Portal do Professor

Início do Conteúdo

Trabalhando com receitas: O Bonequinho Doce _ UCA

Autor e Co-autor(es)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, La?s de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

  • Reconhecer o livro enquanto portador de texto;

  • Entender a estrutura textual de uma receita;

  • Utilizar os conhecimentos l?gico-matem?ticos de parte/todo, mais/menos, muito/pouco, sistema de medidas e quantidades;

  • Conhecer algumas receitas, presentes tanto em alguns sites quanto na fam?lia;

  • Identificar a receita como texto instrucional;

  • Compartilhar os conhecimentos adquiridos;

  • Criar nosso livro de receita online.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ( 5 momentos de 60 minutos cada)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? necess?rio que os alunos estejam na fase alfab?tica da escrita, ou seja, produzam pequenos textos. Al?m disso, que saibam utilizar recursos do  laptop do UCA como: pesquisar com Mozilla Firefox, criar textos com o KWord e utilizar o WxCam (webcam).

Estratégias e recursos da aula

Todos

1? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

CONTANDO A HIST?RIA: BONEQUINHO DOCE

 Inicie o momento passando pela rodinha um livro de receitas para que os alunos possam manuse?-lo e dizerem se sabem o que ? e sobre o que fala aquele livro.

Pergunte como eles sabem que se trata de um livro de receitas, o que o livro precisa ter para as pessoas conseguirem fazer aquelas receitas.

Posteriormente, converse com eles que existe uma hist?ria de duas meninas, Lucinha e Lal?, que tentaram fazer uma receita um pouco diferente.

Conte ent?o a hist?ria ?O Bonequinho Doce?, de Ala?de Lisboa. Este livro, pode ser facilmente encontrado, mas, se sua escola n?o tiver, segue a hist?ria:

Bonequinho Doce

Fonte:http://blogdalilianteixeira.blogspot.com/2009/11/o-bonequinho-doce.html

?

"LUCINHA E LAL? ESTAVAM CONVERSANDO.
LUCINHA DISSE: LAL?, EU QUERIA UM IRM?OZINHO PARA BRINCAR.
E LAL? DISSE: EU TAMB?M, LUCINHA, QUERIA UM IRM?OZINHO PARA BRINCAR.
LUCINHA E LAL? PENSARAM, PENSARAM...
DEPOIS, LUCINHA DISSE: VAMOS FAZER UM IRM?OZINHO, LAL?!
LAL? RESPONDEU, DANDO PULOS DE CONTENTE:
VAMOS, LUCINHA, VAMOS FAZER UM IRM?OZINHO!
LUCINHA E LAL? ARRANJARAM UM POUCO DE ?GUA, UM POUCO DE FARINHA, UM POUCO DE A??CAR.
LUCINHA E LAL? AMASSARAM A FARINHA, A ?GUA E O A??CAR.
E FIZERAM UM BONEQUINHO DOCE.
O BONEQUINHO DOCE IA SER O IRM?OZINHO DE LUCINHA E LAL?.
LUCINHA E LAL? ESTAVAM CONTENTES MESMO!
ELAS QUERIAM MUITO UM IRM?OZINHO PARA BRINCAR!
O IRM?OZINHO DE LUCINHA E LAL? VAI FICAR BONITINHO, BONITINHO!...
DEPOIS LAL? DISSE: VAMOS PINTAR O BONEQUINHO DOCE?
LUCINHA RESPONDEU: VAMOS SIM, LAL?.
E AS DUAS MENINAS PEDIRAM TINTA ? MAM?E E PINTARAM O BONEQUINHO DOCE: PINTARAM O CHAPEUZINHO DE AZUL, PINTARAM O PALETOZINHO DE VERMELHO, PINTARAM A CALCINHA DE AMARELO.
O BONEQUINHO DOCE FICOU MUITO BONITINHO!
LUCINHA E LAL? LEVANTARAM O BONEQUINHO DOCE.
O BONEQUINHO DOCE, ENT?O, COME?OU A CORRER!


LUCINHA CORREU ATR?S DO BONEQUINHO DOCE.
LAL? TAMB?M CORREU ATR?S DO BONEQUINHO DOCE.
MAS O BONEQUINHO DOCE CORRIA MUITO MAIS!...
LUCINHA GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
LAL? TAMB?M GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
O BONEQUINHO DOCE GRITOU: CORRA, LUCINHA, CORRA LAL?!
SEN?O VOC?S N?O ME APANHAM.
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...

NO CAMINHO, O BONEQUINHO DOCE ENCONTROU UMA VELHINHA.
A VELHINHA GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
MEUS NETINHOS V?O GOSTAR MUITO DE VOC?!
O BONEQUINHO DOCE GRITOU: CORRA, CORRA, VOVOZINHA!
SEN?O VOC? N?O ME APANHA!
MAS A VOVOZINHA N?O PODIA CORRER MUITO.
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...

MAIS ADIANTE, O BONEQUINHO DOCE ENCONTROU UM VELHINHO.
O VELHINHO GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
MEUS SOBRINHOS V?O GOSTAR MUITO DE VOC?!
O BONEQUINHO DOCE GRITOU: CORRA, CORRA, VOVOZINHO!
SEN?O VOC? N?O ME APANHA!
MAS O VELHINHO N?O PODIA CORRER MUITO.
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...

MAIS ADIANTE, O BONEQUINHO DOCE ENCONTROU DOIS MENINOS.
JONJOCA GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
PAULINHO TAMB?M GRITOU: BONEQUINHO DOCE, ESPERE UM POUCO!
E O BONEQUINHO DOCE GRITOU: CORRA JONJOCA, CORRA PAULINHO!
SEN?O VOC?S N?O ME APANHAM!
E O BONEQUINHO DOCE CORRIA, CORRIA...

DE REPENTE, O BONEQUINHO DOCE VIU UMA LAGOA.
E VIU UM PATINHO NA LAGOA.
O PATINHO VIU O BONEQUINHO E GRITOU:
BONEQUINHO DOCE, PULE N??GUA!
E O BONEQUINHO PULOU.
O BONEQUINHO DOCE PULOU N??GUA: TCHIBUM!
E O N??GUA COME?OU A DESMANCHAR!

JONJOCA E PAULINHO CORRIAM, CORRIAM...
E CHEGARAM L? NA BEIRA DA LAGOA.

O VELHINHO E A VOVOZINHA TAMB?M CHEGARAM L? NA BEIRA DA LAGOA.

LUCINHA E LAL? TAMB?M CHEGARAM L? NA BEIRA DA LAGOA.
TODOS FICARAM TRISTES, TRISTES!...
O BONEQUINHO DOCE IA SUMINDO, SUMINDO...
LAL? COME?OU A CHORAR.


ENT?O LUCINHA DISSE:
N?O CHORE, LAL?!
N?S VAMOS PARA CASA FAZER OUTRO BONEQUINHO DOCE!
LAL? PAROU DE CHORAR E DISSE: VAMOS, LUCINHA, VAMOS DEPRESSA PARA CASA.
VAMOS FAZER OUTRO BONEQUINHO DOCE!


O NOVO BONEQUINHO DOCE N?O FUGIU.
LUCINHA E LAL? TIVERAM MUITO CUIDADO: LUCINHA E LAL? FECHARAM A PORTA DO QUARTO.
LAL? SENTOU O BONEQUINHO DOCE NA CADEIRA, E LUCINHA CONTOU A HIST?RIA DO OUTRO BONEQUINHO QUE SUMIU NA LAGOA.
E O NOVO BONEQUINHO DOCE PENSOU: N?O VOU FUGIR, NUNCA...?

Fonte: Acervo da autora

Para a conta??o, imprima a hist?ria e reproduza no papel tamanho A3, para uma melhor visualiza??o e contato com o material escrito. Posteriormente, as crian?as poder?o ilustrar coletivamente a hist?ria para que esta seja exposta na parede da sala.

Logo ap?s questione-os:

-O que Lucinha e Lal? tentaram fazer?

-Ser? que d? para fazer um irm?ozinho assim?

-Se n?s fiz?ssemos esta receita, o que acham que aconteceria?

- Nosso bonequinho tamb?m fugiria?

