AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
Imprimir Imprimir

Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.


1.
Problema: Se um pequeno corpo, como uma bolinha de isopor eletricamente carregada, com carga positiva, for colocada sobre a superfície da água, com o sistema ligado, qual o fenômeno que se observaria ocorrer com ela? (Descreva a situação conceitualmente).


Gestão de Erros

2.
Problema: Uma partícula de massa m e carga q é liberada, a partir do repouso, no campo elétrico uniforme de intensidade E. Supondo que a partícula esteja sujeita exclusivamente à ação do campo elétrico, a velocidade que atingirá t segundos depois de ter sido liberada será dada por:

Gestão de Erros
(a)

(b)

(c)

(d)

(e)

(f)


3.
Problema: Considere dois pontos M y N de um campo elétrico uniforme de intensidade 5.103N/m. Sabendo que o potencial elétrico no ponto M vale 40V, é correto afirmar que:.

Gestão de Erros
  • Potencial elétrico em N vale 40V.
  • Potencial elétrico em N vale 90V.
  • Potencial elétrico em N vale -10V.
  • Trabalho do campo elétrico ao deslocar uma carga q=2,0.106C, de M até N, vale -2,0.10-4J.
  • Trabalho do campo elétrico ao deslocar uma carga q=2,0.106C, de M até N, vale 2,0.10-4J.

4.

Problema: Quando a atmosfera está em condições de estabilidade não se avizinham tempestades. Por exemplo, existe um campo elétrico uniforme nas proximidades da superfície terrestre de intensidade de 130V/m aproximadamente, tendo a Terra carga negativa e a atmosfera carga positiva. Utilizando papel e lápis, trace uma linha horizontal para representar a superfície da Terra, atribuindo a essa linha o potencial 0,0V. Represente as linhas equipotenciais acima dessa linha correspondentes às alturas 1,0m, 2,0m, 3,0m, 4,0m e 5m, assinalando de um lado de cada linha a altura e do outro, o respectivo potencial elétrico. Para verificar se seu gráfico está correto, clique no botão Gestão de erros e veja o gabarito apresentado.

Gestão de Erros  



5.

Problema: Um capacitor de 500mF é ligado aos terminais de uma bateria de 20V, carregando-se plenamente. Determine:

a) A carga elétrica adquirida pelo capacitor.

b) A energia potencial elétrica armazenada no capacitor.

Gestão de Erros  
 

DICAS

Vestibulandoweb: http://www.vestibulandoweb.com.br. (VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas, fazer vestibular, etc., fica esta dica.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).

Ciência à Mão: Acesse: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=rip&cod=_campoeletrico-eletrostatica-txtels0014 . Discuta com seus colegas o que significa "Efeito de Borda".