Portal do Professor

Início do Conteúdo

COMO TRABALHAR COM A HIST?RIA DE VIDA DO ALUNO DENTRO DO PRINC?PIO DA IGUALDADE RACIAL E O RESPEITO ?S DIFEREN?AS? (UCA)

Autor e Co-autor(es)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, La?s de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Solidariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Refletir sobre sua identidade racial e sua rela??o com o outro;

  • Compreender a import?ncia em respeitar e aceitar as diferen?as;

  • Compreender que todos n?s temos uma hist?ria;

  • Resgatar fatos importantes de sua hist?ria de vida;

  • Reconhecer e valorizar suas caracter?sticas individuais (cor da pele, cabelo, tamanho e outras);

  • Reconhecer a certid?o de nascimento como primeiro documento.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ? 5 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, ? necess?rio que o aluno esteja inserido  no processo de alfabetiza??o, reconhe?a palavras e seja capaz de expor seu pensamento. ? necess?rio tamb?m que os alunos tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o KWord, oTux Painte a webcam.

Estratégias e recursos da aula

Todos

1? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

CONTANDO A HIST?RIA E INTRODUZINDO O TEMA

O respeito m?tuo e o respeito ?s diferen?as, quando trabalhados no contexto da sala de aula, de forma l?dica e variada, proporciona aos alunos uma vis?o cr?tica sobre ?s diferen?as e a valoriza??o das diferentes etnias (ra?as). Pode ainda colaborar na forma??o de cidad?os cr?ticos, minimizar a??es preconceituosas e ampliar conceitos necess?rios ao conv?vio em sociedade.

 Para isso, num primeiro momento, organize os alunos em rodinha para a conta??o da hist?ria ?A porquinha do rabinho enrolado?, de Terezinha Casasanta, que conta a hist?ria de uma porquinha muito bonita e que precisou da ajuda de outros animais para conseguir escapar da chuva e voltar para casa. ? um livro que pode ser facilmente encontrado na biblioteca de sua escola, mas se n?o possu?rem, poder? ser encontrado no s?tio:

https://picasaweb.google.com/colecoesinfantis/APorquinhaDoRabinhoEnrolado?feat=blogger#5398415445081795186

pirula

Fonte: https://picasaweb.google.com/colecoesinfantis/APorquinhaDoRabinhoEnrolado?feat=blogger#5398415445081795186

Consulta realizada em 09/08/2011

?

Professor, para a exibi??o da hist?ria utilize o endere?o acima. Voc? poder? conectar o seu laptop a um projetor de m?dia, para uma melhor visualiza??o.

Ap?s a conta??o, converse com os alunos de forma a explorar o livro, tanto a ilustra??o quanto a hist?ria. Inicie pela capa e questione-os:

- Sobre o que o livro fala?

-Como se chama a personagem principal?

-O que aconteceu com ela na volta para casa?

-E depois, quando a chuva parou, o que ela precisou fazer para conseguir voltar para casa?

- Ser? que a Dona Pata e o cavalo fizeram uma coisa boa?

-Se fosse com voc?, ficaria feliz em receber ajuda?

PRODUZINDO TEXTO:

Para finalizar este momento, solicite que os alunos sentem em duplas, de forma que um aluno que tenha mais facilidade sente ao lado de outro que tenha mais dificuldades e solicite que pensem e escrevam  outro final para esta hist?ria. Eles poder?o discutir sobre as suas id?ias com o colega.

Solicite que utilizem seus netbooks, por meio do KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>su?te de escrit?rio> Processador de textos] e fa?am uma produ??o de texto individual.

?

Utilize para isto a frase motivadora: ?Se ningu?m tivesse ajudado a porquinha Pirula, como seria o final desta hist?ria??

?

Quando os alunos finalizarem suas produ??es, solicite que troquem de computador com o colega que est? formando dupla com ele para que um possa ajudar o outro na corre??o de sua produ??o. Depois, pe?a para enviarem para seu e-mail as produ??es, utilizando o Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet], para que voc? possa imprimir e expor as produ??es dos alunos, em um mural na sala.

?

2? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

AMPLIANDO CONHECIMENTOS

Videos

Inicie este momento com a leitura dos textos criados pelos alunos e, em rodinha, converse com eles sobre o que escreveram e sobre o que acharam de ter ajudado o colega na corre??o de o seu texto. Pergunte:

-Voc?s acharam importante ajudar o colega?

- O que acharam de serem ajudados?

-Quais as sensa??es que tiveram?

- Gostaram mais de ajudar ou de receber ajuda?

