Portal do Professor

Início do Conteúdo

OS MOVIMENTOS TERRESTRES: o corpo como recurso para a construção de deduções

Autor e Co-autor(es)

Luciana Lacerda de Castro imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os movimentos realizados pela terra em volta do sol e visualizar que quando uma parte da terra é dia a outra é noite.

Duração das atividades

A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Identificação, comparação, noção do que seja o dia e a noite.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento- O(a) professor(a) pode utilizar como recurso visual o globo terrestre e nesse momento fazer algumas perguntas ao grupo, tais como:

  • vocês conhecem este objeto?  
  • Para que serve o globo?Outras questões podem surgir no processo. Para construção da noção do movimento da terra em volta do sol, as crianças desenvolvem atividades com o próprio corpo  e elaboram explicações  que justificam os dias e as noites.   

 

2º Momento -   Desenvolver uma experiência com as crianças no contexto da sala de aula para a  identificação dos movimentos de Rotação e Translação e construir uma explicação diante do que estão observando - o globo de um lado  fica  escuro e do outro claro. A situação e realizada pela criança da seguinte maneira:

 

  •  girar em torno de si mesma,
  •  elaborar uma explição para argumentar a origem dos dias e as noites
  • realizar em dupla os dois movimentos de Rotação e translação.

Avaliação

Verificar se as crianças elaboraram explicações para o fenômeno dos dias e das noites, tomando como referência os movimentos de Rotação e Translação.