Carlos Eduardo Frankiw de Andrade e L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Trabalho e rela??es sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Trabalho |
Os alunos ir?o aprender sobre ?A Comuna de Paris de 1871: Ide?rios e Pr?ticas?: compreender o contexto europeu de forma??o de novas na??es (It?lia e Alemanha); compreender o contexto de forma??o dos principais ide?rios e pr?ticas do movimento oper?rio europeu ap?s as revolu??es de 1848; identificar as principais ideias disseminadas na insurrei??o popular conhecida como Comuna de Paris; identificar as principais pr?ticas dos comunardos parisienses; identificar os potenciais legados da Comuna de Paris na tradi??o revolucion?ria do s?culo XX.
- A Revolu??o Francesa (1789 ? 1797).
- A Era Napole?nica (1797 ? 1815).
- A Revolu??o Industrial (1750 ? 1850).
- A Restaura??o Mon?rquica Europeia (1815 ? 1830).
- As Revolu??es de 1848.
- A forma??o do movimento oper?rio europeu (1820 ? 1870).
- A funda??o da Associa??o Internacional dos Trabalhadores (1864).
INTRODU??O AOS PROFESSORES
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A insurrei??o popular conhecida como Comuna de Paris foi um dos registros mais marcantes da tradi??o revolucion?ria do movimento oper?rio europeu durante o s?culo XIX. Ocorrida em um contexto de fal?ncia das institui??es de poder estatal na Fran?a diante da queda do Segundo Imp?rio de Lu?s Bonaparte durante a Guerra Franco-Prussiana (1870 ? 1871), a insurrei??o comunarda sintetizou, nas formas difusas e horizontalizadas de poder constru?das nos decretos que intentavam estabelecer um controle popular sobre todas as institui??es sociais, todo um conjunto de ide?rios e pr?ticas disseminado entre os oper?rios europeus durante a segunda metade do s?culo XIX. Seu legado, ainda que difusamente apropriado pelas esquerdas mundiais, perpassou todas as revolu??es oper?rias do s?culo XX.
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DESENVOLVIMENTO
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AULA 1
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Contextualiza??o
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O professor dever? come?ar a aula com uma breve introdu??o explicando que, diante das condi??es desfavor?veis de rendi??o da Fran?a ? Alemanha como resultado da Guerra Franco-Prussiana, bem como diante de uma assembleia republicana impopular que se sucedeu ao poder imperial de Lu?s Bonaparte, a popula??o de Paris decidiu rebelar-se. For?ando a sa?da da Assembleia Nacional Francesa de Paris, bem como de todos os poderes estabelecidos a 18 de mar?o de 1871, a popula??o parisiense procurou reorganizar suas inst?ncias de poder a partir de uma perspectiva comunal profundamente descentralizada e horizontalizada. Eleita no dia 26 de mar?o de 1871, a Assembleia Comunal de Paris se responsabilizou por todo um conjunto de decretos que intencionavam uma radical mudan?a nos alicerces sociais da sociedade francesa, inspirados pelos ide?rios oper?rios desenvolvidos durante as d?cadas anteriores em solo europeu.
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Desenvolvimento
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A partir da leitura do Decreto abaixo da Assembleia Comunal de Paris, os alunos dever?o fazer, individualmente, uma interpreta??o descritiva oral em semin?rio acerca das concep??es de gest?o oper?ria dos meios de produ??o disseminadas pela Comuna:
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"A COMUNA DE PARIS
Considerando que uma certa quantidade de oficinas foram abandonadas por aqueles que as dirigiam, a fim de escapar ?s obriga??es c?vicas e sem levar em conta os interesses dos trabalhadores;
Considerando que, em conseq??ncia desse covarde abandono, numerosos trabalhos essenciais ? vida comunal se acham interrompidos e comprometida a exist?ncia dos trabalhadores,
Decreta:
As C?maras Sindicais oper?rias s?o convocadas para o fim de instituir uma comiss?o de inqu?rito tendo por fim:
1.?) Levantar uma estat?stica das oficinas abandonadas, assim como um invent?rio exato do estado em que se encontram e dos instrumentos de trabalho que encerram;
2.?) Apresentar um relat?rio estabelecendo as condi??es pr?ticas da pronta coloca??o em explora??o dessas oficinas, n?o mais pelos desertores que as abandonaram, mas pela associa??o cooperativa dos trabalhadores que nelas estavam empregados;
3.?) Elaborar um projeto de constitui??o dessas sociedades cooperativas oper?rias;
4.?) Constituir um j?ri arbitral que dever? estatuir, por ocasi?o da volta dos referidos patr?es sobre as condi??es da cess?o definitiva das oficinas ?s sociedades oper?rias e sobre a quota de indeniza??o que as sociedades ter?o de pagar aos patr?es.
