Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Matem?tica e a Sustentabilidade - UCA

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conserva??o ambiental
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar as situa??es em que se usa a matem?tica na sociedade humana e list?-las com a ajuda do professor.
  • Empregar, na solu??o de problematiza??es, os seus conhecimentos sobre o uso da matem?tica no cotidiano.
  • Reconhecer a import?ncia do uso da matem?tica para a sustentabilidade (econ?mica, social, educacional, ambiental), da sua cidade, estado e pa?s.
  • Coletar dados e sistematiz?-los em tabelas e gr?ficos simples.
  • Realizar c?lculos simples.
  • Conscientizar sobre a preserva??o do meio ambiente, tomando como refer?ncia dados matem?ticos.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ? 5 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos no??es de n?mero em seu cotidiano e de c?lculos simples e a utiliza??o de recursos do laptop Classmate como os programas: KWord, Tux Paint e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias e recursos da aula

bonecos UCA

Informa??es ao professor:

Professor, o trabalho interdisciplinar ? fundamental para integrar as disciplinas em uma mesma aula. Veja abaixo como algumas disciplinas podem contribuir para a aula sobre ?A Matem?tica e a Sustentabilidade - UCA?.

? Portugu?s: leitura e escrita;

? Matem?tica: import?ncia dos n?meros no cotidiano e a rela??o do numeral com a sua quantidade;

? Ci?ncias: a import?ncia da preserva??o do meio ambiente;

? Geografia: o globo terrestre e a ocupa??o no espa?o geogr?fico.

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, para isso organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse sobre a import?ncia da Matem?tica, a qual ocupa um papel cada vez mais significativo no nosso dia a dia.

Estimule os alunos a refletirem: Se n?o houvesse Matem?tica n?o existiriam...

  • Casa
  • Rua
  • Cidade
  • Planeta
  • Avi?o
  • Computador
  • Telefone
  • Autom?vel dentre outros

Professor, pe?a aos alunos que acessem a internet utilizando o laptop, para assistirem ao v?deo sobre a import?ncia da Matem?tica, seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys > Favoritos > Navegador de Internet)e digitem o s?tio:

video

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=IWWPWF6CQ8M

Em seguida, proponha um passeio pelas ruas/quarteir?es da escola para observar onde se encontra os n?meros.

Professor, converse com os alunos sobre as observa??es feitas durante o passeio. Pergunte: Durante o passeio, aonde apareceram os n?meros? Qual o endere?o e o n?mero da escola? Quantos quarteir?es andaram? Existe com?rcio perto da escola? Quantos?

A partir da viv?ncia, solicite que os alunos fa?am uma pintura digital sobre o que observaram durante o passeio. O registro poder? ser feito utilizando o programa Tux Paint do laptop, a partir dos passos: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Oriente-os para n?o se esquecerem de criar um t?tulo para a pintura.

 2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, providencie com anteced?ncia um globo terrestre e disponibilize uma c?pia do texto da m?sica abaixo para cada aluno. Se preferir, pe?a aos alunos que utilizem o laptop para acessarem a internet a partir do programa Mozilla Firefox (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) e digitarem o s?tio:

http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/286862/

Ora Bola

(Palavra Cantada)

 Oi, oi, oi... olha aquela bola
A bola pula bem no p?, no p? do menino
Quem ? esse menino! Esse menino ? meu vizinho!
Onde ele mora! Mora l? naquela casa!
Onde est? a casa! A casa t? na rua!
Onde est? a rua! T? dentro da cidade!
Onde est? a cidade! Do lado da floresta!
Onde ? a floresta! A floresta ? no Brasil!
Onde est? o Brasil, t? na Am?rica do Sul continente americano cercado de oceano das
terras mais distantes de todo o planeta
E como ? o planeta!O planeta ? uma bola que rebola l? no c?u
(biz)

Trabalhe a letra da m?sica de forma que os alunos percebam que os n?meros est?o em todo lugar, no p? do menino, na casa, na rua, na cidade, na floresta e no planeta. E que essa express?o ?Bola? representa o globo terrestre.

