Portal do Professor

Início do Conteúdo

O Brasil no pensamento de Darcy Ribeiro

Autor e Co-autor(es)

jo?o ricardo ferreira pires imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Ana Let?cia Oliveira Goulart; L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Sociologia Cultura e diversidade cultural

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os principais aspectos que permearam o pensamento de Darcy Ribeiro sobre o Brasil, sobretudo as tr?s matrizes culturais?tnicas que constitu?ram o povo brasileiro: lusitanos, africanos e ind?genas.

Duração das atividades

Dez aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno dever? ter conhecimentos b?sicos sobre a coloniza??o portuguesa no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

  • Darcy Ribeiro: trajet?ria

?

Aula 1

?

Levar os alunos para a Biblioteca da escola ou para a Sala de Inform?tica e solicitar a eles uma pesquisa sobre a vida e a atua??o pol?tica de Darcy Ribeiro. Munidos de informa??es sobre o antrop?logo, os alunos dever?o criar, conjuntamente, uma pe?a de teatro sobre a sua hist?ria, contemplando assuntos como vida pessoal, ideologia, trajet?ria pol?tico-intelectual, rela??o com os ?ndios e produ??o liter?ria. O roteiro dever? ser constru?do de maneira que os espectadores entendam quem foi Darcy Ribeiro e qual a sua import?ncia para o pensamento social brasileiro.

?

O roteiro dever? ser criado por toda a turma, mas as atividades dentro da pe?a dever?o ser divididas. Assim, al?m dos atores, um grupo ficar? respons?vel pela ilumina??o e o outro pelo som e pela trilha sonora. Tamb?m poder? ser criado um grupo para a divulga??o do espet?culo. A pe?a dever? ser apresentada aos demais alunos da escola.

?

Observa??es: A aula ser? destinada ? pesquisa e ? cria??o do roteiro. Os ensaios e a apresenta??o da pe?a dever?o ocorrer fora do hor?rio de aula.

?

  • Forma??o do povo brasileiro: matrizes culturais ?tnicas

?

Aula 2: ?Matriz lusitana?

?

Exibir o v?deo Os brasileiros ? portugueses, de Marcelo Gomes(parte do filme est? dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=qfps8n3O4Z8&feature=relmfu).

?

Em seguida, ler com os alunos o poema de Fernando Pessoa, O infante:

?

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. 
Deus quis que a terra fosse toda uma, 
Que o mar unisse, j? n?o separasse. 
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

E a orla branca foi de ilha em continente, 
Clareou, correndo, at? ao fim do mundo, 
E viu-se a terra inteira, de repente, 
Surgir, redonda, do azul profundo.

Quem te sagrou criou-te portuguez. 
Do mar e n?s em ti nos deu sinal. 
Cumpriu-se o Mar, e o Imp?rio se desfez. 
Senhor, falta cumprir-se Portugal!

?

A partir das informa??es veiculadas no v?deo, discutir com os alunos o poema, enfocando as grandes navega??es portuguesas e a conquista do Brasil. Acrescentar ? discuss?o outros pontos abordados no filme, como a contribui??o portuguesa para a forma??o da identidade cultural brasileira. 

?

Aula 3:?Matriz ind?gena?

?

Ler com os alunos a carta escrita por Pero Vaz de Caminha, na qual o escriv?o relata suas impress?es sobre a terra rec?m-descoberta. A carta poder? ser encontrada em: http://www.portalabel.org.br/attachments/116_A_CARTA_Pero_Vaz.pdf.

?

Ap?s a leitura, projetar as imagens abaixo:

?

Ritual de canibalismo

- Ritual de canibalismo entre os ?ndios Tupinamb?. Gravura de Theodore de Bry, 1592. Dispon?vel em:  http://www.abrale.com.br/biblioteca/001_1.jpg;

India Tarairiu 

?

- ?ndia Tarairiu. Pintura de Albert Eckhout, 1641. Dispon?vel em: http://www.abrale.com.br/biblioteca/001_2.jpg;

?

A dan??a dos Tapuias 

?

- A dan?a dos Tapuias. Pintura de Albert Eckhout. Dispon?vel em: http://amadeudeprado.files.wordpress.com/2011/04/albert_eckhout-krijgsdans_t_thumb.jpg?w=504&h=291;

  

Com base na carta de Pero Vaz de Caminha e nas imagens projetadas pelo professor, os alunos dever?o redigir, individualmente, um texto sobre a imagem do ind?gena no imagin?rio dos colonizadores e dos viajantes naturalistas.

?

Aula 4: ?Os ind?genas no Brasil contempor?neo?

?

Ler com os alunos o texto ?Os Brasil?ndios?, do segundo cap?tulo do livroO povo brasileiro, de Darcy Ribeiro. O texto poder? ser encontrado em:

http://books.google.com.br/books?id=RRxCsHljsJcC&printsec=frontcover&dq=o+povo+brasileiro&hl=ptBR&ei=2vHnTcL3OeTr0gHun8XpDA&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=1&ved=0CDEQ6wEwAA#v=onepage&q&f=false.

