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Produ??o em massa para consumo em massa: o fordismo - UCA

Autor e Co-autor(es)

Lucimar Divina Alvarenga Prata imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es de trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar e situar historicamente o fordismo como sistema de produ??o em massa para consumo em massa.

Compreender o significado da introdu??o da linha de montagem na produ??o, tanto para os trabalhadores quanto para os capitalistas.

Caracterizar as principais transforma??es ocorridas na ind?stria, a partir da ado??o dos princ?pios fordistas aliados aos princ?pios do taylorismo.

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O processo de industrializa??o ocorrido entre os s?culos XVIII e XX.

Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA ESEBA

Professor (a), para o desenvolvimento desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet. Assim, a aula poder? ser realizada no Laborat?rio de Inform?tica ou em sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA (Um computador por aluno).

Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do Projeto UCA/MEC:

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KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multim?dia. O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive.
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o.

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Atividades UCA ESEBA  

I- O fordismo: origem e caracter?sticas

1- Quem foi Henry Ford?

Iniciar as atividades desta aula propondo aos alunos uma consulta ? biografia de Henry Ford, empres?rio norte-americano.

Ford

Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/henry-ford.jpg Acesso em 14/06/2001

Roteiro de Atividades:

a. Utilizando o computador e a internet, os alunos devem acessar links que tragam a biografia de Henry Ford. Abaixo, algumas indica??es:

http://noticias.uol.com.br/licaodecasa/materias/ult1789u270.jhtm

http://www.brasilescola.com/biografia/henry-ford.htm

b. Ap?s uma leitura atenta da biografia, os alunos devem organizar, no editor de texto do computador, uma s?ntese com as principais informa??es sobre o empres?rio, as quais est?o relacionadas ao que ficou conhecido como "fordismo" e que se desenvolveu a partir das primeiras d?cadas do s?culo XX.

c. Em seguida, o professor deve orientar os alunos a socializarem essas primeiras informa??es, apontando alguns deles para a leitura e coment?rios sobre as suas anota??es.

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2- As principais caracter?sticas do Fordismo

A proposta para esta aula ? que os alunos realizem um trabalho de leitura, sistematiza??o, debate e socializa??o das principais caracter?sticas do que ficou conhecido como FORDISMO. 

Roteiro de Atividades:

a. Utilizando o computador e a internet, os alunos devem acessar links que tragam textos que permitam a compreens?o sobre princ?pios fundamentais do fordismo.

Texto 1:

"Henry Ford (1863 ? 1947), por sua vez, desenvolveu o sistema de organiza??o do trabalho industrial denominado fordismo. A principal caracter?stica do fordismo foi a introdu??o das linhas de montagem, na qual cada oper?rio ficava em um determinado local realizando uma tarefa espec?fica, enquanto o autom?vel (produto fabricado) se deslocava pelo interior da f?brica em uma esp?cie de esteira. Com isso, as m?quinas ditavam o ritmo do trabalho.

O funcion?rio da f?brica se especializava em apenas uma etapa do processo produtivo e repetia a mesma atividade durante toda a jornada de trabalho, fato que provocava uma aliena??o f?sica e psicol?gica nos oper?rios, que n?o tinham no??o do processo produtivo do autom?vel."

Fonte:http://www.brasilescola.com/geografia/taylorismo-fordismo.htm

Texto 2:

"Dando prosseguimento ? teoria de Taylor, Henry Ford (1863-1947), dono de uma ind?stria automobil?stica (pioneiro), desenvolveu seu procedimento industrial baseado na linha de montagem para gerar uma grande produ??o que deveria ser consumida em massa. Os pa?ses desenvolvidos aderiram totalmente, ou parcialmente, a esse m?todo produtivo industrial, que foi extremamente importante para consolida??o da supremacia norte-americana no s?culo XX."

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/taylorismo-fordismo.htm

 b. Ap?s a leitura atenta destes textos, na ?ntegra, os alunos devem iniciar um trabalho de sistematiza??o, por escrito, dos princ?pios b?sicos do fordismo. Por ser um primeiro contato com o tema, devem anotar n?o apenas o que consideram ser as ideias centrais de Ford, mas tamb?m as d?vidas e questionamentos que as leituras suscitaram para que, posteriormente, possam debat?-las com os colegas e o professor.

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II- Sociedade Industrial, taylorismo e fordismo sob o olhar de Charles Chaplin em "Tempos Modernos"

1- Professor, a proposta para esta aula ? uma reflex?o particular sobre os significados, para os trabalhadores e capitalistas, da ado??o dos princ?pios fordistas e tayloristas na ind?stria, a partir do ponto de vista do genial Charles Chaplin no filme "Tempos Modernos".

