Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conserva??o ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Recursos tecnol?gicos |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno esteja no n?vel sil?bico alfab?tico da escrita e tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. ? preciso ainda, que seja capaz de: expor oralmente suas ideias sobre a preserva??o do meio ambiente, o desperd?cio da ?gua e utilizar os programas KWord,Tux Paint e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux do Projeto UCA.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, para isso organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse sobre a ?gua um recurso natural muito importante no nosso dia a dia. Todos sabem que o homem n?o pode viver sem ?gua e, principalmente, n?o pode viver sem ?gua limpa.
Professor, disponibilize uma c?pia do texto da m?sica abaixo para cada aluno. Se preferir, solicite que utilizando o laptop acessem a internet Mozilla Firefox (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) e digitem o s?tio:
http://www.mpbnet.com.br/canto.brasileiro/monica.salmaso/cancoes.de.brincar/agua.htm
?gua
(Paulo Tatit e Arnaldo Antunes)
Da nuvem at? o ch?o
Do ch?o at? o bueiro
Do bueiro at? o cano
Do cano at? o rio
Do rio at? a cachoeira
Da cachoeira at? a represa
Da represa at? a caixa d??gua
Da caixa d??gua at? a torneira
Da torneira at? o filtro
Do filtro at? o copo
Do copo at? a boca
Da boca at? a bexiga
Da bexiga at? a privada
Da privada at? o cano
Do cano at? o rio
Do rio at? outro rio
Do outro rio at? o mar
Do mar at? outra nuvem
Professor, trabalhe sobre a import?ncia da ?gua para o meio ambiente levantando alguns questionamentos:
?
Professor, organize os alunos em grupos e proponha que fa?am uma pesquisa sobre a import?ncia da ?gua na nossa vida, pe?a que cada grupo acesse um dos s?tios sugeridos, para isso utilizem seus laptops seguindo os passos: Mozila Firefox(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endere?o pe?a para digitarem os s?tios:
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=47246#
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/planeta.htm
Explique aos alunos, que ao pesquisarem dever?o fazer anota??es sobre o que acharam importante sobre a ?gua. Esse registro poder? ser feito no caderno de Ci?ncias.
Providencie com anteced?ncia alguns materiais como: revistas, jornais, tesouras, cola e folha de papel A4.
Utilize os materiais que voc? providenciou para os alunos elaborarem pain?is ou cartazes com desenhos, ilustra??es e textos sobre os usos da ?gua, com base no que vem ocorrendo na pr?pria cidade.
Para isto converse com os alunos sobre o que tem observado a respeito da utiliza??o da ?gua em nossa cidade. Questione:
? importante que apontem situa??es como a polui??o e o comprometimento de rios e c?rregos, caso isso ocorra, e indiquem a import?ncia de economizar e usar adequadamente a ?gua nas atividades di?rias.
Proponha a exposi??o de trabalhos em varais ou nos murais da escola.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, converse com os alunos sobre os pequenos gestos que podem se transformar numa grande ajuda para poupar ?gua. Para mais informa??es pe?a que acessem o s?tio sugerido, para isso utilizem seus laptops seguindo os passos: Mozila Firefox(Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endere?o pe?a para digitarem o s?tio:
http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY
Professor, solicite que em pequenos grupos os alunos preparem uma lista que contenha atitudes de desperd?cio de ?gua e o que pode ser feito para mud?-las. Essa lista poder? ser registrada no programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Textos), lembre os alunos que devem criar um t?tulo para a lista. Ao terminar a atividade proposta imprima as listas e coloque-as no mural da sala de aula.
Professor, solicite que os alunos fa?am uma entrevista com os seus familiares sobre o uso da ?gua no seu dia a dia. Para isso, elabore um roteiro juntamente com os alunos. Veja um exemplo:
?
Fonte: Acervo da autora
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome com os alunos a entrevista realizada anteriormente.
Ap?s a conversa, entregue um texto para os alunos, incentive - os a fazerem a leitura silenciosa do texto. Posteriormente, solicite que fa?am a leitura coletiva.
?
Algumas dessas dicas, voc? j? deve ter visto em algum lugar, mas vale refor?ar os 10 mandamentos para evitar o desperd?cio de ?gua. Quem d? a dica ? a colega Rosemar Thies, que organiza o jornal interno News Nature, no Grupo RBS em Santa Maria. S?o simples e ajudam na economia dom?stica.
1 ?No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. N?o fique com o chuveiro aberto. O consumo cair? de 180 para 48 litros.
2 ?Ao escovar os dentes: Escove os dentes e enx?g?e a boca com a ?gua do copo. Assim voc? economiza 3 litros de ?gua.
3 ?Na descarga: Verifique se a v?lvula n?o est? com defeito, aperte-a uma ?nica vez e n?o jogue lixo e restos de comida no vaso sanit?rio.