- Como seria se voc?s n?o tivessem ajudado uns aos outros?

Professor, para que os alunos possam perceber que o diferente nem sempre ? ruim e que devemos respeitar os colegas, independentemente das diferen?as, sugerimos um v?deo que tr?s o conto cl?ssico: ?Patinho feio?. Este, embora j? conhecido por boa parte dos alunos, poder? ser trabalhado com um foco na diferen?a e no respeito m?tuo. Al?m disso, por ser uma hist?ria amplamente difundida, haver? uma facilidade para que os alunos possam se lembrar, recontar e aplicar em seu cotidiano os valores por ela apresentados.

O v?deo encontra-se dispon?vel no You Tube e pode ser acessado pelos alunos em seus computadores, utilizando o Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet], pelo link :http://www.youtube.com/watch?v=liWISgGDr9M&feature=related

patinho feio

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=liWISgGDr9M&feature=related

Consulta realizada em 09/08/2011

?

Explore o v?deo questionando oralmente:

- Quais s?o os personagens da hist?ria?

- Quantos patinhos ela teve?

- Como eram os patinhos?

- Por que havia um patinho diferente?

- O fato de um patinho ser diferente era um problema? Por qu??

- O que o patinho fez por ser diferente?

- N?s seres humanos somos todos iguais?

- O que nos torna diferentes uns dos outros?

- Por que o patinho ficava triste em ser diferente?

- Como foi que o patinho superou a diferen?a?

?

3? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

QUEM SOU EU? E O OUTRO?

 Professor, com esta atividade queremos que os alunos  compreendam que todos n?s temos uma hist?ria, al?m de resgatarem fatos importantes de sua hist?ria de vida ? interessante que eles  reconhe?am  e valorizem suas caracter?sticas individuais (cor da pele e do cabelo, estatura e outras), ou seja, as diferen?as ?tnicas que nos tornam diferentes uns dos outros, para isso, coloque-os em frente a um espelho, pode ser um de cada vez se o espelho for pequeno.

Deixe que se observem, observem o colega e solicite que digam algumas das diferen?as que conseguem perceber.

Depois, pergunte com quem eles se parecem, de onde vieram aquelas caracter?sticas observadas no espelho. Pergunte ainda, se sempre foram daquele jeito ou se eles mesmos j? foram diferentes.

Ap?s esta discuss?o, solicite que utilizem os laptops, por meio do Tux Paint  [Metasys>Aplicativos>EduSyst>Arte e M?sica>Pintura digital]      e  criem uma imagem de um amigo, escolhido por meio de um sorteio, realizado por voc?. Novamente, os alunos ter?o que parar para observar o colega, o que ele tem de diferente dele.

Quando todos os desenhos estiverem prontos, solicite ao aluno que desenhou, apresente o seu desenho e diga uma caracter?stica que ele gosta no colega, que pode ser f?sica ou n?o. Ao final, cada colega dever? presentear o outro com seu desenho, para que possa ser levado para casa.

?

Em casa, ele dever? discutir com seus familiares sobre suas caracter?sticas, resgatar fatos importantes de sua vida. Na aula seguinte cada aluno dever? mostrar seu desenho, apresent?-lo para turma e contar um pouco de sua hist?ria. Solicite que cada um diga o que mais gosta nele (boca, olhos, cor da pele, cabelo ou outros). 

?

Observa??o: o compartilhamento do desenho poder? ser feito via e-mail, tamb?m com aux?lio do Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet].

Atividades de casa

-Como atividade de casa, solicite que os alunos levem seus computadores para casa e produzam um v?deo que mostre um pouco da sua trajet?ria de vida, para isso dever?o utilizar diferentes recursos, tais como:

-Entrevistas com os pais e ou familiares;

-Fotos mais antigas (que podem ser da pr?pria crian?a, da gesta??o, do casamento dos pais...);

-A certid?o de nascimento (para que possam ter contato com o documento original, mas sem lev?-lo para a escola);

Para isto, alguns detalhes devem ser observados:

1.                  Estipule um tempo para o v?deo dividindo a quantidade de alunos pelo tempo da(s) pr?xima(s) aula(s) e deixando um tempo para os coment?rios.

2.                  Crie um roteiro de entrevistas, ressaltando o que seria importante perguntarem.

3.                  No caso de ter na sala crian?as moradoras de abrigos, converse antecipadamente, com a institui??o para ver a possibilidade da realiza??o da pesquisa.

A realiza??o do v?deo poder? ser feita com o aux?lio da webcam, do programa WxCam, instalada na ?rea de trabalho ou acessando:

[Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam].

