Portal do Professor

Início do Conteúdo

Na “mesa” nada se perde, tudo se transforma - UCA

Autor e Co-autor(es)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

  •  Conhecer formas de reaproveitar alimentos, que normalmente iriam para o lixo;

  • Pesquisar receitas que promovam esse reaproveitamento;

  • Compartilhar com a família e demais alunos os conhecimentos adquiridos;

  • Reduzir o lixo que produzimos em nosso cotidiano;

  • Enriquecer os conhecimentos referentes à estrutura textual de uma receita;

  • Aplicar os conhecimentos lógico-matemáticos de parte/todo, mais/menos, muito/pouco, sistema de medidas e quantidades.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ( 4 momentos de 60 minutos cada)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que os alunos estejam na fase alfabética da escrita, ou seja, produzam pequenos textos. Além disso, que saibam utilizar recursos do  laptop do UCA como: pesquisar com Mozilla Firefox, criar textos com o KWord e utilizar o WxCam (webcam).

Estratégias e recursos da aula

Todos

1º MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

TRABALHANDO COM RECEITAS ALTERNATIVAS

Preparando a aula: separe cascas de diferentes alimentos como banana, abacaxi e maracujá, além de talos de couve e brócolis. Agende também um horário na cozinha da escola, pois vamos utilizar: fogão, liquidificador e geladeira. Os ingredientes necessários são as cascas de abacaxi, açúcar e gelatina de abacaxi.

 

-Professor, esta aula tem como proposta um trabalho multidisciplinar  que possa também ir além dos muros da escola. Trabalharemos a utilização de cascas e talos, ou seja, alimentos que iriam para o lixo.

-Para isso, durante a rodinha, inicie uma conversa que discuta com as crianças se tudo que jogamos no lixo é realmente lixo, se poderíamos encontrar formas de diminuir o lixo que produzimos e se acreditam que posso fazer alguma coisa gostosa utilizando, por exemplo, a casca de uma banana no lugar da banana.

- Questione-os para que levantem dúvidas e hipóteses sobre o assunto, e assim, ao longo do trabalho, tentem buscar as respostas.

 Leve para a sala cascas e talos, para que possam visualizar alguns dos itens que normalmente comporiam nosso lixo, mas que agora poderão ser transformados em deliciosos pratos.

 

Trabalhando com texto instrucional

Professor, reproduza a receita para as crianças. Explore a estrutura textual deste gênero, chamando a atenção para sua função. Para isso questione:

-Para que serve uma receita culinária?

-O que ela nos informa?

-O que contém em uma receita?

 

Veja a receita a seguir e identifique:

-Quantos ingredientes ela utiliza?

-Qual medida é utilizada para medir o suco?

Gelatina de Suco de Casca de Abacaxi

Ingredientes
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1/2 litro de suco de casca de abacaxi
- 1 unidade de gelatina de abacaxi

Modo de Preparo
Ferva a casca de um abacaxi com um pouco de água. Bata a casca no liquidificador e coe. Dissolva a gelatina em um pouco de suco e acrescente o açúcar, mexendo bem. Coloque em copinhos descartáveis de café e leve à geladeira para endurecer. Sirva no dia seguinte.

 

Professor, como gelatinas demoram um pouco a endurecer, não é possível comê-la no mesmo dia, continue a atividade no dia seguinte.

  Atividades

Mão na massa

-Solicite que as crianças peguem seus netbooks para irem até a cozinha da escola. Leve também as cascas do abacaxi, o açúcar e as gelatinas.

-Inicie a confecção da receita mostrando a necessidade e como se higieniza a casca antes de utilizá-la. Posteriormente, solicite que, durante a receita os alunos fotografem e filmem o processo, utilizando o WXcam , a webcam, presente na área de trabalho ou pelo caminho [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]. Organize o trabalho pré-determinando as funções de cada um.

 

2º MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

PESQUISANDO RECEITAS ALTERNATIVAS

Pesquisa

Inicie este momento com a degustação da gelatina que fizeram no dia anterior.

