Denize Donizete Campos Rizzotto, La?s de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Objetivos:
Reconhecer o livro enquanto portador de texto;
Entender a estrutura textual de uma receita;
Utilizar os conhecimentos l?gico-matem?ticos de parte/todo, mais/menos, muito/pouco, sistema de medidas e quantidades;
Conhecer algumas receitas, presentes tanto em alguns sites quanto na fam?lia;
Identificar a receita como texto instrucional;
Compartilhar os conhecimentos adquiridos;
Criar nosso livro de receita online.
? necess?rio que os alunos estejam na fase alfab?tica da escrita, ou seja, produzam pequenos textos. Al?m disso, que saibam utilizar recursos do laptop do UCA como: pesquisar com Mozilla Firefox, criar textos com o KWord e utilizar o WxCam (webcam).
Inicie o momento passando pela rodinha um livro de receitas para que os alunos possam manuse?-lo e dizerem se sabem o que ? e sobre o que fala aquele livro.
Pergunte como eles sabem que se trata de um livro de receitas, o que o livro precisa ter para as pessoas conseguirem fazer aquelas receitas.
Posteriormente, converse com eles que existe uma hist?ria de duas meninas, Lucinha e Lal?, que tentaram fazer uma receita um pouco diferente.
Conte ent?o a hist?ria ?O Bonequinho Doce?, de Ala?de Lisboa. Este livro, pode ser facilmente encontrado, mas, se sua escola n?o tiver, segue a hist?ria:
Fonte:http://blogdalilianteixeira.blogspot.com/2009/11/o-bonequinho-doce.html
?
"LUCINHA E LAL? ESTAVAM CONVERSANDO. |
Fonte: Acervo da autora
Para a conta??o, imprima a hist?ria e reproduza no papel tamanho A3, para uma melhor visualiza??o e contato com o material escrito. Posteriormente, as crian?as poder?o ilustrar coletivamente a hist?ria para que esta seja exposta na parede da sala.
Logo ap?s questione-os:
-O que Lucinha e Lal? tentaram fazer?
-Ser? que d? para fazer um irm?ozinho assim?
-Se n?s fiz?ssemos esta receita, o que acham que aconteceria?
- Nosso bonequinho tamb?m fugiria?
-O que nosso bonequinho faria?
As hip?teses e respostas das crian?as poder?o ser escritas no quadro para formar um texto coletivo, que servir? como um registro inicial.
?
Preparando a aula: selecione antecipadamente os ingredientes necess?rios para a receita e para o trabalho com as medidas. Organize o material na mesa.
Professor, neste momento, retome o livro de receita explorando a leitura de uma receita, as partes que a comp?e.
Trabalhe os aspectos mais gerais, necess?rios para a confec??o de qualquer receita, como medidas, cuidados e higiene.
?
Trabalhando com medidas
-O que significa dizer uma colher de ch? de margarina, por exemplo?
-Quais tamanhos de colheres existem?
=> leve colheres de ch?, de sopa e de caf? para que possam visualizar, perceber as diferen?as e classific?-las como maior ou menor, qual cabe mais ou menos, dentre outros.
?
-Fa?a de forma semelhante a compara??o entre as x?caras de caf? e de ch?.
?
Muitas receitas possuem a express?o ?A mesma medida?. O que significa isso? Fa?a a correla??o entre o item anterior e o que possui esta express?o para que os alunos entendam tamb?m esta forma de medida.
Al?m disso, ? comum aparecer express?es como meio ou metade, aproveite assim, para trabalhar um pouco as fra??es em nosso cotidiano, mesmo que de forma breve.
?
Cuidados:
Converse com os alunos sobre alguns dos perigos para as crian?as, existentes em uma cozinha e os cuidados necess?rios ao se fazer receitas que exijam o uso do fog?o ou de facas, por exemplo.
As falas das crian?as poder?o formar os combinados da sala em rela??o as aulas sobre culin?ria.
?
Higiene
Considerando h?bitos de higiene como necess?rios para a sa?de e para a confec??o de uma receita, trabalhe com eles a necessidade de lavar as m?os, prender os cabelos e n?o conversar, tossir ou espirrar sobre os alimentos.
Preparando a mousse
Professor, depois de trabalhar os elementos do texto instrucional, a receita, organize os alunos de forma que possam acompanhar todo o processo de preparo da mousse.
-Forre a mesa com uma toalha, disponha os ingredientes e os utens?lios que vai utilizar no decorrer do preparo.
Para isso, solicite ajuda do ajudante do dia, que utilize seu laptop UCA e registre o processo. Ele dever? acessar o WxCam, a webcam, presente na ?rea de trabalho ou pelo caminho [Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam]
?
Veja uma sugest?o de receita que n?o ? necess?rio ir ao fogo
Mousse de morango Ingredientes 1 lata de leite condensado 2 caixinhas de creme de leite 1 copo de iogurte natural 1 sache de suco de morango em p? Modo de preparo Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata at? misturar. Distribua em copinhos descart?veis de caf? e leve ? geladeira. Rendimento aproximado: 18 copinhos |
?
