Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conserva??o ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos no??es de n?mero em seu cotidiano e de c?lculos simples e a utiliza??o de recursos do laptop Classmate como os programas: KWord, Tux Paint e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.
Professor, o trabalho interdisciplinar ? fundamental para integrar as disciplinas em uma mesma aula. Veja abaixo como algumas disciplinas podem contribuir para a aula sobre ?A Matem?tica e a Sustentabilidade - UCA?.
? Portugu?s: leitura e escrita;
? Matem?tica: import?ncia dos n?meros no cotidiano e a rela??o do numeral com a sua quantidade;
? Ci?ncias: a import?ncia da preserva??o do meio ambiente;
? Geografia: o globo terrestre e a ocupa??o no espa?o geogr?fico.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, para isso organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse sobre a import?ncia da Matem?tica, a qual ocupa um papel cada vez mais significativo no nosso dia a dia.
Estimule os alunos a refletirem: Se n?o houvesse Matem?tica n?o existiriam...
Professor, pe?a aos alunos que acessem a internet utilizando o laptop, para assistirem ao v?deo sobre a import?ncia da Matem?tica, seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys > Favoritos > Navegador de Internet)e digitem o s?tio:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=IWWPWF6CQ8M
Em seguida, proponha um passeio pelas ruas/quarteir?es da escola para observar onde se encontra os n?meros.
Professor, converse com os alunos sobre as observa??es feitas durante o passeio. Pergunte: Durante o passeio, aonde apareceram os n?meros? Qual o endere?o e o n?mero da escola? Quantos quarteir?es andaram? Existe com?rcio perto da escola? Quantos?
A partir da viv?ncia, solicite que os alunos fa?am uma pintura digital sobre o que observaram durante o passeio. O registro poder? ser feito utilizando o programa Tux Paint do laptop, a partir dos passos: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Oriente-os para n?o se esquecerem de criar um t?tulo para a pintura.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, providencie com anteced?ncia um globo terrestre e disponibilize uma c?pia do texto da m?sica abaixo para cada aluno. Se preferir, pe?a aos alunos que utilizem o laptop para acessarem a internet a partir do programa Mozilla Firefox (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) e digitarem o s?tio:
http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/286862/
Ora Bola
(Palavra Cantada)
Oi, oi, oi... olha aquela bola
A bola pula bem no p?, no p? do menino
Quem ? esse menino! Esse menino ? meu vizinho!
Onde ele mora! Mora l? naquela casa!
Onde est? a casa! A casa t? na rua!
Onde est? a rua! T? dentro da cidade!
Onde est? a cidade! Do lado da floresta!
Onde ? a floresta! A floresta ? no Brasil!
Onde est? o Brasil, t? na Am?rica do Sul continente americano cercado de oceano das
terras mais distantes de todo o planeta
E como ? o planeta!O planeta ? uma bola que rebola l? no c?u
(biz)
Trabalhe a letra da m?sica de forma que os alunos percebam que os n?meros est?o em todo lugar, no p? do menino, na casa, na rua, na cidade, na floresta e no planeta. E que essa express?o ?Bola? representa o globo terrestre.
Apresente o globo terrestre aos alunos, levando-o para a sala de aula e formule alguns questionamentos:
Veja o globo terrestre:
?
Fonte: http://www.libreria.com.br/catalogo/online/baby/
Professor, disponibilize um tempo para os alunos mostrarem interesse e curiosidade em pegar, olhar e observar o globo terrestre.
A Matem?tica est? em toda parte! No globo terrestre, nas medidas, nas formas geom?tricas e na natureza. Vamos conhecer um pouco sobre a Matem?tica e o meio ambiente?
Para esse momento ser? necess?rio que o os alunos acessem a internet utilizando o laptop, para assistirem ao v?deo sobre a sustentabilidade, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Oriente os alunos para digitarem o s?tio:
http://www.youtube.com/watch?v=UKLrqVFHS5w&feature=related
Em seguida, dialogue com os alunos sobre alguns termos:
Professor, ? importante escutar e apreciar as opini?es dos alunos. Incentive aqueles que quase n?o falam a darem suas opini?es.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a discuss?o sobre o que ? sustentabilidade. Proponha que os alunos fa?am um registro no caderno de Matem?tica com a cria??o de frases e desenhos que representem a Matem?tica e a sustentabilidade. Veja o exemplo:
Atividade realizada em 2011 com alunos/as do 2? ano do Ensino Fundamental de nove anos da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia (ESEBA).
Fonte: Acervo da autora.
O que ? sustentabilidade?
Promover o melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto agora como para o futuro.
Todos juntos, preservando a natureza seremos + felizes!
Quero ser o n?mero 1 (um) na conserva??o da ?gua.
N?s 2 (dois) juntos, cuidaremos da beleza das ?guas dos mares.
2 (duas) crian?as s?o poucas para cuidar da natureza. Que tal 3 (tr?s) ou (+) crian?as para cuidar.
Bem me quer...
Mal me quer...
4 (quatro) X (vezes) eu quero ser bem consciente do bem querer a natureza.