Essa comiss?o de inqu?rito dever? dirigir seu relat?rio ? Comiss?o Comunal do Trabalho e do C?mbio, que dever? apresentar ? Comuna, no menor tempo poss?vel, o projeto do decreto, dando satisfa??o aos interesses da Comuna e dos trabalhadores.
A COMUNA DE PARIS"
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O conjunto de decretos publicados pela Assembleia Comuna de Paris se encontra no seguinte link:
http://pt.scribd.com/doc/50305091/Comuna-de-Paris
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A partir da leitura deste Decreto da Comuna de Paris, o professor dever? trabalhar em um debate orientado em um semin?rio com os alunos as concep??es de gest?o dos meios de produ??o econ?mica contidas nesta proclama??o, tendo por base as seguintes perguntas tem?ticas a serem respondidas individualmente pelos alunos em suas interpreta??es orais do texto:
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- De que forma a Assembleia Comunal decidiu resolver o problema da paralisa??o das f?bricas durante a insurrei??o? (Considerando a necessidade do funcionamento destas f?bricas para a regulariza??o da vida em Paris, a Assembleia Comunal optou pela expropria??o e tomada do controle destas ind?strias pelas associa??es oper?rias com o objetivo de servirem ?s necessidades da cidade.)
- De que maneira deveriam ser organizadas as f?bricas abandonadas durante a Comuna? (Tendo em vista a cess?o do controle das f?bricas ?s associa??es oper?rias, as mesmas deveriam organizar-se a partir de estatutos cooperativos autonomamente organizados pelos oper?rios de cada estabelecimento industrial, estabelecendo regimes de rotatividade di?ria das posi??es na cadeia produtiva e sal?rios iguais a todos os trabalhadores.)
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Se poss?vel, de acordo com o interesse do professor, os alunos dever?o pesquisar outros decretos visando redigir artigos acerca das concep??es de sociedade manifestadas pela Comuna.
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AULA 2
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Contextualiza??o
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O professor dever? iniciar a aula fazendo uma breve introdu??o procurando relacionar o Decreto da Assembleia Comunal de Paris, acerca das f?bricas abandonadas, a um conjunto de ide?rios comumente disseminados entre o movimento oper?rio europeu ao longo das ?ltimas cinco d?cadas do s?culo XIX. Em meio a este ide?rio, marcado por uma vis?o de radical transforma??o das institui??es societ?rias a partir do controle pol?tico, econ?mico e social exercido pelos povos acerca dos rumos de suas sociedades, floresceu todo um conjunto de s?mbolos que procurou singularizar o movimento oper?rio como ator pol?tico na modernidade. Entre estes s?mbolos, o Hino da Associa??o Internacional dos Trabalhadores, escrito em homenagem ? Comuna de Paris, sintetizou muitas das vis?es de mundo e das aspira??es de transforma??o portadas pelos oper?rios europeus nestes anos.
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Desenvolvimento
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Tendo em vista a import?ncia dos s?mbolos na constitui??o das identidades pr?prias dos atores pol?ticos atuantes na cena p?blica das sociedades modernas, o professor dever? dividir a sala em dois grupos para realizar uma interpreta??o escrita da letra do Hino da Associa??o Internacional dos Trabalhadores e a vis?o de mundo e de transforma??o portadas em sua letra.
Ao GRUPO 1 dever? ser pedido que fa?a uma audi??o da m?sica e uma interpreta??o de sua letra, visando redigir um artigo acerca da concep??o de um mundo dividido, portado pela letra do Hino da Internacional. Ao GRUPO 2 dever? ser pedido que fa?a uma audi??o da m?sica e uma interpreta??o de sua letra, visando redigir um artigo acerca da concep??o de transforma??o da sociedade portada pela can??o.
A letra em portugu?s segue abaixo:
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A Internacional
(Compositor: Eug?ne Pottier/ Tradu??o: Greg?rio Nazianzeno Moreira de Queiroz e Vasconcelos)
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De p?, ? v?timas da fome!
De p?, fam?licos da terra!
Da id?ia a chama j? consome
A crosta bruta que a soterra.
Cortai o mal bem pelo fundo!
De p?, de p?, n?o mais senhores!
Se nada somos neste mundo,
Sejamos tudo, oh produtores!
Bem unido fa?amos,
Nesta luta final,
Uma terra sem amos
A Internacional
Senhores, patr?es, chefes supremos,
Nada esperamos de nenhum!
