Portal do Professor

Início do Conteúdo

COMPARAR O MOVIMENTO DO CORPO SOBRE O PRÓPRIO EIXO COM OS MOVIMENTOS DA TERRA

Autor e Co-autor(es)

Luciana Lacerda de Castro imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Fazer diferenciação entre o objeto de estudo e sua representação.

Duração das atividades

A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Terra, movimentos de Rotação e Translação

Estratégias e recursos da aula

Atividade: Fazer de conta que é a terra, que é o sol.

1º Momento - O professor pode iniciar  a aula mostrando a sua foto e fazer as seguintes perguntas:

  •  Onde estou, aqui ou ali, a partir das respostas das crianças,
  •  explica que a foto é sua representação, como o globo é a representação da terra.

  

2º Momento- O(a) professor(a) pode orientar  as crianças para imitar os movimentos da terra, girando sobre o eixo do  seu próprio corpo. Na roda todos ficam sentadas para  visualizar a demonstração dos movimentos de Rotação e Translação.

Avaliação

Observa-se a qualidade da participação das crianças; analisa-se o nível de explicação sobre os movimentos de Rotação e Translação; e o nível de suas representações (desenho e linguagem ecrita).