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Analisando os papéis das enzimas protéicas

Viviane Silva de Andrade

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Luciane Mara Cardoso Freitas

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Larisse Carvalho de Oliveira

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Dina Mara Pinheiro Dantas

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

LIS DE MARIA MARTINS

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Hermínio Borges Neto

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Marylia Albuquerque Braga, Lysandra Guedes Fontenele

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer a importância das proteínas para o organismo humano;

  • Identificar as enzimas digestivas que atuam em nossos alimentos.

  • Conhecer doenças que são provocadas pela falta ou pelo mau funcionamento de determinadas enzimas.

Duração das atividades

150 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a bioquímica dos seres vivos (sistemas básicos de moléculas da vida) e das reações metabólicas.

Estratégias e recursos da aula

SISTEMATIZAÇÃO:

Com o objetivo de formalizar o conteúdo estudado, professor e alunos deverão construir uma lista de hábitos ou ingestão que alimentos que contribuem para minimizar (quando possível) os efeitos dessas doenças no organismo.

Recursos Complementares

Avaliação

Na atividade 1, o professor poderá identificar se os alunos compreenderam a importância das proteínas para o organismo humano. Já na atividade 2, deve-se avaliar a participação dos alunos na realização da atividade proposta, analisando os alimentos expostos e a enzima atuante, na explanação dos grupos quanto aos temas propostos, assim como na resolução das problemáticas lançadas na sistematização. E na atividade 3, o docente poderá averiguar se os alunos compreenderam o desenvolvimento de doenças provocadas pela falta ou mau funcionamento de determinadas enzimas no organismo humano.