Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades r?tmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.
Aula 1: Apresenta??o da Yoga
1. Apresentar um v?deo sobre Yoga, com o objetivo de sensibilizar a turma para o seu estudo e pr?tica.
Sugest?o de v?deo sobre Yoga.
http://www.youtube.com/watch?v=Ht9I4G9RxRw, acesso em 19/06/2011
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2. Solicitar que os alunos, a partir do v?deo, escrevam suas primeiras percep??es sobre a Yoga em seus netbooks pelo KWord (Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Su?te De Escrit?rio> Processador de Textos). Este texto deve ser salvo em seus pendrives em pasta denominada Yoga, dentro da pasta da disciplina de Educa??o F?sica.
Esclarecer que este texto ser? complementado no decorrer das pr?ximas aulas e constituir? nosso portf?lio digital: Portf?lio de Yoga. Para orientar a escrita do texto eles (as) responder?o as perguntas:
a) O que voc? percebeu sobre a Yoga a partir do v?deo;
b) Voc? j? praticou, ou teve alguma experi?ncia com Yoga? Qual?
3. Em seguida o (a) professor (a) organizar? a turma em roda onde todos estar?o sentados. Ele (a) dever? conduzir a turma para um di?logo aberto, e cada aluno (a) ter? oportunidade de apresentar suas respostas ? turma.
Aula 2. Pesquisa sobre a Yoga
O (a) professor (a) far? uma contextualiza??o da Yoga nas culturas do mundo (exposi??o verbal). Deve ficar claro que se trata de uma manifesta??o cultural do Oriente. Deve-se destacar tamb?m, que, apesar de ser uma forma cultural milenar, a Yoga ainda ? pouco conhecida e praticada pela maioria dos brasileiros.
1. Pesquisa coletiva: em grupos de cinco (ou seis) componentes, os (as) alunos (as) pesquisar?o sobre origem da Yoga e as formas que ela ? praticada atualmente no Brasil.
Perguntas orientadoras da pesquisa:
a) Qual pa?s e continente originou a Yoga?
b) Quais as formas de manifesta??es da Yoga presentes em nosso pa?s?
2. A pesquisa ser? iniciada nesta mesma aula e dever? ser conclu?da como atividade de retorno ? escola (contra turno) e/ou como tarefa de casa em grupo. O (a) professor (a) informar? que os dados da pesquisa ser?o socializados na terceira aula subsequente.
Sugest?o de referencial te?rico para o (a) professor (a):
Livro digital de Ana Borella, et. all.: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=BPjKHKTJe1wC&oi=fnd&pg=PA9&dq=yoga+tend%C3%AAncias&ots=tOmrVsBqQ3&sig=K7XZQk_6pGmH3n8bb-2G0hD69MI#v=onepage&q=yoga%20tend%C3%AAncias&f=false, acesso em 19/06/2011
Aula 3 e 4- In?cio da pr?tica da Yoga: a medita??o
Caso n?o seja praticante da Yoga, o (a) professor (a) deve destacar que, como professor (a) de Educa??o F?sica, respeita os fundamentos filos?ficos dessa pr?tica e tem clareza que n?o ser? poss?vel que eles (as) se apropriem de todo fen?meno social que representa a Yoga, dados os limites espaciais e temporais das aulas na escola. Mesmo assim, informar aos (as) alunos (as) que ela ser? estudada como forma da cultura oriental, vivenciando sua proposta de auto-conhecimento, ciente de que ela n?o se restringe ? "gin?stica".
1. Din?mica da Concentra??o. O (a) professor (a) organizar? a turma em roda, e todos dever?o estar sentados. No centro da roda ser? colocada uma pequena chama de fogo (Ex. um vela). Os (as) alunos (a) dever?o se concentrar na chama, aumentando a intensidade da concentra??o aos comandos do (a) professor (a) e/ou ao som de uma m?sica bem suave ao fundo.
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Dispon?vel em Google Imagens (clique aqui), acesso em 22/07/2011
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O (a) professor (a) conduzir? uma conversa na roda, para que cada um que queira falar, possa expressar o que sentiu e/ou esclarecer d?vidas.
a) Voc? conseguiu se concentrar, sim, n?o? Tente dizer por qu??
b) Quais as sensa??es que voc? percebeu durante a din?mica? (sons externos, sons do pr?prio corpo, movimento est?tico, etc)
Sugest?o de m?sica de fundo:
http://www.youtube.com/watch?v=psCdIeIfrtA&feature=related, acesso em 19/06/2011
Antes de encerrar a aula, os (as) alunos (as) registrar?o as respostas no Portf?lio Digital em constru??o.
