Portal do Professor

Início do Conteúdo

1968 no Brasil

Autor e Co-autor(es)

jo?o ricardo ferreira pires imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Wilkie Buzatti Antunes, L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno ter? a oportunidade de se familiarizar com os eventos ocorridos no Brasil no ano de 1968 e compreend?-los dentro do contexto hist?rico brasileiro. O ano foi marcado por intensa oposi??o e enfrentamento do regime militar que governava o Brasil. Por meio dos eventos apresentados na aula, o aluno poder? estabelecer conex?es entre os fatos ocorridos no Brasil e no mundo, e entre a oposi??o e o regime militar brasileiro.

Duração das atividades

Tr?s aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O Golpe Civil-Militar de 1964.

- O regime militar brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Introdu??o

Para a abordagem do tema proposto na aula, ? importante que o professor situe os alunos dentro do contexto hist?rico do ano de 1968, conte?do que ? normalmente pouco abordado em sala de aula. O professor poder? tra?ar um breve panorama dos eventos ocorridos neste ano, buscando sempre enfatizar a rela??o de causa e efeito, que ? a marca deste ano, e que fica clara na vasta quantidade de manifesta??es e protestos que varreram o mundo em 1968. O professor poder? usar os v?deos sugeridos como base para esse exerc?cio de revis?o, abordando os seguintes temas: ?A guerra do Vietn?? (http://www.youtube.com/watch?v=5QkeuT_l5tY&feature=related , acessado em 1?. jun. 2011); ?O Maio franc?s? (http://www.youtube.com/watch?v=T26TXTB0MQE, acessado em 01 de junho de 2011); ?A Primavera de Praga e sua rela??o com o Bloco Comunista? (http://www.youtube.com/watch?v=-XgxLgnpRYw&feature=related, acessado em 1?. jun. 2011); e ?As Manifesta??es da juventude pelo mundo? (http://www.youtube.com/watch?v=Y2NBjE0rQjE, acessado em 1?. jun. 2011).

A abordagem do conte?do proposto ser? realizada a partir de tr?s blocos, cada um correspondendo a uma atividade: Movimento Estudantil, Greves Oper?rias e Cultura.

Conflitos na Fran??a http://media.brainz.org/uploads/2011/03/04b_-_may_1968_2.jpg

Daniel Cohn Bendit http://www.esquerdanova.net/upload/documents/image/22mar1968.jpg

Confronto entre jovens e policiaishttp://1.bp.blogspot.com/_DpM1vBBysMc/SCYRoYJbgiI/AAAAAAAAAJk/8Bqf2-byl4M/s400/MOVIMENTO+DOS+ESTUDANTES+FRANCESES.jpg

?

Invas??o dos tanques Russos http://www.nysun.com/pics/7264.jpg

Popula????o enfrenta os tanques http://graphics8.nytimes.com/images/2008/10/03/arts/03gall.xlarge1.jpg

Soldados no Vietnam http://www.semperfidelisnoah.com/Lindas%20Webready%20photos/July%2016/SmallVN1-3Plt.CmdrTomKeppenbattlelineinBGThor68.jpg

Protestos http://cla.calpoly.edu/~lcall/111/vietnam-68.gif

?

Desenvolvimento

Atividade 1

A primeira atividade ser? desenvolvida em torno do tema ?Movimento Estudantil?. O professor dever? discutir a import?ncia da atua??o estudantil no Brasil no ano de 1968 a partir de tr?s eventos: o assassinato de Edson Luiz (Trecho da miniss?rie ?Anos Rebeldes? http://www.youtube.com/watch?v=XGiAjysPmAY , acessado em 1?. jun. 2011), a ?guerra? da Rua Maria Ant?nia (http://www.youtube.com/watch?v=bqhdIDPYTnU , acessado em 1?. jun. 2011). Os alunos dever?o ser dispostos em c?rculo e, em semin?rio mediado pelo professor, dever?o debater as circunst?ncias de cada um desses eventos. Em seguida, a partir da leitura do texto ?Quando o dialogo ? a viol?ncia? (dispon?vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-73302001000400015&script=sci_arttext, acessado em 1?. jun. 2011), o professor dever? propor um debate tratando da quest?o da transforma??o da forma como era visto o Movimento Estudantil de 1968 pela opini?o p?blica. A diferen?a dessa ?perda de apoio? pode ser vista nos eventos discutidos ali? Que outros elementos podem ser tamb?m citados para essa perda de apoio?

Como tarefa de pesquisa em casa, dever? ser solicitado aos alunos que fa?am um pequeno texto dissertativo sobre um desses eventos citados, ou sobre a tem?tica do Movimento Estudantil em 1968, acrescentando novas informa??es ao que j? foi tratado em sala de aula.

Edson Luiz http://3.bp.blogspot.com/-_forfJ7PGWw/TZDq3I_c_kI/AAAAAAAABWk/ZfHWLWapFtY/s1600/edson%2Bluis.jpg

Passeata dos Cem Mil http://palavrastodaspalavras.files.wordpress.com/2008/06/1968-passeata-do-cem-mil-rj-sem-credito-1998-009917_pop.jpg

?

Atividade 2

A atividade 2 ser? desenvolvida em torno do tema das ?Manifesta??es Oper?rias e das Greves de Contagem e Osasco?, ocorridas em 1968. O professor poder? basear as discuss?es em torno do v?deo (PARTE 1: http://www.youtube.com/watch?v=B-nqv9NYq0s ; PARTE 2: http://www.youtube.com/watch?v=40ggLYBWozA&feature=related ; PARTE 3: http://www.youtube.com/watch?v=1dibx-o6SiI&feature=related ; PARTE 4: http://www.youtube.com/watch?v=bbc4DxC3ZS8&feature=related , acessados em 1?. jun. 2011) e do texto ?Greves de 1968 em Contagem e Osasco: o ressurgimento do sindicalismo? (dispon?vel em: http://fsmemoriasindical.blogspot.com/2010/10/greves-de-1968-em-contagem-e-osasco-o.html , acessado em 1?. jun. 2011). Em seguida, os alunos dever?o elaborar um quadro relacionando as demandas, o contexto e as consequ?ncias dos movimentos grevistas de 1968 e de algum movimento grevista da atualidade. ? importante que o professor atue no sentido de tornar claras as diferen?as de contexto pol?tico e de demandas entre os dois per?odos.

Como atividade para casa, os alunos dever?o pesquisar a ocorr?ncia de movimentos de trabalhadores em sua cidade durante o regime militar. Se poss?vel, dever?o levar para a sala de aula recortes de jornal, v?deos, fotos ou entrevistas com pessoas que tenham participado desses movimentos, se houver.

Greve de Contagemhttp://2.bp.blogspot.com/_GUnOHBLXgXA/TL2iA8r761I/AAAAAAAAADc/Mrtq3wKnZug/s1600/Greve-Contagem-1968.JPG

Greve de Osasco http://4.bp.blogspot.com/_fvMmtgX9Xf0/SO7qwrNtRkI/AAAAAAAACXg/T6814J_gmGw/s400/1968+-+Greve+Osasco.jpg

?

Atividade 3

A terceira atividade ir? abordar a forma como a Cultura se manifestou contra o regime militar brasileiro, e de que forma foi afetada por ele. Devido ? grande diversidade cultural e ? vasta produ??o brasileira no per?odo, o professor dever? fazer uma breve introdu??o tomando por base o Blog ?Cultura 1968? (dispon?vel em: http://cultura1968.blogspot.com/, acessado em 1?. jun. 2011).

A partir desta breve introdu??o, o professor dever? dividir a turma em grupos de cinco ou seis alunos. Cada grupo dever? discutir, a partir da leitura do texto ?As a??es do Comando de Ca?a aos Comunistas (1968-1969)?, dispon?vel em http://www.eeh2008.anpuhrs.org.br/resources/content/anais/1212362230_ARQUIVO_clarissabrasil.pdf (acessado em 1?. jun. 2011), as formas de repress?o ? cultura brasileira por grupos de extrema-direita. Em seguida a turma dever? reunir-se novamente e o professor dever? mediar um semin?rio no qual se apresentem as discuss?es dos grupos. ? importante que o professor expanda as conclus?es dos alunos para todo o contexto cultural brasileiro.

Como atividade complementar de pesquisa, os alunos dever?o levantar pe?as, filmes e can??es que tenham sido censurados durante o regime militar e levar para a sala de aula o resultado dessa pesquisa. Poder? ser pedido, ainda, pelo professor que produzam um pequeno texto dissertativo sobre o tema.

?

Conclus?o

No decorrer das atividades, os alunos dever?o ser capazes de compreender os eventos do ano de 1968 no Brasil e, mais importante, terem condi??es de estabelecer rela??es entre esses eventos e o contexto brasileiro, e ainda a outros eventos ocorridos naquele ano pelo mundo. ? importante que os alunos consigam ainda relacionar o ano de 1968 dentro do contexto pol?tico autorit?rio do regime militar e as formas encontradas de estabelecer oposi??o a ele.

Recursos Complementares

O professor pode acessar os hotsites:

"Educaterra": http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/1968.htm , acessado em 1?. jun. 2011

"40 anos de 1968": http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL464249-15530,00-ENTENDA+OS+PROTESTOS+DE.html , acessado em 1?. jun. 2011

"Ponteiro 1968": http://www.ponteiro.com.br/mostrad4.php?formano=1968 , acessado em 1?. jun. 2011

Avaliação

A avalia??o poder? ocorrer a partir do somat?rio entre o desempenho global dos alunos nas atividades propostas (discuss?es, semin?rios e apresenta??es) e das atividades complementares pedidas (reda??es de texto e pesquisa). Os alunos poder?o ser avaliados ainda a partir da produ??o de um texto s?ntese de todo o conte?do estudado, que poder? ainda ser apresentado sob a forma de blog, jornal ou programa de televis?o, de acordo com as condi??es dispon?veis em cada escola. Outra forma de avalia??o poss?vel poder? ser por meio da encena??o de trechos de uma das pe?as censuradas levantadas na atividade 3 pelos alunos.