Sejamos n?s que conquistemos
A terra m?e livre e comum!
Para n?o ter protestos v?os,
Para sair desse antro estreito,
Fa?amos n?s por nossas m?os
Tudo o que a n?s diz respeito!
Bem unido fa?amos,
Nesta luta final,
Uma terra sem amos
A Internacional
O crime do rico a lei cobre,
O Estado esmaga o oprimido.
N?o h? direitos para o pobre,
Ao rico tudo ? permitido.
? opress?o n?o mais sujeitos!
Somos iguais todos os seres.
N?o mais deveres sem direitos,
N?o mais direitos sem deveres!
Bem unido fa?amos,
Nesta luta final,
Uma terra sem amos
A Internacional
Abomin?veis na grandeza,
Os reis da mina e da fornalha
Edificaram a riqueza
Sobre o suor de quem trabalha!
Todo o produto de quem sua
A corja rica o recolheu.
Querendo que ela o restitua,
O povo s? quer o que ? seu!
Bem unido fa?amos,
Nesta luta final,
Uma terra sem amos
A Internacional
N?s fomos de fumo embriagados,
Paz entre n?s, guerra aos senhores!
Fa?amos greve de soldados!
Somos irm?os, trabalhadores!
Se a ra?a vil, cheia de galas,
Nos quer ? for?a canibais,
Logo ver? que as nossas balas
S?o para os nossos generais!
Bem unido fa?amos,
Nesta luta final,
Uma terra sem amos
A Internacional
Pois somos do povo os ativos
Trabalhador forte e fecundo.
Pertence a Terra aos produtivos;
? parasitas deixai o mundo
? parasitas que te nutres
Do nosso sangue a gotejar,
Se nos faltarem os abutres
N?o deixa o sol de fulgurar!
Bem unido fa?amos,
Nesta luta final,
Uma terra sem amos
A Internacional
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A letra se encontra no seguinte link:
http://letras.terra.com.br/hinos/588176/
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O ?udio da can??o, na interpreta??o da Banda Punk Garotos Podres, pode ser ouvido no seguinte link:
http://www.youtube.com/watch?v=wxtQW0G3Hwg
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AULA 3
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Contextualiza??o
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O professor dever? dar in?cio ? aula por meio de uma breve contextualiza??o acerca dos imagin?rios desenvolvidos na Comuna e sobre a mesma posteriormente, nos campos do conservadorismo pol?tico e das esquerdas progressistas.
Para o campo conservador, a Comuna representava a ideia de uma b?rbara destrui??o das conquistas da civiliza??o ocidental. Nesse sentido, a Comuna e seus atores procuraram ser representados de maneira disforme, como amontoados de pessoas ensandecidas a incendiar Paris.
No campo das esquerdas progressistas, a ideia da Comuna e de seu legado representavam-se num conjunto de inten??es e pr?ticas visando ? completa transforma??o das sociedades. Nesse sentido, a iconoclastia de algumas pr?ticas dos comunardos, como o uso das igrejas como lugar de reuni?o de clubes populares, bem como a presen?a de estrangeiros em suas fileiras, representavam os anseios que os trabalhadores organizados na Associa??o Internacional dos Trabalhadores deveriam materializar.
Tais divis?es expressam a ideia do imagin?rio acerca de um evento hist?rico como lugar de disputas e apropria??es entre os atores envolvidos.
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Desenvolvimento
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Mantendo a divis?o dos alunos em dois grupos, estabelecida na aula anterior, os alunos dever?o fazer uma interpreta??o descritiva oral, em um semin?rio, das imagens abaixo, de acordo com a seguinte estrutura??o de grupos quanto aos temas:
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- GRUPO 1: ?Os incendi?rios: a Comuna de Paris e o imagin?rio conservador?;
- GRUPO 2: ?Os libertadores: a Comuna de Paris e o imagin?rio progressista?.
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Os alunos dever?o debater entre os integrantes de seu grupo a interpreta??o t?pica das imagens e exp?-la em apresenta??es orais ao restante da sala.
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Ao GRUPO 1 dever? ser cedido o seguinte conjunto de imagens:
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Figura 1:
Legenda: Paris incendiada. Autor: Numa Fils. Fonte: http://www.histoire-image.org/index.php .
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Figura 2:
Legenda: As S?ades da Comuna, as petroleuses e os ?rf?os. Autor: Fr?d?ric Th?odore Lix. Fonte: http://www.histoire-image.org/index.php .