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2. Din?mica da Medita??o: Em espa?o adequado, o (a) professor (a) conduzir? uma din?mica de medita??o chamada "medita??o para silenciar a mente". Objetivo: perceber seu corpo nesse processo e se (re) conhecerem no movimento do sil?ncio.
Sugest?o de v?deo explicativo da din?mica:
http://www.youtube.com/watch?v=kr5gTVsAWVA&feature=related, acesso em 19/06/2011
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O (a) professor (a) permitir? que eles (as) falem um pouco sobre o que sentiram, a partir das seguintes perguntas:
a) Voc? conseguiu "silenciar a mente"?;
b) Quais as sensa??es que prevaleceram em voc??
Antes de encerrar a aula, os (as) alunos (as) registrar?o essas respostas no Portf?lio Digital em constru??o.
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Aula 5. Socializa??o dos dados da pesquisa sobre Yoga
1. Cada grupo ir? apresentar para turma os resultados de sua pesquisa. A forma de apresenta??o poder? ser feita via exposi??o verbal com um membro do grupo como expositor principal, enquanto os demais membros poder?o complementar e/ou responder d?vidas.
2. Ap?s a apresenta??o e esclarecimentos de d?vidas, a turma escolher?, dentre as modalidades de Yoga apresentadas, tr?s modalidades para vivenciarem nas pr?ximas aulas.
Obs.: O (a) professor (a) tamb?m dever? sugerir alguma modalidade n?o contemplada pelas pesquisas dos (a) alunos (a), j? que existem diferentes tend?ncias de Yoga no mundo.
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Aulas 6, 7 e 8: Viv?ncia das modalidades de Yoga
1. O (a) professor (a) deve esclarecer que todas as modalidades de Yoga vivenciadas ter?o aspecto introdut?rio. Os (as) alunos (a) interessados poder?o buscar mais conhecimentos fora da escola e nas refer?ncias estudadas nas aulas.
2. Todas as atividades ser?o registradas com fotos, para que no final os grupos organizem-nas em forma de slides.
Exemplo de modalidades que poder?o surgir da pesquisa:
Yoga terap?utica:
Dispon?vel em: Google Imagens, acesso em 22/07/2011
Sugest?es de sites:
http://www.espaco-vida.com/Yoga/yogaterapia.html, acesso 19/06/2011
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Sugest?es de v?deos:
http://vimeo.com/833854, acesso 19/06/2011
http://www.youtube.com/watch?v=UEGcJfcyqeA, acesso em 19/06/ 2011
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Hatha Yoga:
Dispon?vel em Google Imagens (clique aqui), acesso em 22/07/2011
Sugest?es de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hata-ioga, acesso 19/06/2011
Sugest?es de v?deos:
http://www.youtube.com/watch?v=ITckXuR-cj8, acesso 19/06/2011
http://www.youtube.com/watch?v=OsLKjPUgowg&feature=related, acesso 19/06/2011
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Aula 9 e 10: Montagem dos slides e conclus?o do Portf?lio Digital de Yoga
1. O (a) professor (a) pedir? que os (as) alunos (as) re?nam nos grupos das pesquisas. Estes devem organizar as imagens registradas nas aulas na forma de apresenta??o de um ?nico slide. Para tanto, utilizar?o o recurso de visualiza??o de imagens e montagem de slides dos seus netbooks (Ex: Aplicativo Gwenview do Linux Metasys).
2. Cada grupo apresentar? para turma o slide.
3. Posteriormente, eles (as) salvar?o o slide em formato de imagem para que, em seguida, colem na primeira p?gina do Portf?lio digital. Este, agora conclu?do, receber? os nomes dos grupos, e ser? enviado por email para o (a) professor (a) (Metasys> favoritos>navegador de internet).
4. Ao final da estrat?gia, o (a) professor (a) poder? fazer uma ?ltima roda de conversa para que os (as) alunos (a) avaliem todas as viv?ncias e aprendizados que esta estrat?gia de ensino possibilitou.
Para orienta??o do professor, sites com livros sobre Yoga digitalizados:
1) O Portf?lio Digital de Yoga ser? um importante recurso para avalia??o, dado que possui registros de todo processo vivenciado
2) Os (as) alunos (as), organizados em roda, poder?o ainda responder as seguintes perguntas para o(a) professor (a):
a) O que foi mais significativo para voc? vivenciando a Yoga na escola? Por qu??
b) Houve alguma mudan?a na compreens?o de palavras como: corpo, medita??o, concentra??o, autoconhecimento.