TEMPOS MODERNOS

Fonte da imagem: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/literatura/cinema_educacao_05.jpg

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T?tulo original: Modern Times 
Dire??o: Charles Chaplin
 Roteiro e produ??o: Charles Chaplin
M?sica: composta por Charles Chaplin, sob arranjo de Alfred Newman, Edward Powell e David Raksin
Atores principais: Charles Chaplin (um oper?rio) e Paullete Goddard (a jovem).
Atores coadjuvantes: Henry Bergman (o dono do caf?), Chester Conklin (o mec?nico), Allan Garcia (o diretor da f?brica), Stanley Sanford (outro oper?rio), Hank Mann (um prisioneiro), Lloyd Ingraham (o diretor da pris?o), entre outros.
Dura??o: 87 min
Ficha elaborada a partir do seguintes endere?o: http://d10g0.sites.uol.com.br/ficha.htm

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 Roteiro de Atividades:

a. Charles Chaplin produziu, dirigiu e atuou como protagonista neste filme que possibilita uma reflex?o sobre o per?odo hist?rico que sucedeu ? queda da bolsa de New York, em 1929, nos Estados Unidos da Am?rica, caracterizado pela recess?o econ?mica, desemprego, fome e carestia. Portanto, o professor pode aproveitar a oportunidade para instigar os alunos ? leitura de textos relativos ? crise de 1929 e ?  chamada Grande Depress?o, a qual produziu efeitos devastadores na economia norte-americana e mundial, na d?cada de 30 do s?culo XX, ?poca em que o filme foi produzido. As leituras ajudar?o os alunos a refletirem acerca da rela??o entre o filme e o contexto hist?rico no qual foi produzido.

Sugest?es de links:

 http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=31

http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_286746.shtml

b. ? importante que os alunos assistam ao filme na ?ntegra, sem interrup??es. ? comum a pr?tica utilizada por muitos professores de projetar apenas parte do filme, particularmente nos primeiros 20/30 minutos, uma vez que nesta parte Carlitos aparece como trabalhador de uma f?brica de componentes el?tricos (Electro Steel Corp.)  e v?rias sequ?ncias realizadas neste ambiente trazem possibilidades de reflex?o sobre o trabalho industrial mecanizado e as rela??es entre trabalhadores e patr?es na sociedade industrial capitalista. Entretanto, a outra parte, centrada principalmente na vida fora da f?brica, tamb?m possibilita reflex?es importantes, n?o apenas a respeito das condi??es de vida dos trabalhadores na sociedade industrial, mas tamb?m sobre suas formas de luta e resist?ncia.  

Interpretando o filme por meio de cenas congeladas em imagens

c- Ap?s a proje??o do filme, o professor deve orientar os alunos para a sele??o e captura de imagens representativas das ideias centrais abordadas por Chaplin, utilizando programa do computador.

d- Dividir os alunos em 3 grupos, sendo que cada grupo ficar? respons?vel pelo trabalho de captura, descri??o e interpreta??o de 3 cenas. Confira o exemplo:

Cenas de Tempos Modernos 
As cenas acima possibilitam uma reflex?o sobre o tema: a  divis?o do trabalho na f?brica e a linha de montagem; cr?tica aos princ?pios fordistas adotados no sistema de produ??o industrial.

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Exemplos de outras cenas que poder?o ser capturadas e interpretadas pelos alunos: 

Cena 1:  O tempo da sociedade industrial marcado pelo rel?gio

Cena 2: Trabalhadores no sistema de f?brica: a met?fora das ovelhas

Cena 3: A m?quina alimentadora e a redu??o de "tempos mortos": cr?tica aos princ?pios tayloristas aplicados ao sistema fabril.

Cena 4: O trabalhador "engolido" pela m?quinae a "loucura" como a nega??o do mundo do trabalho

Cena 5: O desemprego e a fome na sociedade industrial

Cena 6: A quest?o social como "caso de pol?cia"

Cena 7: A resist?ncia presente nas rebeli?es oper?rias

Cena 8: A marginalidade como fruto da quest?o social

ATEN??O: embora na sugest?o acima sejam apresentados os t?tulos dados a algumas cenas, para que se tenha uma melhor compreens?o da atividade, a proposta ? que os pr?prios alunos selecionem as cenas e elaborem os t?tulos.

Para ajudar na reflex?o sobre as liga??es do filme com o FORDISMO, sugira aos alunos a seguinte leitura:  Tempos Modernos e o fordismo, dispon?vel emhttp://www.telacritica.org/temposmodernos_trabalho.htm

e. Os grupos devem apresentar as suas conclus?es para os colegas e professor.

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2-  Produ??o de Texto

 a. Professor, para a culmin?ncia das atividades desta aula, a proposta ? a elabora??o de um texto dissertativo, no qual os alunos sistematizem as suas conclus?es sobre o tema trabalhado, a partir da seguinte problematiza??o:

Quais os significados, para os trabalhadores e capitalistas, da ado??o dos princ?pios fordistas na ind?stria?

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Aten??o, professor: esta atividade pode ser realizada com a colabora??o do professor de Portugu?s, que orientar? os alunos para a compreens?o das principais caracter?sticas de um texto dissertativo.

Recursos Complementares

Avaliação

A a??o avaliativa deve permear toda a pr?tica pedag?gica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Deve permitir que o aluno organize o seu pensamento buscando, ao refletir sobre um determinado assunto, fazer uma leitura cr?tica das fontes analisadas, estabelecendo rela??es, levantando quest?es, buscando respostas e expondo conclus?es. A avalia??o deve ser utilizada primordialmente como um canal de comunica??o entre o aluno e o professor. Fundamental para o aluno, uma vez que pode ajud?-lo a reorganizar o seu pensamento e superar dificuldades. Fundamental tamb?m para o professor, que poder? sempre repensar a sua atua??o, revendo conte?dos, metodologias de ensino, procedimentos avaliativos.

Desta maneira, no desenvolvimento do tema proposto, o professor poder? avaliar a aprendizagem dos alunos a cada etapa do trabalho, a partir das atividades orais e escritas inclu?das no processo: leitura e interpreta??o de textos, debates, proje??o de v?deo, produ??o de texto, sistematiza??o de informa??es e de conclus?es sobre o tema da aula.