-O que nosso bonequinho faria?

As hip?teses e respostas das crian?as poder?o ser escritas no quadro para formar um texto coletivo, que servir? como um registro inicial.

?

2? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

TRABALHANDO COM TEXTO INSTRUCIONAL: RECEITA

Preparando a aula: selecione antecipadamente os ingredientes necess?rios para a receita e para o trabalho com as medidas. Organize o material na mesa.

Professor, neste momento, retome o livro de receita explorando a leitura de uma receita, as partes que a comp?e.

Trabalhe os aspectos mais gerais, necess?rios para a confec??o de qualquer receita, como medidas, cuidados e higiene.

?

Trabalhando com medidas

  • Colheres:

-O que significa dizer uma colher de ch? de margarina, por exemplo?

-Quais tamanhos de colheres existem?

=> leve colheres de ch?, de sopa e de caf? para que possam visualizar, perceber as diferen?as e classific?-las como maior ou menor, qual cabe mais ou menos, dentre outros.

?

  • X?caras

-Fa?a de forma semelhante a compara??o entre as x?caras de caf? e de ch?.

?

  • Outras medidas

Muitas receitas possuem a express?o ?A mesma medida?. O que significa isso? Fa?a a correla??o entre o item anterior e o que possui esta express?o para que os alunos entendam tamb?m esta forma de medida.

Al?m disso, ? comum aparecer express?es como meio ou metade, aproveite assim, para trabalhar um pouco as fra??es em nosso cotidiano, mesmo que de forma breve.

?

Cuidados:

Converse com os alunos sobre alguns dos perigos para as crian?as, existentes em uma cozinha e os cuidados necess?rios ao se fazer receitas que exijam o uso do fog?o ou de facas, por exemplo.

As falas das crian?as poder?o formar os combinados da sala em rela??o as aulas sobre culin?ria.

?

Higiene

Considerando h?bitos de higiene como necess?rios para a sa?de e para a confec??o de uma receita, trabalhe com eles a necessidade de lavar as m?os, prender os cabelos e n?o conversar, tossir ou espirrar sobre os alimentos.

Atividades

Preparando a mousse

Professor, depois de trabalhar os elementos do texto instrucional, a receita, organize os alunos de forma que possam acompanhar todo o processo de preparo da mousse.

-Forre a mesa com uma toalha, disponha os ingredientes e os utens?lios que vai utilizar no decorrer do preparo. 

Para isso, solicite ajuda do ajudante do dia, que utilize seu laptop UCA e registre o processo. Ele dever? acessar o WxCam, a webcam, presente na ?rea de trabalho ou pelo caminho [Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam]

?

Veja uma sugest?o de receita que n?o ? necess?rio ir ao fogo

Mousse de morango

Ingredientes

1 lata de leite condensado

2 caixinhas de creme de leite

1 copo de iogurte natural

1 sache de suco de morango em p?

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata at? misturar. Distribua em copinhos descart?veis de caf? e leve ? geladeira.

Rendimento aproximado: 18 copinhos

?

Conforme a quantidade de alunos na turma multiplique a receita.

?

Enriquecendo a aula

-Se  for necess?rio multiplicar a receita, utilize isso, criando uma situa??o problema, questionando-os:

-Esta receita rende 18 por??es, mas n?s temos 30 crian?as para com?-la. Para que todos ganhem um pouquinho, quantas receitas precisaremos fazer?

-Ao colocar na geladeira, oriente o momento que poder?o comer: daqui duas horas, que ? o tempo que a receita precisa ficar na geladeira, que horas ser??

-Mousse ? uma palavra do g?nero feminino ou masculino? Se escreve o mousse ou a mousse?

?

Para compor os registros da atividade, solicite que fotografem o momento.

?

Atividades de casa

Para ampliar conhecimentos e incluir a fam?lia no trabalho, solicite que pesquisem como se faz a comida que ele mais gosta, a sua comida preferida.

Para isso, o aluno dever? levar seu laptop para a casa e entrevistar a pessoa que faz esta receita.

Para a entrevista, solicite que utilizem novamente a webcam, de acordo com os passos j? mencionados.

?

3? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

CRIANDO E CORRIGINDO TEXTOS

Para um trabalho com a leitura e a escrita, al?m da possibilidade de as crian?as mostrarem seus pontos de vista e o que foi significativo, inicie este momento solicitando que, utilizando seus laptops, relatem ? experi?ncia. Isso se far? por meio de uma produ??o de texto individual, utilizando o KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>su?te de escrit?rio> Processador de textos], que poder? ser ilustrada com as fotos realizadas no decorrer da atividade.

Posteriormente, proponha que os alunos troquem de laptop, uns com os outros, para que leiam e comentem com o colega sobre o seu texto.

Esta atividade permitir? que, ao ler o texto do colega, ele possa contribuir para que outro avance  na produ??o textual e em suas hip?teses de escrita.

Posteriormente, utilize um projetor de imagens para socializar os v?deos, as entrevistas, e incentive que cada crian?a defenda a sua receita como a mais gostosa. Esta defesa propiciar? que os alunos criem estrat?gias de argumenta??o, exposi??o oral e de s?ntese, fatores que tamb?m contribuir?o no processo de alfabetiza??o.

?

4? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

PESQUISANDO RECEITAS DELICIOSAS

Pesquisa

Com o aux?lio do Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet], solicite uma pesquisa na internet, que mostre algumas receitas que crian?as podem fazer.

Por se tratar de uma pesquisa realizada pelos alunos, n?o ? poss?vel dizer os s?tios que ser?o utilizados. Por?m, seguem algumas sugest?es.

UOL crian?as: http://criancas.uol.com.br/atividades/comidinhas/

Blog Alzira Zulmira: http://www.alzirazulmira.com/cozinha.htm

Terra culin?ria: http://www.terra.com.br/culinaria/criancas/index.html

Logo ap?s, organize os alunos em uma rodinha, onde poder?o expor sobre quais receitas gostaram mais de conhecer e eleger algumas para que, posteriormente, possam fazer parte do nosso livro de receitas online.

?

5? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

SOCIALIZANDO: CRIANDO UM BLOG

?

Com o objetivo de unir os conhecimentos constru?dos durante as aulas e em casa, a turma poder? construir um livro de receita em um blog. Al?m disso, outras fun??es deste blog seriam difundir e valorizar os conhecimentos e incentivar a escrita, fatores que colaboram com o processo de alfabetiza??o ds alunos.

Para isso, existem muitos s?tios que oferecem o servi?o gratuitamente por?m, para uma maior autonomia das crian?as, a escolha foi pelo servi?o de cria??o de blogs do Google, o Blogger/Blogspot.

Este s?tio n?o oferece recursos muito sofisticados, mas como possui linguagem e passos apresentados de forma facilitada, ser? uma boa op??o para o trabalho com as crian?as.

Para acessar o s?tio, solicite que os alunos utilizem o Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet] e acessem o s?tio:

https://www.google.com/accounts/ServiceLogin?service=blogger&passive=1209600&continue=http%3A%2F%2Fwww.blogger.com%2Fhome&followup=http%3A%2F%2Fwww.blogger.com%2Fhome&ltmpl=start#s01

Professor, por se tratar de um momento coletivo, divida os alunos em grupos e combine com eles as fun??es de cada um: selecionar imagens, selecionar receitas, digitar, dentre outros. Dessa forma, cada um poder? contribuir nesta constru??o.

Recursos Complementares

Avaliação

Durante todo o processo de constru??o dos conhecimentos, as avalia??es poder?o perme?-lo, uma vez que esta tamb?m ? processual e cont?nua.

Para isso, observe como os conceitos l?gico-matem?ticos s?o apresentados pelos alunos, se conhecem no??es de grandeza como: mais/menos, maior/menor e muito/pouco, se conseguem compreender as horas e as fra??es que, embora apresentadas de forma simplificada, foram utilizadas durante o processo.

Al?m disso, nas produ??es de textos, observe como eles caminham nas hip?teses de escrita e na organiza??o do pensamento para a elabora??o de textos.

Observe ainda, se tiveram interesse pelas aulas e se conseguiram compreender os elementos de uma receita, podendo inclusive repass?-los para outras pessoas.