Prezado(a)
Estudante,
Prezado(a) Professor(a),
Avaliar neste programa é mais do que verificar
o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar
conhecimentos que foram construídos durante as vivências,
e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação
é particularmente importante, também para o aprendizado
de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para
percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema
estudado.
Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso
público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área,
tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta
Avaliação. Por isso são sugeridos outros links,
contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e
outras fontes.
Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos,
a diferença final está em suas mãos. Por isso
acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor:
inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira,
com planos de futuro, dedicação e ética.
Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada,
suficiente e/ou correta, clique no botão
Gestão de Erros e compare resultados, encontrando
sugestões e dicas para avançar.
Como diria o Professor Galileo Lattes:
Vamos nessa, Brasil!
PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS
As situações desafiadoras apresentadas através
dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores
e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para
serem investigadas. Caso necessite de outras informações,
visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.
1. |
Problema:
Se um pequeno corpo, como uma bolinha de isopor eletricamente
carregada, com carga positiva, for colocada sobre a superfície
da água, com o sistema ligado, qual o fenômeno
que se observaria ocorrer com ela? (Descreva a situação
conceitualmente).
|
 |
|
2. |
Problema:
Uma partícula de massa m e carga q é liberada,
a partir do repouso, no campo elétrico uniforme
de intensidade E. Supondo que a partícula esteja
sujeita exclusivamente à ação do
campo elétrico, a velocidade que atingirá
t segundos depois de ter sido liberada será dada
por:
|
 |
|
3. |
Problema:
Considere dois pontos M y N de um campo elétrico
uniforme de intensidade 5.103N/m. Sabendo que o potencial
elétrico no ponto M vale 40V, é
correto afirmar que:.
|
 |
- Potencial elétrico em N vale 40V.
- Potencial elétrico em N vale 90V.
- Potencial elétrico em N vale -10V.
- Trabalho do campo elétrico ao deslocar
uma carga q=2,0.106C, de M até
N, vale -2,0.10-4J.
- Trabalho do campo elétrico ao deslocar
uma carga q=2,0.106C, de M até N, vale 2,0.10-4J.
|
|
4. |
Problema:
Quando a atmosfera está em condições
de estabilidade não se avizinham tempestades. Por exemplo,
existe um campo elétrico uniforme nas proximidades
da superfície terrestre de intensidade de 130V/m
aproximadamente, tendo a Terra carga negativa e a atmosfera
carga positiva. Utilizando papel e lápis, trace uma
linha horizontal para representar a superfície da Terra,
atribuindo a essa linha o potencial 0,0V. Represente as linhas
equipotenciais acima dessa linha correspondentes às
alturas 1,0m, 2,0m, 3,0m, 4,0m
e 5m, assinalando de um lado de cada linha a altura
e do outro, o respectivo potencial elétrico. Para verificar
se seu gráfico está correto, clique no botão
Gestão de erros e veja o gabarito apresentado.
|
 |
|
|
5. |
Problema:
Um capacitor de 500mF
é ligado aos terminais de uma bateria de 20V,
carregando-se plenamente. Determine:
a) A carga elétrica adquirida pelo capacitor.
b) A energia potencial elétrica armazenada no capacitor.
|
 |
|
|
DICAS
Vestibulandoweb:
http://www.vestibulandoweb.com.br.
(VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo,
estudar para as provas, fazer vestibular, etc., fica esta dica.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).
Ciência à Mão:
Acesse: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=rip&cod=_campoeletrico-eletrostatica-txtels0014
. Discuta com seus colegas o que significa "Efeito de Borda".
|