?

Veja a sugest?o de uma entrevista com os familiares:

Atividades de casa

ENTREVISTE SEU PAI, M?E OU OUTRA PESSOA DE SUA FAM?LIA. PERGUNTE SOBRE SUA HIST?RIA DE VIDA:

-COMO VOC? ERA QUANDO PEQUENO?

-O QUE GOSTAVA DE FAZER?

-QUAL ERA SEU BRINQUEDO PREFERIDO?

?

UTILIZE SEU LAPTOP E REGISTRE SUA ENTREVISTA, PARA ISSO ACESSE A WEBCAM, DO PROGRAMA WXCAM, INSTALADA NA ?REA DE TRABALHO.

?

4? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

SOCIALIZANDO

-Conforme a quantidade de alunos e o tempo destinado a cada v?deo, pode ser que este momento extrapole os 60 minutos. Isso porque, ? importante que a hist?ria da crian?a seja realmente valorizada, que ela tenha a oportunidade de mostr?-la para os colegas.

-Ao final de cada v?deo, ? importante reservar um tempo para que os alunos possam perguntar e/ou avaliar o v?deo do colega, dizerem o que acharam daquela hist?ria de vida.

-Finalize este momento com um registro. Solicite que fa?am um relat?rio da atividade, identificando desde a conta??o de hist?ria at? a confec??o dos desenhos; passando pela participa??o dos familiares at? sua hist?ria, resgatando fatos importantes e sua percep??o sobre as diferen?as encontradas.      

-Se a sua turma for de 1? ano do ensino fundamental e os alunos ainda n?o escrevem de forma aut?noma, fa?a o registro coletivamente e deixe as opini?es pessoais apenas na oralidade. Neste caso, registre as falas no quadro, o que ser? fundamental para um contato com a escrita.

-Lembre-se tamb?m de solicitar que tragam para a pr?xima aula uma c?pia da sua certid?o de nascimento.

?

5? MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

TRABALHANDO COM A CERTID?O DE NASCIMENTO

Professor, pretendemos com esta atividade que os alunos se reconhe?am enquanto cidad?os e que, para estarem  inseridos em uma sociedade, precisam ter um documento que comprove a sua exist?ncia e que o nosso primeiro documento   ? a certid?o de nascimento. Se os alunos tiverem esquecido suas certid?es, procure na secretaria da escola e fa?a uma c?pia. Trabalhe com as certid?es de nascimento dos alunos. Solicite que identifiquem as informa??es contidas nelas.    

Depois, pe?a que tentem preencher o modelo em branco, do jeito que conseguirem.

certidao

Fonte: http://www.oregistrocivil.com.br/anexos_provimento_n_03.pdf

Consulta realizada em 10/08/2011

-Ap?s o trabalho com a certid?o de nascimento, diga a eles que, como este documento ? muito importante, nem sempre ? o que carregamos e que, al?m disso, ? um documento que n?o possui foto. Por isso, apesar dessa import?ncia, geralmente o documento mais utilizado ? a carteira de identidade, mas, como a maioria n?o possui, faremos uma em nossa sala.

-Para isso, tire uma foto do rosto dos alunos, utilizando o programa WxCam, instalado na ?rea de trabalho ou acessando: [Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam], ou solicite uma foto 3X4 para a fam?lia.

-Imprima as fotos e as c?dulas, que podem ser encontradas no s?tio: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2010/05/identidade.html

e pe?a que fa?am a sua identidade, escrevendo seus dados na mesma. ? interessante que estas estejam em tamanho maior que o normal para possam escrever.

-Ao final, voc? poder? plastificar utilizando o papel contact, para que fique semelhante ao original. Mas, explique aos alunos que esta ? uma identidade de brincadeira, pois o documento real s? pode ser confeccionado por ?rg?os oficiais do governo.

   identidade

Fonte: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2010/05/identidade.html

Consulta realizada em 10/08/2011

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, por meio da avalia??o devemos verificar se alcan?amos o que nos propusemos, ou seja, se as atividades, mobilizaram os alunos e possibilitaram uma reflex?o sobre as diferen?as, se contribu?ram para  que resgatassem fatos relevantes de sua hist?ria de vida e se compreenderam a import?ncia de respeitarmos as diferen?as ?tnicas/culturais  al?m de reconhecerem que a certid?o de nascimento ? nosso primeiro documento. Acreditamos que se o trabalho foi bem direcionado, com certeza os alunos v?o atingir estes objetivos al?m de outros.