Apresente o globo terrestre aos alunos, levando-o para a sala de aula  e formule alguns  questionamentos:

  • Quem sabe que objeto ? esse?
  • Quem conhece o globo terrestre? Para que ele serve?
  • Qual a import?ncia do globo terrestre?
  • O que as partes azuis representam?
  • O que as partes de outras cores representam?

  Veja o globo terrestre:

?

 globo

Fonte: http://www.libreria.com.br/catalogo/online/baby/

?

Professor, disponibilize um tempo para os alunos mostrarem interesse e curiosidade em pegar, olhar e observar o globo terrestre.

A Matem?tica est? em toda parte! No globo terrestre, nas medidas, nas formas geom?tricas e na natureza. Vamos conhecer um pouco sobre a Matem?tica e o meio ambiente?

Para esse momento ser? necess?rio que o os alunos acessem a internet utilizando o laptop, para assistirem ao v?deo sobre a sustentabilidade, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Oriente os alunos para digitarem o s?tio:

http://www.youtube.com/watch?v=UKLrqVFHS5w&feature=related

Em seguida, dialogue com os alunos sobre alguns termos:

  • O que voc?s compreendem sobre sustentabilidade?
  • Voc?s j? ouviram essa palavra? Se ouviram onde?
  • O que ? preciso fazer para cuidar do nosso planeta?

Professor, ? importante escutar e apreciar as opini?es dos alunos. Incentive aqueles que quase n?o falam a darem suas opini?es.

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a discuss?o sobre o que ? sustentabilidade. Proponha que os alunos fa?am um registro no caderno de Matem?tica com a cria??o de frases e desenhos que representem a Matem?tica e a sustentabilidade. Veja o exemplo:

Atividade realizada em 2011 com alunos/as do 2? ano do Ensino Fundamental de nove anos da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia (ESEBA). 

Fonte: Acervo da autora.

O que ? sustentabilidade?

Promover o melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto agora como para o futuro

zero

Todos juntos, preservando a natureza seremos + felizes!

  numero

Quero ser o n?mero 1 (um) na conserva??o da ?gua.

numero 1

N?s 2 (dois) juntos, cuidaremos da beleza das ?guas dos mares.

n??mero 3

2 (duas) crian?as s?o poucas para cuidar da natureza. Que tal 3 (tr?s) ou  (+) crian?as para cuidar.

NUMERO 4 

Bem me quer...

Mal me quer...

4 (quatro) X (vezes) eu quero ser bem consciente do bem querer a natureza.

numero 5

Vamos sempre repetir at? que 5 (cinco) crian?as aprendam preservar a natureza.

numero 6 

Lindas penas coloridas enfeitam a natureza alegrando nossas vidas.

numero 7 

Sete (7) beija - flores tornam a vida doce como mel.

numero 8 

Pousando de flor em flor a borboleta demonstra o seu amor.

numero 9 

Plantando uma semente colhemos frutos.

Plantando amizade colhemos o amor.

Professor, investigue se a sua escola desenvolve algum projeto relacionado com a sustentabilidade. Viabilize a participa??o e o envolvimento dos alunos. Veja o exemplo:

A Escola de Educa??o B?sica da UFU desenvolve o Projeto 3Rs, no qual os alunos participam de a??es que colaboram com a preserva??o e conscientiza??o  sobre o meio ambiente. Veja algumas dessas a??es:

  • Jogar os pap?is no coletor do corredor das salas de aulas;

?

?

?

?

foto

?

  •  Substituir os copos descart?veis pelos de pl?stico;

 foto3foto2

Fonte: Acervo da autora.

Na escola, os alunos vivenciam atitudes favor?veis com a execu??o do Projeto 3 Rs, aprendendo a: reduzir o consumo de cada recurso que usa, reutilizar tudo o que pode e reciclar sempre que for poss?vel.

