Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA ? Quais as informa??es de um perfil em sites de relacionamento?

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  •  Analisar perfis de sites de relacionamento quanto ao layout e ?s informa??es dispon?veis.
  • Comparar perfis de sites de relacionamento.
  • Pesquisar a comunidade escolar sobre opini?o quanto ao perfil de sites de relacionamentos sociais.
  • Construir um perfil.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? exigido conhecimento pr?vio espec?fico.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias:

  • pesquisa;
  • compara??o de perfis sociais;
  • entrevista;
  • constru??o de um perfil.

Recursos:

  • Classmate com internet.

ESEBA

?

Atividade 1

 

Importante: esta proposta de ensino s? ser? proveitosa se os alunos que forem submetidos ?s atividades tiverem conta em redes sociais de relacionamento. ? interessante que tenham conta em pelo menos duas redes sociais para que a proposta atinja o objetivo pretendido. Caso os alunos em sala tenham apenas uma conta ou ainda n?o tenham uma, seguem sugest?es de trabalho:

1. Coloque os alunos para trabalharem em pares ou trios ou quartetos (conforme disponibilidade da turma), distribuindo-os conforme contas nos sites de relacionamento. ? necess?rio que se tenha pelo menos um aluno com alguma conta em cada grupo.

2. Caso a maioria n?o tenha conta em sites de relacionamento, tire uma aula para ativar contas aos alunos em sites de relacionamento, conforme op??o deles.

3. Porventura, se n?o conseguir que nenhuma das op??es acima sejam realizadas, crie sua pr?pria conta em pelo menos dois sites diferentes de relacionamento e trabalhe com os alunos em proje??o por meio ou do datashow ou de softwares espec?ficos para tal atividade.

?

A aula ser? iniciada pela an?lise de perfis para a coleta de dados. Os alunos em seus classmates entrar?o em dois sites de relacionamentos sociais a fim de coletarem dados e, ao mesmo tempo, emitirem opini?o quanto ? configura??o de perfis nesses locais. Os sites sugeridos s?o: 

http://pt-br.facebook.com/

1

www.orkut.com.br

2

?

A tabela que dever?o preencher em rela??o aos dados ?:

3

 (Tabela criada pela professora Walleska B. Silva)

?

Ap?s o preenchimento da tabela, os alunos ter?o uma vis?o abrangente dos perfis em sites de relacionamento. 

?

?

Atividade 2

?

Os alunos far?o uma pesquisa com a comunidade escolar para saber sobre sua opini?o acerca do perfil nos sites de relacionamento: pontos positivos e negativos. Para isso, poder?o se organizar conforme ficha abaixo:

4

(Ficha criada pela professora Walleska B. Silva)

?

?

Importante: a pesquisa pode ocorrer no momento do recreio, com os pr?prios alunos entrevistando a comunidade escolar ou por meio do preenchimento da ficha nas pr?prias salas de aula, com a autoriza??o dos outros professores.

Por meio da pesquisa, os alunos ser?o capazes de identificar, entre outros aspectos:

  • a ades?o da comunidade escolar a sites de relacionamento sociais;
  • a idade do p?blico que tem conta em sites de relacionamento;
  • a satisfa??o em rela??o ao perfil que mostra o usu?rio a toda a rede online.

?

Por meio dessa coleta de dados, os alunos poder?o, interdisciplinarmente, elaborar gr?ficos e montar reportagens e/ou artigos opinativos sobre o perfil em sites de relacionamento sociais. Essa atividade pode ser trabalhada em conjunto com as ?reas de Matem?tica e Filosofia e/ou Sociologia (an?lise do perfil social). O mais importante ? propiciar momentos de debate com os alunos acerca dos dados coletados e suas implica??es. O instigante deve ser levar os alunos a uma reflex?o sobre:

  1. o que significa ter uma conta em sites de relacionamento social;
  2. como um perfil pode construir uma identidade para as pessoas, mesmo sendo essa identidade n?o compat?vel com a realidade;
  3. como esse perfil pode influenciar a imagem que fazemos das pessoas.

?

Assim, ao final da pesquisa, os alunos ter?o um panorama da comunidade escolar da qual participam sobre o PERFIL EM SITES DE RELACIONAMENTO SOCIAIS e elaborar?o textos para evidenciarem os achados. Esses textos podem ser elaborados por meio de diversos g?neros, dentre eles: relat?rio, reportagem, painel etc.

?

?

Atividade 3

?

Depois de empreendidas as discuss?es, chegou o momento de os alunos montarem seu pr?prio perfil. Para tanto, a pesquisa realizada na comunidade escolar, especificamente a pergunta sobre o que poderia ser diferente nos perfis sociais, colaborar? decisivamente para a constru??o do perfil.

Esse perfil dever? ser constru?do coletivamente com a turma e pode ser postado no blog da sala, por meio de arquivos. O interessante da constru??o de perfis, no caso espec?fico de uma mesma sala, ? propor informa??es que o coletivo desconhe?a. Assim, no momento das ideias para a elabora??o do perfil, o professor deve ponderar para o perfil ser capaz de despertar o interesse dos colegas da sala para a visualiza??o.

Recursos Complementares

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados pela capacidade de descrever, listar e comparar as caracter?sticas composicionais, tem?ticas e estil?sticas de perfis sociais. Al?m disso, ? poss?vel empreender uma avalia??o acerca das discuss?es voltadas para as implica??es de um perfil social e avalia??o do texto final em que os alunos escrever?o sobre os achados da pesquisa.