Conforme a quantidade de alunos na turma multiplique a receita.
?
Enriquecendo a aula
-Se for necess?rio multiplicar a receita, utilize isso, criando uma situa??o problema, questionando-os:
-Esta receita rende 18 por??es, mas n?s temos 30 crian?as para com?-la. Para que todos ganhem um pouquinho, quantas receitas precisaremos fazer?
-Ao colocar na geladeira, oriente o momento que poder?o comer: daqui duas horas, que ? o tempo que a receita precisa ficar na geladeira, que horas ser??
-Mousse ? uma palavra do g?nero feminino ou masculino? Se escreve o mousse ou a mousse?
?
Para compor os registros da atividade, solicite que fotografem o momento.
?
Para ampliar conhecimentos e incluir a fam?lia no trabalho, solicite que pesquisem como se faz a comida que ele mais gosta, a sua comida preferida.
Para isso, o aluno dever? levar seu laptop para a casa e entrevistar a pessoa que faz esta receita.
Para a entrevista, solicite que utilizem novamente a webcam, de acordo com os passos j? mencionados.
?
Para um trabalho com a leitura e a escrita, al?m da possibilidade de as crian?as mostrarem seus pontos de vista e o que foi significativo, inicie este momento solicitando que, utilizando seus laptops, relatem ? experi?ncia. Isso se far? por meio de uma produ??o de texto individual, utilizando o KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>su?te de escrit?rio> Processador de textos], que poder? ser ilustrada com as fotos realizadas no decorrer da atividade.
Posteriormente, proponha que os alunos troquem de laptop, uns com os outros, para que leiam e comentem com o colega sobre o seu texto.
Esta atividade permitir? que, ao ler o texto do colega, ele possa contribuir para que outro avance na produ??o textual e em suas hip?teses de escrita.
Posteriormente, utilize um projetor de imagens para socializar os v?deos, as entrevistas, e incentive que cada crian?a defenda a sua receita como a mais gostosa. Esta defesa propiciar? que os alunos criem estrat?gias de argumenta??o, exposi??o oral e de s?ntese, fatores que tamb?m contribuir?o no processo de alfabetiza??o.
Com o aux?lio do Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet], solicite uma pesquisa na internet, que mostre algumas receitas que crian?as podem fazer.
Por se tratar de uma pesquisa realizada pelos alunos, n?o ? poss?vel dizer os s?tios que ser?o utilizados. Por?m, seguem algumas sugest?es.
UOL crian?as: http://criancas.uol.com.br/atividades/comidinhas/
Blog Alzira Zulmira: http://www.alzirazulmira.com/cozinha.htm
Terra culin?ria: http://www.terra.com.br/culinaria/criancas/index.html
Logo ap?s, organize os alunos em uma rodinha, onde poder?o expor sobre quais receitas gostaram mais de conhecer e eleger algumas para que, posteriormente, possam fazer parte do nosso livro de receitas online.
?
?
Com o objetivo de unir os conhecimentos constru?dos durante as aulas e em casa, a turma poder? construir um livro de receita em um blog. Al?m disso, outras fun??es deste blog seriam difundir e valorizar os conhecimentos e incentivar a escrita, fatores que colaboram com o processo de alfabetiza??o ds alunos.
Para isso, existem muitos s?tios que oferecem o servi?o gratuitamente por?m, para uma maior autonomia das crian?as, a escolha foi pelo servi?o de cria??o de blogs do Google, o Blogger/Blogspot.
Este s?tio n?o oferece recursos muito sofisticados, mas como possui linguagem e passos apresentados de forma facilitada, ser? uma boa op??o para o trabalho com as crian?as.
Para acessar o s?tio, solicite que os alunos utilizem o Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet] e acessem o s?tio:
Professor, por se tratar de um momento coletivo, divida os alunos em grupos e combine com eles as fun??es de cada um: selecionar imagens, selecionar receitas, digitar, dentre outros. Dessa forma, cada um poder? contribuir nesta constru??o.
Jogo sundae http://criancas.uol.com.br/jogos/sundae-maker.jhtm
Dicas de portugu?s: http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/1602269
Durante todo o processo de constru??o dos conhecimentos, as avalia??es poder?o perme?-lo, uma vez que esta tamb?m ? processual e cont?nua.
Para isso, observe como os conceitos l?gico-matem?ticos s?o apresentados pelos alunos, se conhecem no??es de grandeza como: mais/menos, maior/menor e muito/pouco, se conseguem compreender as horas e as fra??es que, embora apresentadas de forma simplificada, foram utilizadas durante o processo.
Al?m disso, nas produ??es de textos, observe como eles caminham nas hip?teses de escrita e na organiza??o do pensamento para a elabora??o de textos.
Observe ainda, se tiveram interesse pelas aulas e se conseguiram compreender os elementos de uma receita, podendo inclusive repass?-los para outras pessoas.