?

Em seguida, exibir para os alunos o v?deo ?ndios no Brasil, Epis?dio 1: ?Quem s?o eles??, da TV Escola, dispon?vel em:

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4935.

?

Fazer uma roda de discuss?o e debater com os alunos o modo de vida dos ?ndios no Brasil contempor?neo. ? interessante que sejam abordados na discuss?o temas como: a influ?ncia ocidental na cultura ind?gena; a rela??o dos ind?genas e seus descendentes com a cultura nativa; a discrimina??o; a constru??o do arqu?tipo ind?gena; o ensino da cultura ind?gena nas escolas; o direito ind?gena; a disputa por terras e a incorpora??o da cultura ind?gena na identidade cultural brasileira.

?

?

Aula 5: ?Matriz africana?

?

Ler com os alunos o texto ?Os afro-brasileiros?,do segundo cap?tulo do livro O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro, dispon?vel em:

http://books.google.com.br/books?id=RRxCsHljsJcC&printsec=frontcover&dq=o+povo+brasileiro&hl=ptBR&ei=2vHnTcL3OeTr0gHun8XpDA&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=1&ved=0CDEQ6wEwAA#v=onepage&q&f=false.

?

Em seguida, projetar o mapa abaixo com o principal circuito do tr?fico de escravos no Brasil Col?nia, dispon?vel em: http://desafiodahistoriablog.blogspot.com/2011/05/trafico-de-escravos.html

Mapa tr??fico negreiro 

?

?

Dividir a classe em grupos. Cada grupo de alunos dever? fazer uma pesquisa aprofundada sobre as principais etnias africanasque aportaram no Brasil escravagista. As principais s?o:

- Nag? (Yoruba);

- Jej? (Fon, Ewe, Mina, Fanti e Ashanti); e

- Ketu.

?

Outras informa??es poder?o ser encontradas na p?gina:

http://www.uniblog.com.br/nacoeseaculturadacor/83429/raizes-africanas.html

As pesquisas dever?o abordar temas como a cultura do grupo, sua inser??o no Pa?s e influ?ncia para a cultura brasileira. Os alunos dever?o priorizar o uso de imagens e material audiovisual na apresenta??o, que ser? exibida para o restante da classe. As apresenta??es poder?o ser feitas em PowerPoint ou Slide-show.

?

Aula 6: ?Preconceito Racial?

?

Ap?s a apresenta??o dos trabalhos de grupo, propostos na aula anterior, o professor dever? exibir a entrevista com o professor Jos? Jorge de Carvalho, gravada por ocasi?o da Semana de Consci?ncia Negra, dispon?vel no v?deo:

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=7260.

?

Em seguida, fazer uma roda de debate com os alunos e discutir os pontos abordados no v?deo, como o racismo, as cotas raciais e a valoriza??o da cultura afro-brasileira. Relacionar a discuss?o com o conte?do apresentado na aula anterior.

?

  • Os Brasis

?

Aula 7: ?O Brasil crioulo?

?

Exibir para os alunos os v?deos:

?

- Tambor de crioula, exibido pela TV Futura, dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=H2DNr4qMXq4(Parte 1)

http://www.youtube.com/watch?v=mFLhyKpG4ok&feature=related(Parte 2)

http://www.youtube.com/watch?v=ytSZDgHgRlI&feature=related(Parte 3);

?

- Afox? Oy? Alax?, Recife, Pernambuco (dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=ZXzKnf_nMJg&feature=related);

?

- Mulato calado, interpreta??o de Clementina de Jesus (dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=p3yoADE05EM&feature=related);

?

- Manguetown, de Chico Science (dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=yIjg0mdsqjM);

?

- Duelo de Mcs, Viaduto Santa Tereza, Belo Horizonte (dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=wPbsJAV9_xQ).

?

Ap?s a exibi??o dos v?deos, debater com os alunos a presen?a de elementos da cultura africana nas manifesta??es culturais brasileiras (ritmo, linguagem, dan?a e cultos) e a releitura da cultura negra nas manifesta??es culturais contempor?neas.

?

?

Aula 8: ?O Brasil sertanejo?

?

Apresentar aos alunos a m?sica Boiadeiro, de Lu?s Gonzaga. A m?sica e a letra est?o dispon?veis em: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/204734/.

?

Fazer com os alunos uma discuss?o sobre o sert?o: sua origem, suas caracter?sticas ambientais e culturais e as transforma??es que v?m sofrendo. O professor poder? fundamentar-se no texto ?O Brasil sertanejo?,do quarto cap?tulo do livro O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro,dispon?vel em: http://books.google.com.br/books?id=RRxCsHljsJcC&printsec=frontcover&dq=o+povo+brasileiro&hl=pt-BR&ei=Q_rsTZjZJ jZ0QHO9MWVAQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CC8Q6AEwAA#v=onepage&q&f=false.

?

Em seguida dividir os alunos em quatro grupos. Cada grupo ficar? respons?vel por uma obra liter?ria que apresenta algum aspecto do sert?o. Sugerimos que os alunos trabalhem os seguintes temas e obras:

- ?Catolicismo popular e sebastianismo?:

Romance d?A pedra do reino e o pr?ncipe do sangue do vai-e-volta, de Ariano Suassuna (parte do livro est? dispon?vel em: http://books.google.com.br/books?id=lRXKAP0tchkC&q=romance+da+pedra+do+reino&dq=romance+da+pedra+do+reino&hl=pt-BR&ei=0fvsTY3kEMjh0QGHsPG1AQ&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=1&ved=0CCsQ6wEwAA);

?

- ?O sert?o?:

Grande sert?o veredas, de Guimar?es Rosa (o livro pode ser encontrado em: http://www.livrosgratis.net/download/167/Grande-Sertao---Veredas.html);

?

- ?Seca e imigra??o?

Vidas Secas, de Graciliano Ramos (parte do livro est? dispon?vel em: http://books.google.com.br/books?id=r3QtAAAAYAAJ&q=vidas+secas&dq=vidas+secas&hl=pt-BR&ei=y_zsTeTZAvGy0AHhmaCJCA&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=1&ved=0CDcQ6wEwAA);

?

- ?Canga?o?

Pedra Bonita, de Jos? Lins do Rego (parte do livro est? dispon?vel em: http://books.google.com.br/books?id=7CVTAAAAMAAJ&q=pedra+bonita&dq=pedra+bonita&hl=pt-BR&ei=7fzsTeXjOKji0QH_stmYAQ&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=2&ved=0CEAQ6wEwAQ).

?

?

Aula 9: ?Brasil sertanejo?

?

Com base na leitura proposta na aula anterior, cada grupo dever? montar uma pequena pe?a de teatro baseada na narrativa do livro e apresent?-la ao restante da classe.

?

Aula 10: ?O Brasil Caipira?

?

Ler com os alunos o texto ?O Brasil caipira?,do quarto cap?tulo do livro O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro,dispon?vel em: http://books.google.com.br/books?id=RRxCsHljsJcC&printsec=frontcover&dq=o+povo+brasileiro&hl=pt-BR&ei=Q_rsTZjZJ-jZ0QHO9MWVAQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CC8Q6AEwAA#v=onepage&q&f=false.

?

Em seguida exibir o v?deo institucional da Festa de Pe?o de Boiadeiro de Barretos, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=SC1Z7t1HO-4.

?

Com base no texto e no v?deo, debater com os alunos a absor??o de elementos da cultura caipira nos centros urbanos. Os alunos dever?o discutir sobre a imigra??o do caipira, a descaracteriza??o de sua cultura local e a folcloriza??o de seus h?bitos nas cidades grandes.

?

?

Recursos Complementares

- S?rie ?ndios no Brasil, da TV Escola. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?Itemid=98&layout=category&option=com_zoo&view=category.

?

- S?rie 500 anos do Brasil Col?nia, da TV Escola. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?Itemid=98&layout=category&option=com_zoo&view=category

Avaliação

Quadro avaliativo

?

?

Aula

Conte?do a ser avaliado

Atividade a ser avaliada

Crit?rios de avalia??o

1?. aula

Trajet?ria pol?tica e intelectual de Darcy Ribeiro

Pe?a Teatral

  • Criatividade
  • Conte?do
  • Envolvimento e participa??o

2?. aula

Grandes Navega??es e conquista do Brasil

Debate

  • Participa??o
  • Dom?nio do conte?do

3?. aula

Os ?ndios no imagin?rio dos colonizadores e viajantes naturalistas

Reda??o

  • Qualidade do texto
  • Capacidade argumentativa e conte?do

4?. aula

Ind?gena no Brasil contempor?neo

Debate

  • Participa??o
  • Capacidade argumentativa

5?. aula

Di?spora africana para o Brasil escravagista

Pesquisa e apresenta??o

  • Dom?nio do conte?do
  • Qualidade da apresenta??o
  • Participa??o

6?. aula

Preconceito racial

Debate

  • Participa??o
  • Capacidade argumentativa

7?. aula

Cultura afro-brasileira

Debate

  • Participa??o
  • Capacidade argumentativa

8?. e 9?. Aulas

O sert?o

Pe?a teatral

  • Criatividade
  • Conte?do,

Envolvimento e participa??o

10?. aula

A folcloriza??o da cultura caipira

Debate

  • Participa??o
  • Capacidade argumentativa

?

?