Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Uma regi?o em constru??o: o Mercosul |
Cartografia; Forma??o do territ?rio brasileiro; Regi?es brasileiras; Continentes e Acordos Comerciais.
Os recursos que ser?o utilizados na aula s?o: laptop, projetor de imagens, caixa de som e instrumento musical (opcional).
?
Atividade 1 ? MERCOSUL
Para iniciar o tema que ser? abordado durante a aula, o professor ir? propor um trabalho em grupo. Para isso, ele ir? dividir a turma em seis grupos, o n?mero de alunos em cada grupo ir? variar de acordo com o n?mero de alunos em sala, onde cada dois grupos ir?o pesquisar um tema espec?fico do assunto abordado.
Cada grupo receber? um roteiro para desenvolver a atividade, os quais ser?o entregues separados para cada grupo. Como cada aluno possui um laptop interligado a internet eles poder?o durante o trabalho realizar as atividades em outros espa?os fora da sala de aula, como biblioteca, p?tio, refeit?rio e outros lugares dependendo de cada escola.Os roteiros a seguir mostram como os alunos ir?o trabalhar para o desenvolvimento da atividade.
?
Tema 1 ? Pa?ses integrantes do MERCOSUL
?
O grupo dever? analisar aspectos como:
?
?
Analisando o mapa abaixo. Dispon?vel em: http://edsonmaiap.wordpress.com/2009/05/17/blocos-economicos/. Acessado em 15/08/2011.
?
?
Para o desenvolvimento da pesquisa o grupo poder? usar os seguintes s?tios:
?
http://www.suapesquisa.com/mercosul/. Acessado em: 19/06/2011.
http://www.mercosul.gov.br/. Acessado em: 19/06/2011.
http://www.brasilescola.com/geografia/mercosul-paises-integrantes.htm. Acessado em: 19/06/2011.
http://www.geomundo.com.br/geografia-30146.htm. Acessado em: 19/06/2011.
?
O grupo dever? pensar uma forma criativa para apresentar os resultados da pesquisa para a turma e professor. Lembrando que ? necess?rio ter um mapa para que todos possam visualizar a localiza??o dos pa?ses.
?
Tema 2 ? Rela??es comerciais
O grupo dever? analisar aspectos como:
Para o desenvolvimento da pesquisa o grupo poder? usar os seguintes s?tios conforme mostra links e telas abaixo:
?
http://www.fundaj.gov.br/observanordeste/obte022.html. Acessado em: 19/06/2011.
?
http://www.mercosur.int/show?contentid=661&channel=secretaria. Acessado em: 19/06/2011.
?
http://www.geomundo.com.br/geografia-30146.htm. Acessado em: 19/06/2011.
?
Para apresentar os resultados da pesquisa o grupo ir? criar uma apresenta??o no Kpresenter do laptop.
?
Tema 3 ? Pontos positivos e negativos das rela??es comerciais
O grupo dever? analisar aspectos como:
?
?
Para o desenvolvimento da pesquisa o grupo poder? usar os seguintes s?tios:
http://www.brasilescola.com/geografia/mercosul.htm. Acessado em: 19/06/2011.
http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/798MSulAlca.html. Acessado em: 19/06/2011.
http://www.fundaj.gov.br/observanordeste/obte022.html. Acessado em: 19/06/2011.
?
Para apresentar os resultados da pesquisa o grupo ir? criar uma par?dia que retrate os aspectos estudados.
?
Atividade 2 ? Apresenta??o dos trabalhos
Ao t?rmino das atividades propostas anteriormente, os alunos dever?o voltar para a sala e iniciar as apresenta??es. Cada grupo ter? cerca de dez minutos para apresentar o resultado das atividades propostas.
O professor ir? solicitar que os alunos fa?am anota??es sobre o que entenderam do tema abordado pelos grupos.
No intervalo de cada apresenta??o o professor ir? colocar suas considera??es sobre o trabalho e ampliar as discuss?es sobre o tema abordado.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discuss?es, incentivando todos os alunos sem exce??o expor o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.
Ao final das apresenta??es o professor ir? fazer o fechamento das discuss?es levantadas em sala e solicitar aos alunos que usando suas anota??es fa?am um relat?rio sintetizando o tema abordado na aula durante as apresenta??es, para isso os alunos usaram o Kword do laptop. Em seguida encaminhar? o relat?rio por e-mail para o professor.
Atividade 3 ? Analisando o MERCOSUL
Para o desenvolvimento desta atividade o professor ir? dividir a turma em grupos de cinco alunos e solicitar que eles fa?am uma pesquisa sobre notici?rios que falam sobre MERCOSUL e para isso usem seus laptops interligados a internet.
Exemplos de not?cias:
?
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20110617133610&assunto=164&onde=Brasil. Acessado em: 19/06/2011.
?
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/gmc-analisa-agenda-para-proxima-cupula-do-mercosul.html. Acessado em: 19/06/2011.
?
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/em-visita-a-kirchner-humala-tenta-reforcar-vinculos-com-argentina.html. Acessado em: 19/06/2011.
?
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/em-visita-a-paises-do-mercousl-humala-se-reune-com-lugo.html. Acessado em: 19/06/2011.
?
http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/06/dilma-afirma-que-parceria-estrategica-liga-brasil-venezuela.html. Acessado em: 19/06/2011.
?
http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/06/brasil-e-argentina-aceleraram-liberacao-de-produtos.html. Acessado em: 19/06/2011.
?
http://entretenimento.r7.com/hoje-em-dia/noticias/brasil-e-paraguai-dividem-espaco-em-area-conhecida-como-crackolandia-do-mercosul-20110614.html. Acessado em: 19/06/2011.
?
Cada grupo ir? fazer a leitura de alguns notici?rios que falam sobre o MERCOSUL e analisar o que a m?dia traz a respeito deste acordo comercial estabelecido entre alguns pa?ses da Am?rica Latina.
Ap?s an?lise destas not?cias os grupos ir?o comparar com o que aprenderam nas aulas sobre o tema.
Feita est? an?lise eles ir?o construir alguns pain?is que dever?o conter estes notici?rios, informa??es sobre o MERCOSUL e as an?lises do grupo sobre este acordo.
Estes pain?is dever?o ser colados na sala ou na escola para demonstrar o resultado da atividade para todos os alunos e professores.
Ao final da atividade cabe ao professor fazer o fechamento da aula esclarecendo todas as d?vidas que surgirem a respeito do tema estudado.
Os seguintes endere?os, al?m dos j? citados anteriormente poder?o auxiliar o professor na elabora??o das aulas e na condu??o das atividades em sala.
http://www.mercosul.gov.br. Acessado em: 19/06/2011. Cont?m informa??es para auxiliar o professor na condu??o das aulas.
http://www.global21.com.br/mercosul/. Acessado em: 19/06/2011. Cont?m informa??es para auxiliar o professor na condu??o das aulas.
http://www.classificadosmercosul.com.br/. Acessado em: 19/06/2011. Cont?m informa??es para auxiliar o professor na condu??o das aulas.
http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 15/08/2011. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 15/08/2011. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
?
O processo de avalia??o ser? no decorrer das aulas durante a realiza??o das atividades, onde o professor ir? avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participa??o; comunica??o; intera??o com o outro; criatividade; e a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias.