Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es de trabalho |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Ritmos de tempo |
Conceituar e caracterizar o taylorismo como m?todo de organiza??o do sistema de produ??o adotado nas sociedades capitalistas industrializadas.
Compreender os impactos do taylorismo nas sociedades industrializadas, particularmente para os trabalhadores no sistema de f?brica.
Reconhecer a presen?a de princ?pios tayloristas na atualidade, em diferentes atividades do cotidiano.
O processo de industrializa??o entre os s?culos XVIII e XX.
?
Professor (a), para o desenvolvimento desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet. Assim, a aula poder? ser realizada no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA ( Um Computador por Aluno).
Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do Projeto UCA/MEC:
?
KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop) |
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multim?dia. O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive. |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o. |
?
?
1- Quem foi Frederick Winslow Taylor
Iniciar as atividades desta aula propondo aos alunos uma consulta ? biografia de Taylor, para um primeiro contato dos alunos com a vida e obra do administrador.
Fonte: http://n.i.uol.com.br/educacao/klick/2053/images/acbfk52.jpg. Acesso em 14 de Junho de 2011
Roteiro de Atividades:
a. Utilizando o computador e a internet, os alunos devem acessar links que tragam a biografia de Taylor. Abaixo, algumas indica??es:
http://noticias.uol.com.br/licaodecasa/materias_klick/biografia/0,5387,2053-biografia-9,00.jhtm
http://www.infoescola.com/biografias/frederick-taylor/
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_1102.html
b. Ap?s uma leitura atenta da biografia, os alunos devem organizar, no editor de texto do computador, uma s?ntese com as principais informa??es sobre Frederick Winslow Taylor, as quais sejam relevantes para a compreens?o do seu m?todo de administra??o do trabalho.
c. Em seguida, o professor deve orientar os alunos a socializarem essas primeiras informa??es, apontando alguns deles para a leitura e coment?rios sobre as suas anota??es.
?
2- Os princ?pios b?sicos do Taylorismo
A proposta para esta aula ? que os alunos realizem um trabalho de leitura, sistematiza??o, debate e socializa??o das principais caracter?sticas do que ficou conhecido como TAYLORISMO.
Roteiro de Atividades:
a. Utilizando o computador e a internet, os alunos devem acessar links que tragam textos que permitam a compreens?o sobre princ?pios fundamentais do taylorismo.
Texto 1: Frederick Winslow Taylor: O senhor do tempo, assinado por C?ssio Starling Carlos. Confira, abaixo, um trecho do texto:
"Pioneiro da consultoria empresarial, ele fez a alegria dos patr?es e a tristeza dos oper?rios. Depois de Frederick Taylor e seu implac?vel cron?metro, o mundo nunca mais trabalhou do mesmo jeito. (...) N?o demorou para que Taylor entrasse em conflito com seus subordinados, teimando em exigir deles um esfor?o acima do habitual. Em 1881, ele realizou seu primeiro ?estudo de tempo? (que, no futuro, se tornaria a base de seu m?todo). Taylor observou e cronometrou as atividades dos trabalhadores, iniciando sua busca pelo one best way (o ?melhor jeito de fazer?), envolvendo desde as ferramentas at? o treinamento dos oper?rios." Texto dispon?vel na ?ntegra em:http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/frederick-winslow-taylor-senhor-tempo-435026.shtml |
Texto 2: Taylorismo, por Thais Pacievitch. Leia um excerto:
"A partir dessa concep??o, o Taylorismo, o trabalho industrial foi fragmentado, pois cada trabalhador passou a exercer uma atividade espec?fica no sistema industrial. A organiza??o foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produ??o passou a ser cronometrado. Algumas caracteristicas do Taylorismo:
- Racionaliza??o da produ??o. Desde ent?o, e cada vez mais, tempo ? uma mercadoria, e o trabalhador, que ?vende? sua m?o-de-obra, portanto, seu tempo, tem a incumb?ncia de cumprir com suas tarefas no menor tempo poss?vel, para que possa produzir mais e mais." Texto dispon?vel na ?ntegra em: http://www.infoescola.com/administracao_/taylorismo/ |
b. Ap?s a leitura atenta destes textos, na ?ntegra, os alunos devem iniciar um trabalho de sistematiza??o, por escrito, dos princ?pios b?sicos do taylorismo. Por ser um primeiro contato com o tema, devem anotar n?o apenas o que consideram ser as ideias centrais de Taylor, mas tamb?m as d?vidas e questionamentos que as leituras suscitaram para que, posteriormente, possam debat?-las com os colegas e o professor.
c. A partir do primeiro contato com as ideias de Frederick WinslowTaylor, a proposta ? que os alunos aprofundem os seus estudos fazendo a leitura do livro abaixo indicado, particularmente as seguintes partes:
RAGO, Luzia M. e MOREIRA, Eduardo F. P. O que ? taylorismo. S?o Paulo: Brasiliense, 1984, 110 p.
?Fichamento |
?
?
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/fichamento.htm
?
d. Depois da leitura e fichamento do livro "O que ? taylorismo", promova um debate entre os alunos, para a discuss?o das ideias centrais dos autores sobre os princ?pios fundamentais do taylorismo.
Debate |
Para orientar o debate entre os alunos, o professor pode levantar algumas quest?es relevantes, como:
a. Citar e comentar os "princ?pios b?sicos da Administra??o Cient?fica" formulados por Taylor e abordados no livro, entre as p?ginas 20 e 24.
b. De acordo com os princ?pios definidos por Taylor, devia haver uma separa??o entre trabalho de concep??o e trabalho de execu??o. Comentar sobre o que entenderam sobre isto e como se posicionam em rela??o a este princ?pio.
c. Refletir sobre a denomina??o "soldado do trabalho" atribu?da pelos autores ao prot?tipo ideal de trabalhador segundo o taylorismo.
d. Comentar sobre a resist?ncia dos oper?rios em rela??o ? aplica??o dos princ?pios tayloristas na ind?stria.