?

menino   

Professor, proponha aos alunos e aos seus familiares uma pesquisa sobre onde e como utilizam os n?meros em casa. As anota??es devem ser feitas no pr?prio caderno de Matem?tica. 

Oriente os alunos para conversarem com os seus familiares sobre a import?ncia dos n?meros no cotidiano das pessoas. Depois, juntos andarem pela casa e observarem onde est?o os n?meros. Em seguida, dever?o fazer o registro na tabela abaixo onde dever?o informar onde encontraram os n?meros em sua casa e quais s?o esses n?meros.

?

Local                         Quantidade
? ?
? ?
? ?
? ?
? ?
? ?
? ?
? ?

Fonte: Acervo da Autora

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para que cada aluno socialize com os colegas os locais onde encontraram os n?meros e registre na lousa ou em um cartaz . Depois, que todos falarem proponha a constru??o da tabela contendo as informa??es coletadas pelos alunos.

Elabore com os alunos a constru??o de uma tabela que poder? ser feita utilizando o programa KWord ( ?rea de Trabalho > Processador de Textos) do laptop Classmate. Oriente os alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1? coluna - local citado na pesquisae e 2? coluna - quantidade de alunos que colocaram o mesmo local). N?o se esque?a do t?tulo. Segue abaixo um exemplo:

Registrando a pesquisa sobre onde a turma utiliza os n?meros em casa

?

Local                                Quantidade
? ?
Roupa 10
Sapato 09
Rel?gio 05
Computador 10
V?deo Game 11
Brinquedos 03
Microondas 07
Telefone 08

Fonte: Acervo da autora

5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a tabela montada na aula anterior e proponha a constru??o de um gr?fico para dar visibilidade aos resultados. Esse tamb?m poder? ser feito utilizando o programa KWord ( ?rea de Trabalho > Processador de Textos) do laptop Classmate. Oriente aos alunos para criarem uma tabela com 08 colunas e 11 linhas. Veja o exemplo abaixo:

?

? ? ? ? ? ? ? ?
? ? ? ? ? ? ? ?
? ? ? ? ? ? ? ?
? ? ? ? ? ? ? ?
? ? ? ? ? ? ? ?
? ? ? ? ? ? ? ?
? ? ? ? ? ? ? ?
? ? ? ? ? ? ? ?
? ? ? ? ? ? ? ?
? ? ? ? ? ? ? ?
? ? ? ? ? ? ? ?
ROUPA SAPATO REL?GIO COMPUTADOR

V?DEO

GAME

BRINQUEDOS MICROONDAS TELEFONE

  Fonte: Acervo da Autora

Ao terminar o gr?fico imprima-o e cole-o no caderno de Matem?tica. Pe?a aos alunos que observem a tabela e marque a quantidade adequada em cada quadrinho. Professor, oriente os alunos para utilizarem o l?pis de colorir para preencherem o gr?fico.

Professor, como sugest?o para finalizar a atividade proponha que os alunos criem cartazes sobre a import?ncia dos n?meros no nosso cotidiano e no meio ambiente. Leve para a sala de aula revistas, pap?is e canetinhas. Organize os alunos em grupos, oriente-os quanto a escrita nos cartazes, solicite frases que demonstrem a preocupa??o com o meio ambiente e como a Matem?tica pode colaborar com essa conscientiza??o. Veja abaixo algumas sugest?es de frases:

    vive quadro reformulado

fala lugar  

Quadros do Laborat?rio de Matem?tica da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia (ESEBA) .

 Fonte: Acervo da autora.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxili?-los no processo de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, nos quais dever? verificar se os alunos conseguiram: identificar as situa??es em que se usa a Matem?tica na sociedade humana e list?-las com a ajuda do professor; empregar, na solu??o de problematiza??es, os seus conhecimentos sobre o uso da Matem?tica no cotidiano;  coletar dados e sistematiz?-los em tabelas e gr?ficos simples; realizar c?lculos simples; conscientizar sobre a preserva??o do meio ambiente, tomando como refer?ncia dados Matem?ticos, e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante considerar as avalia??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.