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A Guerrilha de Jefferson Cardim ou A Guerrilha de Tr?s Passos

Autor e Co-autor(es)

Leonardo Souza de Ara?jo Miranda imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O alunos poder?o aprender como foi uma determinada rea??o pol?tica a um regime autorit?rio e as formas de resist?ncia ? ele, sejam elas bem sucedidas ou n?o. ? importante tamb?m conhecer uma dimens?o do passado recente da hist?ria do Brasil raramente discutida, vale dizer, militares rebelados contra uma ordem estabelecida que decidem reagir ? ela  da forma que julgaram, naquele momento, a mais eficaz. Deve tamb?m ser ressaltado, a partir do estudo desse movimento, as formas de a??o pol?tica presentes em cada momento hist?rico enfatizando o agir pol?tico em lugar da passividade.

Duração das atividades

Tr?s aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?         Golpe de 1964

?         Ditadura civil militar

Estratégias e recursos da aula

Introdu??o: O professor deve fazer uma breve introdu??o recuperando os conhecimentos pr?vios sobre o golpe de 1964 e o per?odo da ditadura civil militar no Brasil enfatizando o endurecimento do regime militar que impedia quaisquer formas de oposi??o pol?tica.

Desenvolvimento:

Primeira aula:

O professor dever? dividir a turma em grupos que dever?o pesquisar os temas abaixo a partir dos sites sugeridos. No entanto, n?o devem se restringir a eles podendo acrescentar outros a partir de sua pr?pria pesquisa:

GRUPO 1: O que ? guerrilha? Os alunos devem pesquisar e explorar a guerrilha como forma de luta pol?tica utilizada em v?rios movimentos de resist?ncia e oposi??o a um dado regime estabelecido.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerrilha

http://www.infoescola.com/geografia/guerrilha/

http://xoomer.virgilio.it/direitousp/enci/bobbio5.htm

GRUPO 2: O contexto hist?rico no qual a guerrilha de Jefferson Cardim aconteceu. Os alunos devem explorar o quadro pol?tico social por que passava o pa?s que levou a op??o pela guerrilha como forma de luta por este grupo especificamente.

http://www.brasilescola.com/historiab/golpe-militar.htm

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u14.jhtm

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u68.jhtm

GRUPO 3: O que foi o Movimento Nacionalista Revolucion?rio? Como esse grupo pol?tico foi formado e quais eram as suas propostas.

http://www.brasilescola.com/historiab/movimento-nacionalista-revolucionario.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_Nacionalista_Revolucion%C3%A1rio

GRUPO 4: Quem foi Jefferson Cardim? Os alunos devem explorar a personagem pol?tica de Jefferson Cardim enfatizando as raz?es pelas quais ele organizou um grupo pol?tico que fez a op??o pela guerrilha como forma de luta contra a ditadura civil militar.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jefferson_Cardim_de_Alencar_Os%C3%B3rio

GRUPO 5: O Movimento. Os alunos devem explorar os rumos do movimento desfechado por Jefferson  Cardim na cidade de Tr?s Passos no Rio Grande do Sul: sua eclos?o, seu desenvolvimento e seu desfecho.

http://almanaque.folha.uol.com.br/brasil_29mar1965.htm

http://www.artigosonline.com.br/a-primeira-acao-de-contraguerrilha-rural-do-governo-militar-no-brasil/

Durante a pesquisa os alunos devem registrar os resultados na forma de um texto jornal?stico que ser? avaliado pelo professor e utilizado em outra aula.

Jefferson Cardim capturado Jefferson Cardim capturado. Foi condenado ? 10 anos de pris?o.

. Fonte: Manchete,10.04.1965

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esta????o de r??dio

Esta??o da R?dio Difusora. O Manifesto ? Na??o defendia o programa das Reformas de Base e conclamava a popula??o a dar in?cio a uma insurrei??o popular a partir do territ?rio ga?cho. Fonte: revista Manchete. 10.04.1965.

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guerrilheiros capturados

Jovens ut?picos entusiasmados com o voluntarismo de Jefferson Cardim e de Alberi Vieira dos Santos resolveram segui-los. O resultado foi a pris?o de todos e o fim do sonho revolucion?rio. Fonte: Manchete, 10.04.1965.

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Segunda aula

O professor deve reunir a turma num semin?rio para discutir a guerrilha de Jefferson Cardim ou a guerrilha de Tr?s Passos. Cada grupo ter? 10 minutos para expor para toda a turma os resultados de sua pesquisa.. Logo depois a turma discutir?, orientada pelo professor a partir dos seguintes temas;

?         A guerrilha ? uma forma eficaz de opor resist?ncia ? um regime autorit?rio? Por qu??

?         Porque o Movimento Nacionalista Revolucion?rio optou pela guerrilha?

?         Qual o prop?sito do grupo pol?tico MNR ao deflagrar a guerrilha?

?         Qual o desfecho a a??o guerrilheira? Explique as raz?es.

Os alunos, ap?s a discuss?o e como tarefa extra-classe, dever?o produzir um texto sobre a guerrilha de Jefferson Cardim ou de Tr?s Passos dando sua opini?o individual sobre o movimento: suas op??es, seu desenvolvimento e seu desfecho.

Terceira aula:

Os alunos, de posse do material produzido na primeira e segunda aula dever?o montar uma primeira p?gina de jornal relativa ao dia da pris?o dos guerrilheiros e desmantelamento do movimento: seus principais participantes, seu l?der, suas propostas, seu grupo pol?tico, seu desenvolvimento e seu desfecho. Todas as informa??es ser?o utilizadas de modo a fazer compreender o que foi a Guerrilha de Jefferson Cardim levando em conta que as pessoas que ler?o o jornal n?o tem nenhuma informa??o sobre o ocorrido. O jornal dever? ser afixado num local apropriado da escola caso haja. Se n?o houver, dever? ser afixado nas paredes da sala de aula.

Recursos Complementares


Avaliação

Todas as etapas de trabalho ser?o avaliadas no que diz respeito ao conte?do, coer?ncia e consist?ncia do conte?do da reda??o, participa??o nos grupos e no semin?rio e na feitura do jornal como tarefa final. Ser?o tamb?m avaliados os textos jornal?sticos produzidos pelos grupos e o texto individual de conclus?o do semin?rio.