Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
?
N?o ? exigido conhecimento pr?vio espec?fico.
Estrat?gias:
Recursos:
?
Atividade 1
Importante: esta proposta de ensino s? ser? proveitosa se os alunos que forem submetidos ?s atividades tiverem conta em redes sociais de relacionamento. ? interessante que tenham conta em pelo menos duas redes sociais para que a proposta atinja o objetivo pretendido. Caso os alunos em sala tenham apenas uma conta ou ainda n?o tenham uma, seguem sugest?es de trabalho:
1. Coloque os alunos para trabalharem em pares ou trios ou quartetos (conforme disponibilidade da turma), distribuindo-os conforme contas nos sites de relacionamento. ? necess?rio que se tenha pelo menos um aluno com alguma conta em cada grupo.
2. Caso a maioria n?o tenha conta em sites de relacionamento, tire uma aula para ativar contas aos alunos em sites de relacionamento, conforme op??o deles.
3. Porventura, se n?o conseguir que nenhuma das op??es acima sejam realizadas, crie sua pr?pria conta em pelo menos dois sites diferentes de relacionamento e trabalhe com os alunos em proje??o por meio ou do datashow ou de softwares espec?ficos para tal atividade.
?
A aula ser? iniciada pela an?lise de perfis para a coleta de dados. Os alunos em seus classmates entrar?o em dois sites de relacionamentos sociais a fim de coletarem dados e, ao mesmo tempo, emitirem opini?o quanto ? configura??o de perfis nesses locais. Os sites sugeridos s?o:
?
A tabela que dever?o preencher em rela??o aos dados ?:
(Tabela criada pela professora Walleska B. Silva)
?
Ap?s o preenchimento da tabela, os alunos ter?o uma vis?o abrangente dos perfis em sites de relacionamento.
?
?
Atividade 2
?
Os alunos far?o uma pesquisa com a comunidade escolar para saber sobre sua opini?o acerca do perfil nos sites de relacionamento: pontos positivos e negativos. Para isso, poder?o se organizar conforme ficha abaixo:
(Ficha criada pela professora Walleska B. Silva)
?
?
Importante: a pesquisa pode ocorrer no momento do recreio, com os pr?prios alunos entrevistando a comunidade escolar ou por meio do preenchimento da ficha nas pr?prias salas de aula, com a autoriza??o dos outros professores.
Por meio da pesquisa, os alunos ser?o capazes de identificar, entre outros aspectos:
?
Por meio dessa coleta de dados, os alunos poder?o, interdisciplinarmente, elaborar gr?ficos e montar reportagens e/ou artigos opinativos sobre o perfil em sites de relacionamento sociais. Essa atividade pode ser trabalhada em conjunto com as ?reas de Matem?tica e Filosofia e/ou Sociologia (an?lise do perfil social). O mais importante ? propiciar momentos de debate com os alunos acerca dos dados coletados e suas implica??es. O instigante deve ser levar os alunos a uma reflex?o sobre:
?
Assim, ao final da pesquisa, os alunos ter?o um panorama da comunidade escolar da qual participam sobre o PERFIL EM SITES DE RELACIONAMENTO SOCIAIS e elaborar?o textos para evidenciarem os achados. Esses textos podem ser elaborados por meio de diversos g?neros, dentre eles: relat?rio, reportagem, painel etc.
?
?
Atividade 3
?
Depois de empreendidas as discuss?es, chegou o momento de os alunos montarem seu pr?prio perfil. Para tanto, a pesquisa realizada na comunidade escolar, especificamente a pergunta sobre o que poderia ser diferente nos perfis sociais, colaborar? decisivamente para a constru??o do perfil.
Esse perfil dever? ser constru?do coletivamente com a turma e pode ser postado no blog da sala, por meio de arquivos. O interessante da constru??o de perfis, no caso espec?fico de uma mesma sala, ? propor informa??es que o coletivo desconhe?a. Assim, no momento das ideias para a elabora??o do perfil, o professor deve ponderar para o perfil ser capaz de despertar o interesse dos colegas da sala para a visualiza??o.
Para leitura do professor:
Os alunos ser?o avaliados pela capacidade de descrever, listar e comparar as caracter?sticas composicionais, tem?ticas e estil?sticas de perfis sociais. Al?m disso, ? poss?vel empreender uma avalia??o acerca das discuss?es voltadas para as implica??es de um perfil social e avalia??o do texto final em que os alunos escrever?o sobre os achados da pesquisa.