Portal do Professor

Início do Conteúdo

Shakespeare em com?dia: ?A megera domada?

Autor e Co-autor(es)

Marilene de Mattos Salles imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Literatura Literatura de outras nacionalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno ter? a oportunidade de enriquecer a sua bagagem cultural por meio da leitura de um cl?ssico da literatura inglesa. Conhecer? aspectos da vida de Shakespeare e do contexto hist?rico em que viveu. Vai aprender caracter?sticas do texto dram?tico: componentes, falas, a dupla enuncia??o, a a??o, os personagens, o tempo e o lugar. Aprender? a diferenciar pelo menos dois g?neros teatrais (a trag?dia e a com?dia). Conhecer? alguns elementos da com?dia. Reescrever? um fragmento de A megera domada, segundo os componentes do texto dram?tico para fins de encena??o.

Duração das atividades

8 horas/aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? preciso conhecer elementos comuns aos textos narrativos e dram?ticos, tais como personagens, tempo, espa?o/ ambiente/cen?rio, etc. Precisa entender a ironia e conhecer as t?cnicas de produ??o de resumo.

Estratégias e recursos da aula

Professor: a aplica??o dessa aula pressup?e a exist?ncia, na biblioteca da escola, de uma quantidade suficiente de exemplares do texto A megera domada, de Shakespeare. Caso n?o tenha, estude a possibilidade de adotar o livro, como paradid?tico.

Aulas 1 e 2

Conduza os alunos ao Laborat?rio de inform?tica. Inicie a aula, fazendo as seguintes perguntas:

a) Conhecem William Shakespeare?

b) Sabem em que ?poca ele viveu?

c) J? ouviram falar de alguma obra escrita por ele?

Acesse os endere?os abaixo, para que os alunos visualizem algumas imagens.

Imagem 1? dispon?vel em   http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2010/03/129_1014-william-shakespeare.jpg

?

William Shakespeare

?

Imagem 2 ? dispon?vel em     http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/21/20070205000653%21Romeo_and_juliet_brown.jpg

?

Romeu e Julieta

Enquanto observam as imagens 1 e 2, conte um pouco da hist?ria de Romeu e Julieta, sua obra mais conhecida.

Consulte  http://pt.wikipedia.org/wiki/Romeo_and_Juliet

Finalizando, proponha a atividade abaixo.

Atividade 1

Solicite que os alunos, em duplas ou trios, fa?am uma breve pesquisa, em t?picos, sobre a vida de Shakespeare e a ?poca em que ele viveu, seguindo a orienta??o abaixo.

 Fonte de consulta    http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Shakespeare

a) Dados biogr?ficos: nascimento, rela??es familiares, forma??o (estudos e interesse pela literatura), mudan?a para Londres

b) Renascimento e  efervesc?ncia cultural

c) Per?odo hist?rico

d) Outra obra de sucesso (sugere-se destacar Otelo. Consultar   http://pt.wikipedia.org/wiki/Otelo,_o_Mouro_de_Veneza )

Recolha a pesquisa ao final da aula, para verifica??o dos resultados.

Aula 3

Professor: antes de programar a leitura de A megera domada, exiba um trecho de O cravo e a rosa, novela da Rede Globo baseada nessa com?dia de Shakespeare. A cena apresenta uma discuss?o entre Petr?quio e Catarina. Mo?a temperamental, Catarina ? a tal megera a ser domada. O v?deo est? dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=Yk828tU7GVg&feature=related   

Explique aos alunos que na adapta??o da S?rie Reencontro, que eles v?o ler, a pe?a de teatro foi transposta para o g?nero narrativo, o que torna a leitura mais fluente, facilitando a compreens?o da hist?ria. No entanto, ao final da leitura,  haver? uma atividade em que eles far?o exatamente o inverso, ou seja, a transposi??o do texto narrativo para o texto teatral. Por isso, eles j? devem formar grupos de 5 a 6 alunos, para que, durante a leitura, possam ir selecionando breves trechos que gostariam de encenar. 

Coloque no quadro o seguinte roteiro, contendo fun??es a serem exercidas pelos elementos do grupo. Embora fosse ideal, n?o ? necess?rio que todos atuem, representando.

Roteiro

a) Sele??o da cena

b) Transposi??o do texto narrativo para texto teatral

c) Prepara??o de cen?rios, figurinos

d) M?sica (abertura, fundo ou encerramento; efeitos especiais (se necess?rio)

e) Interpreta??es (ensaios) - escalar algu?m para  dirigir e dar continuidade.

