Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA - Produ??o de v?deos na sala de aula: programa informativo

Autor e Co-autor(es)

Leila Maris Alves Ferreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Criar um telejornal
  • Contrastar o uso da linguagem culta e com o da informal
  • Produzir texto escrito e oral
  • Utilizar o editor de textos KWord (Metasys - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Su?te de Escrit?rio - Processador de Textos)
  • Utilizar o aplicativo WxCam (Menu K Aba Aplicativos - Multim?dia - WxCam) 

Duração das atividades

3 horas aulas (de 50 minutos cada)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Conjun??es aditivas e adversativas
  • Pronomes relativos

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias

  • Pesquisa e sele??o dos assuntos\temas a serem apresentados no telejornal
  • Trabalho coletivo e\ou em grupos
  • Escrita colaborativa

?

Recursos

  • Laptop Classmate com acesso ? Internet
  • Data Show

?

Atividade 1

?

Imagem dispon?vel em:imagem de um telejornal 

http://www.caminhosuave.com.br/index.php?/posts/details/265/apresentando-um-telejornal

Como introdu??o ao assunto proposto, o professor dever? fazer perguntas aos alunos, tais como:

  • Voc? assiste a telejornais? Se sim, quais?
  • Como ? o cen?rio? Como os apresentadores se vestem?
  • Como as not?cias s?o apresentadas?
  • Que tipo de not?cias ? apresentado primeiro?
  • Voc? assiste a telejornais na internet?
  • Quais as diferen?as entre eles e os telejornais apresentados na televis?o?

?

Atividade 2

TRABALHANDO COM O DATA SHOW

Com o intuito de subsidiar ou refutar as afirma??es dos alunos, o professor dever? apresentar, no data show, exemplos de telejornais veiculados na Internet.

O v?deo a ser apresentado est? dispon?vel no site http://www.terra.com.br/portal/.

Portal

Uma vez no site, o aluno dever? clicar no link Terra TV e escolher o tema do v?deo a ser apresentado.

Seria interessante a apresenta??o de 2 v?deos com conte?dos bem distintos, como Not?cias Destaques e Brasil (ambas no link Not?cias) ou ent?o, Divers?o e Brasil, por exemplo.

 Not??cia                                       Terra Not??cias

  • OBS: Professor, atente-se para o fato de que, como uma das caracter?sticas dos jornais digitais ? a instantaneidade, essas mat?rias sugeridas podem n?o estar dispon?veis no momento da sua aula. Por isso, escolha assuntos que n?o veiculem cenas inadequadas para o seu p?blico-alvo.

?

Atividade 3

DISCUSS?O ORAL

?

Uma vez apresentados os v?deos, o professor dever? promover discuss?es a respeito dos mesmos:

Abaixo, sugest?es de quest?es que podem gerar discuss?es interessantes.

  • Qual a dura??o de cada v?deo? (Mais uma vez, o fato de o v?deo ser veiculado na Internet requer que ele seja curto e preciso)
  • H? a presen?a de um ?ncora?
  • Qual a linguagem utilizada?
  • Qual o figurino dos rep?rteres?
  • Quais assuntos mais lhe interessam em um jornal?
  • Como seria um jornal criado por voc??

?

Atividade 4

ELABORA??O DE UM TELEJORNAL

O professor dever? propor aos alunos a elabora??o de um telejornal.

Para tanto, os alunos dever?o escolher os temas a serem apresentados, bem como a escolha do nome do telejornal. O professor poder? fazer um concurso para escolha dos nomes do telejornais.

Como sugest?es de temas, podemos citar:

  • a opini?o dos adolescentes sobre filmes rec?m-lan?ados
  • o que os adolescentes esperam do futuro
  • as profiss?es mais rent?veis
  • quais m?sicas e\ou artistas os adolescentes mais gostam
  • livros preferidos pelos alunos da escola
  • sites mais acessados pelos alunos da escola

Os alunos poder?o ser divididos em grupos de 6 alunos, com as seguintes atribui??es:

  • 2 alunos para apresenta??o - ou 1 ?ncora e 1 rep?rter ou 2 rep?rteres, de prefer?ncia aqueles alunos mais desinibidos e com boa dic??o
  • 2 alunos para produ??o - escolha do figurino, montagem do cen?rio, escolha das loca??es, confec??o de caracteres
  • 2 alunos para a filmagem - controle da dura??o dos v?deos, edi??o.

Todos os alunos dever?o colaborar na cria??o dos textos a serem ditos pelos apresentadores.

  • Professor, voc? dever? auxiliar os alunos quanto ao vocabul?rio a ser utilizado durante as reportagens, ? entona??o a ser utilizada, al?m de corrigir os textos produzidos pelos alunos. Essa corre??o, naturalmente, dever? acontecer antes da filmagem.

Recursos Complementares

Como material de subs?dio para o professor e alunos, sugerimos os seguintes links:

Avaliação

A avalia??o dever? levar em considera??o todo o processo realizado para a conclus?o das atividades, isto ?:

  • a escolha dos temas e do nome do telejornal,
  • a confec??o de cen?rios, a qualidade de imagens e ?udio.

Crit?rios como criatividade, relev?ncia dos temas apresentados  e o envolvimento e participa??o dos alunos na elabora??o das atividades tamb?m dever?o ser considerados pelo professor.