Vamos sempre repetir at? que 5 (cinco) crian?as aprendam preservar a natureza.
Lindas penas coloridas enfeitam a natureza alegrando nossas vidas.
Sete (7) beija - flores tornam a vida doce como mel.
Pousando de flor em flor a borboleta demonstra o seu amor.
Plantando uma semente colhemos frutos.
Plantando amizade colhemos o amor.
Professor, investigue se a sua escola desenvolve algum projeto relacionado com a sustentabilidade. Viabilize a participa??o e o envolvimento dos alunos. Veja o exemplo:
A Escola de Educa??o B?sica da UFU desenvolve o Projeto 3Rs, no qual os alunos participam de a??es que colaboram com a preserva??o e conscientiza??o sobre o meio ambiente. Veja algumas dessas a??es:
?
?
?
?
?
Fonte: Acervo da autora.
Na escola, os alunos vivenciam atitudes favor?veis com a execu??o do Projeto 3 Rs, aprendendo a: reduzir o consumo de cada recurso que usa, reutilizar tudo o que pode e reciclar sempre que for poss?vel.
?
Professor, proponha aos alunos e aos seus familiares uma pesquisa sobre onde e como utilizam os n?meros em casa. As anota??es devem ser feitas no pr?prio caderno de Matem?tica.
Oriente os alunos para conversarem com os seus familiares sobre a import?ncia dos n?meros no cotidiano das pessoas. Depois, juntos andarem pela casa e observarem onde est?o os n?meros. Em seguida, dever?o fazer o registro na tabela abaixo onde dever?o informar onde encontraram os n?meros em sua casa e quais s?o esses n?meros.
?
Local | Quantidade |
? | ? |
? | ? |
? | ? |
? | ? |
? | ? |
? | ? |
? | ? |
? | ? |
Fonte: Acervo da Autora
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para que cada aluno socialize com os colegas os locais onde encontraram os n?meros e registre na lousa ou em um cartaz . Depois, que todos falarem proponha a constru??o da tabela contendo as informa??es coletadas pelos alunos.
Elabore com os alunos a constru??o de uma tabela que poder? ser feita utilizando o programa KWord ( ?rea de Trabalho > Processador de Textos) do laptop Classmate. Oriente os alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1? coluna - local citado na pesquisae e 2? coluna - quantidade de alunos que colocaram o mesmo local). N?o se esque?a do t?tulo. Segue abaixo um exemplo:
Registrando a pesquisa sobre onde a turma utiliza os n?meros em casa
?
Local | Quantidade |
? | ? |
Roupa | 10 |
Sapato | 09 |
Rel?gio | 05 |
Computador | 10 |
V?deo Game | 11 |
Brinquedos | 03 |
Microondas | 07 |
Telefone | 08 |
Fonte: Acervo da autora
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a tabela montada na aula anterior e proponha a constru??o de um gr?fico para dar visibilidade aos resultados. Esse tamb?m poder? ser feito utilizando o programa KWord ( ?rea de Trabalho > Processador de Textos) do laptop Classmate. Oriente aos alunos para criarem uma tabela com 08 colunas e 11 linhas. Veja o exemplo abaixo:
?
? | ? | ? | ? | ? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? | ? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? | ? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? | ? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? | ? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? | ? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? | ? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? | ? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? | ? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? | ? | ? | ? | ? |
? | ? | ? | ? | ? | ? | ? | ? |
ROUPA | SAPATO | REL?GIO | COMPUTADOR |
V?DEO GAME |
BRINQUEDOS | MICROONDAS | TELEFONE |
Fonte: Acervo da Autora
Ao terminar o gr?fico imprima-o e cole-o no caderno de Matem?tica. Pe?a aos alunos que observem a tabela e marque a quantidade adequada em cada quadrinho. Professor, oriente os alunos para utilizarem o l?pis de colorir para preencherem o gr?fico.
Professor, como sugest?o para finalizar a atividade proponha que os alunos criem cartazes sobre a import?ncia dos n?meros no nosso cotidiano e no meio ambiente. Leve para a sala de aula revistas, pap?is e canetinhas. Organize os alunos em grupos, oriente-os quanto a escrita nos cartazes, solicite frases que demonstrem a preocupa??o com o meio ambiente e como a Matem?tica pode colaborar com essa conscientiza??o. Veja abaixo algumas sugest?es de frases:
Quadros do Laborat?rio de Matem?tica da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia (ESEBA) .
Fonte: Acervo da autora.
http://www.youtube.com/watch?v=pT8Oh4307F8&feature=related
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-calcule-e-pinte.html
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-jogo-da-adicao.html
Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxili?-los no processo de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, nos quais dever? verificar se os alunos conseguiram: identificar as situa??es em que se usa a Matem?tica na sociedade humana e list?-las com a ajuda do professor; empregar, na solu??o de problematiza??es, os seus conhecimentos sobre o uso da Matem?tica no cotidiano; coletar dados e sistematiz?-los em tabelas e gr?ficos simples; realizar c?lculos simples; conscientizar sobre a preserva??o do meio ambiente, tomando como refer?ncia dados Matem?ticos, e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante considerar as avalia??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.