Estrat?gias de leitura

a) A leitura ser? feita, individualmente, em casa. Haver? a marca??o de intervalos de leitura, momento em que, em aula, os alunos trocar?o as suas impress?es e experi?ncias. Proponha tamb?m alguma atividade extra para cada intervalo.

a) Intervalo 1 -  ap?s leitura do cap?tulo  'Cabe?a quebrada', p.40)

b) Intervalo 2 - ap?s leitura do cap?tulo "Louca viagem", p.102)

c) Intervalo 3 - fim do texto

Aula 4

Aula destinada ao Intervalo 1

Solicite que os alunos troquem informa??es e impress?es, inclusive comentando fatos hist?ricos e/ou sociais anotados durante a pesquisa. Aplique a atividade abaixo.

Atividade 2

a) Relacione cada personagem ? informa??o que lhe corresponde.

(a) Vic?ncio  (    ) Jovem, ?  candidato a marido de Bianca.
(b) Luc?ncio Bentivoli  (   ) Interessa-se por Catarina, far? de tudo para conquist?-la.
(c) Tr?nio  (   ) Criado de Petr?quio
(d) Batista Minola  (   ) Pai de Luc?ncio, manda o filho estudar fora para aprender a viver sem a sua prote??o.
(e) Catarina Minola  (   ) Al?m de linda, era simp?tica, carinhosa, meiga e doce.
(f) Bianca Minola  (   ) Bonita e inteligente, mas bruta, mandona, incapaz de um gesto de carinho ou de uma palavra am?vel.
(g) Petr?quio Pantino  (   ) Filho de Vic?ncio, apaixona-se por Bianca e se oferece para ser seu professor
(h) Gr?mio  (   ) Criado de Luc?ncio, teve cria??o igual ? do patr?o.
(i) Hort?nsio  (   ) Pai de Catarina e Bianca
(j) Gr?mio  (   ) Homem mais velho, tamb?m ? candidato a marido de Bianca.

b) Com tantos pretendentes, por que Batista n?o autoriza o casamento de Bianca?

c) Explique o plano armado por Luc?ncio, tendo Tr?nio como c?mplice, para se aproximar de Bianca e conquist?-la. Que complica??o Luc?ncio ter? que resolver, caso Bianca se apaixone por ele? (Lembre-se de que Luc?ncio trocou de papel com seu criado. Usa o nome do criado, faz-se passar por um seminarista, etc.)

d) Explique o plano armado por Hort?nsio, tendo Petr?quio como c?mplice, para se aproximar de Bianca.

Aula 5

Aula destinada ao Intervalo 2 . Como aconteceu no intervalo 1, estimule os alunos a trocarem as suas impress?es. Ap?s, aplique a atividade abaixo.

Atividade 3

a) Associe as imagens abaixo a partes da obra.

Imagem 3 - dispon?vel em  http://www.cineplayers.com/img/cartazes/3654_poster.JPG

A megera domada

?

Imagem 4 - dispon?vel em   http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Taming_of_the_shrew.jpg

A megera domada 2

The taming of the Shrew - Augustus Egg

Consulte tamb?m  http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Taming_of_the_Shrew

b) Petr?quio tem um plano para domar Catarina. Que estrat?gias fazem parte do seu plano de doma?

c) Que conselhos Catarina recebe de Ludovica? Por que ela resolve ouvi-la? Quais s?o as regras de diplomacia sugeridas por Ludovica?

d) Ludovica diz que "como todo homem, ele [Petr?quio] quer ter a ilus?o de que manda na mulher, nos filhos, nos empregados". Comente a afirmativa. Ela se aplica ? nossa sociedade atual?

e) No cap?tulo Lar, doce lar (p.68) Petr?quio confessa a Catarina seu orgulho em ser veron?s. Mas faz s?rias cr?ticas aos desmandos dos  malditos venezianos. Reconte um pouco da hist?ria de Verona relatada por ele.   

f) Responda, agora, uma pergunta deixada em suspenso no intervalo 1. Luc?ncio teve algum problema com Bianca por conta da farsa que ele arquitetou?

Aulas 6 e 7

Professor: primeiramente, coloque em discuss?o o desfecho da obra, a come?ar pelos  t?tulos dos cap?tulos: Caem as m?scaras e Vence o amor.  Em seguida, aplique a atividade abaixo.