?
1- A resist?ncia dos trabalhadores ao taylorismo foi tratada pelos alunos no debate sobre o livro "O que ? taylorismo". Para aprofundar esta reflex?o, a proposta ? o trabalho com o v?deo abaixo:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=JZq9a_r4C3M Acesso em 14/06/2011
Orienta??es para a atividade:
a. Os alunos devem acessar o v?deo "Taylor - Administra??o Cient?fica" no link indicado acima. Podem esperar carregar na pr?pria p?gina do YouTube ou fazer o download para uma pasta do seu computador.
b. Ap?s assistirem ao v?deo, os alunos devem debater com os colegas as ideias centrais do mesmo, refletindo particularmente sobre as seguintes quest?es:
O narrador explica que o taylorismo parte dos seguintes princ?pios para a organiza??o da produ??o: 1- Isolamento da tarefa a ser feita; 2- Sele??o do trabalhador modelo para a execu??o da tarefa; 3- Estudo e cronometragem dos movimentos exatos do trabalhador; 4- A partir do estudo anterior, o espa?o de trabalho ? redesenhado para eliminar movimentos desnecess?rios e desperd?cio de tempo; 5- O trabalhador ? treinado quanto ao modo melhor e mais eficiente de desempenhar a tarefa. Quest?o: De acordo com o v?deo, como os trabalhadores reagiram a esta nova organiza??o?
Sob o ponto de vista dos capitalistas, o que representou o sistema de Taylor?
Quais as principais cr?ticas feitas pelos trabalhadores ao sistema criado por Taylor?
c. No debate sobre o v?deo, o professor deve orientar os alunos a relacionarem as quest?es com o conte?do do livro trabalhado na atividade anterior. As conclus?es devem ser registradas no editor de texto do computador.
a. Para iniciar esta atividade, pe?a aos alunos para lerem com aten??o os excertos abaixo:
"A introdu??o das id?ias tayloristas tamb?m foi adaptada ao campo do trabalho dom?stico e da medicina. Vinculava-se a necessidade das donas de casa e dos m?dicos otimizarem suas tarefas. Neste contexto, a organiza??o das atividades deveria ser bem planejada a fim de que tudo fosse realizado com efici?ncia e rapidez. ? o chamado controle de tempos e movimentos. Para tudo isso ? fundamental a hierarquia e a disciplina. Isto foi o que predominou na grande ind?stria capitalista ao longo do s?culo XX, e ? um modelo que ainda est? bem vivo em algumas organiza??es, a despeito de todas as inova??es. (...) Hoje na escola percebemos os reflexos do taylorismo no tecnicismo, na fragmenta??o do ensino, na competi??o, na hierarquiza??o, na organiza??o do tempo das disciplinas." Fonte:http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_951/artigo_sobre_reflexoes_sobre_o_taylorismo |
?
"Osistema foi implantado com sucesso no in?cio do s?culo nos EUA e logo extrapolou os dom?nios da f?brica, atingindo outros tipos de empresa, os esportes, a medicina, a escola e at? a atividade da dona de casa. Por exemplo, um ferro de passar ? fabricado de acordo com os crit?rios de economia de tempo, de gasto de energia (de eletricidade e da dona de casa, por que n?o?); a localiza??o da pia e do fog?o devem favorecer a mobilidade; os produtos de limpeza devem ser eficazes num piscar de olhos." Fonte: http://textosfilo.blogspot.com/2008/09/capitalismo-alienao-e-trabalho.html |
Debate |
b. A partir da leitura, promova um debate entre os alunos sobre como os princ?pios tayloristas est?o presentes tamb?m fora do espa?o da ind?stria.
c. Atividade: Produ??o de Texto
Professor, para a culmin?ncia das atividades desta aula, a proposta ? a elabora??o de um texto dissertativo, no qual os alunos sistematizem as suas conclus?es sobre o tema trabalhado.
Aten??o, professor: esta atividade pode ser realizada com a colabora??o do professor de Portugu?s, que orientar? os alunos para a compreens?o das principais caracter?sticas de um texto dissertativo.
Sugest?o de leitura para os alunos:
A escravid?o do rel?gio chega ? alimenta??o. Dispon?vel em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=306
Sugest?o de leitura para o professor:
Capitalismo, aliena??o e trabalho, de Maria L?cia Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins. Dispon?vel em: http://textosfilo.blogspot.com/2008/09/capitalismo-alienao-e-trabalho.html
A a??o avaliativa deve permear toda a pr?tica pedag?gica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Deve permitir que o aluno organize o seu pensamento buscando, ao refletir sobre um determinado assunto, fazer uma leitura cr?tica das fontes analisadas, estabelecendo rela??es, levantando quest?es, buscando respostas e expondo conclus?es. A avalia??o deve ser utilizada primordialmente como um canal de comunica??o entre o aluno e o professor. Fundamental para o aluno, uma vez que pode ajud?-lo a reorganizar o seu pensamento e superar dificuldades. Fundamental tamb?m para o professor, que poder? sempre repensar a sua atua??o, revendo conte?dos, metodologias de ensino, procedimentos avaliativos.
Desta maneira, no desenvolvimento do tema proposto, o professor poder? avaliar a aprendizagem dos alunos a cada etapa do trabalho, a partir das atividades orais e escritas inclu?das no processo: leitura e interpreta??o de textos, debates, proje??o de v?deo, fichamento, produ??o de texto dissertativo, sistematiza??o de informa??es e de conclus?es sobre o tema da aula.