Posteriormente, utilizando os seus netbooks e com o auxílio do Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet], solicite uma pesquisa que reúna receitas que utilizam cascas ou talos para a sua confecção. Como é uma pesquisa, não é possível dizer os sítios e nem as receitas escolhidas, mas como sugestão, segue alguns sítios:

Minha vida: http://www.minhavida.com.br/conteudo/740-Cascas-e-talos-rendem-receitas-nutritivas-e-deliciosas.htm

Banco de alimentos: http://www.bancodealimentos.org.br/por/receitas/receita_doce.htm

Muito + receitas: http://www.muitomaisreceitas.com.br/index_all.php?pag=10

UFMG: http://www.ufmg.br/proex/geresol/receitas.html

Imprima uma para cada criança, de livre escolha dos mesmos.

 

Atividades de casa

-Como atividade de casa, solicite que pesquisem com seus familiares uma receita que também promova o reaproveitamento de algum alimento (casca, semente, talos ou outros).

-Os alunos poderão escolher entre a receita pesquisada na escola ( aquela que você imprimiu) ou a receita da família, para fazer com a ajuda de seus familiares e trazer para uma exposição e degustação na próxima aula. Solicite que tragam a receita escrita e também: toalha de mesa, talher para servir seu prato, guardanapo, avental, dentre outros objetos que você achar necessário.

 

3º MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

QUE DELÍCIA! DEGUSTANDO O QUE APRENDEMOS

-Professor, convide os alunos de outras turmas para que possam conhecer e degustar os pratos alternativos. Organize a sala em forma de U, para que os alunos fiquem atrás da mesa e receba os convidados. Eles deverão servir e explicar para os visitantes os ingredientes que utilizou na elaboração do prato.

-Registre este momento utilizando seu laptop, acessando o WxCam, a webcam, presente na área de trabalho ou pelo atalho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]. Você poderá também fotografar e imprimir as fotos para montar um painel posteriormente.

Esta atividade possibilita que as crianças incentivem umas as outras a provarem alimentos diferentes, ampliando conhecimentos referentes ao reaproveitamento de alimentos, a consequente diminuição do nosso lixo e valorização das produções individuais.

-Este momento poderá também propiciar que os alunos contem como foi fazer a receita, quem ajudou, o que evitaram jogar no lixo e o que acharam do fato de transformar um alimento que iria para o lixo em um alimento diferente e gostoso.

Incentive seus alunos a explicitarem os conceitos lógico matemáticos utilizados na confecção da receita, como por exemplo:

-Eu gastei meia lata de creme de leite.

-Precisei dobrar a receita porque uma receita não era suficiente.

-Usei as cascas de três laranjas.

-Esta receita usa pouco açúcar.

-Gastei mais açúcar e menos sal.

-Utilizei o dobro de ovos para fazer duas receitas.

-Dentre outros

 

4º MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

PRODUZINDO MAIS QUE RECEITAS

Para explorar o gênero textual receita e oportunizar uma produção escrita dos alunos, inicie este momento com a releitura da receita de gelatina de suco de casca de abacaxi, feita com a contribuição dos alunos.

Ressalte as partes que compõem uma receita e solicite que, utilizando o KWord  [Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos], reescrevam suas receitas. Neste caso, professor, será a receita que trouxeram para a exposição, seja ela a pesquisada em sala ou a que trouxeram  de casa.

Imprima as receitas, solicite que cada aluno ilustre a sua e monte o livro de receitas da turma.

-Se houver possibilidade, faça a união destes textos em um pen-drive e, novamente com o auxílio do Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet], envie para o e-mail das crianças. Desta forma, eles poderão difundir os conhecimentos construídos com seus familiares e ampliar as possibilidades dos mesmos para o reaproveitamento de alimentos.

Recursos Complementares

Professor, para enriquecer, consulte a aula: “Elaborando receitas inteligentes: aprendendo com a culinária alternativa” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19141

Avaliação

Durante todo o processo, verifique se as crianças participaram com entusiasmo, se conseguiram provar o alimento diferente e se compreenderam a necessidade e as formas de se reduzir o lixo por nós produzido.

Observe também se conseguiram perceber as peculiaridades do gênero textual receita e se conseguiram aplicar os conhecimentos lógico matemáticos como parte/todo, mais/menos, dentre outros.