Atividade 4

a) Durante as aulas, voc? ouviu a hist?ria de Romeu e Julieta, se informou sobre Otelo, o Mouro de Veneza e leu A megera domada.  Leia o quadro abaixo, classifique as obras citadas e preencha um quadro similar com os dados de A megera domada (?poca, personagens, etc)

? TRAG?DIA COM?DIA
?poca da a??o                        Antiguidade grega ou latina; ?poca b?blica  Contempor?nea ao do autor da pe?a
Personagens Her?is da Antiguidade, reis, pr?ncipes, personagens b?blicas. Burgueses, nobres, personagens estereotipadas (tipos)
Local da a??o Um pal?cio. Uma habita??o burguesa, uma pra?a, um local de trabalho, etc.
Intriga Simples, subordinada ? fatalidade. Conflito marido/mulher, amante/concubina, ou centrada numa caracter?stica ou num aspecto social.
Desfecho Tr?gico: morte, suic?dio, execu??o. Feliz: casamento, solu??o de um conflito
Tom da pe?a Tr?gico. Divertido, c?mico.
Efeitos sobre o espectador Medo, piedade, admira??o, a fim de purific?-lo de suas paix?es. Riso, prazer, divers?o na observa??o do rid?culo.

?

b) Marque as respostas corretas. Em A megera domada, Shakespeare pretende provocar o riso. Para tanto, ele 

(      ) quebra expectativa, usando na trama central uma mulher insubmissa, Catarina.

(      ) adota como hero?na uma personagem meiga e doce, Bianca, a qual possui v?rios pretendentes.

(     ) inclui a presen?a de criado  trapalh?o.

(    ) arquiteta um plano de doma para um personagem, Petr?quio, com muitas ironias e a??es surpreendentes.

(     ) utiliza apenas formas de tratamento educadas e sutis aos pretendentes de Bianca, quando estes se dirigem a ela. 

(    ) atribui a Petr?quio formas de tratamento grosseiras referidas a Catarina em contraste com o cavalheirismo e cortesia usados pelos pretendentes de Bianca.  

Atividade 5

Consiste em orientar os alunos para a transposi??o do texto narrativo (pequenos fragmentos) em texto dram?tico, al?m do preparo da encena??o. Solicite aos alunos que atentem para os seguintes aspectos:

Elementos do teatro

Texto, atores, cen?rio, decora??o, figurino, ilumina??o, p?blico.

Componentes do texto teatral

- Nome dos personagens; em mai?sculas (CATARINA)

- Indica??es sobre a maneira como os atores devem pronunciar suas falas ou r?plicas: em it?lico.

A fala dos personagens

- Uma personagem em cena pode falar:  a outra personagem em cena; a uma personagem que ela cr? ser outra; diretamente ao espectador; a si mesma.   

A dupla enuncia??o

- No teatro, as personagens falam entre si (plano de enuncia??o 1), mas o conjunto de suas falas, gestos e vestimentas, al?m dos cen?rios, do acompanhamento musical eventual e da ilumina??o formam um discurso global endere?ado ao p?blico (plano de enuncia??o 2) 

A a??o dram?tica : acontecimentos e atos que conduzem ? realiza??o de um ou mais objetivos; constitu?da pelas atitudes das personagens postas em presen?a de obst?culos. Fases: apresenta??o, cl?max e desenlace.

Aula 8

Destinada ? apresenta??o dos esquetes (cenas).

Recursos Complementares

SHAKESPEARE, W. A megera domada. S?o Paulo: Scipione, 2001. (Tradu??o e adapta??o em portugu?s de Hildegard Feist. S?rie Reencontro literatura.)

MAIA, J.D. Texto teatral e encena??o teatral. In: ______ Portugu?s: volume ?nico. S?o Paulo: ?tica, 2005. p.  (Livro do professor)

LAPENDA, C.D. Teatro: recurso l?dico e pedag?gico. In: CHIAPPINI, L?gia (Coord. Geral); CITELLI, A. (Coord.) Aprender e ensinar com textos n?o escolares.S?o Paulo: Cortez, 2002.

COSSON, Rildo. Letramento liter?rio: teoria e pr?tica. S?o Paulo: Contexto, 2009.

Sobre  A megera domada   http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Taming_of_the_Shrew

Sobre o que ? esquete    http://ced06segundos.blogspot.com/2008/05/oi-gente-est-o-conceiro-de-esquete-para.html

Avaliação

Releia os resultados da sua pesquisa feita na aula 1. Construa um pequeno texto, apresentando o autor e um resumo de A megera domada.