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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais ![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
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Marylia Albuquerque Braga, Lysandra Guedes Fontenele
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Reconhecer a importância das proteínas para o organismo humano;
Identificar as enzimas digestivas que atuam em nossos alimentos.
Conhecer doenças que são provocadas pela falta ou pelo mau funcionamento de determinadas enzimas.
Conhecimentos sobre a bioquímica dos seres vivos (sistemas básicos de moléculas da vida) e das reações metabólicas.
SISTEMATIZAÇÃO:
Com o objetivo de formalizar o conteúdo estudado, professor e alunos deverão construir uma lista de hábitos ou ingestão que alimentos que contribuem para minimizar (quando possível) os efeitos dessas doenças no organismo.
Na atividade 1, o professor poderá identificar se os alunos compreenderam a importância das proteínas para o organismo humano. Já na atividade 2, deve-se avaliar a participação dos alunos na realização da atividade proposta, analisando os alimentos expostos e a enzima atuante, na explanação dos grupos quanto aos temas propostos, assim como na resolução das problemáticas lançadas na sistematização. E na atividade 3, o docente poderá averiguar se os alunos compreenderam o desenvolvimento de doenças provocadas pela falta ou mau funcionamento de determinadas enzimas no organismo humano.