considerando as diferentes interpreta??es sobre o conte?do e as atividades propostas.
Os debates e semin?rios, por sua vez, servem ao prop?sito de socializar as diferentes opini?es e interpreta??es, enriquecendo o conhecimento da turma.
As atividades com imagens, como o Mural proposto na terceira e quarta aulas, visam a promover uma associa??o entre os temas trabalhados e as imagens, tamb?m dispon?veis em livros e outros ve?culos did?ticos, contribuindo para melhorar o aprendizado.
Por fim, a an?lise de documentos objetiva, al?m de estabelecer um contato direto entre o aluno e a fonte historiogr?fica, promover uma an?lise cr?tica do mesmo, respaldada nos conhecimentos do aluno sobre o assunto abordado nas aulas.