4 ?Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por m?s. Feche bem as torneiras.
5 ?Vazamentos: Um buraco de 2 mil?metros no encanamento desperdi?a cerca de 3 caixas d'?gua de mil litros.
6 ?Na caixa d'?gua: N?o a deixe transbordar e mantenha sempre bem tampada.
7 ?Na lavagem de lou?as: Lavar lou?as com a torneira aberta, o tempo todo, desperdi?a at? 105 litros. Ensaboe a lou?a com a torneira fechada e depois enx?g?e tudo de uma vez. Na m?quina de lavar, s?o gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.
8 ?Regar jardins e plantas: No inverno, regue as plantas dia sim, dia n?o, pela manh? ou ? noite. Use mangueira com esguicho rev?lver ou regador.
9 ?Lavar carro: Com uma mangueira, gasta-se 600 litros de ?gua. S? lave o carro uma vez por m?s, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a ?gua da sobra da m?quina de lavar roupas.
10 ?Na limpeza de quintal e da cal?ada use vassoura ? Se precisar, utilize a ?gua que sai do enx?gue da m?quina de lavar.
?
Levante alguns questionamentos com os alunos:
Voc?s j? tinham ouvido falar em algumas dessas dicas? Quais?
E agora, que tal voc?s formularem dicas para desenvolverem atitudes favor?veis para evitarem o desperd?cio de ?gua na nossa sociedade.
Professor, oriente os alunos para que em grupos pequenos elaborem cartazes e folhetos com sugest?es de como cuidar da ?gua. Caso perceba necessidade, providencie alguns folhetos para os alunos, como por exemplo:
Fonte: http://professorandreciencias.blogspot.com/2010/05/consumo-de-agua.html
Nesta atividade voc? poder? utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). N?o se esque?a de criar um t?tulo para a sua ilustra??o. Voc? poder? sugerir: Conscientiza??o: o grande desafio contra o desperd?cio de ?gua.
Ao terminar o texto que os alunos digitaram com os seus desenhos para serem divulgados e distribu?dos pela escola e para seus usu?rios, organize-os em um pendrive e em seguida fa?a a impress?o.
?
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare a sala de aula para a exposi??o de um cartaz contendo a letra da m?sica:
?
?gua, aguinha
(Par?dia da m?sica Ciranda, cirandinha)
?gua, aguinha
Vamos todos preservar.
Prestando muita aten??o.
Para n?o desperdi?ar.
Vem dos rios e do mar,
O que ser? de n?s se um dia nos faltar.
Por isso______________ (nome do aluno).
Entre agora nesta roda, diga algo sobre a ?gua.
Depois volte ao lugar.
Fonte: http://umaarteeducar.blogspot.com/2009/04/parodia.html
?
Explique aos alunos que essa letra ? uma par?dia da m?sica: Ciranda, Cirandinha. Pergunte quem sabe o que significa a palavra par?dia? A par?dia de acordo com o dicion?rio ? algo que imita uma obra liter?ria.
Professor, fa?a uma pesquisa junto com os alunos e procure outras par?dias sobre a ?gua. Para mais informa??es pe?a que os alunos acessem os s?tios sugeridos utilizando seus laptops seguindo os passos: Mozila Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). No campo de endere?o pe?a para digitarem o s?tio:
http://parodiasdadecia.wordpress.com/tag/agua/
http://www.youtube.com/watch?v=45fv0l_HC-M
Professor, sugira aos alunos, que em grupos, criem par?dias que abordem o tema ?gua para apresent?-las aos demais colegas da escola. Para tanto, organize um momento na escola para as apresenta??es, preparando o ambiente e os recursos necess?rios.
?
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, realize com os alunos alguns jogos educativos sobre a ?gua. Solicite que acessem os s?tios abaixo pelo programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e escolham qual o melhor jogo para aprender.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html
http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=7_erros/7_erros|w=710|h=290
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23652
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22526
Jogo do tratamento da ?gua
M?sica da ?gua
http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/
Hist?ria em Quadrinhos sobre a ?gua
Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxili?-los no processo de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, nos quais dever? verificar se os alunos conseguiram: reconhecer a import?ncia da ?gua para o meio ambiente e a sobreviv?ncia da humanidade; conscientizar sobre os preju?zos, que o desperd?cio da ?gua causa para o meio ambiente e para os seres humanos; listar situa??es em seu cotidiano em que observa desperd?cio de ?gua e o que pode ser feito para mud?-las; montar par?dias que abordem sobre o tema da aula e apresent?-las para as demais turmas da escola; construir cartazes e folhetos com sugest?es de como cuidar da ?gua, e distribu?-los pela escola e para seus usu?rios e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante considerar as avalia??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas. Alem disto, ? importante observar como os alunos est?o trabalhando com as ferramentas do laptop Classmate.