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Com este grupo, o professor dever? trabalhar o imagin?rio conservador acerca da Comuna de Paris, a partir de duas caracter?sticas presentes nestas imagens, que dever?o ser desenvolvidas em interpreta??es orais dos alunos, conforme as seguintes perguntas tem?ticas:
- Qual era a imagem de Paris durante a Comuna no imagin?rio conservador? (A vis?o a?rea da cidade sob explos?es procurava passar a ideia de que a insurrei??o comunarda n?o detinha nenhum ide?rio afora a destrui??o de todas as conquistas civilizat?rias representadas pela cidade de Paris, seus monumentos e seus museus por meio das pr?ticas de incendiar a cidade.)
- Qual era a representa??o das mulheres comunardas no imagin?rio conservador? (A imagem de mulheres decr?pitas juntas com o objetivo de preparar bombas para incendiar Paris procurava representar a ideia do comunardo como sujeito sem qualquer valor moral ou raz?o, agindo sob o imp?rio da emo??o com o ?nico intuito de fazer triunfar, pelo terror, suas aspira??es.)
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Ao GRUPO 2 dever? ser cedido o seguinte conjunto de imagens:
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Figura 1:
Legenda: Derrubada da Coluna V?ndome, monumento que simbolizava as conquistas militares francesas da Era Napole?nica, durante a Comuna de Paris. Autor: An?nimo. Fonte: http://www.wikipedia.org/ .
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Figura 2:
Legenda: Capa de partitura do hino da Associa??o Internacional dos Trabalhadores. Autor: Th?ophile Alexandre Steinlen. Fonte: http://www.histoire-image.org/index.php .
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Com este grupo, o professor dever? trabalhar o imagin?rio progressista acerca da Comuna de Paris, a partir de duas caracter?sticas presentes nestas imagens, que dever?o ser desenvolvidas em interpreta??es orais dos alunos, conforme as seguintes perguntas tem?ticas:
- O que significava a iconoclastia diante de s?mbolos nacionais como a Coluna Vend?me para o imagin?rio progressista? (A pr?tica de dessacraliza??o de s?mbolos de poder durante a Comuna de Paris, como a retirada de monumentos nacionais ou o uso de igrejas para reuni?es pol?ticas, significava a ideia de afirma??o dos espa?os p?blicos como espa?os de manifesta??o leg?tima popular, a partir do princ?pio de reconstru??o dos significados destes espa?os como lugares de manifesta??o dos ide?rios de solidariedade e colabora??o como verdadeiros valores civilizat?rios.)
- Qual era a representa??o do internacionalismo para o campo progressista? (A presen?a de estrangeiros ligados ? Associa??o Internacional dos Trabalhadores na Comuna procurava dar materialidade a ideia de que a revolu??o pol?tica, econ?mica e social tentada pela insurrei??o era princ?pio compartilhado entre os oper?rios das mais variadas na??es, diversamente representado de acordo com as suas associa??es locais.)
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AULA 4
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Contextualiza??o
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O professor dever? dar in?cio ? aula procurando fazer uma breve alus?o ? ?Semana Sangrenta?, ocorrida entre os dias 21 e 28 de maio de 1871, na qual a insurrei??o foi esmagada pelo ex?rcito franc?s. A repress?o ? Comuna de Paris deixou um saldo de cerca de 30 mil mortos, al?m da pris?o e deporta??o de dezenas de milhares de comunardos.
Ainda assim, a Comuna deixou um importante legado para a tradi??o revolucion?ria oper?ria, traduzido pelo conjunto de aspira??es a serem materializadas em seus decretos, bem como pela forma de poder estruturada: descentralizada, horizontalizada e difusa, organizada a partir de conselhos representativos de cidad?os dividindo suas atribui??es entre quest?es locais como bairros e distritos, profiss?es e g?neros.
O impacto deste legado n?o deixou de se manifestar, posteriormente, nas reivindica??es, pr?ticas e estrutura??o de poderes em situa??o de fal?ncia dos poderes estabelecidos, como no caso da Revolu??o Russa de 1905 e da Revolu??o Alem? de 1918-1919.
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Desenvolvimento
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Tendo em vista o impacto da Comuna de Paris em seus ide?rios e pr?ticas sobre a Revolu??o Russa de 1905 e a Revolu??o Alem? de 1918-1919, os alunos dever?o realizar pesquisas acerca destes dois acontecimentos e dos legados da Comuna nos mesmos.
Nesse sentido, o professor dever? manter a divis?o de grupos estabelecida nas aulas anteriores, pedindo ao GRUPO 1 que pesquise textos e imagens e redija um artigo acerca da Revolu??o Russa de 1905, suas estruturas de poder e suas aspira??es. Ao GRUPO 2 dever? ser pedido que pesquise textos e imagens e redija um artigo acerca da Revolu??o Alem? de 1918-1919, suas estruturas de poder e suas aspira??es. Os links abaixo s?o sugest?es de pesquisa. Se necess?rio, os alunos dever?o expandir as fontes de pesquisa para al?m das sugest?es.
Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Russa_de_1905
http://pt.internationalism.org/ICCOnline/2009/Ha_noventa_anos_a_revolucao_alema
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AULA 5
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Contextualiza??o
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O professor dever? iniciar a aula introduzindo, brevemente, a quest?o da pluralidade entre os atores da Comuna, expressa tensa ou conciliatoriamente na diversidade de jornais que surgiram em Paris durante o per?odo da insurrei??o de 1871. Por meio destes jornais e panfletos, os comunardos procuraram divulgar e debater suas ideias e a realidade da Comuna, transformando-se em importantes meios de conscientizar a popula??o acerca das transforma??es que tentavam realizar em Paris, criando estruturas societ?rias econ?mica, pol?tica e culturalmente inclusivas.
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Desenvolvimento
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A partir das informa??es trazidas pelo professor nas aulas anteriores (texto, can??o e imagens), das pesquisas e dos artigos redigidos pelos dois grupos, os alunos dever?o trabalhar conjuntamente para construir um Blog virtual, tendo por tema: ?O Ide?rio da Comuna: Pr?ticas e Legados da Comuna de Paris?.
Pela facilidade de configura??o e manuseio, recomenda-se hospedar o Blog no dom?nio worldpress. Se acaso os alunos demonstrarem maior familiaridade com a confec??o de blogs em outros dom?nios, os mesmos dever?o ser utilizados.
Link:
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AULA 6
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Contextualiza??o
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O professor dever? iniciar a aula considerando que os legados das pr?ticas e ide?rios levantados pela Comuna, ainda hoje, inspiram movimentos reivindicat?rios autonomamente organizados pelas sociedades contempor?neas, visando ? transforma??o destas, independentemente dos poderes institu?dos, como no caso dos movimentos antiglobaliza??o. Recentemente, a s?rie de protestos na Espanha ocorrida em 2011, no movimento conhecido como M-15, e sua t?tica de constru??o de assembleias populares visando protestar contra as estruturas societ?rias vigentes indicam que o imagin?rio sobre a Comuna ainda inspiram gera??es de jovens a lutar por seus direitos e interesses.
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Desenvolvimento
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A partir da leitura do artigo de Joel Sans acerca do Movimento M-15, o professor dever? promover um debate oral com os alunos acerca dos potenciais legados do ide?rio da Comuna nos movimentos sociais contempor?neos, tendo por base a seguinte pergunta tem?tica: ?De que maneira a Comuna de Paris ainda inspira os movimentos sociais atualmente??
Site:
http://paginaglobal.blogspot.com/2011/05/espanha-15-m-da-indignacao-revolucao-os.html
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Conclus?o
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Os alunos dever?o ser incentivados a perceber a rela??o entre a exist?ncia de uma vida pol?tica democr?tica e socialmente inclusiva e a organiza??o dos cidad?os visando ? reivindica??o e ? concretiza??o de seus direitos. A partir das aulas, os alunos dever?o ser levados a perceber a import?ncia da conscientiza??o pol?tica e da constru??o de canais de reivindica??o por parte da sociedade civil para a transforma??o do corpo societ?rio. Por fim, os alunos dever?o ser incentivados a refletir sobre a necessidade de ocupa??o dos espa?os p?blicos, visando a atividades pol?ticas como meio de se debater e transformar sua realidade vivenciada cotidianamente.
Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comuna_de_Paris
http://educacao.uol.com.br/historia/comuna-de-paris.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_franco-prussiana
http://guerras.brasilescola.com/seculo-xvi-xix/guerra-francoprussiana.htm
http://www.infopedia.pt/$segundo-imperio-frances
http://pt.wikipedia.org/wiki/Associa%C3%A7%C3%A3o_Internacional_dos_Trabalhadores
Os alunos dever?o ser avaliados na sua capacidade de compreens?o dos conceitos, na sua capacidade de leitura e interpreta??o oral e escrita da can??o, dos textos e imagens cedidas, assim como na sua atividade de pr?tica de pesquisa, elabora??o e compartilhamento do conjunto de conhecimentos apreendidos durante as aulas.Os textos dever?o ser avaliados de acordo com a capacidade de interpreta??o e exposi??o anal?tica dos conte?dos aos quais os mesmos se referem. No que tange ao Blog virtual, sua avalia??o dever? centrar-se eminentemente na perspectiva de exposi??o e resumo dos conte?dos apreendidos durante as aulas.