Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o |
Estrat?gias
?
Recursos
?
?
Imagem dispon?vel em:
http://www.caminhosuave.com.br/index.php?/posts/details/265/apresentando-um-telejornal
Como introdu??o ao assunto proposto, o professor dever? fazer perguntas aos alunos, tais como:
?
Com o intuito de subsidiar ou refutar as afirma??es dos alunos, o professor dever? apresentar, no data show, exemplos de telejornais veiculados na Internet.
O v?deo a ser apresentado est? dispon?vel no site http://www.terra.com.br/portal/.
Uma vez no site, o aluno dever? clicar no link Terra TV e escolher o tema do v?deo a ser apresentado.
Seria interessante a apresenta??o de 2 v?deos com conte?dos bem distintos, como Not?cias Destaques e Brasil (ambas no link Not?cias) ou ent?o, Divers?o e Brasil, por exemplo.
?
?
Uma vez apresentados os v?deos, o professor dever? promover discuss?es a respeito dos mesmos:
Abaixo, sugest?es de quest?es que podem gerar discuss?es interessantes.
O professor dever? propor aos alunos a elabora??o de um telejornal.
Para tanto, os alunos dever?o escolher os temas a serem apresentados, bem como a escolha do nome do telejornal. O professor poder? fazer um concurso para escolha dos nomes do telejornais.
Como sugest?es de temas, podemos citar:
Os alunos poder?o ser divididos em grupos de 6 alunos, com as seguintes atribui??es:
Todos os alunos dever?o colaborar na cria??o dos textos a serem ditos pelos apresentadores.
Como material de subs?dio para o professor e alunos, sugerimos os seguintes links:
A avalia??o dever? levar em considera??o todo o processo realizado para a conclus?o das atividades, isto ?:
Crit?rios como criatividade, relev?ncia dos temas apresentados e o envolvimento e participa??o dos alunos na elabora??o das atividades tamb?m dever?o ser considerados pelo professor.